TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 18 de novembro de 2023, Pastoreie o rebanho de Deus que está sob seus cuidados (1 Ped. 5:2).

TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 18 de novembro de 2023, Pastoreie o rebanho de Deus que está sob seus cuidados (1 Ped. 5:2).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sábado, 18 de novembro

Pastoreie o rebanho de Deus sob seus cuidados (1 Pedro 5:2).

O povo de Jeová serve em união ao único Deus verdadeiro. Jeová deu aos anciãos a séria responsabilidade de manter a congregação limpa. Portanto, se um cristão comete um pecado grave, Jeová espera que os anciãos decidam se ele pode continuar a fazer parte da congregação. Entre outras coisas, eles precisam descobrir se a pessoa realmente está arrependida. Eles devem analisar questões como as seguintes: Mesmo que essa pessoa afirme estar arrependida, ela realmente odeia o que fez? Você está determinado a não cometer esse pecado novamente? Se amizades ruins o levaram ao pecado, você está disposto a cortá-las? Os anciãos oram a Jeová, analisam os fatos de acordo com o que a Bíblia diz e consideram a atitude da pessoa em relação ao que fez. Eles então decidem se ele pode permanecer na congregação ou não. Dependendo do caso, o pecador poderá ter que ser expulso (1Co 5:11-13). w22.02 5 par. 11, 12.

O que poderia nos preocupar se um familiar ou amigo nosso fosse expulso?

Se alguém que não é nosso amigo ou familiar for expulso, poderemos aceitar rapidamente a decisão dos mais velhos. Mas e se alguém que é muito próximo de nós for expulso? Então a nossa confiança nos idosos poderia ser testada. Talvez nos preocupemos com o fato de eles não terem levado em conta todos os fatores ou de não terem julgado o assunto à maneira de Jeová. O que nos ajudará a ver a decisão dos mais velhos com a atitude certa?

O que devemos lembrar se os mais velhos decidirem expulsar um familiar ou amigo nosso?

Devemos lembrar-nos de que a expulsão é uma medida que Jeová estabeleceu para o bem da congregação e do pecador. Se alguém que não se arrependeu pudesse permanecer na congregação, essa pessoa seria uma má influência (Gálatas 5:9). Além disso, ele talvez não perceba a gravidade do seu pecado e que precisa mudar seu modo de pensar e agir para recuperar a amizade com Jeová (Ecl. 8:11). Podemos ter certeza de que os mais velhos assumem muito a sério a responsabilidade de decidir se alguém deve ser expulso ou não. Assim como os juízes do antigo Israel, eles sabem que “não julgam pelos homens, mas por Jeová” (2 Crônicas 19:6, 7).

Por que precisamos hoje mais do que nunca confiar na orientação de Jeová?

O fim deste sistema está cada vez mais próximo. Portanto, hoje, mais do que nunca, temos de confiar no modo de Jeová fazer as coisas. Isso ocorre porque durante a grande tribulação poderemos receber instruções que pareçam estranhas, impraticáveis ou ilógicas. É claro que Jeová não falará diretamente conosco. Ele provavelmente usará seus representantes aqui na Terra para nos dar instruções. Este não será o momento para duvidar e perguntar-se se estas instruções vêm de Jeová ou se os irmãos responsáveis estão fazendo as coisas à sua maneira. Confiaremos em Jeová e na sua organização neste momento importante da história? A forma como reagimos agora às orientações da organização nos ajudará a saber a resposta. Se confiarmos nas instruções que recebemos agora e as obedecermos imediatamente, provavelmente faremos o mesmo durante a grande tribulação (Lucas 16:10).

Como será em breve testada a nossa confiança nas decisões de Jeová?

Há outro assunto que precisamos ponderar: qual será a nossa reação quando Jeová julgar o povo no fim deste sistema. Agora temos esperança de que muitos dos que não servem a Jeová, incluindo alguns dos nossos parentes, decidam fazê-lo antes de chegar o fim. Mas no Armagedom será Jeová, através de Jesus, quem decidirá o que acontecerá com eles (Mateus 25:31-33; 2 Tes. 1:7-9). Não caberá a nós decidir quem receberá a misericórdia de Jeová e quem não receberá (Mat. 25:34, 41, 46). Confiaremos em Jeová ou lhe daremos as costas porque discordamos do que ele decidiu? É claro: temos de fortalecer a nossa confiança em Jeová agora para que possamos confiar plenamente nele no futuro.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário