TEXTO DIÁRIO, Hoje, quarta-feira, 18 de outubro de 2023, Pare de julgar (Mateus 7:1).

TEXTO DIÁRIO,  Quarta-feira, 18 de outubro de 2023,  Pare de julgar (Mateus 7:1).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Quarta-feira, 18 de outubro

Pare de julgar (Mateus 7:1).

O rei Davi cometeu erros graves. Por exemplo, ela cometeu adultério com Bate-Seba e até mandou matar o marido (2 Sam. 11:2-4, 14, 15, 24). Como resultado, ele não apenas prejudicou a si mesmo, mas também prejudicou sua família, inclusive suas outras esposas (2Sm 12:10, 11). Em outra ocasião, ele não demonstrou total confiança em Jeová quando ordenou um censo ilegal do exército de Israel. Qual foi o resultado? Que 70.000 israelitas morreram de uma epidemia (2 Sam. 24:1-4, 10-15). Julgaríamos Davi e diríamos que ele não merecia que Deus lhe mostrasse misericórdia? Jeová não pensava assim. Em vez disso, ele se concentrou na fidelidade e no
arrependimento sincero de Davi ao longo da vida. É por isso que ele perdoou seus pecados graves. Ele sabia que David o amava muito e queria fazer a coisa certa. Não somos gratos por Deus notar nossas coisas boas? (1 Reis 9:4; 1 Crônicas 29:10, 17). w21.12 19 par. 11-13.14. 

O que ajudou alguns irmãos a parar de julgar os outros?

Se Jeová é compreensivo com os seres humanos imperfeitos, também podemos ser compreensivos com outros e ver o que há de bom neles. É muito fácil ver as falhas dos outros e tornar-se crítico. Mas quem imita a Jeová se dá bem com os outros, embora conheça os defeitos deles. Um diamante bruto pode parecer feio, mas a pessoa sábia olha além das aparências e sabe quanto valerá quando lapidado e polido. Assim como Jeová e Jesus, temos de ver além das aparências e notar as boas qualidades das pessoas.

Por que pensar nas circunstâncias dos outros nos ajudará a não julgá-los com severidade?

Além de nos concentrarmos nas boas qualidades dos outros, o que nos ajudará a não julgá-los com severidade? Tente imaginar como é sua vida. Vejamos um exemplo disso. Um dia, enquanto Jesus estava no templo, ele viu uma viúva pobre que colocou duas moedas de pouco valor em um dos cofres do tesouro. Ele não perguntou por que não havia investido mais. Em vez de se concentrar em quantas moedas ela tinha dado, ele levou em conta os seus motivos e circunstâncias, e elogiou-a por fazer tudo o que podia (Lucas 21:1-4).

O que a experiência de Verônica lhe ensina?

A experiência de Verónica mostra-nos a importância de imaginar como é a vida dos outros. Na congregação deles, havia uma mãe sozinha com o filho. Verónica reconhece: “Pareceu-me que eles não eram muito ativos na congregação e por isso não tinha uma boa opinião deles. Mas então um dia saí para pregar com a mãe. Ele me contou todos os problemas que teve porque seu filho era autista. Ele se esforçou para atender às suas necessidades físicas e espirituais. “Às vezes, devido à saúde do filho, ele tinha de assistir às reuniões de outra congregação.” Verónica conclui dizendo: “Nunca imaginei que a vida dela fosse tão difícil. Agora eu a valorizo ​​e a respeito muito por tudo que ela faz para servir a Jeová.”

Que ordem nos dá Tiago 2:8, e como podemos obedecê-la?

O que devemos fazer se percebermos que estamos julgando um irmão? Lembremo-nos de que temos que amar nossos irmãos (leia Tiago 2:8). Além disso, devemos orar a Jeová e pedir-lhe que nos ajude a parar de julgar. E podemos agir em harmonia com as nossas orações por tomar a iniciativa de falar com esse irmão. Talvez isso nos dê a oportunidade de conhecê-lo. Também podemos convidá-lo para pregar ou para comer. À medida que conhecemos melhor o nosso irmão, podemos tentar seguir o exemplo de Jeová e de Jesus por procurar o que há de bom nele. Desta forma demonstraremos que atendemos à ordem do excelente pastor de parar de julgar os outros.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário