ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2023, Jó 20 a 21, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 27 de novembro a 3 de dezembro de 2023, Jó 20 a 21, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

Jó 20:2. Como podem os anciãos ajudar os que lutam com “pensamentos perturbadores”? (w95 1/1 9 par. 19).

Os anciãos podem ajudar aqueles que lutam com pensamentos perturbadores ouvindo com paciência e compreensão, sem aumentar a pressão. Seguindo o exemplo de Eliú, eles podem oferecer conselhos e orientação baseados na sabedoria da palavra de Deus, agindo como guias que aplicam o bálsamo reconfortante das escrituras para trazer conforto e esperança aos que sofrem.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por mostrarem interesse nos seus irmãos quando os ouvem com paciência e, depois, de modo amoroso, ao dar-lhes conselhos baseados na Bíblia para ajudá-los.

Mostrando interesse e não colocando mais pressão do que já faz e ouvindo-os e assim com paciência e então diz que depois de fazer tudo isso o ungem com o bálsamo da palavra de Deus, se tivermos em mente que o bálsamo era um unguento para curar feridas nos tempos antigos e que servia para aliviar a pessoa porque a palavra de Deus é a mesma.

Eles podem ajudar por mostrar interesse à pessoa que sofre de problemas emocionais, ouvindo pacientemente os seus problemas e preocupações, assim como Eliú ouviu Jó e raciocinou com ele sobre a justiça de Jeová. Os anciãos também devem fazer o mesmo usando a Bíblia.

Pois bem, assim como Jó sofreu, diz ele, irritações e terrores, também na mente do ser humano não se sabe o que pode acontecer, pode ser que ele tenha cometido um erro ou pode ser que surja alguma ansiedade grave, talvez devido a traumas de infância, muitas coisas, então isso às vezes nos faz falar de forma inadequada, talvez até os próprios idosos, porém os idosos são tão genuínos no seu amor, tão grandes que nos dão aquele bálsamo, nos ungem com aquele bálsamo e são não pacífico.

Sim, a informação me chamou a atenção porque fala sobre o fato de que os traumas podem ser reais ou imaginários, o que obviamente não é, se forem imaginários não vamos subestimar a sua importância, vamos dizer-lhes que é sua imaginação, isso seria aumentar a pressão, ou seja, tanto real quanto imaginária, o bálsamo da palavra de Deus é saber ouvir.

Tiago 4:7 diz, portanto, submeta-se a Deus, mas oponha-se ao diabo e ele teria lhe dado quando uma pessoa está nesta situação, ideias até mesmo pensamentos suicidas vêm à mente, pode ser o caso, como neutralizá-lo, como eles comentaram ouvindo dê-lhes bons conselhos e redirecione-os para Jeová, que é a fonte de todo o conforto.

E é o caso que estamos considerando a diferença dos 3 falsos. Eliú os ouviu com muita paciência, com grande interesse, com grande respeito, e então quando chegou a hora certa, ele disse palavras sábias que realmente fortaleceram e fizeram Jó viu que ele tinha um ponto de vista errado, então digamos que qualquer pessoa que tenha um problema na congregação encontrará conforto através da mídia dentro dela.

Além disso, esses falsos amigos de Jó como Elifaz e Sofar aumentaram a pressão emocional que Jó tinha, então os mais velhos deveriam ser compreensivos e não adicionar mais pressão. Se o irmão já tem uma ferida, não podemos continuar cavando na ferida. Se dói mais do que isso, eles serão compreensivos e amorosos e usarão a Bíblia para encorajá-lo.

Sim, na referência A Sentinela diz que imitamos a Jeová, o Deus onisciente, ou seja, o Deus que conhece todas as coisas reais e claro que Jeová conhece até os nossos corações, mas como podemos copiar a Jeová sendo observadores, sabendo ouvir e nunca julgar antecipadamente se não quisermos? Não temos a capacidade de conhecer todos os fatos como Jeová, mas sem dúvida podemos imitá-lo.

Os idosos são uma fonte inestimável de apoio para aqueles que lutam com pensamentos perturbadores. Tal como Eliú na história de Jó, a sua atitude compreensiva e paciência são essenciais para ajudar aqueles que estão emocionalmente angustiados.

Nossos amados anciãos nomeados também ouvem sem julgamento, oferecendo um ouvido solidário e disposto a ajudar sem adicionar pressão adicional. Ao proporcionar tempo e espaço para expressar sentimentos, os presbíteros podem proporcionar conforto através da sabedoria e dos ensinamentos da palavra de Deus, conforme mencionado em Tiago 5:13-15.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Jó 20:2. Este texto nos deixa uma lição muito importante sobre como controlar nossas emoções, a importância da paciência e da reflexão antes de responder. Às vezes, quando nos sentimos desconfortáveis ​​ou agitados, é fundamental parar, respirar profundamente e refletir antes de realizar qualquer ação ou dar uma resposta. Isso nos ajuda a responder com mais calma, compreensão e sabedoria, em vez de reagir impulsivamente.

Jó 20:1-3. Esses versículos mostram Zofar chateado e inflexível quanto à surpreendente defesa de Jó nos capítulos anteriores. Ele parece digno e diz que sua compreensão o leva a responder. Isso me ensina que o entendimento de Zofar era um tanto confuso. Se ele realmente tivesse entendimento, sua atitude e suas palavras para com Jó teriam sido diferentes.

Jó 20:22. O texto exorta-nos a considerar as consequências da procura da riqueza sem ter em conta outros aspectos da vida. A obsessão por dinheiro pode limitar a nossa visão e levar-nos a negligenciar outros valores importantes, como a família, a saúde, a felicidade pessoal e a nossa relação com Jeová.

Jó 20:4-11. Mostra como Sofar tinha o conceito de que Jó nada mais era do que um hipócrita. Um homem perverso de coração que fingia ser alguém que temia a Deus. Mas essas eram declarações sem autoridade. Isso me ensina que sem provas não se pode acusar ninguém e muito menos emitir opiniões ou comentários pessoais que possam causar danos emocionais à pessoa ou prejudicar sua reputação. Acima de tudo, tendo em conta que era uma pessoa íntegra e irrepreensível como foi o caso de Jó.

Jó 20:12. Vemos como Zofar acusa Jó de gostar do pecado. Então sua comida teria que azedar dentro dele como veneno de cobra. Isso me ensina o erro de corrigir uma pessoa dessa maneira. Nem mesmo aos ímpios, muito menos aos que estiveram numa situação tão terrível como foi o caso de Jó.

Jó capítulo 20. Nestes versículos vemos como Zofar foi o mais severo dos três falsos amigos de Jó. Ela o atacou quando deveria fornecer apoio e conforto. Sabemos que Jó mais tarde se recupera e Jeová o abençoa grandemente por sua perseverança e fidelidade. Mas certamente a insensibilidade e as intenções de Zofar não passaram despercebidas a Jeová. Portanto, devemos ter muito cuidado ao dar conforto para não imitarmos esse mau exemplo.

Jó 20:2. Mostra que pensamentos perturbadores podem levar as pessoas a fazer ou dizer coisas inadequadas. Portanto, é melhor lembrar-nos de que temos de lançar as nossas preocupações sobre Jeová. Porque ele se interessa por cada um de nós e porque tem o poder e também a vontade de nos ajudar a enfrentar tudo o que nos preocupa.

Jó 20:3. Esta passagem mostra como Sofa diz que a correção que ouviu o insulta. Esta é também a atitude ou efeito que a correção e o conselho produzem em muitas pessoas. Mas sabemos que a correção é um sinal do amor de Jeová. Então, em vez de ver isso como um insulto, deveríamos ver isso como algo que nos beneficia muito.

Jó 20:5. Este versículo fala sobre a felicidade dos ímpios ser passageira como um sonho que dura apenas um momento. Isto nos lembra que a verdadeira felicidade vem de Jeová. Daí a importância de reconhecer nossa necessidade espiritual.

Jó 20:12-14. Esses versículos falam sobre riquezas ilícitas, que se tornam amargas e sem valor. Hoje em dia, muitas pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro e depois vêm as amargas consequências. Portanto, podemos usar este texto para ensinar o valor de levar uma vida simples e a importância de adotar o mesmo ponto de vista da Bíblia sobre o dinheiro.

Jó 20:20,21. Estas passagens falam sobre como a paz interior duradoura não é encontrada na prosperidade material. Podemos usar isto no Ministério para ensinar que a verdadeira paz interior só vem de Jeová, tal como a Bíblia ensina.

Jó 20:22,23. Esses textos têm falado sobre como a ansiedade e o infortúnio podem ocorrer mesmo no auge da riqueza. Podemos usar isto no Ministério para ensinar o ponto de vista da Bíblia sobre dinheiro. Embora seja uma proteção, não é fonte de felicidade, paz de espírito ou verdadeira segurança.

Jó 20:27,28. Esses versículos falam sobre todos os atos e transgressões sendo revelados e confrontados. Podemos usar isso no Ministério para ensinar que por mais que alguém esconda sua vida dupla. Jeová está ciente de tudo o que essa pessoa faz. Então, mais cedo ou mais tarde você terá que prestar contas de suas ações.

Jó 20:22. Vemos que ele nos diz que o melhor momento para um homem é quando o dinheiro o domina, mas por outro lado, ao contrário de nós, quando as coisas vão bem economicamente aproveitamos para fazer doações ou para ajudar também os seus irmãos.

Jó 20:12. Vemos como se faz uma reflexão sobre como o mau comportamento das pessoas pode em determinados momentos parecer benefícios na hora de alcançar o sucesso na vida.Isso aconteceu com Jó em condições em que ele estava passando por um momento difícil, onde talvez questionasse se suas ações eram foram bons para Jeová, porque não devemos esquecer tudo isso quando estamos em situações difíceis, situações que nos testam, então o que temos que fazer é pensar que ações pecaminosas só levam a consequências prejudiciais, não no curto prazo, mas no a longo prazo. que são difíceis de modificar e que a consciência pode então ser prejudicada, que é o que temos que fazer, pelo contrário, rejeitá-los imediatamente se nos encontrarmos num ambiente talvez propenso a isso, então não mantê-los porque caso contrário, também pode ser consequência da amargura.

Jó 20:3. Vemos que Zofar disse ali que a correção que ouviu vinda de Jó o insultou, então vemos que este homem Zofar não aceitou a correção que veio de um homem justo como Jó, mas sim se sentiu ofendido e este é um exemplo de advertência. Para nós, quando um amigo ou irmão nos dá um conselho, ao invés de ficarmos ofendidos, devemos ouvir para ver se esse conselho vem de Jeová e essa história também nos mostra que Jeová pode até usar seus servos que estão passando por duras provações para nos dar conselho ou correção.

Sempre ouvimos pessoas no mundo dizer que se não tivermos ensino superior ou um bom emprego somos medianos, acho que ficamos satisfeitos com pouco porque o que aspiram é sempre ter mais no sentido material, por mais que Job 20 :20 nos mostra que Pessoas que acumulam riquezas não têm paz interior e não lhes trazem a verdadeira segurança e é verdade porque a Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e sabemos que estudar ou ter um emprego estável não é realmente uma coisa ruim, mas estamos colocando isso como prioridade, embora Jeová entenda nossas circunstâncias, ele espera que o coloquemos em primeiro lugar.

Pois bem, ao longo da reunião falaremos sobre a nossa relação com as coisas materiais e como vemos o dinheiro e os bens e de fato em Jó 20:20-21. Ali somos lembrados da importância de que a riqueza não ajudará os ímpios a escapar do julgamento de Jeová e que sua prosperidade não durará, então, sem dúvida, isso deveria nos fazer refletir sobre nossa relação com o dinheiro e os bens, já que se nos refugiarmos neles como o texto diz, eles não durarão e Jeová não nos amará mais ou menos porque temos mais ou menos coisas, mas pelo contrário, podem se tornar um obstáculo para servi-lo de toda a alma e de todo o coração.

Jó 20:4. Na segunda parte diz assim: Já faz desde que o homem foi colocado na Terra. Isso não lembra que muitas vezes no ministério para dar peso aos seus argumentos nos dizem que isso sempre aconteceu, eu sempre vi isso, então assim como o conselho de Zofar não tinha valor porque estava baseado em ideias erradas, muitas das pessoas com quem A mesma coisa acontece com aqueles de nós que falam, portanto não devemos deixar que esta frase nos intimide em nossa pregação.

Jó 20:22. Também podemos aprender que às vezes podemos deixar que as nossas emoções ou os nossos sentimentos nos façam falar impensadamente, por isso, não importa quão perturbados ou quão mal estejamos, devemos meditar, pensar, e antes de julgar, mesmo de falar, temos que pensar se estamos realmente vendo isso da maneira apropriada ou são simplesmente nossos próprios sentimentos que nos fazem ver as coisas de maneira diferente.

Jó 20:22. Lá nos ensina que buscar a riqueza sem considerar outros aspectos da vida pode nos levar a ter uma visão estreita e ilimitada, por isso é bom refletir sobre o que realmente devemos buscar, o que é importante na vida e ao mesmo tempo isso pode servir de alerta e nos ajudar a evitar a armadilha da ansiedade com o dinheiro.

Se não formos enganados pelo grito de alegria ou pela falsa felicidade dos ímpios, então, como mencionado em Jó 20:5. Isso é temporário e dura apenas um momento e o mesmo poderia ser dito de sua esperança em 21:18 ali ele a compara à palha diante do vento ou à palha que é levada por um vendaval, quão diferente é conosco quando o A Bíblia diz que a nossa esperança é firme e segura como uma âncora. 

Jó 20:20. Tem muita gente que por ter muito dinheiro acredita que todo esse dinheiro vai salvá-la, mas muito pelo contrário, porque aqui nos diz que a riqueza não vai ajudá-la a escapar, ou seja, temos que estar muito cuidado com o que temos, mas temos que ser ricos para com Jeová.

Já foi mencionado Jó 20: 22. Que Jeová é quem julga, mas é interessante porque diz que ele julga aqueles que estão em cargos superiores, podem até ser governantes ou juízes como o texto de referência também menciona e isso dá nos dá confiança e força fortalece nossa fé em Jeová de que muito em breve ele acabará com as injustiças e dores que estão ocorrendo em todo o planeta.

Jó 20:5. Por exemplo, são palavras muito sábias: o grito de alegria dos ímpios é passageiro e a felicidade dos irreverentes dura apenas um momento se virmos assim sem olhar o contexto, até Jeová poderia nos dizer essas palavras, então podemos aprenda que em ocasiões como essas onde há várias pessoas que falam e muitas delas disseram coisas muito interessantes, certifique-se sempre de ver o contexto de quem está falando para que quando nós mesmos usarmos um texto, possamos dizer corretamente à pessoa quem é o a citação é de.

Jó 20:8. O texto diz como se um sonho voasse e eles não encontrariam o irreverente, eles o afugentariam, mas se ele afugentasse uma visão noturna. Isso significa que você nos explica que os sonhos tendem a fugir da memória assim que acordamos e é possível que só nos lembremos do último se lembrarmos de um, acontece exatamente como está registrado na citação, por isso o os pesquisadores acordam o sonhador quando os movimentos rápidos dos olhos param.

Jó 20:20. Posso ver o contraste neste versículo sobre quando alguém busca coisas materiais. Este versículo me ajuda pessoalmente a valorizar as coisas espirituais e a continuar me esforçando para agradar a Jeová dessa maneira. 

Jó 20:6-9 . Ensina-nos que se alguém alcançar, do ponto de vista humano, sucesso em alguma faceta da nossa vida, seja no poder, na riqueza ou na fama, tudo isso pode desaparecer rapidamente. Mesmo a maior grandeza pode ser efêmera e desaparecer como um sonho. A realidade é que tudo o que é terreno é temporário, nossas posses e conquistas não são eternas e mesmo que alguém seja admirado ou invejado por muitos, essa admiração pode desaparecer num instante. Podemos perceber como o orgulho pode nos levar ao colapso, por isso devemos nos esforçar para evitar sermos arrogantes e orgulhosos. E trabalhe por coisas que realmente nos ajudem a ser o tipo de pessoa que Jeová espera que realmente valha a pena alcançar.

Jó 20:12. O texto descreve como o mal pode inicialmente parecer atraente e doce, como algo para ser desfrutado como um prazer momentâneo. Isso pode refletir a natureza sedutora das ações pecaminosas, que podem parecer tentadoras e gratificantes no momento, mas trazem consequências prejudiciais a longo prazo. A lição deste texto é que as consequências de reter o mal dentro de nós, abrigar ou nutrir pensamentos negativos ou sentimentos ruins podem ser amargos e destrutivos.

Jó 20:22. Este texto nos ensina que buscar a riqueza sem considerar outros aspectos da vida pode nos levar a ter uma visão estreita e ilimitada. Por isso é bom refletir sobre o que realmente devemos buscar, o que é realmente importante na vida e ao mesmo tempo pode servir de alerta e nos ajudar a não cair na armadilha da ansiedade com o dinheiro. 

Jó 21:3. Este texto nos ensina a importância de praticar a paciência ouvindo os outros antes de tirar conclusões precipitadas ou interromper, isso demonstra respeito e empatia. E ao fazer isso, você obtém uma compreensão mais profunda das perspectivas deles, reduzindo a chance de julgar alguém com base apenas em parte de sua mensagem. Isso ajuda a manter relacionamentos saudáveis ​​e evita conflitos desnecessários.

Jó 21:7. Ensina-nos que embora às vezes nos pareça que alguém está prosperando, isso não significa que esteja em paz consigo mesmo ou que tenha uma vida plena e feliz. A riqueza material não é igual à verdadeira felicidade ou satisfação. Especialmente se aqueles que parecem ter sucesso material são pessoas dedicadas ao mal, então é um texto de Esperança saber que Jeová prometeu que fará justiça.

Jó 21:34. Aí vemos porque Jó ficou desanimado com o conselho de Elifaz porque vemos que foi baseado em ideias pessoais e não em sabedoria piedosa e isso nos ensina que quando damos conselhos ao nosso irmão porque é sempre baseado na palavra de Deus e não em simples palavras vazio.

Jó 21:14-15. Os versículos mostram uma postura de indiferença e rejeição para com Jeová, posição que alguns decidem assumir, pois podem sentir que não precisam ou não querem se envolver com Jeová e seus caminhos, preferindo viver suas vidas sem pensar em cultivar uma amizade. com ele, isso realmente é uma realidade que vemos hoje, porém como servos de Jeová sabemos que graças a termos conhecido a Deus, sabemos que esta afirmação não é assim e que vale a pena e é possível conhecê-lo.

Falando sobre acumular riquezas no céu ou riquezas espirituais e materiais em Jó 21:7-14. É mostrado que embora gostem disso agora, eles morrerão da mesma forma e terão uma perspectiva de julgamento, enquanto aqueles de nós que guardam riquezas no céu terão uma perspectiva de vida eterna.

Jó 21:14,15. Os versículos como são, um comportamento de indiferença e rejeição para com Jeová mostra uma atitude que algumas pessoas decidem tomar por sentirem que não precisam ou não querem conhecer a Deus, preferindo viver suas vidas sem pensar em ter uma amizade com ele com Jeová e isso é algo que nos vemos hoje, porém, como servos de Jeová porque sabemos que graças ao fato de termos conhecido a Jeová, sabemos que esta afirmação não é para que valha a pena conhecê-lo e é possível conhecê-lo.

Jó 21:19. Aí, quando Jó diz, suas casas estão seguras, eles não sentem medo, há uma referência marginal que nos leva ao Salmo 73, onde o salmista Asa reconheceu que tinha inveja daqueles ímpios que aparentemente tinham pais, eles não tinham nos sentimos sobrecarregados e isso nos ensina que qualquer testemunho Pode acontecer ao longo de nossas vidas que nos encontremos em um desequilíbrio espiritual, não tenhamos nossa visão bem focada, o que pode nos ajudar a lembrar que estamos no caminho certo, então continue orando a Jeová, estudando, nos convencendo de que A vida que vivemos agora é a melhor e que no futuro Jeová nos dará a recompensa que esperamos.

Jó 21:22. O versículo sugere que, embora os humanos possam ter conhecimento ou compreensão, existe uma lacuna intransponível entre o conhecimento humano e a sabedoria infinita de Jeová, e embora os humanos possam ter papéis importantes na sociedade ou posições elevadas, o versículo destaca que Jeová é o juiz supremo, sugerindo que nenhum ser humano pode verdadeiramente ensinar algo que não conheça ou compreenda.

Jó 21:3. Este texto nos ensina a importância de praticar a paciência ao ouvir os outros antes de tirar conclusões ou interromper, pois isso é um sinal de respeito e também de empatia, pois assim também obtemos uma compreensão muito mais profunda de sua perspectiva. o que também nos ajudará mais tarde e nos ajuda muito porque assim manteremos relacionamentos saudáveis ​​e evitaremos conflitos desnecessários.

Vemos que aqui Zofar neste capítulo não teve compaixão de Jó, ele estava seguindo a mesma linha dos outros dois, seus dois companheiros em Jó 21:5, ele chegou ao ponto de contar a Jó a felicidade do irreverente, o nota fala de apóstata só dura Espere um minuto, que palavras duras então se tem que pensar que eles são nossos irmãos quando nos dirigimos a eles eles são servos de Jeová e não podemos usar palavras duras que os façam sentir mal eles são servos de Jeová eles são nossos irmãos, portanto, devemos copiar outros exemplos como Eliú, mas não essas pessoas que eram falsos consoladores.

Jó 21:20. Vemos que os supostos amigos de Jó o fizeram sentir-se muito sobrecarregado e concluíram que Jó estava errado no sentido espiritual e que é por isso que ele estava indo mal. Eles não olharam para o quadro completo do que estava acontecendo com ele. Isso me ensina que quando nossos irmãos passam por dificuldades ou erram de alguma forma, não devemos julgá-los pelo que à primeira vista me parece ou pelo que vejo, mas mesmo que não vejamos realmente as causas desses problemas, devemos sempre nos esforçar em vez disso, para ser uma fonte de encorajamento e estímulo, e desta forma estaremos promovendo a unidade na congregação.

Jó 21:34. Jó fica frustrado porque seus amigos, em vez de lhe dar verdadeiro conforto, oferecem-lhe respostas vazias e enganosas. Isto destaca e ensina a importância de uma empatia e compreensão genuínas para com aqueles que estão a passar por dificuldades, em vez de simplesmente oferecer palavras vazias ou soluções simplistas.

Jó 21:34. Jó diz que suas palavras são inúteis, o que nos ensina que devemos pensar antes de falar para saber como podemos ajudar nossos irmãos com nossas palavras e ações para fortalecê-los assim como gostaríamos que fizessem conosco.

Jó 21:14-16. É mostrar ou descrever àquelas pessoas que não querem a Jeová nas suas vidas porque não o querem porque, segundo elas, querem prosseguir por si mesmas porque pensam que não há necessidade de servir a Jeová nem qualquer vantagem em orar a Ele. ele, mas que tudo Eles podem conseguir por conta própria, mas a realidade não é essa e ainda mais quando vemos que essas muitas pessoas falharam no casamento por não seguirem as regras de Jeová, é por isso que a Bíblia nos diz em Provérbios 14 :12 que existe um caminho que é correto diante do homem, mas os caminhos da morte são o seu fim depois, portanto, é melhor servir a Jeová e seguir seus caminhos e sua orientação.

Jó 21:22. Aqui neste versículo é sugerido que embora os humanos possam ter conhecimento e compreensão, existe uma lacuna intransponível entre o conhecimento humano e a infinita sabedoria de Jeová, pois este versículo me ensina isso e destaca que Jeová é o juiz supremo e sugere que nenhum ser humano pode realmente ensinar algo que ele não conhece ou entende.

Jó 21:14. Quando Jó cita aqueles que dizem ao verdadeiro Deus, deixe-nos em paz, não queremos saber os seus caminhos, quem é o todo-poderoso para que possamos servi-lo, o que ganhamos conhecendo-o, os versículos 14 e 15 nos lembram muito bem do território onde às vezes pregamos e da atitude de algumas pessoas, temos consciência disso, mas não devemos permitir que essas ideias de algumas pessoas nos desanimem e cedam à intenção do diabo de nos impedir de anunciar o nome e o propósito de Jeová. 

Jó 21:7. Isso levanta uma questão de por que os ímpios continuam a viver, envelhecem e enriquecem. Pensemos que ao pregar podemos usar perguntas que despertem o interesse das pessoas e então podemos direcioná-las para outras partes da Bíblia para que possam encontrar a resposta para suas perguntas. .

Jó 21:14,15. O que já foi mencionado algumas vezes neste trabalho, também relaciona a situação de muitas pessoas que se consideram ricas neste mundo com a rejeição de Deus, é como se vivessem satisfeitos e é verdade que pregar às vezes nos custa um pouco mais. quando temos que acessar essas pessoas mas também não temos que descartá-las, ou seja, embora Jesus tenha explicado que é complicado uma pessoa rica poder entrar no reino dos céus, isso não significa que ela não possa entrar e para isso talvez tenhamos que adaptar um pouco a nossa pregação e um O próprio versículo nos dá a chave porque essas pessoas muitas vezes perguntam o que ganhamos por conhecê-lo. Se focarmos nosso ensino no que eles realmente ganham quando conhecem a Jeová, pode ser que toque seu coração.

Jó 21:14. Vemos a atitude de algumas pessoas visto que não querem conhecer os caminhos de Jeová, então sua suposta sabedoria os levou ao fracasso em que sentido no sentido em que as pessoas vemos que hoje estão infelizes acreditam que a felicidade está em dinheiro ou satisfazer os seus próprios desejos, isto ensina-me que não devemos ser guiados pela nossa própria sabedoria, mas pelo conselho de Jeová que é para o nosso bem-estar.

Jó 21:4. Vemos que a afirmação que Zofar faz de que as pessoas más deixem de ser felizes ou percam o sentido espiritual é baseada em uma experiência pessoal, pois ele diz que assim é desde que o homem foi colocado na terra, mas como já vimos, ele era muito errado. essas palavras, que me ensinam que às vezes há circunstâncias que podem ser muito semelhantes a coisas que vi no passado, mas não devo presumir que o resultado e as infecções serão os mesmos e isso me ajudará a sempre dar o benefício da dúvida e também me ajudará a confiar em meus amigos e irmãos de fé.

Jó 21:15. Algumas perguntas são feitas e essas perguntas mostram indiferença ou rejeição a Jeová e bem hoje pode-se aplicar que muitas pessoas não querem obedecer a Deus, nem acreditam que há necessidade de servi-Lo ou também que pensam que todos os seus sucesso É apenas por causa do esforço dele, porém nós, como servos de Jeová, sabemos que este não é o caso, então este texto me incentiva a seguir o exemplo de Jó e deixar esses pensamentos negativos, pois sempre temos que confiar em Jeová de todo o coração e leve sempre em consideração e dê toda honra a ele.

Jó 21:3. Jó diz a eles para serem pacientes enquanto ele fala, então isso me ensina a também ser paciente e não interromper enquanto os outros estão falando sobre seus problemas, pois poderíamos cometer o erro de tirar conclusões precipitadas e não ver o quadro completo, muito menos vê-lo com insight. , então, se conseguirmos isso, poderemos ajudar as pessoas. 

Jó 21:7. Ele fala sobre por que os ímpios continuam a viver aqui. Às vezes pode acontecer-nos que talvez por infortúnios ou alguma situação difícil pensemos que todos aqueles que agem mal são bem sucedidos, bem aqui procurando os textos de referência vemos que Jeremias também sentiu assim e um salmista também se sentiu assim e Habacuque também. Isso me fez pensar que quando passamos por uma situação como essa e temos esses sentimentos, podemos meditar em tudo o que Jeová nos deu até agora e praticar ser mais gratos a cada dia e isso nos ajudará a ser mais felizes e mais dispostos a compartilhar.

Jó 21:7. A pergunta sobre o que Jó está fazendo ali mostra que muitas pessoas aprenderam a esconder o que fazem e parece que quase sempre conseguem fugir da justiça e das consequências de seus atos. Porém, lembramos que a Bíblia mostra que ninguém pode se esconder de Jeová e nenhum impostor podem enganá-lo, pois a informação diz que não há lugar tão escuro e escondido onde a visão ilimitada de Jeová não possa alcançar.

Jó 21:2,3. Vemos que Jó pede a seus amigos que sejam pacientes e ouçam com atenção enquanto falam. Isso me ensina a importância de ser paciente e empático ao ouvir os outros.

Jó 21:7-13. Eles mostram a perplexidade e a frustração diante da prosperidade dos ímpios. Algumas pessoas também têm dificuldade em entender por que os ímpios parecem ter sucesso e ter sucesso, enquanto os justos sofrem. Portanto, é um excelente tema para pregar e ensinar que não devemos invejar a aparente prosperidade dos ímpios, pois como diz o Salmo 37:1 a 3, essa prosperidade logo murcha como a grama verde.

Jó 21:16-22. Esses versículos mostram como Jó reconhece que Deus tem controle sobre todas as coisas, inclusive o julgamento das pessoas. Isto me lembra a soberania de Jeová. Também sua justiça e sabedoria para julgar cada indivíduo de acordo com suas ações.

Jó 21:23-26. Vemos como Jó reflete sobre a brevidade da vida e como tanto o bem quanto o mal acabam na sepultura cobertos de vermes. Aqui somos confrontados com a realidade da morte. Tanto o bem como o mal morrem enquanto estamos neste mundo dominado por Satanás.

Jó 21:7,9. Vendo a prosperidade dos ímpios, podemos pensar que não há valor em servir a Deus, amar o próximo e não fazer o mal. No entanto, embora a aparente prosperidade dos ímpios possa ser verdadeira no presente, a perspectiva de Jó é que aqueles que seguem o caminho da justiça e servem a Deus têm uma esperança e uma recompensa futuras que superarão qualquer sofrimento temporal.

Jó 21:7-13. Neste texto, Jó questiona por que os limpos parecem viver vidas confortáveis. A principal lição que podemos tirar desta passagem é que mesmo aqueles que são servos de Deus podem passar por momentos de desânimo, dúvida e até mesmo pensamentos errôneos sobre a justiça divina. Em vez de simplesmente concluir que a falta de fé é a causa desses pensamentos, é mais construtivo e enriquecedor refletir sobre o que está causando esses sentimentos e como enfrentá-los.

Jó 21:14-15. Jó reflete a postura de algumas pessoas em relação ao relacionamento com o divino. Alguns optam por se afastar de Deus ou ignorar sua presença, seja por desinteresse, descrença ou por acreditar que não precisam de sua orientação em suas vidas. Mas quando você descobre que cultivar um relacionamento com Jeová pode lhe dar orientação, conforto e um senso de propósito que enriquece a vida de maneiras inimagináveis. Protegemos essa amizade com o criador.

Jó 21:22. Lembra-nos que, apesar das nossas conquistas intelectuais ou sociais, existe um limite íntimo para o que podemos compreender ou saber. Mesmo aqueles que têm grande sabedoria humana ainda estão subordinados à sabedoria e ao entendimento de Deus, por isso é mais benéfico obedecer às regras de Jeová, porque isso nos trará benefícios futuros.

Jó 21:3. Oferece-nos uma lição valiosa sobre a importância da paciência e da escuta ativa nas interações com outras pessoas. Praticar a paciência ouvindo antes de tirar conclusões precipitadas permite uma compreensão mais profunda das perspectivas dos outros. Quando reservamos um tempo para ouvir plenamente o que alguém tem a dizer, temos a oportunidade de compreender a mensagem em sua totalidade. em vez de basear nosso julgamento em fragmentos ou partes isoladas da conversa.

Jó 21:32,34. Nestes versículos Jó reconhece a limitação humana na compreensão dos caminhos e julgamentos de Deus. Isto me ensina que devemos aceitar humildemente o modo de Jeová agir, mesmo que nem sempre possamos entendê-lo.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários