TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 23 de outubro de 2023, eu, por causa do seu grande amor leal, entrarei em sua casa (Sl. 5:7).

TEXTO DIÁRIO, A partir de  segunda-feira, 23 de outubro de 2023,  eu, por causa do seu grande amor leal, entrarei em sua casa (Sl. 5:7).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Segunda-feira, 23 de outubro

Eu, por causa do seu grande amor leal, entrarei em sua casa (Sl 5:7).

Orar, estudar e meditar fazem parte da nossa adoração. Quando oramos, estamos conversando com nosso Pai celestial, que nos ama tanto. Quando estudamos a Bíblia, adquirimos “o conhecimento de Deus”, a pessoa mais sábia do universo (Pv 2:1-5). E quando meditamos, refletimos nas belas qualidades de Jeová, bem como no seu maravilhoso propósito para nós e para toda a humanidade. Poderia haver uma maneira melhor de passar o tempo? Claro, o tempo que temos é limitado. Portanto, o que nos ajudará a fazer bom uso disso? Se possível, vamos encontrar um lugar tranquilo. Vamos pensar em como Jesus fez isso. Quando iniciou seu ministério na Terra, ele passou 40 dias no deserto (Lucas 4:1, 2). Lá ele pôde orar e meditar na vontade de seu Pai para ele. Sem dúvida, isso o preparou para as provações que enfrentaria em breve. w22.01 27, 28 par. 7, 8.

Embora Jesus fosse uma pessoa muito ocupada, como mostrou ele que valorizava a sua amizade com Jeová?

Jesus era uma pessoa muito ocupada. Onde quer que fosse, estava sempre rodeado de pessoas que lhe pediam tempo e atenção. A Bíblia diz que, certa vez, “a cidade inteira estava reunida à porta” de uma casa para vê-lo. Mesmo assim, ele reservou tempo para cultivar sua amizade com Jeová. Antes do amanhecer, Ele foi para um lugar solitário para passar um tempo com Seu Pai (Marcos 1:32-35).

De acordo com Mateus 26:40, 41, que conselho oportuno Jesus deu aos seus discípulos no jardim do Getsêmani, mas o que aconteceu?

Na última noite de sua vida na Terra, quando seu ministério estava terminando, Jesus novamente procurou um lugar tranquilo onde pudesse orar e meditar: o jardim do Getsêmani (Mt 26:36). Lá ele deu aos seus discípulos conselhos muito oportunos sobre a oração.

Vamos ver o que aconteceu. Quando chegaram ao Jardim do Getsêmani, talvez já passasse da meia-noite, então já era muito tarde. Jesus disse aos apóstolos para ficarem acordados e depois foi orar (Mateus 26:37-39). Quando voltou, encontrou-os dormindo. Então novamente ele lhes disse: “Mantenham-se despertos e orem constantemente” (leia Mateus 26:40, 41). Ele sabia que eles estavam sob muito estresse e muito cansados. É por isso que ele teve compaixão deles e disse que “a carne é fraca”. Apesar de tudo, foi orar mais duas vezes e, ao voltar, descobriu que eles não estavam orando, mas dormindo (Mt 26:42-45).

O que podemos fazer se às vezes nos sentimos estressados ou cansados demais para orar?

Vamos escolher o momento certo. Talvez às vezes nos sintamos estressados ou cansados demais para orar, e não somos os únicos. O que podemos fazer? Alguns irmãos que tinham o hábito de orar no final do dia descobriram que é melhor fazê-lo um pouco mais cedo, quando estão menos cansados. Outros notaram que se concentram melhor se orarem em determinada posição, como sentados ou ajoelhados. E se nos sentirmos muito preocupados ou desanimados para orar? Digamos a Jeová com paz de espírito que ele é misericordioso e nos compreenderá (Salmo 139:4).

Como os dispositivos eletrônicos podem nos distrair quando passamos tempo com Jeová?

Vamos evitar distrações quando estivermos estudando. Além de orar, outra coisa que podemos fazer para fortalecer a nossa amizade com Jeová é estudar a sua Palavra e assistir às reuniões congregacionais. Há algo que possamos fazer para aproveitar ao máximo nossas sessões de estudo e reuniões? Perguntemo-nos: “O que tende a me distrair nesses momentos?” Podem ser chamadas, e-mails ou mensagens de texto no telefone ou em algum outro dispositivo? Esses dispositivos são úteis e usados por bilhões de pessoas hoje. Mas alguns especialistas acreditam que quando uma pessoa está tentando se concentrar, simplesmente ter um telefone por perto pode distraí-la. Um professor de psicologia explica: “Você não se concentra no que está fazendo. Sua mente está em outro lugar.” Se antes dos congressos somos solicitados a colocar nossos dispositivos num modo que não distraia os outros, podemos fazer o mesmo quando estamos a sós com Jeová, para que os dispositivos não nos interrompam e nos distraiam?

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário