TEXTO DIÁRIO, Hoje, sexta-feira, 13 de outubro de 2023, o amor leal de Jeová dura para sempre (Sal. 136:1).

TEXTO DIÁRIO, Hoje,  sexta-feira, 13 de outubro de 2023,  o amor leal de Jeová dura para sempre (Sal. 136:1).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sexta-feira, 13 de outubro

O amor leal de Jeová dura para sempre (Salmo 136:1).

Jeová tem prazer no amor leal (Osé. 6:6). Através do profeta Miquéias, nosso Deus nos ordena a amar o amor leal (Miqueias 6:8, nota). É claro que, para fazer isso, primeiro precisamos saber qual é essa qualidade. A expressão “amor leal” aparece cerca de 230 vezes na Bíblia. Tradução do Novo Mundo. E o que é amor leal? O glossário desta tradução explica: “Refere-se ao amor motivado pelo compromisso, integridade, lealdade e profundo apego. Quase sempre está relacionado ao amor que Deus sente pelos seres humanos, mas também pode se referir ao amor que um ser humano demonstra por outro”. Jeová é o exemplo supremo desse tipo de amor. Não é de admirar que o Rei Davi tenha se sentido induzido a exclamar: “Ó Jeová, o teu amor leal chega aos céus […]. Oh, Deus, quão precioso é o seu amor leal!” (Sal. 36:5, 7). E nós? Valorizamos o amor leal de Deus tanto quanto Davi? w21.11 2 par. 1, 2; 3 par. 4.

A quem Jeová mostra amor leal?

A quem Jeová mostra amor leal? A Bíblia explica que podemos amar muitas coisas, como “disciplina”, “conhecimento”, “vinho e azeite” e “sabedoria”, para citar apenas alguns exemplos (Provérbios 12:1; 21:17; 29). .:3). Mas o amor leal nunca se dirige a coisas ou conceitos; Só é mostrado para as pessoas. Significa isso que Jeová mostra amor leal a alguém? Não, ele mostra para quem tem uma relação especial com ele. Nosso Deus é leal aos seus amigos. Ele tem um propósito maravilhoso para eles e nunca os abandonará.

Como tem Jeová demonstrado amor a todos os seres humanos em geral?

Jeová tem demonstrado amor a todos os seres humanos em geral. Jesus disse a um homem chamado Nicodemos: “Deus amou o mundo [ou seja, toda a humanidade] de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que ninguém que nele tenha fé seja destruído, mas tenha a vida eterna” (João 3:1, 16; Mateus 5:44, 45).

Por que Jeová mostra amor leal aos seus servos? E o que vamos analisar agora?

Como dissemos antes, Jeová mostra seu amor leal apenas àqueles que têm um bom relacionamento com ele, isto é, aos seus servos. Isto é claramente visto no que o Rei Davi e o profeta Daniel disseram por inspiração. Por exemplo, Davi escreveu: “Continue a mostrar seu amor leal aos que o conhecem” e “O amor leal de Jeová aos que o temem dura por toda a eternidade”. E Daniel disse: “Ó Jeová, o verdadeiro Deus, grande e temível, que […] mostra amor leal àqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos” (Sal. 36:10; 103:17; Dan. 9:4) . Como vemos, Jeová mostra amor leal aos seus servos porque eles o conhecem, o temem, o amam e obedecem aos seus mandamentos. Ele reserva esta qualidade ao seu povo, que o adora da maneira correta.

Mesmo antes de começarmos a servir a Jeová, já recebíamos o amor que Deus mostra à humanidade em geral (Sal. 104:14). Mas, quando começamos a adorá-lo, também recebemos o seu amor leal. Na verdade, Jeová garante ao seu povo: “O meu amor leal não se apartará de ti” (Is 54:10). E o próprio Davi viu por experiência própria quão verdadeiras são estas palavras: “O Senhor tratará especialmente com aqueles que lhe são leais” (Salmo 4:3). O que devemos fazer quando vemos que Jeová tem um carinho tão especial por nós? Um escritor de salmos disse: “Aquele que é sábio terá estas coisas em mente e considerará cuidadosamente os atos de amor leal de Jeová” (Sal. 107:43). À luz deste conselho divino, consideremos três maneiras em que os atos de amor leal de Jeová nos beneficiam.

Como nos beneficia saber que o amor leal de Deus dura para sempre? (Salmo 31:7)

O amor leal de Deus dura para sempre. No Salmo 136, este importante aspecto do amor leal é mencionado 26 vezes. O primeiro versículo diz: “Dai graças ao Senhor porque ele é bom; Seu amor leal dura para sempre” (Salmo 136:1). Nos versículos 2 a 26, o seguinte refrão é repetido: “Porque o seu amor leal dura para sempre”. Ao lermos esse salmo, ficamos impressionados ao ver que Jeová demonstra seu amor leal de muitas maneiras e de forma consistente. A frase “porque o seu amor leal dura para sempre” nos garante que o amor de Deus pelo seu povo não muda. Como nos fortalece saber que Jeová não abandona prontamente seus servos! Em vez disso, ele apoia aqueles que o servem, especialmente em tempos difíceis. Como isso nos beneficia: Saber que Jeová continua ao nosso lado nos dá a alegria e a força que precisamos para enfrentar os problemas e continuar a trilhar o caminho que leva à vida (Leia Salmo 31:7).

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário