TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 28 de outubro de 2023, Como o Santo que os chamou, sejam santos em toda a sua conduta (1 Ped. 1:15).

TEXTO DIÁRIO, De sábado, 28 de outubro de 2023, Como o Santo que os chamou, sejam santos em toda a sua conduta (1 Ped. 1:15).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sábado, 28 de outubro

Como o Santo que os chamou, sejam santos em toda a sua conduta (1 Pedro 1:15).

Certamente nós, cristãos, participamos de diversas atividades espirituais e fazemos muitas boas obras. Mas o apóstolo Pedro destacou um em particular. Antes de nos encorajar a sermos santos em toda a nossa conduta, ele disse: “Preparai as vossas mentes para agir” (1 Pedro 1:13). A que ele estava se referindo? Ele explicou que os irmãos ungidos de Cristo proclamariam em toda parte as excelências dAquele que os chamou (1Pe 2:9). Hoje, todos os cristãos têm a honra de realizar este trabalho tão importante, que é o que mais beneficia as pessoas. E que privilégio especial o povo santo de Deus tem de pregar e ensinar com regularidade e entusiasmo (Marcos 13:10). Se nos esforçarmos para fazer isso, demonstraremos que amamos o nosso Deus e o nosso próximo, e que queremos ser santos em toda a nossa conduta. w21.12 13 par. 18.

Como José agiu em harmonia com o que diz Levítico 19:18?

Uma maneira de mostrar amor ao próximo é aplicar o que Levítico 19:18 diz: “Não se vingue dos filhos do seu povo, nem guarde rancor deles.” Quase todos nós conhecemos alguém que guarda rancor de um colega de trabalho ou de escola, ou mesmo de um membro da família, há anos. Lembremo-nos de que os 10 meio-irmãos de José estavam tão ressentidos com ele que o ódio deles os levou a fazer algo terrível com ele (Gn 37:2-8, 25-28). Mas ele não os retribuiu na mesma moeda. Quando ele tinha autoridade e teve a oportunidade de se vingar deles, ele preferiu mostrar-lhes misericórdia. Em vez de guardar rancor contra eles, ele agiu em harmonia com o que foi escrito mais tarde em Levítico 19:18 (Gên. 50:19-21).

Por que sabemos que os princípios em que se baseou Levítico 19:18 ainda são válidos hoje?

O cristão que quer agradar a Deus deve imitar o exemplo de José e perdoar em vez de guardar rancor ou se vingar. Isto se encaixa com a oração do Pai Nosso, onde Jesus disse que deveríamos perdoar aqueles que pecam contra nós (Mateus 6:9, 12). Da mesma forma, o apóstolo Paulo deu este conselho aos cristãos: “Amados, não se vinguem” (Romanos 12:19). E ele também lhes disse: “Continuem a suportar uns aos outros e a perdoar uns aos outros generosamente, mesmo que alguém tenha motivos para reclamar de outro” (Colossenses 3:13). Os princípios de Jeová não mudam. Os princípios nos quais se baseou a lei de Levítico 19:18 ainda são válidos hoje.

Que exemplo nos ajuda a compreender a importância de perdoar e esquecer?

Vejamos um exemplo. As feridas emocionais são como as feridas físicas: algumas são leves e outras são graves. Por exemplo, podemos sofrer um pequeno corte no dedo ao abrir um envelope. Pode doer muito no início, mas provavelmente sarará em alguns dias e nem lembraremos onde nos cortamos. Da mesma forma, um amigo pode dizer ou fazer algo sem pensar que nos ofende ou magoa, mas não é preciso muito para perdoá-lo. Agora, se tivermos uma ferida profunda, o médico pode ter que costurar e enfaixar. Se não parássemos de tocá-lo ou de cutucá-lo, nós mesmos tornaríamos tudo pior. Infelizmente, é isso que alguém muito ofendido pode fazer. Se ele não parasse de pensar na ferida emocional que sofreu e nos danos que lhe foram causados, esse ressentimento só estaria prejudicando a si mesmo. Sem dúvida, é muito melhor seguir o conselho de Levítico 19:18.

De acordo com Levítico 19:33, 34, como os israelitas deviam tratar os residentes estrangeiros, e o que aprendemos disso?

Quando Jeová ordenou aos israelitas que amassem o próximo, ele não pretendia amar apenas pessoas da mesma raça ou nacionalidade. Ele também lhes disse para amarem os estrangeiros que viviam com eles. Isto está claramente afirmado em Levítico 19:33, 34 (leia). Tinham que ver o estrangeiro “como natural do país” e amá-lo como amavam a si mesmos. Por exemplo, deveriam permitir que os residentes estrangeiros e os pobres recolhessem os restos das colheitas (Lev. 19:9, 10). Os cristãos também devem aplicar o princípio de amar os estranhos hoje (Lucas 10:30-37). Como? Existem milhões de imigrantes no mundo e alguns podem viver perto de nós. É importante tratarmos estes homens, mulheres e crianças com dignidade e respeito.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário