TEXTO DIÁRIO, Hoje terça-feira, 3 de outubro de 2023, “Não vá além das coisas que estão escritas.” Dessa forma, eles não ficarão cheios de orgulho (1Co 4:6).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  terça-feira, 3 de outubro de 2023,  “Não vá além das coisas que estão escritas.” Dessa forma, eles não ficarão cheios de orgulho (1Co 4:6).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Terça-feira, 3 de outubro

“Não vá além das coisas que estão escritas.” Dessa forma, eles não ficarão cheios de orgulho (1Co 4:6).

O orgulho levou Uzias, rei de Judá, a rejeitar a correção e a fazer algo que não tinha permissão para fazer. Ele era um homem muito capaz. Na verdade, realizou com sucesso campanhas militares, obras de construção e programas de desenvolvimento agrícola. “O verdadeiro Deus fez com que tudo lhe corresse bem” (2 Crônicas 26:3-7, 10). Mas a Bíblia diz que “assim que se tornou forte, o seu coração tornou-se arrogante e ele procurou a sua própria ruína”. Jeová havia dito que apenas os sacerdotes tinham permissão para oferecer incenso no templo. Mas foi isso que o orgulhoso Rei Uzias tentou fazer. Então Jeová o puniu com lepra (2 Crônicas 26:16-21). Poderíamos nós também cair na armadilha do orgulho e cometer um pecado, como Uzias? Sim, se acreditássemos que somos importantes demais. Lembremo-nos sempre de que todos os nossos talentos e as responsabilidades que temos na congregação vêm de Deus (1 Coríntios 4:7). Se formos orgulhosos, Jeová não nos usará. w21.06 16 par. 7, 8.

O que Satanás e Eva fizeram por causa da ganância?

Quando falamos sobre ganância, podemos pensar em Satanás. Embora fosse um dos anjos de Jeová, certamente usufruía muitos privilégios muito bons. Mas ele queria mais. Ele desejava receber a adoração que só Jeová merece. Satanás quer que nos tornemos como ele, e é por isso que ele tenta fazer com que não fiquemos felizes com o que temos. A primeira vez que ele tentou fazer isso foi com Eva. Jeová amorosamente permitiu que ela e seu marido comessem de todas as árvores do jardim, exceto uma, até ficarem satisfeitos (Gn 2:16). Mas Satanás enganou Eva fazendo-a acreditar que ela precisava comer da árvore proibida. Ela não estava grata pelo que tinha; Eu queria mais. E sabemos como tudo terminou: ele pecou e acabou morrendo (Gn 3:6, 19) .

Como o Rei Davi caiu na armadilha da ganância?

Vejamos o caso do Rei David. Jeová lhe dera muitas coisas, como riquezas, prestígio e vitória sobre muitos de seus inimigos. Davi ficou muito grato por isso e disse que tudo que Deus lhe deu era mais do que ele poderia contar (Sl 40:5). Mas, a certa altura, ele tornou-se ganancioso e esqueceu-se do que Jeová lhe tinha dado. Eu queria mais. Embora tivesse várias esposas, ele começou a desejar a esposa de outro homem, algo que Jeová condenou. A mulher chamava-se Bate-Seba e o marido era um hitita chamado Urias. Davi foi egoísta, cometeu adultério com Bate-Seba e a engravidou. Como se tudo isso não bastasse, ele providenciou a morte de Urias (2Sm 11:2-15). O que eu estava pensando? Você achou que Jeová não estava observando você? Depois de ser fiel a Jeová por tanto tempo, acabou cedendo ao egoísmo e à ganância, e ele pagou caro por isso. Felizmente, com o tempo, David confessou o seu pecado e arrependeu-se. E quão grato ele ficou por Jeová tê-lo perdoado! (2 Sam. 12:7-13).

De acordo com Efésios 5:3, 4, qual é o antídoto para a cobiça?

O que aprendemos com o que aconteceu com Davi? Que o antídoto para a ganância é sermos sempre gratos por tudo o que Jeová nos deu (leia Efésios 5:3, 4). Deveríamos estar felizes com o que temos. Ensinamos nossos estudantes da Bíblia a pensar em algo bom na vida e depois agradecer a Jeová por isso. Se você fizer isso por uma semana, no final você terá falado sobre sete coisas diferentes em suas orações (1 Tes. 5:18). Fazemos algo semelhante? Se meditarmos em tudo o que Jeová fez por nós, ficaremos mais gratos e satisfeitos com o que temos. Então não cairemos na armadilha da ganância.

O que Judas Iscariotes fez por causa da ganância?

Vamos falar agora sobre Judas Iscariotes. Sabemos que ele se tornou um traidor desprezível, mas nem sempre foi uma pessoa má (Lucas 6:13, 16). Em última análise, Jesus o escolheu para ser um de seus apóstolos. Sem dúvida, ele confiava nele, porque o encarregou da caixa onde guardavam o dinheiro que usavam para despesas de pregação. Você poderia dizer que foram como doações para o trabalho mundial hoje. Jesus os advertiu muitas vezes para tomarem cuidado com a cobiça (Marcos 7:22, 23; Lucas 11:39; 12:15). Mas Judas não deu ouvidos e, depois de um tempo, começou a roubar.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário