Estudo do Livro de Congregação, Semana de 20 a 26 de novembro de 2023, Capítulo 2 parágrafos 8-15, “Eles serão minhas testemunhas”, Respostas.

Estudo do Livro da congregação, 20 a 26 de novembro de 2023, Capítulo 2, parágrafos 8 a 15, “Eles serão minhas testemunhas”, Respostas.

Estudo bíblico congregacional (30 minutos): bt cap. 2 parágrafos. 8-15.

“Até aos confins da terra” (Atos 1:6-12)

8, 9. a) Quais eram as duas ideias erradas que os apóstolos tinham?

Os apóstolos tinham duas ideias erradas. A primeira ideia era que eles acreditavam que o governo de Deus seria devolvido à nação de Israel. E o segundo equívoco era que eles esperavam que o Reino prometido começasse imediatamente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E algo interessante que o parágrafo menciona é que os apóstolos estavam cheios de curiosidade. Por esta razão, perguntaram a Jesus se ele iria restaurar o Reino em Israel naquela época. Daí a importância de não cairmos na impaciência e na curiosidade de saber além do que Jeová nos diz através da sua palavra, pois isso poderia nos levar a ter ideias erradas e a não confiar nos ensinamentos que Jeová nos dá através da sua organização.

Eles acreditavam que o governo de Deus seria restaurado especificamente para a nação de Israel, entendendo o Reino de Deus como estando diretamente ligado ao ambiente político nacional de Israel. Ou seja, eles pensavam que as coisas iriam continuar como no tempo de Moisés ou de David, onde apenas Israel tinha aprovação.

Eles esperavam que este Reino prometido começasse imediatamente, expressando a sua expectativa perguntando se seria, “Neste momento”, o que implica que eles imaginavam uma rápida realização desse Reino em Israel.

8, 9. b) Como Jesus ajudou seus apóstolos?

Jesus ajudou seus apóstolos corrigindo o segundo equívoco. Ele gentilmente lembrou-lhes que não cabia a eles saber os tempos ou épocas que o pai havia colocado sob sua própria autoridade. Por esta razão, Jesus indicou-lhes que só Deus tem autoridade para decidir quando a sua vontade será cumprida. Além disso, Jesus admitiu que nem ele mesmo sabia o dia e a hora do fim, mas apenas o pai não sabia.

Jesus sabia que seus apóstolos corrigiriam sozinhos o primeiro equívoco, pois 10 dias depois eles testemunhariam o nascimento do Israel espiritual, assim a nação de Israel deixaria de ser o povo de Deus. Então, em vez disso, ele se concentrou em ajudá-los com relação ao segundo equívoco, lembrando-lhes gentilmente que não cabia a eles saber os tempos ou épocas que o pai havia colocado sob sua própria autoridade, já que só ele decide quando sua vontade será executada.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus deixou que a passagem do tempo esclarecesse as dúvidas dos apóstolos, mas respondeu à segunda pergunta, quando lhes disse que não era função deles saber os tempos específicos ou as estações designadas pelo pai, mas sim que a sua função era foco como testemunhas de sua mensagem.

De fato, pouco antes de morrer, Jesus admitiu aos seus apóstolos que naquele momento, nem ele mesmo sabia: “O dia e a hora em que chegaria o fim”.

8, 9. b) E o que a resposta dele nos ensina?

Esta lição nos convida a ter humildade e confiança na vontade e no plano de Deus, a viver cada dia de acordo com os princípios do Reino e a estar preparados, sem ficar obcecados em tentar decifrar datas ou horas precisas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isso nos ensina que não devemos saber a data exata em que chegará o fim, pois é algo que não é nossa responsabilidade saber.

O ensinamento que ele nos deixa é que não devemos ficar obcecados em tentar prever o momento exato do fim dos tempos, o próprio Jesus admitiu que esta informação estava reservada ao pai. Por isso, ele nos exorta a vivermos preparados e comprometidos com a nossa obra de divulgar a mensagem do Reino, em vez de nos distrairmos com especulações sobre o momento exato do dia de Jeová.

10. Que atitude dos apóstolos devemos imitar, e por quê?

A atitude dos apóstolos que devemos imitar é a sua vigilância e disponibilidade para aceitar a correção com humildade. Embora pudessem cometer erros, tinham uma fé forte e estavam ansiosos por reconhecer sinais espirituais de intervenção divina. Como lemos nos textos de Mateus 24:42-25:13-26:41, Jesus os exortou a estarem sempre vigilantes. Hoje, somos aconselhados a imitar essa atitude, especialmente porque vivemos no que é considerado “Os Últimos Dias”, um período importante para permanecermos espiritualmente despertos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos aceitar humildemente os novos esclarecimentos e correções de Jesus através do escravo fiel. Devemos também estar sempre alertas e despertos no sentido espiritual. Pois não devemos permitir que o desejo de ver os sinais da intervenção de Jeová esfrie. Pelo contrário, devemos estar ansiosos e com uma atitude positiva, especialmente porque vivemos no período mais urgente e importante da história humana, “Os Últimos Dias”.

Os apóstolos, embora equivocados nas suas expectativas temporais, tinham a disposição de estar alertas e expectantes diante da manifestação da vontade de Deus, que é um exemplo que cada um de nós deve seguir.

Esta atitude de vigilância espiritual implica estar atento aos sinais dos tempos, viver de acordo com os princípios de Deus e estar preparado, sem cair na complacência ou na passividade espiritual. Jesus exortou-os a estarem sempre alertas, e isto não se referia apenas à observação do mundo físico, mas também a estarem espiritualmente despertos.

10. E por quê?

Porque nos nossos dias vivemos numa época que é considerada os últimos dias. Por isso, imitar a atitude vigilante dos Apóstolos torna-se ainda mais atual. Isto significa permanecer fiel aos princípios de Deus e estar preparado para enfrentar os desafios espirituais que surgirem. Manter-nos vigilantes ajuda-nos a fortalecer a nossa fé, a estarmos prontos para o cumprimento das promessas futuras.

11, 12. a) Que comissão Jesus deu aos seus discípulos?

Jesus deu-lhes a comissão de falar da sua ressurreição como suas testemunhas, de modo que deveriam realizar esta obra primeiro em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da Terra, conforme mencionado em Atos 1:8.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus lembrou-lhes que deveriam estar atentos, porque receberiam o Espírito Santo para cumprir a comissão de serem suas testemunhas. Eles tiveram que proclamar a ressurreição de Cristo cada vez mais longe. Primeiro em Jerusalém, cidade onde foi executado. Depois, por toda a Judéia. Depois, em Samaria e depois em regiões muito mais remotas

Como vemos, esta comissão implicou não só partilhar a sua mensagem em locais próximos, mas também chegar a regiões cada vez mais remotas, o que mostra que se trata de uma tarefa da maior importância.

11, 12. b) Por que foi bom que Jesus mencionasse o espírito santo antes de lhes dar a comissão de pregar?

Foi muito bom porque lembraram que para cumprir sua importante comissão teriam um assistente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Foi bom que Jesus mencionasse o espírito santo antes de lhes dar a comissão de pregar, porque ele os lembrou de que receberiam poder quando o espírito santo descesse sobre eles. O livro de Atos destaca repetidamente a importância do Espírito Santo no cumprimento da vontade de Jeová. Pois, ao receberem a ajuda do Espírito Santo, os discípulos seriam capazes de proclamar a ressurreição de Cristo cada vez mais longe, começando em Jerusalém e espalhando-se pelas regiões mais distantes. O espírito santo seria o seu guia e força nesta missão, e por essa razão não devemos deixar de pedi-lo como Lucas 11:13 nos exorta.

Ao mencionar o Espírito Santo, Jesus enfatizou a necessidade de depender da ajuda de Deus em vez de confiar apenas nas suas próprias forças ou habilidades. Esta dependência fortaleceria a sua fé e lembrar-lhe-ia que o trabalho que empreendeu foi alimentado pela graça e pelo poder de Deus.

O espírito santo não só os ajudaria naquele momento específico, mas seria uma presença constante e uma fonte de força em todo o seu trabalho futuro. Isto garantiu que eles não estivessem sozinhos em sua tarefa, mas teriam orientação divina em cada passo do caminho.

Esse lembrete foi muito importante antes de cumprir a sua comissão de proclamar a ressurreição de Cristo, porque não seria uma tarefa fácil. A partir daí, o livro de fatos destaca repetidas vezes que é impossível fazer a vontade de Jeová sem a ajuda desse espírito. E também é importante que as Testemunhas de Jeová de hoje tenham em mente que é vital pedir a Deus todos os dias para poder cumprir a nossa comissão.

A ênfase na importância do Espírito Santo no livro destaca, de facto, a necessidade contínua de ajuda divina para realizar a vontade de Deus. Isto nos ensina a importância de buscarmos diariamente a orientação e o poder do espírito santo em nossas vidas, para cumprirmos os propósitos de Deus e vivermos de acordo com a sua vontade.

13. Até onde devemos ir na pregação, e por que devemos participar nela com entusiasmo?

A comissão de pregação abrange um alcance global, alcançando todas as partes do mundo. Para os cristãos de hoje, esta ordem envolve um território muito maior do que o que os discípulos tinham no primeiro século. A principal razão para participar com entusiasmo neste trabalho está no desejo de cumprir a vontade de Deus, que deseja que todas as pessoas tenham a oportunidade de ouvir as boas novas do Reino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos de alcançar os lugares mais distantes da Terra com a nossa pregação, porque Jeová quer que todos os tipos de pessoas ouçam as boas novas do reino para que possam ter a oportunidade de salvar as suas vidas. E aceitamos a nossa comissão com prazer, porque para nós não há outra tarefa que nos dê tanta satisfação como salvar vidas através da obra do Reino. Além disso, Jeová nos dá a força e todas as informações de que precisamos sobre os métodos e a atitude necessários para sermos eficientes.

A razão pela qual devemos participar com entusiasmo na pregação é porque os cristãos aceitaram a comissão de pregar as boas novas do reino, com o entendimento de que Jeová deseja que todas as classes de pessoas ouçam esta mensagem salvadora de acordo com 1 Timóteo 2:3,4. Destaca-se que esse trabalho ajuda a salvar vidas e proporciona uma satisfação única. Por isso é muito importante participar com entusiasmo.

Além disso, participar da pregação é um trabalho que oferece uma satisfação única, pois é um trabalho que contribui para a salvação de vidas, levando a mensagem de esperança e salvação a outras pessoas. Além disso, ao realizar este trabalho, você conta com o apoio e a força que Deus lhe dá para realizá-lo com eficácia.

14, 15. a) O que disseram os anjos sobre a volta de Cristo, e a que se referiam? (Veja também nota). 

Os Anjos indicaram que Jesus voltaria da mesma forma que o viram ir para o céu. Porém, esta afirmação não se referia ao retorno com o mesmo corpo físico, como algumas interpretações podem sugerir. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É fundamental dizer que Jesus voltaria da mesma forma como o viram ir para o céu. Os Anjos não disseram que Jesus retornaria na mesma forma, em corpo físico, mas queriam dizer que ele retornaria da mesma forma, em forma espiritual. Visível apenas para aqueles que têm compreensão espiritual.

Segundo a nota grega, este versículo não utiliza o termo “Morphe”, que significa forma, mas sim “Tropos”, que significa maneira. Por esta razão lemos isso em Atos 1:11. Os Anjos disseram: Homens da Galileia, por que estais aí parados olhando para o céu? Este Jesus, que estava com vocês e foi elevado ao céu, virá da mesma forma que vocês o viram ir para o céu. 

Na verdade, anteriormente e segundo Lucas 17:20, Jesus ainda estava na Samaria ou na Galileia, é lá que os fariseus lhe perguntaram: Quando virá o Reino. Eles acreditam que a sua chegada será espetacular e ostentosa. Mas Jesus lhes responde: O reino de Deus vem de uma forma que pode ser claramente observada. Nem as pessoas dirão: “Olha se está aqui ou ali”. Ora, observe que o reino de Deus está em seu meio. Mas como já sabemos, os fariseus careciam de compreensão espiritual, razão pela qual não entendiam bem estas palavras.

14, 15. b) Em que sentido Cristo retornou “do mesmo modo” em que partiu?

O Retorno de Cristo “Da mesma forma” não se refere a um retorno físico, mas a uma forma semelhante de se manifestar. Quando os Anjos disseram que Jesus retornaria da mesma forma que partiu, eles queriam dizer que o ambiente ao seu redor seria discretamente invisível para a maioria e reconhecível apenas para aqueles com profundo entendimento espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No sentido de que o seu regresso não foi físico, mas espiritual. pois somente quem tem compreensão espiritual pode perceber sua presença e reconhecer os sinais de seu governo como Rei do Reino de Deus. Portanto, devemos reconhecer a evidência da sua presença e explicá-la às pessoas para que elas também entendam que devem servir a Deus o mais rápido possível, porque o tempo está se esgotando.

Isto se refere ao fato de que, assim como sua partida não foi presenciada por todos, seu retorno seria reconhecido apenas por aqueles com compreensão espiritual. Em vez de regressar fisicamente com o mesmo corpo, o texto sugere que Cristo regressou espiritualmente, governando como Rei do Reino de Deus, e apenas aqueles com discernimento espiritual podem perceber a sua presença.

Note-se que os Anjos se referiam ao caminho de Jesus e não à forma, pois quando uma nuvem o alcançou, ele se tornou invisível ao olho humano. A este respeito, Actos 11 mostra que a sua Ascensão não foi um acontecimento ostensivo, acompanhado de grande rebuliço, mas foi vista apenas por um punhado de seguidores fiéis, os seus Apóstolos que apenas testemunharam o início. Desta forma, apenas observaram como ele ascendeu ao céu, o que lhes permitiria ser testemunhas desse facto, assim como foram testemunhas da sua ressurreição. O que os Anjos queriam dizer aos discípulos é que não havia razão para ficarem olhando para o céu esperando que Jesus aparecesse novamente à vista deles, pois a nuvem o havia levado e ele agora estava invisível. Voltaria da mesma forma, ou seja, de forma invisível, sem que os olhos físicos percebessem.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários