TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 29 de novembro de 2023, Aquele que tapa os ouvidos aos clamores dos necessitados não receberá resposta quando ele mesmo chamar (Pv 21:13).

TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 29 de novembro de 2023, Aquele que tapa os ouvidos aos clamores dos necessitados não receberá resposta quando ele mesmo chamar (Pv 21:13).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Quarta-feira, 29 de novembro

Aquele que tapa os ouvidos aos clamores dos necessitados não receberá resposta quando ele mesmo chamar (Pv 21:13).

Todos os cristãos querem ser misericordiosos como Jeová. Porque? Um dos motivos é que ele não escuta aqueles que não mostram misericórdia para com os outros. Visto que não queremos que Jeová se recuse a ouvir as nossas orações, tomamos muito cuidado para não sermos duros com os outros. Em vez de taparmos os ouvidos “aos gritos dos necessitados”, estamos sempre prontos a ouvir o cristão que sofre. Além disso, levamos a sério esta advertência da Bíblia: “Aquele que não usa de misericórdia sofrerá um julgamento sem misericórdia” (Tiago 2:13). Se formos humildes e tivermos em mente o quanto precisamos que a misericórdia seja demonstrada, estaremos mais dispostos a demonstrá-la aos outros. Acima de tudo, queremos fazer isso quando um pecador arrependido retornar à congregação. Na Bíblia, encontramos exemplos que nos ensinam a mostrar misericórdia para com os outros e a não tratá-los com severidade. w21.10 12 par. 16, 17.

Em quais duas ocasiões Davi não demonstrou misericórdia?

No entanto, Davi nem sempre demonstrou misericórdia. Por exemplo, quando Nabal — que era um homem rude por natureza — o insultou e se recusou a dar comida a David e aos seus homens, David ficou furioso e disse que mataria Nabal e todos os homens da sua casa. Como a esposa de Nabal, Abigail, agiu com rapidez, bondade e paciência, Davi não foi culpado de derramar sangue (1Sm 25:9-22, 32-35).

Em outra ocasião, o profeta Natã contou a Davi sobre um homem rico que roubou de um homem pobre uma ovelhinha de quem ele gostava muito. David ficou furioso e disse: “Tão certo como vive Jeová, o homem que fez isto merece morrer!” (2 Sam. 12:1-6). Ele sabia que a Lei de Moisés dizia que se uma pessoa roubasse uma ovelha, deveria dar quatro ovelhas como compensação (Êxodo 22:1). Mas dizer que o homem merecia morrer era um julgamento muito duro. Na verdade, Nathan usou esse exemplo para ajudar David a compreender que ele próprio havia cometido vários crimes muito piores. E Jeová mostrou a Davi muito mais misericórdia do que Davi teria mostrado ao homem do exemplo de Natã (2 Sam. 12:7-13).

O que o exemplo de Davi nos ensina?

Observe que, quando Davi foi dominado pela fúria, ele disse que Nabal e todos os seus homens mereciam morrer. E então ele não hesitou em condenar à morte o homem do exemplo de Natã. Neste último caso, podemos perguntar-nos por que é que um homem que normalmente era tão bom foi tão severo no seu julgamento. Mas vamos pensar sobre qual era a situação de David. Naquele momento eu estava com a consciência pesada. A tendência de julgar os outros com severidade é um sinal de má saúde espiritual. Jesus deu este sério aviso: “Parem de julgar, para que não sejam julgados. Pois assim como vocês julgam os outros, vocês serão julgados” (Mateus 7:1, 2). Portanto, evitemos ser duros com os outros e nos esforcemos para ser ricos em misericórdia, como o nosso Deus.

De que maneiras podemos mostrar misericórdia?

A misericórdia é mais que um sentimento; Envolve fazer coisas para os outros. Todos podemos pensar em pessoas para ajudar na família, na congregação ou no território. Certamente encontraremos muitas maneiras de mostrar-lhes misericórdia. Conhecemos alguém que precisa de conforto? Podemos levar algo para alguém comer ou ajudá-lo de outra forma? Será que um irmão readmitido precisa de encorajamento ou consolo de um amigo? Podemos levar a esperança de boas novas a outros? Esta é uma das melhores maneiras de mostrar misericórdia para com os outros (Jó 29:12, 13; Romanos 10:14, 15; Tiago 1:27).

Se estivermos atentos, perceberemos que ao nosso redor existem muitas oportunidades para mostrar misericórdia. Se demonstrarmos esta qualidade, tornaremos muito feliz o nosso Pai celestial, o Deus que é “rico em misericórdia”.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente,  AJUDATJ.COM.

Comentários