TEXTO DIÁRIO, Hoje, domingo, 15 de outubro de 2023, Manassés conheceu que Jeová é o Deus verdadeiro (2 Crônicas 33:13)

TEXTO DIÁRIO, Hoje  , domingo, 15 de outubro de 2023,  Manassés conheceu que Jeová é o Deus verdadeiro (2 Crônicas 33:13).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Domingo, 15 de outubro

Manassés veio a saber que Jeová é o Deus verdadeiro (2 Crônicas 33:13).

O Rei Manassés recusou-se a acatar os avisos que Jeová lhe deu por meio dos seus profetas. Por fim, “Jeová fez com que os comandantes do exército do rei da Assíria viessem contra eles”, isto é, contra Judá. “Eles capturaram Manassés com ganchos, amarraram-no com duas algemas de cobre e o levaram para a Babilônia.” Parece que enquanto estava cativo ali ele refletiu sobre o que havia feito. “Ele se humilhou profundamente diante do Deus de seus antepassados.” Mas ele fez outra coisa: “Ele implorou a Jeová, seu Deus” e “continuou a orar a ele” (2 Crônicas 33:10-12). Com o tempo, Jeová respondeu às orações de Manassés. Ele viu que seu coração havia mudado e isso se refletiu em suas orações. Jeová ficou comovido com o seu pedido e restaurou-o ao seu reinado. E Manassés fez o possível para mostrar que seu arrependimento era sincero. w21.10 4 par. 10, 11.

O que o exemplo de Manassés nos ensina sobre o arrependimento?

O que aprendemos com Manassés? Ele não apenas se humilhou, mas também orou, implorou a misericórdia de Jeová e mudou de atitude. Além disso, ele fez tudo o que pôde para reparar os danos que havia causado e se esforçou para adorar a Jeová e ajudar outros a fazer o mesmo. Seu exemplo dá esperança até mesmo ao pior dos pecadores. É uma prova clara de que Deus é bom e “disposto a perdoar” (Salmo 86:5). Aqueles que realmente se arrependem podem obter o perdão de Jeová.

Que exemplo nos ajuda a compreender uma lição muito importante sobre o arrependimento?

Como vimos, Manassés fez mais do que simplesmente lamentar os seus pecados. Isso nos ensina uma lição muito importante. Para entender isso, vamos pensar no seguinte exemplo. Vamos imaginar que vamos a uma padaria e pedimos um bolo. Mas em vez de um bolo nos dão um ovo. Nós nos contentaríamos com isso? Claro que não. E se o padeiro se justificasse dizendo que o ovo é um ingrediente importante do bolo? Ainda assim, não seria suficiente para nós. Da mesma forma, Jeová pede a qualquer pessoa que cometa um pecado que se arrependa verdadeiramente. Se a pessoa se sente mal pelo seu pecado, é bom, porque essa é uma parte importante do arrependimento. Mas isso não é suficiente. Para ver o que mais é necessário, vejamos uma comovente parábola que Jesus contou.

Como o filho perdido da parábola de Jesus começou a mostrar que estava arrependido?

Jesus contou uma história comovente sobre um filho perdido, que podemos ler em Lucas 15:11-32. Um jovem rebelou-se contra o pai, saiu de casa e “viajou para um país distante”. Lá ele levou uma vida turbulenta. Mas quando surgiram problemas, ele começou a refletir sobre o que havia feito e percebeu como era bom estar na casa de seu pai. Como Jesus disse, o jovem “caiu em si”. Ele decidiu voltar e pedir perdão ao pai. Era importante para ele compreender que havia tomado muitas decisões erradas, mas isso não foi suficiente. Eu tive que fazer mudanças.

Como o filho perdido na parábola de Jesus mostrou que estava realmente arrependido?

Como o filho perdido mostrou que estava realmente arrependido? Ele fez a longa viagem de volta para casa. Quando chegou e encontrou seu pai, disse-lhe: “Pequei contra o céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho” (Lucas 15:21). Com esta confissão sincera, ele mostrou que queria recuperar a sua relação com Jeová. Ele também reconheceu que suas ações machucaram seu pai. E ele estava disposto a trabalhar duro para reconquistar a aprovação deles, até mesmo para ser tratado como um de seus trabalhadores (Lucas 15:19). Esta parábola é mais do que uma história comovente. Ele ensina alguns princípios que podem ajudar os élderes a determinar se alguém que cometeu um pecado grave está realmente arrependido.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário