Estudo de A Sentinela, Semana de 20 a 26 de novembro de 2023, Se formos gentis, somos fortes, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 20 a 26 de novembro de 2023, Se formos gentis, seremos fortes, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
“O escravo do Senhor não precisa lutar, mas deve ser gentil com todos” (2 Tm 2:24).
1. Que tipos de perguntas nossos colegas de trabalho ou de classe podem nos fazer?
COMO você se sente quando um colega de trabalho ou de classe lhe pergunta sobre suas crenças ? Você fica um pouco nervoso? Muitos de nós nos sentimos assim. Mas esses tipos de perguntas podem nos dizer muito sobre o que a outra pessoa pensa ou sente, e também nos dá a oportunidade de pregar. No entanto, às vezes alguém pode fazer uma pergunta em tom desafiador, e isso não deveria nos surpreender. Talvez você tenha se deixado levar pelo que outras pessoas disseram sobre nós (Atos 28:22). Além disso, vivemos nos “últimos dias”, um período em que muitos estão “relutantes em chegar a um acordo” e “ferozes” (2 Timóteo 3:1, 3).
ESCREVA SUA RESPOSTA
2. Por que é bom ser gentil?
2 Você pode se perguntar como pode ser gentil e manter a calma quando alguém questiona duramente suas crenças. Há uma qualidade que irá ajudá-lo: suavidade. A pessoa gentil não se irrita facilmente e é capaz de controlar os nervos quando provocada ou não sabe como responder (Pv 16:32). Talvez você pense que se comportar assim é muito difícil. Mas
ESCREVA SUA RESPOSTA
3. Por que dizemos que as pessoas gentis são, na verdade, fortes? (2 Timóteo 2:24, 25).
3 A pessoa gentil não é fraca, mas forte. Manter a calma em situações difíceis requer muita força interior. A brandura é um aspecto do “fruto do espírito” (Gálatas 5:22, 23). A palavra grega traduzida “brandura” às vezes era usada para descrever um cavalo selvagem que havia sido domesticado. Você pode imaginar a mudança? De cavalo selvagem a cavalo manso…, manso mas forte. E nós? Como podemos ser gentis e fortes ao mesmo tempo? Não podemos alcançá-lo sozinhos; precisamos pedir a Deus o seu espírito. Está provado que a gentileza não é inatingível. Por exemplo, muitas Testemunhas de Jeová demonstraram esta bela qualidade quando outras pessoas discutiram com elas, e isso ajudou outros a formar uma boa impressão das Testemunhas de Jeová (Leia 2 Timóteo 2:24, 25). O que você pode fazer para tornar a brandura uma de suas virtudes?
ESCREVA SUA RESPOSTA
4. O que aprendemos do exemplo de Isaque?
4 Em muitas histórias da Bíblia o valor da mansidão é destacado . Por exemplo, quando Isaque morava em Gerar, os filisteus, que eram os habitantes do lugar, começaram a invejá-lo e cobriram de terra os poços que os servos de seu pai haviam cavado. Em vez de lutar para manter seus poços, Isaque mudou-se e cavou outros (Gn 26:12-18). Mas os filisteus começaram a dizer que a água daquele lugar também era deles. Apesar de tudo, Isaque permaneceu calmo (Gn 26:19-25). O que o ajudou a ser gentil mesmo quando era provocado com tanta persistência? Ele certamente aprendeu muito com o exemplo de seus pais. Abraão estava em paz e Sara estava “tranquila e pacífica” (1 Pedro 3:4-6; Gênesis 21:22-34).
ESCREVA SUA RESPOSTA
5. Que exemplo mostra que os pais podem ensinar os filhos a valorizar a gentileza?
5 Os pais cristãos também podem ensinar os filhos a valorizar a brandura. Vamos ver o que aconteceu com Maxence, que tem 17 anos. Ele teve que lidar com pessoas rudes na escola e na pregação. Com paciência, seus pais o ajudaram a ser gentil. Eles dizem: “Nosso filho passou a entender que é preciso mais força interior para se controlar do que para ficar com raiva ou pagar na mesma moeda.” Ainda bem que a mansidão agora é uma das virtudes de Maxence!
ESCREVA SUA RESPOSTA
6. Como a oração nos ajuda a ter mais paz?
6 Imagine-se numa situação muito tensa. Por exemplo, alguém diz coisas desagradáveis sobre Jeová ou zomba do que a Bíblia ensina. O que pode nos ajudar? Peça a Jeová que nos dê seu espírito e sabedoria para reagirmos de maneira pacífica. E o que podemos fazer se percebermos que deveríamos ter respondido melhor? Fale novamente com Jeová e pense em como poderíamos lidar com a situação na próxima vez. Se fizermos isso, ele nos dará seu espírito santo para que possamos nos controlar e mostrar brandura.
ESCREVA SUA RESPOSTA
7. Quando surgem situações tensas, como saber de cor alguns textos bíblicos pode nos ajudar? (Provérbios 15:1, 18).
7 Alguns textos bíblicos podem ajudar-nos a falar com moderação quando surgem situações tensas ou difíceis. O espírito santo pode fazer com que nos lembremos desses versículos (João 14:26). Por exemplo, o livro de Provérbios contém princípios que nos ajudam a ser gentis (leia Provérbios 15:1, 18). Também nos mostra as vantagens de nos controlarmos em circunstâncias estressantes (Pv 10:19; 17:27; 21:23; 25:15).
ESCREVA SUA RESPOSTA
INSIGHT NOS AJUDA A SER GENTIL
8. O que é bom ter em mente quando alguém questiona nossas crenças?
8 A perspicácia também pode nos ajudar (Provérbios 19:11). A pessoa perspicaz sabe se controlar quando alguém questiona suas crenças. Vejamos um exemplo. Quando vemos um iceberg, vemos apenas a ponta; a maior parte está escondida debaixo d'água. A mesma coisa pode acontecer quando alguém nos faz uma pergunta; Muitas vezes não sabemos o verdadeiro motivo pelo qual ele fez isso conosco. Portanto, antes de responder, é bom lembrar que podemos não saber por que a pessoa tocou no assunto (Pv 16:23).
ESCREVA SUA RESPOSTA
9. Como Gideão demonstrou que era perspicaz e gentil?
9 Vamos pensar em Gideão. Certa ocasião, os homens de Efraim o repreenderam furiosamente por não tê-los convidado para acompanhá-lo na luta contra os inimigos de Israel. O que estava escondido por trás dessas censuras? Será que o orgulho deles foi ferido? De qualquer forma, Gideão foi perspicaz, respeitou os sentimentos deles e respondeu-lhes com brandura. Qual foi o resultado? “Quando ele lhes falou assim, eles se acalmaram” (Juízes 8:1-3).
ESCREVA SUA RESPOSTA
10. O que pode nos ajudar a reagir bem quando somos questionados sobre as nossas crenças? (1 Pedro 3:15).
10 Talvez um colega de trabalho ou de classe nos pergunte qual é a nossa posição sobre alguma questão moral. Claro, queremos defender as nossas crenças, mas devemos fazê-lo respeitando o ponto de vista da outra pessoa (leia 1 Pedro 3:15). Algo que pode nos ajudar é ver a pergunta como uma oportunidade para descobrir o que preocupa a pessoa, e não como um ataque ou crítica. Independentemente do motivo pelo qual a pessoa tocou no assunto, é bom que respondamos de forma gentil e tranquila. Isso pode levá-la a questionar sua própria opinião. Nosso objetivo deve ser sempre tratar as pessoas com bondade, mesmo que elas falem conosco de forma dura ou sarcástica (Romanos 12:17).
ESCREVA SUA RESPOSTA
11 Imaginemos que um colega de trabalho nos pergunta por que não comemoramos aniversários. O que poderíamos pensar antes de responder? Será que você acha que eles não estão nos deixando nos divertir? Ou você está preocupado com a possibilidade de arruinarmos o bom ambiente de trabalho? Poderíamos começar por dizer-lhe que apreciamos muito que ele se interesse pelos seus colegas e depois assegurar-lhe que também gostamos de ter um bom ambiente de trabalho. Talvez isso acalme sua mente e abra a porta para uma boa conversa sobre o que a Bíblia diz sobre aniversários.
12 Poderíamos fazer algo semelhante quando surgirem outras questões controversas. Por exemplo, um colega de classe pode dizer que as Testemunhas de Jeová deveriam mudar de opinião sobre a homossexualidade. Será que ele está dizendo isso porque tem uma ideia errada sobre o que as Testemunhas acreditam? Você terá um amigo ou familiar gay? Ele acha que odiamos homossexuais? Talvez precisemos assegurar-lhe que nos preocupamos com todas as pessoas e respeitamos o seu direito de tomar as suas próprias decisões (1 Pedro 2:17). Talvez isto nos dê a oportunidade de explicar por que é bom seguir as regras da Bíblia.
ESCREVA SUA RESPOSTA
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã está trabalhando em seu escritório e um colega lhe oferece um pedaço de bolo de aniversário. No escritório ao lado tem mais gente comendo, bebendo e se divertindo. Se alguém te convidar para um aniversário, pense primeiro nos possíveis motivos. Isso o ajudará a responder melhor. (Ver parágrafos 11 e 12).
13. Como você pode ajudar alguém que diz que acreditar em Deus é ridículo?
13 Se alguém que discorda das nossas crenças expressa fortemente a sua opinião, não nos precipitemos e presumamos que sabemos no que ele acredita (Tito 3:2). Digamos que um colega lhe diga que é ridículo acreditar em Deus. Você presumiria que ele acredita na evolução e sabe muito sobre o assunto? Na verdade, ele pode nunca ter pensado muito no assunto. Portanto, em vez de começar a debater sobre evolução, o melhor é dizer algo que o faça pensar. Talvez você possa enviar a ele um link para um artigo ou vídeo do jw.org sobre a criação. Ele pode estar disposto a assistir mais um pouco com você mais tarde. Falar com ele de maneira respeitosa pode incentivá-lo a reconsiderar sua opinião.
ESCREVA SUA RESPOSTA
14. Como Niall usou o jw.org para ajudar um colega que tinha uma ideia errada sobre as Testemunhas de Jeová?
14 Um adolescente chamado Niall usou o jw.org para ajudar alguém que tinha ideias erradas sobre nós. Niall disse: “Tive um colega de classe que sempre me dizia que eu não acreditava em ciência e que confiava mais em livros de histórias do que em testes”. Como seu parceiro não o deixou explicar suas crenças, Niall disse-lhe para dar uma olhada na seção “Bíblia e Ciência” no jw.org. Mais tarde, Niall teve a impressão de que seu companheiro havia lido as informações e foi mais fácil para ele conversar com ele sobre a origem da vida. Pode ser tão bom para nós também.
ESCREVA SUA RESPOSTA
PRATIQUE EM FAMÍLIA
15. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a reagir com moderação?
15 Os pais podem ensinar os seus filhos a reagir com brandura quando alguém questiona as suas crenças (Tiago 3:13). O que alguns pais fazem é praticar sessões durante o culto familiar. Eles analisam tópicos que podem surgir na escola e encenam como responder. Além disso, ensinam os filhos a falar de forma calma e interessante. (Veja a barra lateral “Sessões práticas podem ajudar sua família”.)
ESCREVA SUA RESPOSTA
ILUSTRAÇÃO
No culto familiar, uma criança dá uma resposta ao pai durante uma sessão prática.
Sessões práticas podem ajudar sua família
Muitos acham útil discutir assuntos controversos que possam surgir na escola ou no trabalho durante o culto familiar (Pro. 9:9). Pense em como você responderia se alguém lhe dissesse algo assim:
“Somente pessoas ignorantes acreditam em Deus.”
“A evolução é um fato mais que comprovado.”
“Se é verdade que existe um Criador, quem o criou?”
“As Testemunhas de Jeová odeiam os homossexuais.”
“Por que as Testemunhas de Jeová pressionam as pessoas a mudarem de religião?”
“Você mudou a Bíblia para se adequar às suas crenças.”
16, 17. Como as sessões práticas podem ajudar os jovens?
16 Praticar em família não só ajuda os jovens a apresentar argumentos convincentes, mas também os convence de que as suas crenças são fundamentadas. As seções “Os Jovens Perguntam” e “Deixe isso de lado” do jw.org foram elaboradas para fortalecer a fé dos jovens e ajudá-los a explicar suas crenças com suas próprias palavras. Se discutirmos esta informação em família, todos aprenderemos a defender a nossa fé de uma forma pacífica e interessante.
17 Um jovem chamado Matthew diz que as sessões práticas o ajudaram muito. No culto familiar, você costuma pesquisar com seus pais assuntos que possam surgir na aula. Ele explica: “Imaginamos possíveis situações que possam surgir e praticamos como lidar com elas levando em consideração o que estudamos. Quando tenho clareza sobre por que acredito no que acredito, sinto-me seguro e fica mais fácil ser gentil com os outros.”
ESCREVA SUA RESPOSTA
18. De acordo com Colossenses 4:6, a que devemos dar importância?
18 Às vezes, ter argumentos lógicos não é suficiente para convencer os outros. Mas expressar-nos com tato e suavidade pode ajudar (leia Colossenses 4:6). Falar com alguém sobre nossas crenças é como jogar uma bola nele. Podemos jogá-lo suavemente ou com força. Quando passamos com cuidado, é mais fácil para a outra pessoa pegá-lo e continuar jogando. Da mesma forma, se nos expressarmos com tato e gentileza, é mais provável que a pessoa queira continuar ouvindo e não interromper a conversa. É claro que se alguém quiser discutir ou zombar de nós, não somos obrigados a continuar a conversa (Pv 26:4). Mas a maioria das pessoas não é assim; muitos podem nos ouvir.
ESCREVA SUA RESPOSTA
19. O que pode nos motivar a ser gentis ao defendermos nossas crenças?
19 Como vimos, estabelecer o objectivo de ser pacífico tem muitas vantagens. Peça a Jeová que lhe dê forças para ser gentil quando outros levantarem assuntos controversos ou criticarem você injustamente. Não se esqueça de que a brandura impedirá que uma diferença de opinião se transforme em um debate acalorado. E uma resposta respeitosa e gentil pode fazer com que alguns reconsiderem a opinião que têm sobre nós e os ensinamentos da Bíblia. Portanto, esteja sempre pronto “para apresentar uma defesa…com mansidão e profundo respeito” (1 Pedro 3:15). Seja gentil, mas forte!
ESCREVA SUA RESPOSTA
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como podemos desenvolver brandura?
Podemos desenvolver passividade pedindo isso a Jeová, pois faz parte das qualidades do fruto do Espírito Santo, fazendo a nossa parte, reconhecendo os benefícios de ser gentil e aprendendo com os outros dando respostas.
ESCREVA SUA RESPOSTA
Como o insight nos ajuda a responder com gentileza?
A pessoa perspicaz sabe se controlar quando alguém questiona suas crenças. O Insight nos permite ver os motivos pelos quais a pessoa faz determinada pergunta ou comentário e ver se é apropriado continuar ou não o jogo. Claro, queremos, mas devemos fazê-lo respeitando o ponto de vista da outra pessoa.
ESCREVA SUA RESPOSTA
O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a defender a fé com gentileza?
Eles podem fazer sessões práticas com seus filhos, analisar tópicos que possam surgir na escola e encenar como responder a essas perguntas. Além disso, você pode ensinar seus filhos a falar de uma forma calma e interessante.
ESCREVA SUA RESPOSTA
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário