NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2023, “Fique contente com o que você tem”, Vídeo: Nossos irmãos têm paz apesar dos problemas econômicos, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 27 de novembro a 3 de dezembro, “Fique contente com o que você tem”, Vídeo: Nossos irmãos têm paz apesar dos problemas econômicos, Análise e Respostas.
“Seja feliz com o que você tem” (15 min.): Análise com o público e vídeo.
O que o exemplo de Miguel Novoa te ensina?
Ensina que muitas vezes a adversidade fortalece a pessoa e como vimos no vídeo as mudanças que o irmão fez, os ajustes não foram fáceis para ele mas fortaleceu sua fé porque procurou uma forma de vender o pão e não negligenciou o espiritual e nem à sua família.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aqui é mostrada a atitude do irmão que, embora tenha ficado sem emprego, não ficou. Abraços cruzados, um bom amigo deu bons conselhos a um irmão e ele teve a atitude de poder trabalhar no que estava sendo apresentado no daquela vez, fazendo pão e até como Ele comenta sobre o trabalho de ir passar ferro em outras casas, então vemos que aqui é uma questão de atitude e obviamente duas coisas se juntam: a atitude e a bênção de Jeová e com isso obviamente o irmão conseguiu ter sustento para a casa e obviamente depois Jeová também o abençoou com um emprego.
Ele o entregou a Jeová para abençoar, não negligenciou o espiritual, mas colocou isso em primeiro lugar e também agiu de acordo com suas orações. Ele não esperou que Jeová fizesse todo o trabalho, mas fez um esforço para agir de acordo com o que ele queria. também perguntou. .
Lá você também pode ver que o irmão era um irmão muito humilde porque embora tivesse um cargo importante em seu emprego anterior, ele deixou Jeová ajudá-lo e com essa atitude humilde ele fez um trabalho humilde, então se passarmos por uma situação difícil como Dele, talvez não devêssemos nos concentrar em algo que queremos e como já foi mencionado, Jeová abençoou algo que ele fez e essa qualidade de humildade é muito valiosa quando enfrentamos provações.
Isso me ensina que a humildade às vezes pode ser testada de maneiras que nunca teríamos imaginado, por isso nos faz avaliar onde realmente estão nossos valores e prioridades se de repente ficarmos com vergonha de fazer algo.
Ele seguiu em frente e lutou apesar de ter perdido o emprego no banco, buscando uma forma de continuar sustentando sua família e continuando a ter alimento espiritual.
O exemplo de Miguel me ensina que bons amigos nos aconselham a tomar boas decisões que honram a Jeová e nos dão o apoio que precisamos em tempos difíceis, como diz Provérbios 17:17.
ANÁLISE DE OUTROS PONTOS ADICIONAIS.
Ele também aplicou o texto de não descansar a mão, é verdade que talvez não seja o trabalho que ele estava acostumado, mas ele se manteve ocupado, não rejeitou porque era algo simples, ele estava prestes a sair da sua zona de conforto, mas sem descuidar das coisas espirituais porque Ele disse que alternava o trabalho com a pregação.
Bom, muitas vezes podemos pensar que não, eu mereço um emprego, estudei, tenho isso, mas não existe trabalho indigno ou não existe trabalho mais simples para um cristão porque o trabalho mais importante para um cristão é alimentar seu família, cuidar das necessidades da família, casa mas o mais importante é poder colocar o reino em primeiro lugar.
Se não sabemos quanto tempo ele gastou fazendo essas coisas, esses diferentes empregos, não até encontrar um emprego estável, mas ele confiou claramente em Jeová e colocou o reino em primeiro lugar quando fazemos isso, Jeová nos abençoa, mas temos que sempre dar o primeiro lugar às coisas espiritual.
Bom, ele não ficou de braços cruzados, fez pão e passou roupa, então ele nos dá um exemplo de que não devemos dizer, bom, isso vai passar, vai vir outra coisa, mas que temos que agir e ir procurar trabalho .
Pois bem, também me ensina a valorizar os bons amigos, aqueles amigos que nos dão bons conselhos como o amigo deste irmão e quando recebemos o conselho, então agimos com humildade e aceitamos porque o conselho que aquele amigo nos dá pode ser o resposta que demos a Jeová em nossas orações.
Se ele disse ao irmão que a situação o angustiava e que teve momentos de grande tensão até ouvir o amigo e começar a passar e fazer pão, o que aprendo com isso é que quando há situações complicadas que nos estressam, como ele disse: A cabecinha tem que estar ocupada então temos que fazer as coisas, não posso ficar de braços cruzados.
Bom, algumas palavras bem simples, não tenha medo de mudanças se tivermos Jeová ao nosso lado.
E às vezes é preciso se adaptar às circunstâncias que surgem e é por isso que o que não devemos fazer é ficar sentados de braços cruzados como se esse irmão estivesse procurando um meio de vida para sustentar sua família e se adaptar a essas circunstâncias, de banqueiro a padeiro e passador de roupa. .
Mas também é muito importante não perder a esperança porque sabemos que Jeová está aí e que mais cedo ou mais tarde ele não vai nos deixar e confiar sempre nele porque já passei por essa provação, por assim dizer, mas nunca perdi esperança porque sei que Jeová estará lá no devido tempo.
Algo também relacionado a Provérbios 17 de 17 que marcou um antes e um depois para ele seguir em frente, também nos ensina aquela habilidade que podemos ter ou desenvolver para sermos bons amigos. Ele precisava de um bom amigo e como podemos fazer isso. empático com nossos irmãos, conhecendo as dificuldades que podem estar acontecendo com eles, o que ajudará tanto ele quanto nossos amigos, a seguir bons conselhos e precisos, a ajudar nossos irmãos amigos, a tomar boas decisões, a seguir em frente, a ver o vida do outro, perspectiva e acima de tudo confiança em Jeová.
Nas circunstâncias mais extremas, neste caso, não desistimos, nos camuflamos, nos inventamos e fazemos o que for preciso para servir a Jeová e também para dar sustento ao nosso lar.
Às vezes é possível que pensemos que uma situação é ruim mas como diz esse irmão, é possível que nossas expectativas tenham que baixar e manter o olhar mais simples, então ao invés de procurar algo que nos dê luxo ou coisas assim, procure algo mais simples que nos permite levar pão para casa todos os dias como esse irmão fez e continuar adorando a Jeová sem ter que nos preocupar tanto.
O que me chamou a atenção é que quando a situação começou, o irmão se cercou de pessoas leais a Jeová. Esse irmão, que era amigo dele, o ouviu e lhe deu conselhos baseados na Bíblia e vemos que isso deu bons resultados. resultados quando enfrentamos o problema da integralidade e o deixamos associar aos nossos irmãos fiéis porque eles nos ajudarão a ter equilíbrio.
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO
Em 2017, fui tesoureiro de um banco de prestígio na Nicarágua, e nessa época já era pai e tinha um filho de um ano. Então ficamos muito felizes, mas perdi o emprego, porque falei que tenho experiência e aí Jeová vai me ajudar a procurar outro emprego parecido, e comecei a ficar assim, mas as portas estavam fechadas para mim, senti muito tenso, me fez sentir inútil, como diz a gente aqui não sei.
Então isso foi muito difícil para mim, Provérbios 17:17, diz que um verdadeiro amigo ama em todos os momentos, e é um irmão em momentos de dificuldade e eu vi isso se tornar realidade em minha vida, quando perdi meu emprego no banco porque Me senti muito deprimido, muito perturbado, tenso, e tenho uma comunicação muito boa com esse amigo, pois contei a ele como me sentia e ele me disse olha Miguel, pare de procurar o mesmo perfil, talvez o que você tenha que fazer é um ajuste em sua vida e enquanto você faz um trabalho um pouco mais simples que não seja de escritório, isso o ajudará a manter o olhar simples e você não deixará de ganhar a vida.
Aprendi a ver minha esposa fazer pão para casa e um dia eu falei para ela que vou fazer aquele pão, mas não vou fazer para casa, vou fazer para vender, então ela me disse, você não é louco. Foi uma verdadeira mudança em termos de passar de banqueiro a gestor de muito dinheiro e a vender na rua. E eu disse a ela, olha, vou colocar esse chapéu e coloquei um chapéu parecido com um chapéu de chef, e então disse a ela que em menos de uma hora voltarei, vendendo ou não, e isso é como foi e para a surpresa ela não devolveu um pãozinho assim, que quando fui vender pela segunda vez ela mandou eu ir embora mas agora sem aquele chapéu eh.
E eu comecei a passar roupa em casa, me pareceu estranho, porque normalmente esse trabalho aqui é feito por uma mulher, mas um homem que vai passar roupa em casa, eu não consigo ver mas não queria ficar sentado de braços cruzados passando, observando para ver o que acontece, eu tinha que usar minhas mãos ágeis para procurar pão, aí um dia eu pregava e outro dia eu ia passar roupa, e no dia seguinte eu pregava e no dia seguinte eu vendia pão .
Então minha mente ainda estava ocupada fazendo alguma coisa, seja para o Reino, seja para minha casa né, e isso tem me ajudado muito. Agora tenho um emprego estável em uma loja de ferragens e me sinto mais tranquilo. As adversidades me deixaram mais forte e acima de tudo minha relação com Jeová ficou mais forte, mas eu continuo e sou eu quem passa a roupa em casa.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário