TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira de hoje, 27 de outubro de 2023, Tenha cuidado em fazer o que é certo na frente das pessoas para que elas possam ver você (Mateus 6:1).

TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 27 de outubro de 2023, Tenha cuidado em fazer o que é certo na frente das pessoas para que elas possam ver você (Mateus 6:1).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sexta-feira, 27 de outubro

Tenha o cuidado de fazer o que é certo na frente das pessoas para que elas vejam você (Mateus 6:1).

Jesus falou daqueles que davam esmolas aos pobres, mas garantiam que os outros soubessem o que estavam fazendo. Estas aparentes boas obras não impressionaram a Jeová (Mateus 6:2-4). Só podemos ser verdadeiramente bons se fizermos coisas boas pensando nos outros e não por egoísmo. Deveríamos perguntar-nos: “Posso dizer que não só sei o que é certo, mas que o faço? Por que faço coisas boas?” Jeová é um Deus de ação e seu espírito é uma força ativa (Gn 1:2). Isto significa que cada uma das qualidades do fruto do espírito pode e deve motivar-nos a agir. Por exemplo, o discípulo Tiago escreveu: “A fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). E o mesmo pode ser dito das outras qualidades que o espírito de Deus produz. Cada vez que os manifestamos, demonstramos que o espírito de Deus está agindo em nós. w22.03 11 par. 14-16.

Como podemos demonstrar amor, seguindo o exemplo de Jesus?

Se nos dedicamos a Jeová e fomos batizados, foi porque amávamos o nosso Pai celestial. Portanto, assim como Jesus, devemos demonstrar esse amor ao tratar as pessoas. O apóstolo João escreveu: “Quem não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1 João 4:20). Perguntemo-nos: “Sinto um amor profundo pelos outros? Sou compassivo ao tratar os outros, mesmo quando eles são desagradáveis ​​para mim? Dedico meu tempo e recursos para falar a outros sobre Jeová por amor? Faço isso mesmo quando a maioria das pessoas não valoriza isso, ou mesmo quando se opõem a mim? Você poderia passar mais tempo pregando?” (Efésios 5:15, 16).

O que Jesus fez para promover a paz?

Jesus estava em paz. Ele não devolveu o mal com o mal. Mas ele fez outra coisa. Ele tomou a iniciativa de estar em paz com as pessoas e encorajou outros a resolverem suas disputas. Por exemplo, ele lhes ensinou que deveriam fazer paz com seu irmão se quisessem que Jeová aceitasse sua adoração (Mat. 5:9, 23, 24). E vez após vez ele encorajou seus apóstolos a pararem de discutir sobre qual deles era o maior (Lucas 9:46-48; 22:24-27).

Como podemos promover a paz?

Para promover a paz, não temos apenas de evitar causar conflitos. Precisamos tomar a iniciativa de fazer a paz com os outros e encorajar os nossos irmãos a resolverem as suas diferenças (Filipenses 4:2, 3; Tiago 3:17, 18). Poderíamos nos perguntar: “Até que ponto estou disposto a desistir para fazer as pazes com os outros? Guardo rancor se um irmão magoa meus sentimentos? Espero que a outra pessoa dê o primeiro passo para resolver as coisas? Ou devo dar, mesmo achando que a culpa é dela? Se for apropriado, encorajo aqueles que têm problemas uns com os outros a fazerem as pazes?”

Como Jesus mostrou que era bondoso?

Jesus foi gentil (Mateus 11:28-30). Ele era atencioso e razoável, mesmo em circunstâncias difíceis. Por exemplo, quando uma mulher fenícia implorou-lhe que curasse a filha dela, ele a princípio não fez o que ela pediu. Mas ele foi gentil com ela e curou a menina quando viu sua grande fé (Mateus 15:22-28). Agora, ele não se deixou levar pelo sentimentalismo. Às vezes, a bondade exigia que ele fosse firme com aqueles que amava. Por exemplo, quando Pedro tentou influenciar Jesus a não fazer a vontade de Jeová, ele o repreendeu na frente dos outros discípulos (Marcos 8:32, 33). Ele não fez isso para humilhar Pedro, mas para ensiná-lo e alertar os outros discípulos de que deveriam apoiá-lo e não impedi-lo de fazer a vontade de Deus. Sem dúvida Pedro sentiu-se um pouco envergonhado, mas foi para o seu bem.

O que às vezes precisamos fazer para sermos verdadeiramente gentis?

Para sermos verdadeiramente gentis com aqueles que amamos, às vezes temos que falar francamente. Ao fazermos isso, imitemos Jesus e baseemos nossos conselhos nos princípios da Palavra de Deus. Sejamos carinhosos. Esperemos o melhor deles, confiando que aqueles que amam a Jeová e nos amam aceitarão com carinho os conselhos que lhes damos. Perguntemo-nos: “Tenho coragem de falar quando vejo que alguém que amo está fazendo algo ruim? E como eu faÇo? Gentilmente, ou sou duro? E por que eu te dou o conselho? É porque estou com raiva da pessoa ou porque quero o melhor para ela?

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário