O Estudo da Sentinela, “Artigo 39”, Semana de 20 a 26 de novembro de 2023, Se formos gentis, somos fortes, Respostas.
O Estudo da Sentinela, «Artigo 39», 20-26 de novembro de 2023, Se formos gentis, somos fortes, Respostas.
“O escravo do Senhor não precisa lutar, mas deve ser gentil com todos” (2 Tm 2:24).
1. Que tipos de perguntas nossos colegas de trabalho ou de classe podem nos fazer?
Em 2 Timóteo 3 1, vemos que nos últimos dias virão tempos críticos e difíceis de suportar. Portanto, não será estranho recebermos perguntas do nosso ambiente, relacionadas às nossas crenças.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E esses tipos de perguntas podem ser um indicativo de como a pessoa se sente em relação às nossas crenças, e isso nos dá a oportunidade de pregar. Porém, às vezes essas perguntas podem ter um tom desafiador, mas isso não deve nos preocupar porque talvez a pessoa tenha se deixado levar pelo que lhe contaram sobre nós.
Daí a importância das palavras de 2 Timóteo 3:1,3, que: “Nos últimos dias as pessoas não estarão dispostas a chegar a nenhum acordo e serão ferozes”. ponto de vista diferente daquele que temos.
Por esta razão devemos analisar e perguntar-nos: que tipo de perguntas vocês nos fazem? É uma pergunta sincera sobre o que acreditamos, ou é uma pergunta em tom desafiador. Dependendo da pergunta que nos fizerem, talvez tenhamos a oportunidade de dar testemunho sobre a Bíblia e sobre Jeová.
ESCREVA SUA RESPOSTA
2. Por que é bom ser gentil?
É bom estar tranquilo, pois quem demonstra esta valiosa qualidade que pertence ao fruto do espírito não se irrita facilmente e tem a capacidade de controlar os nervos nos momentos de provocação e esta qualidade também o ajudará a não responder. de uma maneira ruim para as pessoas, qualquer provocação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vivemos na era do fim e os ataques contra as Testemunhas de Jeová estão a tornar-se menos ocultos. É por isso que devemos cultivar a passividade, para podermos controlar os nossos nervos quando eles nos provocam.
Em Provérbios, capítulo 16, versículo 32, ele nos diz: “Melhor é o homem paciente do que o homem poderoso, e melhor é aquele que controla o seu temperamento do que aquele que conquista uma cidade”. Se acreditarmos que ser assim é complicado. Neste artigo veremos exemplos de como conseguir isso e ajudar os pais para que seus filhos também cultivem essa qualidade.
ESCREVA SUA RESPOSTA
3. Por que dizemos que as pessoas gentis são, na verdade, fortes? (2 Timóteo 2:24, 25).
Dizemos isto porque na realidade a pessoa pacífica não é fraca, como muitos de nós podemos pensar. Mas como diz o parágrafo, eles são fortes, e a razão é porque manter a calma em situações difíceis é muito complicado, porque para isso é preciso muita força interior e é algo que tem que ser cultivado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Neste caso, a força se expressa dentro de cada pessoa, não é uma força física, é uma força interna, que nos permite manter a calma em situações difíceis. Assim como acontece com a força física, para exercê-la é preciso trabalhar e treinar muito. Da mesma forma, para cultivar uma força interior que nos permita manter a calma em situações complicadas, devemos nos exercitar de tal forma que possamos ter uma força interior que nos permitirá nos acalmar quando chegarem os momentos difíceis.
Em Gálatas 5:22,23, vemos que o fruto do espírito é amor, felicidade, Paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão e autocontrole. Embora possa parecer difícil ter essa força interior, não temos dúvidas de que Jeová nos ajudará se orarmos e pedirmos isso a ele.
ESCREVA SUA RESPOSTA
4. O que aprendemos do exemplo de Isaque?
Aprendemos com o exemplo de Isaque que a brandura é uma qualidade muito valiosa. E dizemos isto porque não é fácil fazer o que Isaque fez. Por exemplo, quando ele morava em Gerar, os filisteus também moravam lá e tinham muita inveja dele, tanto que cobriram os poços que os servos de seu pai haviam cavado. E em vez de lutar para ficar com os Wells, o que Isaac fez foi se mudar para longe para não ter problemas. Para piorar a situação, quando Isaque se mudou e cavou outros poços, os filisteus também quiseram tomar conta da água daquele lugar. Mesmo que a situação tenha ficado muito difícil, Isaac manteve a calma, essa reação é um grande exemplo para cada um de nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isaque era um homem que temia a Jeová, por isso Jeová o abençoou. Como menciona o texto, ele colheu 100 vezes mais do que havia plantado. Ele ficou muito rico e tinha muitos rebanhos de ovelhas e vacas. Por esta razão, os filisteus começaram a invejar e a encobrir os poços de Isaque. Em vez de discutir e brigar pela propriedade dos seus Poços, ele permaneceu calmo e foi para outro lugar onde, com a ajuda de Jeová, recuperou a prosperidade.
Vemos que Isaque era gentil e, com certeza, foi uma das coisas que seus pais, Abraão e Sara, lhe ensinaram e ele soube manter ao longo de sua vida.
ESCREVA SUA RESPOSTA
5. Que exemplo mostra que os pais podem ensinar os filhos a valorizar a gentileza?
No parágrafo temos o exemplo de Maxence que aos 17 anos teve que lidar com pessoas rudes na escola e nas pregações. E o que o ajudou a conseguir lidar com essa situação foi a paciência dos pais, pois o ajudaram a ficar tranquilo, tanto que os pais dizem que o filho passou a entender que é preciso mais força interior para se controlar. do que ficar com raiva ou pagar na mesma moeda. Daí a importância dos pais ensinarem seus filhos a valorizar a mansidão, pois como menciona o parágrafo, ora a mansidão já é uma das virtudes de Maxence.
Na experiência do parágrafo, vemos como os pais desse jovem de 17 anos lhe ensinaram que é mais difícil ter paciência, controlar e ficar bravo com os colegas ou pagar na mesma moeda. Esse jovem enfrentava colegas rudes todos os dias na escola e na pregação, mas, graças aos pais, conseguiu cultivar a brandura.
ESCREVA SUA RESPOSTA
6. Como a oração nos ajuda a ter mais paz?
A oração nos ajuda a obter o Espírito Santo e a sabedoria de Jeová para responder pacificamente. Com esta ajuda poderemos nos controlar e assim demonstrar paz quando surgirem situações tensas.
Sabemos que a oração é a forma de nos comunicarmos com Jeová. Portanto, peçamos a Jeová, o Espírito Santo, que seja capaz de lidar com aquelas situações em que temos que responder a insultos ou acusações sobre Jeová ou sobre o que a Bíblia ensina. Daí a importância de sempre orar a Jeová pedindo a ajuda necessária.
ESCREVA SUA RESPOSTA
7. Quando surgem situações tensas, como saber de cor alguns textos bíblicos pode nos ajudar? (Provérbios 15:1, 18).
Conhecer alguns textos bíblicos pode nos ajudar a falar com moderação quando surgem situações tensas ou difíceis. E o livro de Provérbios contém muitos princípios que nos ajudarão muito a ter paz, e esse mesmo livro também mostra as vantagens que encontramos se nos controlarmos em situações estressantes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como lemos no texto, falar com boas palavras pode evitar que tenhamos problemas. Por esta razão, em Provérbios 21:23, vemos que aquele que cuida da sua boca e da sua língua está salvo de muitos problemas. Lembremos sempre que entre as palavras que devemos usar, é aconselhável memorizar e citar algum texto bíblico.
Mas se temos medo de não lembrar qual texto se aplicaria melhor naquela situação, confiemos no que João 14:26 nos diz, que o Espírito Santo, que o Pai enviará, nos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar tudo o que ele disse. Aprendemos com isso que o espírito santo pode nos fazer lembrar daquele texto que é tão conveniente naquela situação.
ESCREVA SUA RESPOSTA
INSIGHT NOS AJUDA A SER GENTIL
8. O que é bom ter em mente quando alguém questiona nossas crenças?
Devemos ter em mente que antes de responder, quando alguém questiona nossas crenças, é bom ter em mente que podemos não saber por que a pessoa tocou no assunto. Lembremos que se tivermos discernimento podemos nos controlar quando alguém questiona nossas crenças.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em Provérbios 19:11 vemos que a perspicácia restringe sua fúria e que é um belo gesto para ele ignorar uma ofensa. Com estas palavras, entendemos que devemos ter muito cuidado com as perguntas que nos podem fazer, pois não sabemos realmente a razão pela qual nos fazem essas perguntas e não sabemos realmente a razão pela qual as fazem, ou com que reais intenções eles fizeram isso conosco.
Imagine que não soubéssemos a resposta naquele momento, e se nos apressássemos poderíamos dizer qualquer coisa, e assim poderíamos convidar as pessoas a zombarem de nós. Por esta razão, o parágrafo exorta-nos a ter discernimento quando surgem situações em que temos de responder a uma pergunta sobre as nossas crenças.
Um exemplo que nos ajudará quando alguém questionar nossas crenças é o de um iceberg, pois quando o vemos vemos apenas a ponta, a maior parte está escondida debaixo d'água. Quando alguém faz uma pergunta pode acontecer algo semelhante, pois só percebemos o que ouvimos mas não as suas intenções, em muitos casos não sabemos qual foi o real motivo pelo qual nos fizeram aquela pergunta. Daí a importância de ser perspicaz ao responder.
ESCREVA SUA RESPOSTA
9. Como Gideão demonstrou que era perspicaz e gentil?
Gideão mostrou-se perspicaz e gentil quando, certa ocasião, Gideão estava lutando com os israelitas e decidiu não convidar os homens de Efraim para lutar com eles. Por isso ficaram irados e o repreenderam, mas a perspicácia ajudou Gideão a respeitar os sentimentos deles e a responder com mansidão, pois quando lhes falou assim, o texto de Juízes 8:1-3 menciona que eles se acalmaram.
Seguindo a linha do parágrafo anterior, podemos perceber que Gideão foi perspicaz, possivelmente, pensou: o que poderia estar escondido por trás das censuras que recebeu, ou talvez pensou que reagissem assim porque haveria um orgulho ferido. O que Gideão fez foi usar o discernimento, porque o mais fácil é ficar com raiva ou ofendido, mas ele respondeu com brandura e o resultado foi muito positivo.
ESCREVA SUA RESPOSTA
10. O que pode nos ajudar a reagir bem quando somos questionados sobre as nossas crenças? (1 Pedro 3:15).
O que pode nos ajudar a reagir bem quando questionados sobre nossas crenças é ver essas questões como oportunidades nas quais podemos descobrir o que preocupa a pessoa. Daí a importância de não encararmos as perguntas como críticas, pois não devemos nos importar com qual foi o motivo da pergunta, mas o mais importante de tudo é que respondamos de forma gentil e tranquila, pois se o fizermos isso possivelmente irá levar a pessoa, até mesmo, a questionar sua própria opinião.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos sempre ter em mente que nosso objetivo é tratar as pessoas com gentileza. Quando questionados sobre a nossa posição sobre uma questão moral, devemos defender as nossas crenças, mas devemos fazê-lo sempre respeitando as opiniões dos outros.
Em Romanos 12:17, ele nos lembra de não retribuir mal com mal a ninguém. Estas situações podem dar-nos a oportunidade de dar um bom testemunho sobre Jeová e de compreender o ponto de vista da outra pessoa.
ESCREVA SUA RESPOSTA
11, 12. Qual é a primeira coisa que devemos fazer antes de responder? Dê um exemplo de como isso pode levar a uma conversa agradável. (Veja também a imagem).
Antes de mais nada, antes de responder, vamos pensar nas diferentes possibilidades que essa pessoa tem para nos fazer essa pergunta.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em segundo lugar, feito isso, poderíamos lembrar as palavras de Pedro 217, onde ele nos diz que devemos honrar pessoas de todos os tipos, demonstrando amor a toda a irmandade e tendo temor de Deus. Se mantivermos estas palavras em mente, provavelmente teremos a oportunidade de conversar e explicar a essa pessoa por que é bom seguir as regras da Bíblia.
Pode ser que um colega de trabalho nos pergunte por que não comemoramos aniversários. Se for esse o caso, poderíamos pensar antes de responder, pois possivelmente pensam que a nossa religião não nos permite divertir-nos ou talvez estejam preocupados que estraguemos o bom ambiente de trabalho que existe.
Agora, depois de pensar, temos que agir, poderíamos começar por dizer-lhe que estamos muito gratos pelo interesse dos seus colegas, e depois poderíamos assegurar-lhe que também gostamos de ter um bom ambiente de trabalho. Estas palavras provavelmente irão acalmá-lo, abrindo a porta para uma conversa agradável, e quando isso acontecer podemos aproveitar a oportunidade para falar com ele sobre o que a Bíblia implica sobre aniversários.
ESCREVA SUA RESPOSTA
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã está trabalhando em seu escritório e um colega lhe oferece um pedaço de bolo de aniversário. No escritório ao lado tem mais gente comendo, bebendo e se divertindo. Se alguém te convidar para um aniversário, pense primeiro nos possíveis motivos. Isso o ajudará a responder melhor. (Ver parágrafos 11 e 12).
13. Como você pode ajudar alguém que diz que acreditar em Deus é ridículo?
Como nosso objetivo não é debater ou provar que estamos certos, a coisa mais razoável que podemos fazer nesse caso é enviar a você um link para um artigo ou vídeo do jw.org sobre a criação. É possível que depois de ver o vídeo ou o artigo, a pessoa está disposta a ver outras informações ou outro vídeo, mas desta vez juntos. Sem dúvida, falar com respeito incentivará a pessoa a repensar sua opinião atual sobre nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Muitas pessoas hoje pensam que acreditar em Deus é ridículo e uma perda de tempo. Mas talvez essas pessoas não tenham pesquisado sobre o que estão falando, então seria muito interessante contar-lhes algo que as faça pensar. Talvez o que possamos fazer é enviar-lhe um link para um artigo ou vídeo do jw.org.
Seja como for, devemos ter em mente as palavras de Tito 3:2, onde nos lembra que não devemos falar mal de ninguém e que não devemos ser confrontadores, mas razoáveis e que devemos sempre ser gentis com todos. homens.
ESCREVA SUA RESPOSTA
14. Como Niall usou o jw.org para ajudar um colega que tinha uma ideia errada sobre as Testemunhas de Jeová?
A jovem da experiência usou a seção: “A Bíblia e a Ciência” do jw.org, com o objetivo de ajudar uma colega de classe que tinha ideias erradas sobre as Testemunhas de Jeová.
Ela tinha um parceiro que não permitia que ela explicasse suas crenças. Então, vendo que seu companheiro havia fechado a porta ao diálogo, Ella não ficou de braços cruzados, mas o incentivou a ver a página do jw.org na seção: a Bíblia e a ciência. Mais tarde, Nial percebeu que seu companheiro havia lido a informação, o que facilitou a conversa com ele sobre a origem da vida. Se imitarmos o exemplo de Niall, não temos dúvidas de que nós também podemos fazer o mesmo.
ESCREVA SUA RESPOSTA
PRATIQUE EM FAMÍLIA
15. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a reagir com moderação?
Se os pais quiserem ajudar seus filhos a responder com brandura, eles deveriam ter sessões práticas durante o culto familiar, e então poderiam discutir alguns tópicos relacionados a um problema que possa surgir na escola, e poderiam encenar as respostas que nossos filhos conseguem. dar no caso de alguém questionar suas crenças.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma boa ajuda para os nossos filhos é reservar algum tempo durante o culto familiar, no qual eles possam representar, ou praticar possíveis questões, questões ou situações, nas quais os nossos filhos possam estar envolvidos.
Outra coisa que os pais podem fazer é ter respostas preparadas para perguntas como: Se é verdade que existe um criador, quem o criou? ou declarações como: “Só pessoas ignorantes acreditam em Deus”. Para conseguir isso devemos aplicar com nossos filhos as palavras que lemos em Provérbios 9:9, onde diz: Dá instrução ao sábio, e ele será mais sábio, ensina ao justo, e o seu conhecimento aumentará. Se nossos filhos estiverem preparados, poderão enfrentar qualquer situação complicada.
ESCREVA SUA RESPOSTA
ILUSTRAÇÃO
No culto familiar, uma criança dá uma resposta ao pai durante uma sessão prática.
Sessões práticas podem ajudar sua família
Muitos acham útil discutir assuntos controversos que possam surgir na escola ou no trabalho durante o culto familiar (Pro. 9:9). Pense em como você responderia se alguém lhe dissesse algo assim:
“Somente pessoas ignorantes acreditam em Deus.”
“A evolução é um fato mais que comprovado.”
“Se é verdade que existe um Criador, quem o criou?”
“As Testemunhas de Jeová odeiam os homossexuais.”
“Por que as Testemunhas de Jeová pressionam as pessoas a mudarem de religião?”
“Você mudou a Bíblia para se adequar às suas crenças.”
16, 17. Como as sessões práticas podem ajudar os jovens?
As sessões práticas podem ajudar os jovens a apresentar argumentos convincentes para transmitir às pessoas, e não apenas isso, mas também a convencerem-se de que as suas crenças têm mérito.
Também os torna conscientes do que aprendem e, assim, alcançam uma base sólida sobre o que aprenderam. Na seção para jovens do jw.org você pode encontrar muitas ajudas para fortalecer a fé de nossos filhos e ajudá-los a explicar suas crenças com suas próprias palavras.
ESCREVA SUA RESPOSTA
18. De acordo com Colossenses 4:6, a que devemos dar importância?
Devemos dar a maior importância não apenas a ter argumentos lógicos para convencer os outros, mas também a nos expressarmos com tato e suavidade. Um exemplo que nos ajuda a entender melhor essa questão é o que vemos no parágrafo, aí podemos perceber que conversar sobre nossas crenças com alguém é como jogar a bola para alguém, temos duas opções: jogar com cuidado ou jogar com força, Se decidirmos jogá-lo com cuidado, a outra pessoa o pegará facilmente e desejará continuar jogando. Da mesma forma, quando falamos de contato e gentileza, é muito provável que a pessoa queira continuar ouvindo e não interrompa a conversa.
Segundo o texto, devemos dar importância às nossas palavras, e o fazemos expressando-nos com tato e suavidade, com palavras agradáveis e temperadas com sal. Se aplicarmos isto nas nossas conversas e no nosso ministério, é mais provável que a pessoa com quem falamos queira continuar a ouvir e não interromper a conversa. Vamos lembrar o que lemos em Provérbios 26:4, onde nos diz, não respondas ao tolo segundo a sua tolice para que não te tornes igual a ele.
ESCREVA SUA RESPOSTA
19. O que pode nos motivar a ser gentis ao defendermos nossas crenças?
Uma resposta respeitosa e gentil pode ter um efeito muito positivo em algumas pessoas, a ponto de elas reconsiderarem a sua opinião sobre nós e sobre os ensinamentos bíblicos. O que nos motiva a ser gentis ao defender nossas crenças.
Em 1 Pedro 315 ele está nos dizendo para santificar Cristo como senhor dos nossos corações. Portanto, essa deve ser a nossa maior motivação. Daí a importância de santificarmos Cristo com as nossas palavras, e para conseguirmos isso podemos pedir a Jeová que nos dê forças para sermos pacíficos quando outros trazem à tona assuntos controversos ou nos criticam injustamente. Respondamos com possibilidade e respeito, procurando dar a nossa opinião sobre os ensinamentos bíblicos.
ESCREVA SUA RESPOSTA
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como podemos desenvolver brandura?
A mansidão é fruto do espírito, que exige muita força interior para poder aplicá-la. Portanto, precisamos pedir a Jeová o seu espírito.
ESCREVA SUA RESPOSTA
Como o insight nos ajuda a responder com gentileza?
A pessoa perspicaz sabe se controlar quando alguém questiona suas crenças. Portanto, esse insight nos fará respeitar o ponto de vista da pessoa com quem estamos conversando.
ESCREVA SUA RESPOSTA
O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a defender a fé com gentileza?
O que alguns pais fazem é praticar sessões durante o culto familiar. Eles analisam tópicos que podem surgir na escola e encenam como responder.
ESCREVA SUA RESPOSTA
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário