Estudo de A Sentinela, semana de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2023, Como Pedro, vamos seguir em frente, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 27 de novembro a 3 de dezembro de 2023, Como Pedro, vamos seguir em frente, respostas sublinhadas.



Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” (Lucas 5:8).

1. Como Pedro reagiu quando milagrosamente pegou muitos peixes?

PEDRO trabalhou a noite toda e não pegou nada. Para sua surpresa, Jesus lhe disse: “Reme para águas profundas e lance ali as redes para pescar” (Lucas 5:4). Embora Pedro duvidasse que conseguiria pegar alguma coisa, ele fez o que lhe foi pedido. Pegaram tantos peixes que as redes começaram a romper. Percebendo que se tratava de um milagre, Pedro e os que estavam com ele ficaram “muito maravilhados”. Pedro exclamou: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” (Lucas 5:6-9). Parece que ele não se sentia digno nem de estar diante de Jesus.

2. Como a análise do exemplo de Pedro nos ajuda?

2 Pedro estava certo: ele era “um homem pecador”. A Bíblia indica que às vezes ele dizia ou fazia coisas das quais mais tarde se arrependeu. Você se identifica com Pedro? Você tem lutado contra um defeito de personalidade ou uma tendência negativa há algum tempo? Nesse caso, não desanime. O exemplo de Pedro pode ajudá-lo. Pense no seguinte: Deus poderia ter ocultado as falhas desse apóstolo na Bíblia, mas ele queria que elas fossem registradas para nos ensinar lições valiosas. — 2 Tim. 3:16, 17. Quando olhamos para as histórias sobre Pedro, um homem que tinha fraquezas e sentimentos iguais aos nossos, vemos que Jeová não espera que sejamos perfeitos. O que ele quer é que perseveremos, que continuemos lutando apesar das nossas fraquezas.

3. Por que precisamos perseverar?

3 Por que é necessário perseverarmos? Porque, como diz o ditado, “a prática leva à perfeição”. Vejamos um exemplo. Um músico pode levar muitos anos para dominar um instrumento. Durante todo esse tempo você pode tocar milhares de notas erradas, mas com a prática você irá melhorar. Mesmo que você se torne um mestre, poderá cometer erros de vez em quando. Mas isso não significa que ele desiste. Continue praticando. A mesma coisa acontece no nosso caso. Mesmo quando pensamos que superamos uma fraqueza, podemos sofrer uma recaída. Mas continuamos lutando para melhorar. Todos dizemos ou fazemos coisas das quais nos arrependemos mais tarde. No entanto, se não desistirmos, Jeová nos ajudará a continuar a melhorar (1 Ped. 5:10). Vamos examinar o exemplo de perseverança de Pedro. A compaixão que Jesus demonstrou por ele, apesar dos seus erros, pode motivar-nos a continuar a servir a Jeová.

AS LUTAS E BÊNÇÃOS DE PEDRO

4. Como Pedro descreveu a si mesmo e como Jesus o tranquilizou? (Lucas 5:5-10).

4 As Escrituras não dizem por que Pedro se descreveu como “um homem pecador” ou em que pecados ele estava pensando (leia Lucas 5:5-10). Posso ter cometido alguns erros graves. Jesus notou que Pedro estava com medo, talvez porque lhe faltasse autoconfiança. Mas ele também sabia que Pedro poderia permanecer fiel. Então ele gentilmente lhe disse: “Não tenha mais medo”. Ver a confiança que Jesus depositava nele deixou uma marca profunda nele. Mais tarde, Pedro e seu irmão André deixaram a pesca para se dedicarem inteiramente ao seguimento do Messias. Graças a esta decisão, eles receberam bênçãos maravilhosas (Marcos 1:16-18).

ILUSTRAÇÃO

O apóstolo Pedro observa com medo e espanto seu barco começar a afundar devido ao peso de todos os peixes nas redes. Jesus ouve Pedro com atenção enquanto outro homem tenta segurar as redes. Como você reagiria se tivesse uma experiência semelhante à do Pedro? (Ver parágrafo 4).

5. Que bênçãos Pedro recebeu por vencer os seus medos e aceitar o convite de Jesus?

5 Como discípulo de Cristo, Pedro teve experiências magníficas. Ele viu Jesus curar os enfermos, expulsar demônios e até ressuscitar os mortos (Mateus 8:14-17; Marcos 5:37, 41, 42). Ele também testemunhou uma visão da glória que Jesus teria no Reino. Esse evento marcou sua vida (Marcos 9:1-8; 2 Pedro 1:16-18). Isso mesmo, Pedro viu coisas que nunca imaginaria. Quão feliz ele deve ter ficado por não ter cedido aos seus sentimentos negativos! Ele teria perdido todas essas bênçãos.

6. Pedro conseguiu superar imediatamente as suas fraquezas?

6 Apesar de tudo o que viu e ouviu, Pedro teve que continuar lutando com suas fraquezas . Vejamos alguns exemplos. Quando Jesus explicou que ele teria que sofrer e morrer para cumprir as profecias bíblicas, Pedro o repreendeu (Marcos 8:31-33). Mais de uma vez, ele e os outros apóstolos discutiram sobre quem era o maior (Marcos 9:33, 34). Na noite anterior à morte de Jesus, Pedro, num acesso de raiva, cortou a orelha de um homem (João 18:10). E naquela mesma noite ele se deixou levar pelo medo e por três vezes negou conhecer seu amigo Jesus (Marcos 14:66-72). Ele acabou chorando amargamente (Mateus 26:75).

7. Depois de ressuscitar, que oportunidade Jesus deu a Pedro?

7 Jesus não desistiu de Pedro, que estava tão desanimado. Após ressuscitar, ele deu ao apóstolo a oportunidade de confirmar seu amor por ele. Ele o convidou a pastorear humildemente suas ovelhas (João 21:15-17). E Pedro reagiu com entusiasmo. Foi por isso que ele esteve em Jerusalém no dia de Pentecostes e foi um dos primeiros a ser ungido com espírito santo.

8. Que erro grave cometeu Pedro em Antioquia?

8 Mesmo depois de ser ungido, Pedro continuou a lutar contra suas fraquezas. No ano 36, Pedro viu um gentio incircunciso chamado Cornélio receber o espírito santo. Esta foi uma prova clara de que “Deus não é parcial” e que pessoas de outras nações poderiam fazer parte da congregação cristã (Atos 10:34, 44, 45). Daquele momento em diante, Pedro não teve problemas em comer com os gentios, algo que nunca teria feito antes (Gl 2:12). Agora, alguns cristãos de origem judaica achavam que era errado gentios e judeus comerem juntos. Quando alguns que pensavam assim chegaram a Antioquia, Pedro parou de comer com seus irmãos gentios, provavelmente por medo de ofender os cristãos de origem judaica. Vendo esse comportamento hipócrita de Pedro, o apóstolo Paulo o repreendeu na frente de todos (Gl 2:13, 14). Apesar deste erro, Pedro não desistiu; foi em frente. O que ajudou você?

O QUE AJUDOU PEDRO A AVANÇAR?

9. De acordo com João 6:68, 69, como Pedro demonstrou a sua lealdade?

9 Pedro era leal. Ele não permitiu que nada o fizesse jogar a toalha definitivamente. Por exemplo, ele demonstrou sua lealdade quando Jesus disse algo que seus discípulos não entenderam (leia João 6:68, 69). Sem sequer fazer perguntas ou esperar que Jesus esclarecesse o assunto, muitos o abandonaram. Mas não Pedro. Ele disse na frente de todos que somente Jesus tinha “palavras de vida eterna”.

10. Como Jesus mostrou que confiava em Pedro? (Veja também a imagem).

10 Jesus nunca abandonou Pedro. Na última noite de sua vida na Terra, Jesus já sabia que Pedro e os demais apóstolos o abandonariam. Ainda assim, ele expressou confiança de que Pedro se recuperaria e permaneceria fiel (Lucas 22:31, 32). Jesus entendeu que “o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Marcos 14:38). Portanto, mesmo quando Pedro negou conhecê-lo, Jesus não desistiu do apóstolo. Depois de ressuscitar, ele apareceu a Pedro, aparentemente sozinho (Marcos 16:7; Lucas 24:34; 1 Coríntios 15:5). Certamente isso ajudou muito o apóstolo a vencer o desânimo.

ILUSTRAÇÃO

Depois de ressuscitar, Jesus conforta Pedro. Por que nos sentimos encorajados por Jesus confiar tanto em Pedro? (Ver parágrafo 10).

11. Como Jesus garantiu a Pedro que Jeová cuidaria dele?

 11 Jesus garantiu a Pedro que Jeová cuidaria dele. Já ressuscitado, Jesus fez com que Pedro e outros apóstolos se beneficiassem novamente de uma pesca milagrosa (João 21:4-6). Sem dúvida, este milagre confirmou a Pedro que Jeová poderia facilmente suprir todas as suas necessidades materiais. Nessa altura, o apóstolo talvez se tenha lembrado da promessa de Jesus de que Jeová cuidaria daqueles que “buscavam primeiro o Reino” (Mat. 6:33). Sabendo disso, Pedro priorizou seu ministério e não o negócio da pesca. Assim, no Pentecostes do ano 33 ele deu um testemunho muito corajoso que ajudou milhares de pessoas a aceitarem as boas novas (Atos 2:14, 37-41). E mais tarde ele ajudou muitos samaritanos e gentios a se tornarem discípulos de Cristo (Atos 8:14-17; 10:44-48). É evidente que Pedro foi um instrumento poderoso nas mãos de Jeová para trazer todos os tipos de pessoas para a congregação.

LIÇÕES PARA NÓS

12. Como o exemplo de Pedro nos ajuda se já há algum tempo lutamos contra a mesma fraqueza?

12 Jeová também pode ajudar-nos a não desistir. Às vezes isso pode ser muito difícil, especialmente se estivermos lutando contra a mesma fraqueza há muito tempo. E talvez as nossas fraquezas nos pareçam piores do que as de Pedro. Mas Jeová pode nos dar forças para continuar (Sal. 94:17-19). Tomemos como exemplo o caso de um irmão que, antes de aprender a verdade, levou uma vida homossexual durante muitos anos. Embora tenha abandonado completamente seu comportamento imoral, às vezes ele tinha desejos ruins. O que te ajudou a não desistir da luta? “Jeová nos fortalece”, explica ele. E acrescenta: “Com a ajuda do espírito de Jeová […], aprendi que é possível continuar […] no caminho da verdade.” E finalmente diz: “Jeová permitiu-me servi-lo […], e apesar das minhas imperfeições ele continua a fortalecer-me”.

13. Como podemos imitar o exemplo de Pedro? (Atos 4:13, 29, 31; veja também a imagem).

13 Como vimos, Pedro cedeu mais de uma vez ao medo do homem. Mas ele pediu ajuda a Jeová e conseguiu agir com coragem   (leia Atos 4:13, 29, 31). Nós também podemos superar nossos medos. Vejamos o que aconteceu com Horst, um jovem Testemunha de Jeová que vivia na Alemanha nazista. Em diversas ocasiões, ele cedeu à pressão na escola e fez a saudação de Heil Hitler. Em vez de repreendê-lo, seus pais oraram com ele e pediram que Jeová lhe desse coragem. Com a ajuda dos pais e sua confiança em Jeová, Horst por fim teve forças para permanecer firme. E mais tarde ele reconheceu: “Jeová nunca me abandonou.” 

14. Como podem os pastores encorajar amorosamente os que estão desanimados?

14 Jeová e Jesus nunca nos darão por perdidos. Quando Pedro negou conhecer a Cristo, ele se viu diante de uma decisão crucial em sua vida. Você desistiria? Ou continuaria sendo um discípulo de Cristo? Jesus orou a Jeová por Pedro, para que sua fé não falhasse. Ele então disse a Pedro que havia orado por ele e que tinha certeza de que mais tarde seria capaz de fortalecer seus irmãos (Lucas 22:31, 32). Como deve ter encorajado Pedro a lembrar-se destas palavras de Jesus! Também teremos que tomar decisões cruciais em nossas vidas. Nessas ocasiões, Jeová pode usar pastores amorosos para nos dar o incentivo de que precisamos para permanecer fiéis. — Efé. 4:8, 11. Paulo, que serviu como ancião por muitos anos, esforça-se para consolar outras pessoas. Quando ele vê que um irmão está prestes a desistir, ele o incentiva a se lembrar de como Jeová o conduziu à verdade. Ele também lhe garantiu que Jeová nunca desistirá dele porque o ama e é leal. Este idoso viu quantos irmãos desanimados avançaram com a ajuda de Jeová.

15. Como mostram as experiências de Peter e Horst que Mateus 6:33 sempre se cumpre?

15 Vimos que Jeová supriu as necessidades materiais de Pedro e dos outros apóstolos. O mesmo acontecerá conosco se colocarmos o ministério em primeiro lugar na vida (Mateus 6:33). Depois da Segunda Guerra Mundial, Horst, de quem já falamos, considerou-se um pioneiro. Mas ele era muito pobre e não tinha certeza se conseguiria sustentar-se financeiramente servindo a Jeová por tempo integral. O que você decidiu fazer? Ele colocou Jeová à prova e dedicou toda a semana da visita do superintendente de circuito à pregação. No final da semana, seu queixo caiu quando o superintendente lhe entregou um envelope com uma doação que alguém havia feito anonimamente. Com esse dinheiro eu poderia ser pioneiro por vários meses. Horst viu esse presente como uma confirmação de que Jeová cuidaria dele. E a partir daí ele colocou a obra do Reino em primeiro lugar (Mal. 3:10).

ILUSTRAÇÃO

Imagens em que Horst Henschel quando criança e seus pais são recriados. 1. Horst timidamente levanta o braço direito enquanto outras crianças levantam o braço direito e fazem a saudação “Heil Hitler”. 2. Seus pais oram com ele. 3. Uma foto recente de Horst Henschel. Horst Henschel começou a servir por tempo integral em 1.º de janeiro de 1950. Você acha que ele se arrependeu de ter dedicado toda a sua vida a servir a Jeová? (Ver parágrafos 13 e 15). 

16. Por que vale a pena examinar o exemplo e as cartas de Pedro?

16 Quão feliz Pedro deve ter ficado por Jesus não atender ao seu pedido: “Afasta-te de mim, Senhor”! Cristo continuou a preparar Pedro para ser um apóstolo fiel e um magnífico exemplo para os cristãos. A preparação que você recebeu contém muitas lições valiosas para todos nós. Pedro mencionou algumas dessas lições e outros assuntos nas duas cartas inspiradas que enviou às congregações do primeiro século. No artigo a seguir analisaremos alguns dos pontos mais importantes dessas cartas e como podemos aplicá-las hoje.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que fraquezas Pedro teve que superar?

Ele conhecia seu passado, seus erros ou pecados que havia cometido, isso o fazia se sentir indigno.

Talvez ele tivesse baixa autoestima e falta de autoconfiança. 

Medo do homem e pressão dos outros, até mesmo mantendo as aparências.

O que ajudou Pedro a não desistir e seguir em frente?

Palavras salutares de encorajamento e encorajamento de Jesus. Jesus não fez isso como um pedido, Jesus o motivou dizendo-lhe que tinha expectativas depositadas nele e Pedro o ouviu.

As expectativas que viveu com Cristo e tudo o que o ouviu dizer convenceram-no de que estava no caminho certo, de que tinha encontrado a verdade.

Ele entendeu que era imperfeito e seguiu em frente apesar de sua imperfeição.

Que lições aprendemos do exemplo de Pedro?

Aprendemos a não exigir de nós mesmos a perfeição, mas também não caímos no desleixo.

Também não esperar perfeição dos outros, e estar dispostos a ser pacientes conosco mesmos e não desistir.

E quando passamos por momentos cruciais, de dúvidas, de medos, devemos lembrar que para quem iremos, somente Jeová e seu filho têm palavras de vida eterna.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários