O Estudo de A Sentinela, “Artigo 38”, Semana de 13 a 19 de novembro de 2023, Jovem, como você quer que seja sua vida?, Respostas.
A Sentinela de Estudo, «Artigo 38», 13-19-novembro-2023, Jovem, como você quer que seja a sua vida?, Respostas.
“O discernimento o protegerá” (Pv. 2:11).
1. O que Jeoás, Uzias e Josias enfrentaram?
Esses três personagens bíblicos enfrentaram uma responsabilidade muito importante, pois individualmente se tornaram reis de Judá e ocuparam o trono ainda muito jovens.
Vemos que eles enfrentaram uma responsabilidade muito grande. Os três eram muito jovens quando foram obrigados a ser Reis, mas não era apenas uma responsabilidade por serem Reis, o que teria sido muita, mas também eram reis da nação de Judá.
Jeoás provavelmente tinha 7 anos, Josias 8 e Uzias 16. Porém, mesmo sendo muito jovens, veremos que tiveram a ajuda necessária para conseguirem fazer bem o seu trabalho.
2. Por que é bom estudar as histórias de Jeoás, Uzias e Josias?
É bom estudar as histórias desses três personagens bíblicos, pois estudando suas histórias podemos aprender a importância de escolher bons amigos, ser sempre humildes e buscar constantemente a Jeová.
Como vimos, esses três personagens bíblicos passaram a ter uma responsabilidade muito grande, a de serem reis muito jovens. Não podemos imaginar o que isso significa. Mas, ao analisarmos a sua vida, podemos aprender muito com as suas boas e más decisões e como Jeová nos ajuda se formos humildes.
ESCOLHA BEM SUAS AMIZADES
3. O que Jeoás fez graças à influência de Joiada?
Graças à influência e aos conselhos de Jeoiadá. Joás era sábio, e dizemos isso porque ele ouviu o conselho de Joiada e, graças a essa boa influência, decidiu servir a Deus e ajudar o povo a fazer o mesmo.
Jeoás Ele tinha 7 anos quando seu pai morreu e se tornou rei. Desde muito jovem, o sumo sacerdote Joiada o criou como se fosse seu filho. Joás aprendeu muito sobre Jeová com Joiada.
Em 2 Crônicas 24:2 vemos que Jeoás fez o que era certo aos olhos de Jeová. Jeoás serviu a Jeová e incentivou o povo a fazer o mesmo. No versículo 4, o mesmo capítulo 24 mostra que Jeoás, algum tempo depois, desejou em seu coração renovar a casa de Jeová, e ele o fez. Em 2 Crônicas 24:14, nos diz que durante todos os dias de Joiada, sacrifícios queimados eram oferecidos regularmente na casa de Jeová.
4. Como nos ajuda a valorizar os mandamentos de Jeová? (Provérbios 2:1, 10-12).
Quando valorizamos os mandamentos de Jeová no coração, receberemos uma dádiva maravilhosa, porque, se fizermos isso, passaremos a amar mais a Jeová e seremos levados a seguir os seus padrões.
Os mandamentos de Jeová para nós são um tesouro. E de acordo com o texto que lemos, quando aceitamos a sabedoria em nossos corações e o conhecimento agrada à alma, teremos capacidade de pensamento e discernimento para escolher bem o nosso caminho.
Os pais têm muitas maneiras de ensinar os filhos, cada um escolhe a mais adequada. No entanto, seja qual for a forma como os pais ensinam os seus filhos, eles devem sempre basear-se na Bíblia e tentar não estabelecer regras, mas sim explicar porque é bom que essas regras sejam aplicadas.
5. Que efeito suas decisões podem ter sobre seus pais e sobre Jeová? (Provérbios 22:6; 23:15, 24, 25).
Pode ter um efeito muito positivo, pois se os filhos seguirem os conselhos dos pais baseados na palavra de Deus, a Bíblia, eles se sentirão muito felizes e não só isso, acima de tudo farão a Jeová muito feliz, e a sua amizade com ele pode durar para sempre.
As decisões que os filhos tomam sempre afetam os pais e Jeová. Portanto, como pais devemos ter em mente as palavras que acabamos de ler no versículo 6 do capítulo 22 de Provérbios, que nos diz que se educarmos o filho no caminho do bem, ele nunca o abandonará. E como crianças devemos lembrar o capítulo 23 e o versículo 15, onde diz que o coração do pai se alegra com a sabedoria do filho. Portanto, quer sejamos pais ou filhos, devemos ter em mente que os pais de uma pessoa justa, ou de uma pessoa sábia, ficarão muito felizes e cheios de alegria.
6. A quem Jeoás ouviu e qual foi o resultado desta decisão? (2 Crônicas 24:17, 18).
Jeoás tomou a má decisão de ouvir o conselho dos príncipes de Judá, que não amavam a Jeová, e como resultado, infelizmente tornou-se apóstata e assassino, e mais tarde foi morto pelos seus próprios servos.
Num parágrafo anterior, vimos que Jeoás foi educado por Joiada e, naquela época, aprendeu muitas coisas sobre Jeová. Jeoás aplicou na vida as coisas boas que aprendeu; até incentivou seu povo a servir a Jeová. Mas quando Joiada morre, Joás começa a se desviar do caminho, dando ouvidos aos príncipes de Judá que não amavam a Jeová.
Em 2 Crônicas 24:22 vemos que o rei Jeoás não se lembrava do amor leal que recebera de Joiada, seu pai. Ele se distanciou tanto de Jeová que, quando seu primo Zacarias quis avisá-lo e corrigi-lo, Jeoás ordenou que ele fosse morto. Como mostra 2 Crônicas 24:21, vemos que conspiraram contra ele e por ordem do rei o apedrejaram no pátio da casa do Senhor. Com este texto aprendemos que as amizades podem nos influenciar positiva ou negativamente. Neste caso, Jeoás tornou-se um próstata e um assassino.
7. Quais amigos você deve escolher? (Veja também a imagem).
Se nos lembrarmos da má decisão de Jeoás, foi porque ele se juntou a pessoas que não amavam a Jeová. Portanto, temos de escolher amigos que exercem uma influência positiva sobre nós, por assim dizer, temos de escolher amigos que amam a Jeová e que desejam alegrar o seu coração.
Em Provérbios 13:20 vemos que quem anda com os sábios se tornará sábio, mas quem se associa com os tolos acabará mal. Aplicando este texto na nossa vida, podemos ter amigos de qualquer idade, mas temos de certificar-nos de que esses amigos amam a Jeová e que nos dão sabedoria e bons conselhos.
Este parágrafo nos incentiva a ter amigos honestos e tementes a Jeová, amigos que nos fazem ter mais fé em nosso Deus. Daí a importância de ouvir as palavras de Provérbios 27:17, que diz que assim como o ferro afia o ferro, e o homem torna melhor o seu amigo. Sabendo disso, devemos ter cuidado com quem escolhemos como amigos.
No final, o parágrafo incentiva-nos a ser honestos e a pensar que, se os nossos amigos não amam a Jeová, não precisamos dele na nossa vida. Mas, se nossos amigos amam a Jeová, o parágrafo nos incentiva a cuidar muito bem dessas amizades, visto que são muito boas para nós.
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã madura dá conselhos a uma irmã mais nova sobre as roupas que ela vê expostas em uma loja. Um manequim está usando uma minissaia e outro está usando uma saia longa. Se tivermos em mente o exemplo de Jeoás, ouviremos os conselhos de bons amigos. (Ver parágrafos 3 e 7).
8. O que você deve ter em mente ao usar redes sociais?
Quando usamos redes sociais, devemos nos perguntar: Qual é a verdadeira razão pela qual as usamos? Queremos impressionar os outros? Queremos encorajar os outros ou receber muitos elogios? Deixamos que outras pessoas influenciem negativamente nossos comportamento, maneira de pensar, falar e agir? Temos de nos fazer estas perguntas e ter em mente que não queremos agradar às pessoas, mas queremos agradar a Jeová.
A IMPORTÂNCIA DE SER SEMPRE HUMILDE
9. O que Uzias fez com a ajuda de Jeová? (2 Crônicas 26:1-5).
Com a ajuda de Jeová, Uzias derrotou muitas nações inimigas e garantiu que Jerusalém estivesse bem protegida. Por isso se sentia muito feliz, por tudo que estava conseguindo e acima de tudo sabia que todas essas conquistas estavam sendo possíveis graças à ajuda de Jeová.
Como lemos no texto, Uzias governou Jerusalém durante 52 dos 68 anos que viveu. Durante esse tempo, ele sempre fez o que era certo aos olhos de Jeová. Em 2 Crônicas 26:6-15, vemos que com a ajuda de Jeová, Uzias venceu muitas batalhas, construiu torres e cavou cisternas para o seu gado, incentivou a agricultura, construiu máquinas de guerra que atiravam pedras e flechas e formou um exército de mais de 300.000 homens, totalmente equipados para a batalha. Portanto, vemos que se fizermos a vontade de Jeová, ele nos recompensará.
10. Como terminou Uzias?
Infelizmente, Uzias estragou todo o bem que fizera no seu serviço fiel, e Jeová puniu-o com lepra.
No parágrafo anterior, vimos como Uzias temia a Jeová e Jeová o recompensou por isso. Porém, em 2 Crônicas 26:16 vemos que assim que ele se fortaleceu, seu coração tornou-se arrogante e ele buscou a sua própria ruína e foi infiel ao Senhor seu Deus, pois entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do Senhor.incenso. Vendo isso, entendemos que Uzias cometeu um erro, foi infiel a Jeová e fez algo impróprio.
Jeová irou-se com Uzias e fez com que ele contraísse lepra, uma doença que o acompanharia até o dia de sua morte.
11. O que faz uma pessoa humilde? (Veja também as imagens).
Uma pessoa humilde admite que é imperfeita e precisa que outros a corrijam. Portanto, se nos esforçarmos para ser sempre humildes e temermos a Jeová, teremos um bom desempenho na vida.
À medida que aprendemos sobre Jeová, nossa vida muda e nos tornamos humildes. Uma das coisas que aprendemos é orar para pedir que as coisas corram bem para nós na vida. Portanto, tudo o que recebemos vem de Jeová
Em 1 Coríntios 4:7, ele nos lembra que tudo o que temos, nós recebemos, portanto, nunca devemos nos orgulhar do que recebemos, como se fosse nosso mérito ter recebido. Em vez disso, nos esforçaremos para aplicar o que lemos em Provérbios 22:4, de que o resultado da humildade e do temor do Senhor é riqueza, glória e vida. Isto nos lembra que, em vez de nos gabarmos das nossas realizações, devemos dar todo o crédito a Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Uma irmã ora antes de subir ao púlpito numa assembleia de circuito. 2. Um irmão entrevista sua irmã e outra irmã. 3. No final do programa, parabenizam a primeira irmã, e ela dá todo o crédito a Jeová. Em vez de nos gabarmos das nossas realizações, deveríamos dar todo o crédito a Jeová. (Ver parágrafo 11).
NÃO DEIXE DE BUSCAR A JEOVÁ
12. Quando Josias era jovem, o que ele fez para buscar a Jeová? (2 Crônicas 34:1-3).
Com apenas 16 anos, Josias começou a buscar a Jeová na adolescência, porque queria conhecer melhor o seu Deus e assim fazer a sua vontade. Não foi fácil para Josias ser rei, pior ainda naquela época, já que a maioria das pessoas adorava deuses falsos. Por isso teve que ser muito corajoso para retirar do país tudo o que tinha a ver com o culto a falsos deuses.
Josias tornou-se rei de Jerusalém quando tinha apenas 8 anos. Sim, ele teve uma tarefa muito complicada antes, e dizemos isso porque naquela época a maioria das pessoas adorava falsos deuses. Mesmo assim, ele permaneceu de pé e não se desviou do caminho de Jeová.
Depois de 12 anos de reinado, começou a limpar os postes sagrados, as estátuas de metal e as imagens esculpidas, tudo o que tinha a ver com a idolatria de Judá e de Jerusalém.
13. Que efeito terá na sua vida dedicar-se a Jeová?
Quando decidimos nos dedicar a Jeová, nesse momento servir a Jeová deve ser a primeira coisa na nossa vida, porque quando nos dedicamos a Jeová, não vivemos mais para nós mesmos, mas para quem nos criou. Por isso nos esforçamos para deixar nosso criador feliz, pois se cumprirmos nossa dedicação receberemos muitas bênçãos agora e no futuro.
Em Marcos 12:30, somos ordenados a amar a Jeová, nosso Deus, de todo o nosso coração, de toda a nossa mente e de todas as nossas forças. Portanto, não importa quantos anos tenhamos quando decidimos dedicar-nos, ser batizados e servir a Jeová, sabemos que a decisão que tomarmos num determinado momento deve ser a mais importante da nossa vida. Por esta razão, temos de esforçar-nos para deixar Jeová feliz e assim receberemos muitas bênçãos.
14. Como alguns jovens imitam o Rei Josias?
No parágrafo podemos ver a experiência do irmão Johan, que foi batizado aos 12 anos, ele menciona que seus colegas o pressionavam muito para fumar cigarro eletrônico ou vape. Mas o que o ajudou a lidar com essa situação foi pensar sobre os efeitos de fumar ou vaporizar, pois isso poderia ter efeitos negativos na sua saúde e na sua amizade com Jeová.
Também podemos ver a experiência de uma jovem irmã que foi batizada aos 14 anos, chamada Raquel. Ela menciona que para superar qualquer dificuldade que possa surgir no local onde estuda, ela sempre tenta relacionar o que vê com algo espiritual, já que às vezes, quando ele estudava na escola, uma história o lembrava de uma história ou de uma profecia da Bíblia. E outras vezes uma conversa lhe lembrava um texto bíblico que ele poderia compartilhar com alguém de sua classe.
Sabemos que muitos jovens têm que ser íntegros e corajosos para se manterem firmes nas escolas e não ceder às pressões dos colegas. Eles se lembram dos mandamentos de Jeová e analisam o que aconteceria se cedessem a essas pressões, eles desagradariam a Jeová . Portanto, é bom recordar o exemplo de Josias e embora os problemas dos nossos jovens de hoje sejam diferentes daqueles de Josias nos tempos antigos, os jovens podem aprender muito com a sabedoria e lealdade de Josias.
Além disso, se os jovens enfrentam hoje provações, será mais fácil para eles saberem como agir diante das provações que lhes serão apresentadas durante a sua vida.
15. O que ajudou Josias a servir fielmente a Jeová? (2 Crônicas 34:14, 18-21).
O que ajudou Josias a servir fielmente a Deus foi ouvir a voz de Jeová. Durante as obras encontraram o livro da lei que lhe havia sido dado por meio de Moisés, quando Josias ouviu o que o livro dizia, imediatamente fez as mudanças necessárias para obedecer à lei de Jeová. E porque ouviu a voz de Deus, pôde servir fielmente a Jeová.
Hoje é muito bom fazermos o mesmo que Josias fez. Por isso, devemos ter o hábito de ler a Bíblia todos os dias, e tentar lembrar os textos que achamos interessantes, talvez anotando-os em um caderno. Se fizermos isso, imitaremos o Rei Josias, porque aprenderemos e aplicaremos o que lemos na palavra de Jeová.
16. Por que Josias cometeu um erro grave, e qual é a lição?
No parágrafo podemos ver que Josias cometeu um erro grave porque confiou em si mesmo, em vez de pedir a Jeová que o guiasse. E a lição que podemos aprender desta história é que, não importa quantos anos tenhamos ou há quanto tempo estudamos a palavra de Deus, devemos continuar buscando a Jeová, e fazemos isso quando sempre seguimos sua orientação, estudando sua palavra. e ouvindo os conselhos dos irmãos maduros.
Josias deixou de ser humilde e deixou-se levar pelo seu próprio julgamento em vez de continuar a obedecer a Jeová. Em Tiago 1:35 vemos que quem olha atentamente para a lei perfeita que pertence à liberdade e persiste nela, não a ouve e a esquece, mas faz a obra, e será feliz no que faz. Este texto nos ensina que não importa quantos anos tenhamos estudado a Bíblia, não importa o quanto saibamos sobre a palavra de Jeová, não devemos confiar ou subestimar a nossa espiritualidade.
JOVEM, VOCÊ PODE FAZER BEM NA VIDA
17. O que as histórias dos três reis de Judá nos ensinam?
Às vezes podemos pensar que as crianças e os jovens não podem assumir responsabilidades ou tomar decisões importantes. No entanto, aprendemos com essas três histórias que crianças e adolescentes também podem tomar decisões e viver uma vida que deixe Jeová feliz.
A vida é muito longa e certamente comete grandes erros, mas se os jovens copiarem as coisas boas que estes três reis fizeram, certamente se sairão bem e terão uma bela amizade com o seu Deus.
18. Que exemplos bíblicos mostram que podemos ter um bom desempenho na vida? (Veja também a imagem).
Temos o exemplo de David Mark e Timóteo que se saíram bem na vida porque decidiram servir a Jeová e dedicar-se a ele. Mencionar o exemplo de Davi ajudará os jovens a servir fielmente a Jeová. E quanto a Marcos e Timóteo, ambos decidiram servir a Jeová quando eram jovens e estabeleceram um histórico de serviço fiel, e graças a esta boa decisão alegraram o coração de Jeová e saíram-se muito bem na vida.
Na Bíblia encontramos muitos exemplos de jovens que se aproximaram de Jeová e obedeceram às suas regras. Muitos deles cometeram erros, mas mesmo assim Jeová continuou a considerá-los seus servos fiéis. Nos nossos dias, estudar a vida destes jovens e aprender sobre a vida de David, Marcos ou Timóteo, entre outros, incentivará os jovens a dedicarem as suas vidas a Jeová.
As primeiras palavras de Reis 9:4,5 nos ensinam que se nos dedicarmos a Jeová e estivermos dispostos a fazer a vontade de Deus, nos sairemos muito bem na vida.
ILUSTRAÇÃO
Davi gira a funda com força, preparando-se para atirar uma pedra em Golias no meio do campo de batalha. Quando era jovem, David aproximou-se de Jeová. Foi assim que ele obteve a aprovação deles e se saiu bem na vida. (Ver parágrafo 18).
19. Como pode ser a sua vida?
Jeová valoriza muito o que fazemos por ele, em Provérbios 20 24, vemos que Jeová nos direciona nos passos do homem. Portanto, este versículo nos ensina que devemos confiar que Jeová nos ajudará a tomar as melhores decisões e nos guiará pelo melhor caminho para que nossa vida seja maravilhosa e feliz.
Nossos queridos jovens irmãos devem ter certeza de que, se confiarem em Jeová e não confiarem na sua própria maneira de ver as coisas, ele os ajudará a tomar boas decisões, porque se confiarem nele, poderão ter uma vida maravilhosa e feliz. tendo sempre em mente que Jeová valoriza muito tudo o que nossos queridos jovens irmãos fazem por ele.
QUE LIÇÕES TIRAMOS DA VIDA DESTES REIS?
Jeoás
A lição valiosa que podemos aprender com a decisão errada de Jeoás é a importância de selecionar amigos que serão uma influência positiva em nossa vida. Daí a importância de escolher amigos que amem a Jeová e procurem alegrar seu coração. Visto que, como vimos no estudo, não há restrições quanto à idade dos amigos que podemos ter, pois podemos ter amizades de idades diferentes, como visto no caso de Jeoás e Jeoiadá.
Uzias
No caso de Uzias, vemos que, apesar do seu histórico de serviço fiel e das bênçãos de Jeová, Uzias cometeu um grave erro. E ele deu rédea solta ao seu orgulho. O que nos ensina que devemos ser humildes.
Josias
Josias cometeu um erro grave ao confiar em si mesmo, em vez de pedir ajuda a Jeová. A lição das decisões erradas de Josias é clara: mesmo aqueles que estudaram a Bíblia por muito tempo e têm experiência espiritual podem cometer erros graves se deixarem de depender de Jeová.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário