TEXTO DIÁRIO, Hoje quinta-feira, 5 de outubro de 2023, Ele ficou profundamente comovido e começou a ensinar-lhes muitas coisas (Marcos 6:34).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  quinta-feira, 5 de outubro de 2023,  Ele ficou profundamente comovido e começou a ensinar-lhes muitas coisas (Marcos 6:34).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Quinta-feira, 5 de outubro

Ele ficou profundamente comovido e começou a ensinar-lhes muitas coisas (Marcos 6:34).

Certa ocasião, Jesus e seus discípulos estavam muito cansados ​​depois de um dia intenso de pregação, então procuraram um lugar para descansar. Mas uma grande multidão os esperava. Muito emocionado, Jesus começou a ensinar-lhes “muitas coisas”. Ele se colocou no lugar daquelas pessoas e quis ajudá-las. Eu sabia que eles estavam sofrendo muito e precisavam de esperança. Hoje, as pessoas também precisam de esperança, mesmo que pareçam felizes por fora. São como ovelhas perdidas e indefesas, sem pastor que as guie. O apóstolo Paulo disse que eles estão sem Deus e não têm esperança (Efésios 2:12). Quando pensamos nas pessoas do território e no seu lamentável estado espiritual, o amor e a compaixão nos movem a ajudá-los. E a melhor coisa que podemos fazer por eles é oferecer-lhes um curso bíblico. w21.07 5 par. 8.

Por que participamos na obra de pregar e fazer discípulos?

Por que participamos na obra de pregar e fazer discípulos? Primeiro, porque amamos a Jeová. Quando fazemos o nosso melhor para obedecer ao mandamento de pregar e fazer discípulos, demonstramos o nosso amor por Deus (1 João 5:3). Pensemos no seguinte: o amor a Jeová já nos levou a ir de casa em casa. Foi fácil obedecer a esse comando? Talvez não. Com certeza ficamos nervosos na primeira vez que batemos em uma porta. Mas fizemos isso porque sabíamos que era isso que Jesus queria que fizéssemos. E talvez não seja tão difícil para nós pregar agora, mas que tal dirigir um estudo bíblico? Só de pensar nisso pode nos assustar. Mas se pedirmos a Jeová que nos ajude a controlar os nossos nervos e nos dê coragem para oferecer um estudo bíblico, ele poderá ajudar-nos a fortalecer o nosso desejo de fazer discípulos.

De acordo com Filipenses 2:13, como Jeová pode nos ajudar?

Talvez não ousemos oferecer um curso bíblico porque sabemos que administrá-lo requer muito tempo. Nesse caso, digamos a Jeová como nos sentimos e peçamos-lhe que nos ajude a encontrar alguém que queira estudar a Bíblia (leia Filipenses 2:13). O apóstolo João nos assegura que Deus responderá às orações que estiverem de acordo com a sua vontade (1 João 5:14, 15). Portanto, podemos ter certeza de que Jeová nos ajudará a ter o desejo de participar na obra de fazer discípulos.

Por que não ousamos ministrar um curso bíblico?

Sabemos que é muito importante fazer discípulos, mas existem certas dificuldades que podem nos impedir de fazer tudo o que gostaríamos. Vejamos alguns deles e como podemos superá-los.

Parece-nos que não podemos fazer mais devido às circunstâncias. Por exemplo, alguns publicadores são mais velhos ou têm problemas de saúde. Se for esse o nosso caso, pensemos em uma das lições que a pandemia da COVID-19 nos ensinou: que as aulas bíblicas podem ser ministradas por telefone ou online. Então, talvez possamos iniciar e ministrar um curso bíblico no conforto da nossa casa. E isso não é tudo. Algumas pessoas querem estudar a Bíblia, mas não podem fazê-lo nos horários em que os irmãos normalmente pregam. Poderíamos nos oferecer para ensiná-los quando lhes convier, talvez de manhã cedo ou tarde da noite? Jesus ensinou Nicodemos à noite porque Nicodemos preferia isso (João 3:1, 2).

Se sentirmos que não estamos qualificados para ensinar, quais são as três coisas que aumentarão a nossa confiança?

Parece-nos que não estamos qualificados para ministrar um curso bíblico. Podemos pensar que nos falta conhecimento ou que precisamos melhorar como professores. Nesse caso, vamos pensar em três coisas que irão aumentar a nossa confiança. Primeiro, Jeová pensa que estamos qualificados para ensinar outros (2 Coríntios 3:5). Segundo, Jesus, que tem “toda a autoridade no céu e na terra”, ordenou-nos que ensinássemos (Mateus 28:18). E, terceiro, não estamos sozinhos. Assim como Jesus, podemos confiar em Jeová para nos ajudar a saber o que dizer. — João 8:28; 12:49. Além disso, podemos conversar com o superintendente do grupo de pregação, com um pioneiro habilidoso ou com um publicador experiente para nos ajudar a iniciar e dirigir um estudo bíblico. Se os acompanharmos a um deles, poderemos aprender a ser melhores professores.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário