Estudo de A Sentinela, Se formos gentis, seremos fortes, Semana de 20 a 26 de novembro de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo de A Sentinela, Se formos gentis, seremos fortes, 20 a 26 de novembro de 2023, Comentários e Respostas.

“O escravo do Senhor não precisa lutar, mas deve ser gentil com todos” (2 Tm 2:24).

1. Que tipos de perguntas nossos colegas de trabalho ou de classe podem nos fazer?

É provável que nos façam perguntas sobre as nossas crenças, o que pode deixar-nos nervosos, especialmente se forem feitas num tom desafiador. Mas este tipo de perguntas pode nos dizer muito sobre o que a pessoa pensa ou sente, e também nos dá a oportunidade de pregar. 

Estas questões podem surgir devido a influências ou preconceitos em relação às nossas crenças, conforme mencionado em Atos 28:22 e 2 Timóteo 3:1,3.

Por outro lado, quando alguém nos faz uma pergunta com tom desafiador, não devemos nos surpreender, porque talvez eles tenham se deixado levar pelo que outras pessoas disseram sobre nós, como aconteceu na história de Atos 28. Daí a importância de Seja perspicaz e pense no real motivo pelo qual você está nos fazendo essa pergunta.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

2. Por que é bom ser gentil?

A brandura é benéfica porque nos ajuda a manter a calma e a controlar nossas emoções quando nossas crenças são questionadas. Ser gentil significa não se deixar levar por provocações e é uma qualidade que pode ser desenvolvida, conforme mencionado em Provérbios 16:32. E podemos cultivar esta virtude através de sugestões práticas e também ensinando nossos filhos a defenderem suas crenças com gentileza.

A pessoa gentil é capaz de manter a calma em situações difíceis e pode responder de maneira respeitosa e gentil, o que pode fazer com que os outros repensem sua opinião sobre nós e nossas crenças. Daí a importância de nos esforçarmos para sermos pacíficos, pois se o fizermos sempre agiremos de maneira digna e respeitosa para com os outros e daremos às pessoas um bom testemunho de Jeová e das nossas crenças.

Provérbios 16:32 diz: “O homem paciente é melhor do que o homem poderoso, e aquele que controla o seu temperamento é melhor do que aquele que conquista uma cidade”. Estar em paz permite-nos manter a calma e, com isso, poderemos controlar os nossos nervos e, assim, expressar-nos com maior clareza e coerência. Como já mencionado, a mansidão implica ter controle sobre nossas emoções, o que nos permite lidar com situações estressantes ou desafiadoras sem perder a calma.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

3. Por que dizemos que as pessoas gentis são, na verdade, fortes? (2 Timóteo 2:24, 25).

A mansidão não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário, é sinal de força interior, dizemos isso porque manter a calma em situações difíceis exige uma grande força interior. Contudo, podemos alcançá-lo buscando a ajuda de Deus, cultivando esta bela qualidade que faz parte do fruto do espírito. Muitas testemunhas demonstraram essa possibilidade em situações desafiadoras, conforme destacado em 2 Timóteo 2:24,25.

Pessoas brandas, como já mencionado, são “fortes”, e a razão é porque, como diz 2 Timóteo 2:24 25, elas são capazes de ensinar aqueles que discordam com a mansidão. Isto requer grande força emocional e espiritual para permanecer calmo e sereno, mesmo em situações desafiadoras ou conflitantes.

Além disso, nos tempos antigos, a gentileza estava associada à ideia de domesticar um cavalo selvagem. Isso indica que um animal foi transformado de selvagem e indomável em um domesticado, mas ainda muito poderoso. 

Em Gálatas 5:22,23 é explicado que a mansidão é um aspecto do fruto do espírito. Por isso, para sermos gentis e fortes ao mesmo tempo, não podemos conseguir isso sozinhos, precisamos pedir a Deus o seu espírito.

Em 2 Timóteo 2:24,25 Paulo diz que os servos de Deus devem ser gentis e ensinar com mansidão aqueles que não têm uma boa atitude. Isto foi visto em primeira mão quando muitas testemunhas mostraram essa bela qualidade quando outras pessoas quiseram discutir com elas, e isto ajudou outros a ter uma boa impressão das Testemunhas. Portanto, é bom que continuemos a desenvolver esta qualidade.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

4. O que aprendemos do exemplo de Isaque?

O exemplo de Isaac destaca a gentileza em meio à adversidade, pois em vez de lutar pelos Poços, Isaac optou por se mudar e cavar novos. Sua atitude calma, mesmo diante das provocações persistentes dos filisteus, poderia ter sido baseada no exemplo de seus pais, Abraão e Sara.

Com o exemplo de Isaque aprendemos a importância de permanecer calmo e brando mesmo quando provocado. Embora os filisteus invejassem seus poços e tentassem causar-lhe problemas, Isaque permaneceu calmo e afastou-se para evitar conflitos. Este exemplo nos ensina a força necessária para ser gentil em situações desafiadoras.

A sua atitude pacífica em meio às provocações nos ensina a importância de manter a calma e buscar soluções pacíficas em vez de cair em conflitos desnecessários. Embora os filisteus continuassem a discutir, Isaque não respondeu com agressão ou violência, mas persistiu em manter a compostura.

O exemplo de Isaac nos ensina que a mansidão e a prudência são ferramentas poderosas para resolver disputas e conflitos, mostrando que nem sempre é necessário enfrentar diretamente as provocações, mas sim buscar soluções pacíficas e manter a compostura em meio às adversidades.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

5. Que exemplo mostra que os pais podem ensinar os filhos a valorizar a gentileza?

Maxence, un joven de 17 años es un ejemplo, de cómo los Padres pueden ayudar a sus hijos a desarrollar apacibilidad, ya que como menciona el párrafo, con paciencia sus padres lo guiaron para que comprendiera que controlarse exige más fuerza interior que dejarse llevar por raiva. Esta abordagem fez da gentileza uma virtude para a Maxense.

Os pais da Maxense são um exemplo de como a parentalidade e a orientação parental podem moldar as atitudes e valores das crianças. Ao ensinar e modelar a gentileza, os Pais podem influenciar positivamente o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais de seus filhos, capacitando-os para enfrentar situações desafiadoras com calma e controle emocional.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

6. Como a oração nos ajuda a ter mais paz?

A oração é crucial em situações tensas. Pedir a Jeová o seu espírito e sabedoria permite-nos reagir com brandura. Também podemos refletir e orar após situações desafiadoras para melhorar nossas respostas no futuro.

Numa situação tensa, como quando alguém diz coisas desagradáveis ​​sobre Jeová ou zomba do que a Bíblia ensina, a oração pode ajudar-nos a ficar mais pacíficos. Por pedirmos a Jeová que nos dê o seu espírito e sabedoria para respondermos de maneira gentil, podemos encontrar a força interior para controlar os nossos nervos e responder com respeito.

Em tempos de estresse, a oração nos conecta a uma fonte de poder e sabedoria superiores. Podemos pedir a Jeová que responda de maneira gentil e compreensiva, em vez de reagir impulsivamente às provocações.

Além disso, quando percebemos que deveríamos ter reagido melhor, a oração nos ajuda a falar com Jeová novamente e a pensar em como poderíamos lidar com a situação na próxima vez.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

7. Quando surgem situações tensas, como saber de cor alguns textos bíblicos pode nos ajudar? (Provérbios 15:1, 18).

Memorizar textos bíblicos, como Provérbios 15:1 e 18, pode ajudar-nos a falar com moderação em situações difíceis. O espírito santo pode nos lembrar desses versículos em momentos críticos, oferecendo princípios que incentivam a brandura.

Saber de cor alguns textos bíblicos pode nos ajudar a ter mais paz, lembrando-nos dos princípios importantes que nos ajudam a manter a calma e a responder respeitosamente em situações tensas.

Por exemplo, Provérbios 15:18 lembra-nos da importância de manter a calma e responder respeitosamente em situações tensas, o que pode ajudar a evitar conflitos e melhorar as nossas relações interpessoais.

Saber de cor alguns textos bíblicos pode ser de grande ajuda em situações tensas ou difíceis, pois esses versículos podem nos orientar e nos lembrar de princípios importantes para permanecermos calmos e brandos. Por exemplo, o texto de Provérbios 15:1 lembra-nos da importância de responder com bondade e calma, o que pode ajudar a reduzir a raiva e o confronto numa situação tensa.

Provérbios 15:1,18 nos ensina que o melhor quando surgem discussões é responder com gentileza e ser paciente, pois assim acalmaremos a situação.

Tendo em mente textos como Provérbios 15:8, onde nos mostra os resultados de como a paciência e a calma podem ser eficazes para acalmar discussões ou conflitos, você se depara com uma raiva que tende a gerar mais confrontos.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

INSIGHT NOS AJUDA A SER GENTIL

8. O que é bom ter em mente quando alguém questiona nossas crenças?

O insight é fundamental ao enfrentar questões. Lembrar que a pergunta pode ter vários motivos nos ajuda a responder com a possibilidade, como ilustrado com um iceberg, onde vemos apenas a ponta, mas a maior parte está escondida.

Quando alguém questiona nossas crenças, é bom ter em mente que o insight pode nos ajudar, pois a pessoa vertical sabe se controlar quando alguém questiona suas crenças, por isso antes de responder é bom lembrar que podemos não saber por que a pessoa tocou no assunto. Ou seja, é importante não presumir que conhecemos as intenções da outra pessoa e tentar entender por que ela está fazendo a pergunta.

Devemos também ter em mente que questões superficiais muitas vezes podem esconder motivos mais profundos ou desconhecidos. É útil lembrar que as razões por trás da pergunta podem ser mais complexas do que parecem.

Antes de reagir, é aconselhável refletir sobre a possível intenção por trás da pergunta. Considerando que podemos não saber completamente por que a pessoa está levantando esta questão pode nos ajudar a responder de uma forma mais compreensiva e perspicaz. 

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

9. Como Gideão demonstrou que era perspicaz e gentil?

Gideão demonstrou perspicácia ao enfrentar a ira dos homens de Efraim com brandura. Respeitando seus sentimentos e respondendo com calma, ele conseguiu acalmar a situação, conforme relatado em Juízes 8:1-3.

Os homens de Efraim repreenderam Gideão com raiva por não tê-lo convidado para lutar contra os inimigos de Israel. Em vez de responder com raiva, Gideão respeitou os sentimentos deles e respondeu com brandura, o que resultou numa resolução pacífica do conflito. 

Gideão, compreendendo as possíveis feridas de orgulho por trás das repreensões dos homens de Efraim, respondeu com brandura, respeitando os sentimentos deles, o que resultou na sua calma.

10. O que pode nos ajudar a reagir bem quando somos questionados sobre as nossas crenças? (1 Pedro 3:15).

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS
uando alguém nos pergunta sobre nossas crenças, 1 Pedro 3:15 pode nos ajudar a reagir bem. Lembre-se de que é importante estar preparado para responder às perguntas feitas sobre nossas crenças, mas devemos fazê-lo com facilidade e respeito. Isto envolve controlar nossas emoções e responder com calma e respeito, mesmo que a outra pessoa discorde de nós. 

A chave é ver estas questões como oportunidades para compreender melhor a outra pessoa e não como ataques. Se formos gentis e calmos podemos influenciar positivamente a maneira como a outra pessoa percebe nossas crenças.

Em 1 Pedro 3:15 somos exortados a estar sempre prontos para responder quando questionados sobre nossas crenças, com gentileza e profundo respeito. É bom fazer assim porque pode levá-la a questionar sua própria opinião. Além disso, nosso objetivo deve ser sempre tratar as pessoas com gentileza, mesmo que elas falem conosco de maneira dura ou sarcástica.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

11, 12. Qual é a primeira coisa que devemos fazer antes de responder? Dê um exemplo de como isso pode levar a uma conversa agradável. (Veja também a imagem).

A primeira coisa que devemos fazer antes de responder é tentar compreender as intenções da outra pessoa e ver a pergunta como uma oportunidade para descobrir o que a preocupa. Isso pode levar a uma conversa agradável e construtiva.

Antes de responder, é fundamental refletir sobre as possíveis motivações por trás da pergunta. Por exemplo, se nos perguntarem por que não celebramos aniversários, poderemos considerar se a pessoa pensa que não gostamos ou se está preocupada com o facto de estarmos a afectar o ambiente de trabalho. Poderíamos começar a resposta expressando gratidão pelo seu interesse e assegurando-lhes que também valorizamos um bom ambiente de trabalho, o que pode abrir a porta para uma conversa agradável sobre o que a Bíblia diz sobre aniversários.

Outro caso que pode surgir é quando um colega de classe talvez diga que as Testemunhas de Jeová deveriam mudar sua visão sobre a homossexualidade, podemos nos perguntar se ele está dizendo isso porque tem uma ideia errada do que as Testemunhas de Jeová acreditam, porque ele terá um amigo que é um membro da família homossexual ou por que ele acha que odiamos os homossexuais. Nesse caso, talvez seja necessário assegurar-lhe que nos preocupamos com todos e respeitamos o seu direito de tomar as suas próprias decisões. Talvez isto nos dê a oportunidade de explicar por que é bom seguir as regras da Bíblia.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

ILUSTRAÇÃO

Vemos uma irmã que está sendo convidada para o aniversário de uma colega de trabalho e pensando nos possíveis motivos pelos quais seu colega a está convidando. Isso é algo que devemos fazer antes de responder, para que assim possamos defender da melhor forma as nossas crenças. 

Uma irmã está trabalhando em seu escritório e um colega lhe oferece um pedaço de bolo de aniversário. No escritório ao lado tem mais gente comendo, bebendo e se divertindo. Se alguém te convidar para um aniversário, pense primeiro nos possíveis motivos. Isso o ajudará a responder melhor. (Ver parágrafos 11 e 12).

13. Como você pode ajudar alguém que diz que acreditar em Deus é ridículo?

Quando alguém expressa com firmeza que acreditar em Deus é ridículo, em vez de assumir o que pensa, é aconselhável evitar um debate direto e deixá-lo pensando. Por exemplo, poderíamos enviar-lhe um link para um artigo em vídeo do jw.org sobre a criação, convidando-o a considerar diferentes perspectivas, e algo interessante a ter em mente é que devemos falar com ele respeitosamente, pois isso pode incentivá-lo a reconsiderar seu opinião. .

É importante lembrar que não podemos forçar ninguém a acreditar naquilo que acreditamos, mas podemos partilhar as nossas crenças de uma forma respeitosa e gentil.

Também é importante não presumir que já sabemos o que essa pessoa sabe ou acredita. E em vez de debater, poderíamos oferecer informações práticas relacionadas a esse tema, que convidem a refletir. Isso pode abrir a porta para uma conversa mais profunda e permitir que você reconsidere seu ponto de vista.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

14. Como Niall usou o jw.org para ajudar um colega que tinha uma ideia errada sobre as Testemunhas de Jeová?

Niall usou o jw.org para corrigir os equívocos de um colega de que as Testemunhas de Jeová não acreditavam na ciência. Ao direcionar seu companheiro para a seção “Bíblia e Ciência” no jw.org, Niall forneceu-lhe informações que lhe permitiram compreender melhor as crenças das Testemunhas de Jeová. Isso facilitou uma conversa mais informada sobre a origem da vida.

Posteriormente, Niall percebeu que seu companheiro havia lido as informações e isso facilitou uma conversa mais aberta e tranquila sobre a origem da vida.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

PRATIQUE EM FAMÍLIA

15. O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a reagir com moderação?

Os pais podem ensinar seus filhos a responder com passividade por meio de sessões práticas durante o culto familiar. Analisar tópicos que possam surgir na escola e agir de forma pacífica pode preparar as crianças para defenderem as suas crenças de uma forma respeitosa e interessante.

Você também pode ensinar seus filhos a falar de uma forma calma e interessante. 

Ensiná-los a falar de forma que desperte interesse e manter a calma são habilidades que vocês podem praticar juntos, preparando as crianças para lidarem com essas situações de forma construtiva.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

ILUSTRAÇÃO

Vemos a caixa que muitos pais acharam útil discutir durante o culto familiar, tópicos controversos que podem surgir na escola ou no trabalho, e ajudá-los a pensar sobre como reagiriam se alguém lhes dissesse que apenas pessoas ignorantes acreditam em Deus, isso é verdade que existe um criador, quem o criou? ou que as Testemunhas de Jeová odeiam os homossexuais.

No culto familiar, uma criança dá uma resposta ao pai durante uma sessão prática.

Sessões práticas podem ajudar sua família

Muitos acham útil discutir assuntos controversos que possam surgir na escola ou no trabalho durante o culto familiar (Pro. 9:9). Pense em como você responderia se alguém lhe dissesse algo assim: 

“Somente pessoas ignorantes acreditam em Deus.”

“A evolução é um fato mais que comprovado.”

“Se é verdade que existe um Criador, quem o criou?”

“As Testemunhas de Jeová odeiam os homossexuais.”

“Por que as Testemunhas de Jeová pressionam as pessoas a mudarem de religião?”

“Você mudou a Bíblia para se adequar às suas crenças.”

16, 17. Como as sessões práticas podem ajudar os jovens?

As sessões práticas em família não só ajudam os jovens a apresentar argumentos convincentes, mas também fortalecem a sua fé, explicando as suas crenças com as suas próprias palavras. As seções do jw.org, como “Os Jovens Perguntam” e “Put It Down?”, foram elaboradas para apoiar os jovens nesse processo. Praticar em família pode nos ajudar a nos sentir seguros e calmos ao falar sobre nossas crenças.

Estas sessões não só ajudam os jovens a apresentar argumentos convincentes, mas também a convencerem-se de que as suas crenças têm uma base sólida.

Temos o exemplo de Mateus, que nos conta que no culto familiar muitas vezes investiga com os pais assuntos que podem surgir nas aulas e que, quando tem clareza sobre por que acredita nisso, se sente seguro e fica mais fácil para ele. seja pacífico com os outros.

O exemplo deste jovem chamado Mattew destaca como essas sessões de prática familiar foram benéficas para ele. Ao pesquisar temas que possam surgir nas aulas com seus pais, ele se prepara para possíveis situações e pratica como abordá-las. Esta preparação lhe dá clareza sobre suas crenças, dando-lhe confiança para falar com calma e respeito ao falar com outras pessoas sobre suas crenças.

Quando você sabe por que acredita no que acredita, você se sente confiante e fica mais fácil ser gentil com os outros.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

18. De acordo com Colossenses 4:6, a que devemos dar importância?

Devemos dar importância a expressar contato e gentileza ao falar com alguém sobre nossas crenças, pois é mais provável que você queira continuar ouvindo e não interromper a conversa.

Colossenses 4:6 destaca a importância de nos expressarmos com tato e moderação ao discutirmos nossas crenças. Embora ter argumentos lógicos seja relevante, comunicar-se com respeito pode ser mais eficaz para manter uma conversa construtiva e evitar debates acalorados.

Falar gentilmente pode tornar mais fácil para a outra pessoa continuar ouvindo e não interromper a conversa, o que pode ser benéfico para ambas as partes.

O parágrafo menciona um excelente exemplo que nos ajuda a entender como deveriam ser nossas palavras. Por exemplo lá. Ele diz que é como jogar uma bola suavemente em vez de com força. Pois se decidirmos fazê-lo com cuidado é mais provável que a outra pessoa consiga pegá-lo e queira continuar jogando. Algo semelhante acontece quando nos comunicamos, pois se falarmos baixo é mais provável que a outra pessoa esteja disposta a continuar a conversa.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

19. O que pode nos motivar a ser gentis ao defendermos nossas crenças?

Lembrar-nos de que a brandura impedirá que uma diferença de opinião se transforme num debate acalorado, e que podemos pedir a Jeová que nos dê forças para sermos gentis quando outros levantarem assuntos controversos ou nos criticarem injustamente.

A motivação para sermos gentis na defesa de nossas crenças está em buscar a força de Jeová e em reconhecer que a passividade evita que diferenças de opinião se transformem em debates acalorados. Uma resposta respeitosa e gentil pode influenciar positivamente a percepção dos outros sobre as nossas crenças e ensinamentos bíblicos. Estar sempre pronto para apresentar uma defesa com possibilidade e profundo respeito nos permite ser gentis e fortes ao mesmo tempo.

Podemos ser motivados a ser brandos na defesa das nossas crenças pelo facto de que a brandura impedirá que uma diferença de opinião se transforme num debate acalorado. Além disso, uma resposta respeitosa e gentil pode fazer com que alguns reconsiderem sua opinião sobre nós e os ensinos bíblicos.

Pedir ajuda a Jeová para manter a calma quando surgem assuntos controversos ou críticas injustas pode ser uma força motriz poderosa. A passividade atua como um freio que evita que diferenças de opinião se transformem em debates acalorados, abrindo assim a porta para conversas mais construtivas.

Além disso, uma resposta respeitosa e gentil tem o potencial de fazer com que algumas pessoas reconsiderem as suas opiniões tanto sobre nós como sobre os ensinamentos bíblicos. Por fim, devemos lembrar a importância de apresentar uma defesa com gentileza e profundo respeito, pois conforme mencionado em 1 Pedro 3:15, isso pode servir como um lembrete constante para manter uma postura firme, mas calma.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como podemos desenvolver brandura?

Podemos desenvolver brandura através da prática e da busca pela ajuda divina. É uma qualidade que envolve manter a calma, controlar as emoções e responder com gentileza mesmo em situações desafiadoras. A passividade faz parte do “fruto do espírito” e pode ser cultivada através da oração e de um esforço consciente para manter uma atitude calma e respeitosa.

Para desenvolver a gentileza, podemos pedir a Deus o seu espírito, pedir força para sermos gentis em situações difíceis e praticar responder de maneira respeitosa e gentil, em vez de reagir com raiva ou agressão.

Primeiro devemos ter em mente que ser gentil exigirá um esforço de nossa parte, por isso devemos ser fortes. Podemos aprender a ser gentis estudando exemplos da Bíblia, como quando Isaque teve que enfrentar os filisteus e perguntar Jeová em oração nos ajuda a responder de forma passiva em vez de reagir a algumas provocações.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

Como o insight nos ajuda a responder com gentileza?

O Insight nos ajuda a responder com gentileza, dando-nos a capacidade de compreender as motivações por trás das perguntas ou críticas. Além de responder, é importante considerar que a pergunta pode ter motivos ocultos, e lembrar que isso nos permite responder com mais sabedoria e empatia. O insight nos ajuda a evitar mal-entendidos e a responder de forma mais eficaz.

A pessoa perspicaz sabe se controlar quando alguém questiona suas crenças e consegue entender que o real motivo pelo qual alguém faz uma pergunta pode ser diferente do que parece, portanto antes de responder é bom lembrar que podemos não saber por que a pessoa trouxe o assunto à tona.

O insight nos ajuda a ter calma, pois nos faz pensar que existem motivos que não conhecemos por trás de uma pergunta, e devemos considerar também que não sabemos por que a pessoa está levantando esse assunto, como disse o estudo, é como a ponta do iceberg, por trás de uma pequena questão pode haver grandes razões que não vemos a princípio. 

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

O que os pais podem fazer para ajudar os filhos a defender a fé com gentileza?

Os pais podem desempenhar um papel crucial ao ensinar os filhos a defender a sua fé com gentileza. Eles podem conduzir sessões práticas durante o culto familiar, analisando possíveis cenários e apresentando respostas respeitosas e interessantes. Além disso, os pais podem usar recursos como as seções “Os Jovens Perguntam” e “Abaixe” no jw.org para fortalecer a fé dos filhos e ajudá-los a expressar suas crenças de maneira clara e gentil.

Além disso, estas práticas reforçam a sua convicção pessoal, dando-lhes a segurança de que as suas crenças têm bases sólidas.

ESCREVA SUA RESPOSTA

ANTES DE ATUALIZAR A PÁGINA, NÃO ESQUEÇA DE COPIAR E SALVAR SUA RESPOSTA EM UM BLOCO DE NOTAS

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários