TEXTO DIARIO, De hoje, 20 de outubro de 2023, Ustedes foi ouvido pelo aguante de Jó e viu o que o final Jehová hizo por ele (Sant. 5:11).

TEXTO DIARIO, De  Viernes 20 de outubro de 2023,  Ustedes foi ouvido pelo aguante de Jó e viu o que o final Jehová hizo por ele (Sant. 5:11).

Examinemos as Escrituras todos os dias 2023

Quaresma 20 de outubro

Vocês foram ouvidos pelo aguante de Jó e viram o que o último Jehová fez por ele (Sant. 5:11).

Santiago utilizou a Palavra de Deus como autoridade para ensinar. Ele foi usado para ajudar as pessoas a ver que Jeová sempre recompensava aqueles que eram leais a ele como Jó. Santiago ensinou uma lição usando palavras e argumentos simples. Dessa forma, não centramos a atenção em si mesmo, sino em Jeová. Qual é a lição? Enseñemos de forma sencilla e baseémonos na Palabra de Dios. Nossa meta não deveria ser mostrada às pessoas quando sabemos, mas sim mostrar-lhes o que sabe sobre Jehová e o que se preocupa com eles (Romanos 11:33). Podemos registrar essa meta se sempre nos basearmos na Bíblia. Por exemplo, em vez de decirles a nossos estudantes que nos teriam estudado em seu lugar, devemos ajudá-los a razonar em exemplos bíblicos e perceber como piensa e siente Jehová. Então, o que os motivará a aplicar o que aprender será o desejo de complacar a Jeová e não a nós. w22.01 11 parágrafos. 9, 10.

O que há de problema em alguns cristãos e o que os cristãos pensam sobre Santiago? (Sant. 5:13-15).

Santiago era realista. Em sua carta notamos que ele estava falando sobre os problemas que seus irmãos estavam passando e as instruções claras sobre o que eles tinham que fazer. Por exemplo, alguns cristãos tardarão em colocar na prática os conselhos (Sant. 1:22). Outros mostram favoritismo aos ricos (Sant. 2:1-3). E outros são muito difíceis de controlar a língua (Sant. 3:8-10). Esses cristãos tiveram problemas sérios, mas Santiago não os perdeu. Os conselhos de forma bondadosa, mas franca e animada, para quem estava débil espiritualmente, em busca da ajuda dos antigos (veja Santiago 5:13-15).

Como podemos ser positivos quando ajudamos um estudante?

Leção: Vemos os demais de forma realista, mas semos positivos. Muitos estudiosos da questão colocam na prática os conselhos da Bíblia (Sant. 4:1-4). Tal vez o volume algum tempo eliminou aspectos negativos de sua personalidade e os substituiu por qualidades cristãs. Como Santiago, devemos ter o valor de decirle a um estudante que precisa melhorar. Mas ao mesmo tempo seremos positivos; confiemos que Jeová atrairá os humildes e lhes dará forças para fazer mudanças em sua vida (Sant. 4:10).

O que você reconheceu Santiago? (Sant. 3:2; nota).

Santiago mantuvo um ponto de vista correto sobre o mesmo. Não pensei que por ser irmão de Jesus ou por suas responsabilidades de serviço fora especial ou mais importante que outros cristãos. Ele se dirigiu a eles chamando-os de “meus queridos irmãos” (Sant. 1:16, 19; 2:5). Tampoco pretendia parecer perfeito. Mais bem, foi incluído quando disse: “Todos cometemos errores muchas veces” (leia Santiago 3:2 e a nota).

Por que devemos estar em disputa para admitir nossos erros?

Leção: Recordemos que todos somos pecadores. Não devemos pensar que, em verdadeiro sentido, somos superiores aos que nos ensinam. Porque nao? Se dermos a impressão a um estudante de que nunca nos equívocaremos, poderemos pensar que ele estará na altura do que Deus espera. Mas, quando nos reconhecemos com honradez que às vezes nos costurou, aplicamos os princípios bíblicos e contamos ao estudante como nos ajudou a fazer mudanças em nossa vida, Jeová nos ajuda a ver que ele também pode servir.

Todos los Derechos Reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste site são apenas para custear os gastos implicados que exigem a manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por «Os conteúdos das publicidades que aparecem», pois os anunciantes publicitários não são Testes de Jeová. Portanto, sugiro que você não preste atenção e confie em seus anúncios. Atentamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário