TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 20 a 26 de novembro de 2023, “Jamais abandonemos nossos irmãos”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 20 a 26 de novembro de 2023, “Nunca abandonemos nossos irmãos”, Discurso Preparado.
“Nunca abandonemos os nossos irmãos” (10 min.).
A vida muitas vezes nos apresenta desafios que testam não apenas a nossa fé, mas também a força do nosso relacionamento com os nossos irmãos. E nesta semana vamos explorar a profunda sabedoria contida no livro de Jó, essa história cheia de desafios e provações nos fornece lições valiosas sobre a importância de permanecermos juntos nos momentos mais difíceis.
Foi precisamente isso que aconteceu com Jó, a história bíblica revela-nos que mesmo aqueles que Jó considerava mais próximos lhe viraram as costas nos seus momentos difíceis. Então hoje vamos nos aprofundar nessa experiência, extraindo lições significativas para aplicar em nossas vidas e aprender lições valiosas para o nosso dia a dia.
Assim, a história de Jó apresenta-nos um homem justo que no seu sofrimento viveu a dolorosa realidade da solidão, os seus irmãos afastaram-se, os seus servos deixaram de responder e até as crianças zombaram dele. Vamos direto à história, que nos dá lições sobre a importância de permanecermos firmes na lealdade aos nossos irmãos em tempos de angústia. Para isso, vamos ler o livro de Jó, capítulo 19 e versículo 13. Por favor me acompanhe com a leitura. Se você encontrou, diz assim...
VAMOS LER JÓ 19:13.
13 Ele alienou de mim meus próprios irmãos, e aqueles que me conhecem alienaram-me.
Este versículo nos mostra a angústia de Jó quando diz que meus próprios irmãos foram alienados de mim, é um lembrete de que nossas ações ou a falta delas podem ter um impacto significativo na vida de nossos irmãos.
Imaginemos por um momento a angústia de Jó, homem justo e temente a Deus, quando se viu não apenas lidando com perdas materiais e familiares, mas também enfrentando o doloroso abandono dos próprios irmãos, aqueles que deveriam ter sido seus mais próximos. apoio. Eles viraram as costas.
Este cenário nos leva a refletir sobre como reagimos em situações semelhantes e nos convida a cultivar a empatia em nossos corações. A solidão de Jó se aprofunda quando até mesmo aqueles que estão a seu serviço e as crianças pequenas o abandonam emocionalmente. Vejamos agora os versículos 16 e 18 do mesmo capítulo 19 de Jó. Diz……
VAMOS LER JÓ 19:16,18.
16 Chamo o meu servo, mas ele não responde; com a minha boca rogo-lhe misericórdia.
18 Até as crianças me desprezam; Assim que me levanto, eles começam a rir de mim.
Esta situação de falta de respeito e compaixão acrescenta mais peso ao dia pesado de Jó…. Talvez o mais doloroso para Jó tenha sido o fato de que até mesmo seus amigos mais próximos, aqueles em quem ele confiava e amava, se voltaram contra ele. Vamos ler juntos Jó capítulo 19, e agora o versículo 19, diz o seguinte...
VAMOS LER JÓ 19:19.
19 Todos os meus amigos mais próximos me odeiam, e aqueles que eu amava se voltaram contra mim.
A traição da amizade intensifica a desolação de Jó, destacando que nos momentos difíceis a verdadeira lealdade é testada. Diante da experiência de Jó, precisamos parar e nos perguntar: Como posso continuar demonstrando amor a um irmão que está passando por uma situação angustiante?
Em nosso guia de atividades correspondente desta semana, encontramos a resposta a esta pergunta, pois uma das formas de continuar demonstrando amor aos nossos irmãos que estão passando por uma situação angustiante, é como vemos na imagem, ouvindo-os com empatia e ajudando-os nas tarefas domésticas.
Este casal está prestando ajuda prática à nossa irmã que está passando por uma situação angustiante. Lá na imagem vemos a esposa ouvindo-a com muita atenção, e à mesa vemos que eles estão compartilhando o café da manhã e a água com ela. E ao fundo vemos o marido consertando alguns estragos na cozinha. Essas ações são uma ajuda prática que cada um de nós pode prestar aos nossos irmãos que passam por situações angustiantes.
Provérbios 17:17: “Isso nos lembra que um verdadeiro amigo ama em todos os momentos e é um irmão em tempos de dificuldade.” Este texto ilustra a importância da compaixão prática. Vamos oferecer ajuda tangível àqueles que estão em luto. Quando nossos irmãos estão passando por uma situação difícil, como a perda de um ente querido. , alguma doença, problemas financeiros, a explosão de um familiar muito próximo, nesses momentos, nossa presença, compaixão e apoio podem ser a luz que nos guia em suas dificuldades.
Aprendemos que podemos ser o ombro que nossos irmãos precisam. O exemplo de Jesus que não só chorou com Marta e Maria, mas também lhes deu palavras de conforto, apoiando também aqueles que estavam em luto. Essa é uma lição que também tiramos dessa história, para apoiar quem está passando por situações angustiantes.
O que podemos aprender é apoiar familiares fiéis em situações difíceis, como a expulsão de um ente querido? Devemos ficar perto dos familiares afetados. Hebreus 10:4 e 25. “Continuemos a encorajar-nos uns aos outros.” Vamos continuar incentivando, vamos ligar, parabenizar quem mais precisa, o amor e o incentivo são essenciais nesses tempos difíceis.
Também podemos entender e apoiar o trabalho que os anciãos fazem na congregação, pense quando um irmão que ocupa um cargo na congregação é afastado. Quer tenham sido movidos voluntariamente ou não, podemos imaginar a tensão que podem sentir. Portanto, a humildade e o amor nos levam a dar apoio espiritual, lembrando essa pessoa do seu valioso papel na congregação. De acordo com 1 Tessalonicenses 5:14. Continuemos a demonstrar compreensão e apreço, mesmo em tempos de mudança e ajustamento.
Concluindo, irmãos, podemos levar muitas lições conosco, lições duradouras para o nosso dia a dia. A vida de Jó oferece-nos um guia sólido para enfrentar os desafios de forma compassiva e amorosa, nunca abandonando os nossos irmãos.
Não permitamos que o sofrimento dos nossos irmãos seja um fardo pesado. Que nosso amor em todos os momentos o fortaleça e o ajude a enfrentar a situação. Em suma, lembremo-nos sempre das palavras de Jesus: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros”. Que Jeová nos guie e fortaleça na nossa determinação de nunca abandonar nossos irmãos.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário