TEXTO DIÁRIO, Hoje sábado, 21 de outubro, Ame o seu próximo como você ama a si mesmo (Lev. 19:18).

TEXTO DIÁRIO, De  sábado, 21 de outubro de 2023,  Ame o seu próximo como você ama a si mesmo (Lev. 19:18).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sábado, 21 de outubro

Ame o seu próximo como você ama a si mesmo (Lev. 19:18).

Jeová faz mais do que apenas nos dizer para não prejudicarmos outros. Amar o próximo como amamos a nós mesmos é essencial para os cristãos que desejam agradar a Deus. Vejamos como Jesus enfatizou a importância da ordem encontrada em Levítico 19:18. Certa ocasião, um fariseu perguntou-lhe: “Qual é o mandamento mais importante da Lei?” Jesus respondeu que “o primeiro e mais importante dos mandamentos” é amar a Jeová de todo o coração, de toda a alma e de toda a mente. E então ele citou Levítico 19:18, dizendo: “O segundo, que é semelhante, diz: 'Ame o seu próximo como você ama a si mesmo'” (Mateus 22:35-40). Existem inúmeras maneiras de demonstrar amor ao próximo. Uma maneira de fazer isso é aplicar o que Levítico 19:18 diz: “Não se vingue dos filhos do seu povo, nem guarde rancor deles.” w21.12 10, 11 par. 11-13.

Por que sabemos que os princípios em que se baseou Levítico 19:18 ainda são válidos hoje?

O cristão que quer agradar a Deus deve imitar o exemplo de José e perdoar em vez de guardar rancor ou se vingar. Isto se encaixa com a oração do Pai Nosso, onde Jesus disse que deveríamos perdoar aqueles que pecam contra nós (Mateus 6:9, 12). Da mesma forma, o apóstolo Paulo deu este conselho aos cristãos: “Amados, não se vinguem” (Romanos 12:19). E ele também lhes disse: “Continuem a suportar uns aos outros e a perdoar uns aos outros generosamente, mesmo que alguém tenha motivos para reclamar de outro” (Colossenses 3:13). Os princípios de Jeová não mudam. Os princípios nos quais se baseou a lei de Levítico 19:18 ainda são válidos hoje.

Que exemplo nos ajuda a compreender a importância de perdoar e esquecer?

Vejamos um exemplo. As feridas emocionais são como as feridas físicas: algumas são leves e outras são graves. Por exemplo, podemos sofrer um pequeno corte no dedo ao abrir um envelope. Pode doer muito no início, mas provavelmente sarará em alguns dias e nem lembraremos onde nos cortamos. Da mesma forma, um amigo pode dizer ou fazer algo sem pensar que nos ofende ou magoa, mas não é preciso muito para perdoá-lo. Agora, se tivermos uma ferida profunda, o médico pode ter que costurar e enfaixar. Se não parássemos de tocá-lo ou de cutucá-lo, nós mesmos tornaríamos tudo pior. Infelizmente, é isso que alguém muito ofendido pode fazer. Se ele não parasse de pensar na ferida emocional que sofreu e nos danos que lhe foram causados, esse ressentimento só estaria prejudicando a si mesmo. Sem dúvida, é muito melhor seguir o conselho de Levítico 19:18.

De acordo com Levítico 19:33, 34, como os israelitas deviam tratar os residentes estrangeiros, e o que aprendemos disso?

Quando Jeová ordenou aos israelitas que amassem o próximo, ele não pretendia amar apenas pessoas da mesma raça ou nacionalidade. Ele também lhes disse para amarem os estrangeiros que viviam com eles. Isto está claramente afirmado em Levítico 19:33, 34 (leia). Tinham que ver o estrangeiro “como natural do país” e amá-lo como amavam a si mesmos. Por exemplo, deveriam permitir que os residentes estrangeiros e os pobres recolhessem os restos das colheitas (Lev. 19:9, 10). Os cristãos também devem aplicar o princípio de amar os estranhos hoje (Lucas 10:30-37). Como? Existem milhões de imigrantes no mundo e alguns podem viver perto de nós. É importante tratarmos estes homens, mulheres e crianças com dignidade e respeito.

O que Levítico 19:2 e 1 Pedro 1:15 nos incentivam a fazer? E que trabalho muito importante o apóstolo Pedro disse que deveríamos fazer?

Tanto Levítico 19:2 como 1 Pedro 1:15 dizem que os servos de Deus devem ser santos. No capítulo 19 de Levítico há muitos outros versículos que nos ajudam a ver o que podemos fazer para agradar a Jeová. Vimos alguns versículos que mostram algumas coisas que devemos fazer e algumas coisas que devemos evitar.b E vimos que as Escrituras Gregas Cristãs indicam que esses princípios ainda são aplicáveis hoje. Mas o apóstolo Pedro acrescenta algo mais.

Certamente nós, cristãos, participamos de diversas atividades espirituais e fazemos muitas boas obras. Mas Pedro destacou uma em particular. Antes de nos encorajar a sermos santos em toda a nossa conduta, ele disse: “Preparai as vossas mentes para agir” (1 Pedro 1:13, 15). A que ele estava se referindo? Ele explicou que os irmãos ungidos de Cristo proclamariam em toda parte as excelências dAquele que os chamou (1Pe 2:9). Hoje, todos os cristãos têm a honra de realizar este trabalho tão importante, que é o que mais beneficia as pessoas. E que privilégio especial o povo santo de Deus tem de pregar e ensinar com regularidade e entusiasmo (Marcos 13:10). Concluindo, esforcemo-nos para aplicar os princípios encontrados em Levítico 19. Desta forma demonstraremos que amamos o nosso Deus e o nosso próximo, e que queremos ser santos em toda a nossa conduta.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário