TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 16 a 22 de outubro de 2023, “E se ele não aguentar mais?”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 16 a 22 de outubro de 2023, “E se ele não aguentar mais?”, Discurso Preparado. 

“E se ele não aguentar mais?” (10 minutos).

Esta semana abordaremos novamente um tema profundo e comovente. Já na seção Tesouros da Bíblia com o título E se ele não aguentar mais? Veremos o que podemos fazer quando a vida parece um trabalho árduo, cheio de angústia e estamos sempre dominados pelo desespero, e esse desespero parece ser o nosso único companheiro. 

Para refletir sobre esse tema quero que vamos a uma passagem da Bíblia que nos oferece uma perspectiva valiosa sobre o sofrimento e como enfrentá-lo e encontramos essa passagem no livro de Jó lá encontramos um homem que passou por uma provação tão intensa que ele passou a sentir que sua vida era como um trabalho forçado em Jó 7:1 nos diz assim...

VAMOS LER JÓ 7:1. 

“Não é a vida do homem mortal na terra como o trabalho forçado, e não são os seus dias como os de um trabalhador contratado?

Imaginemos por um momento sentir que cada dia é um fardo insuportável, que a própria vida se tornou uma tarefa árdua e exaustiva. Vemos que Jó estava passando por um sofrimento tão profundo que precisava desabafar e o fez em Jó 7:11, ele nos diz….

VAMOS LER JÓ 7:11.

Então não vou parar minha boca. Falarei com toda a angústia do meu espírito! Vou reclamar com toda a amargura da minha alma!

Como podemos ver que ele sequer expressou que queria morrer como podemos ver em Jó 7:16 lá diz assim...

VAMOS LER JÓ 7:16.

Sinto nojo da minha vida, não quero continuar vivendo. Deixe-me em paz, porque meus dias são como um sopro.

Portanto, é importante notar que estes sentimentos de desespero e desejo de morrer são algo que tem afetado muitas pessoas ao longo da história, incluindo alguns servos de Jeová. Vemos que Jó não estava sozinho no seu sofrimento, e a sua experiência foi partilhada na Bíblia para nos confortar e ensinar quando enfrentamos momentos de profunda angústia e desespero.

É natural que nos sintamos sobrecarregados, a vida pode ser curta e cheia de problemas como mencionado em Jó 14:1. Contudo, a história permitiu que a perspectiva que a Bíblia nos oferece nos ensinasse lições valiosas sobre como lidar com essas provações. A primeira lição que podemos tirar da experiência de Jó é a importância de expressar nossos sentimentos e desabafar. Jó não reprimiu sua angústia, pelo contrário, ele a compartilhou com Deus e outras pessoas. Se você sente que não aguenta mais, não tenha medo de falar com Jeová e compartilhar suas emoções com amigos maduros e de confiança. .

A Bíblia nos diz em Provérbios 17:17 um verdadeiro companheiro ama em todos os momentos e é um irmão nascido para quando há angústia. No meio de sua aflição, Jó desabafou com os outros e isso lhe permitiu liberar um pouco da intensidade de suas emoções e ganhar uma perspectiva diferente. 

Outra lição importante é a importância da oração. Alguns podem pensar que a oração é apenas uma espécie de apoio psicológico, mas a Bíblia nos mostra que é muito mais do que isso. No Salmo 65:2 Jeová é chamado de ouvinte de oração e em 1 Pedro 5:7 ele nos garante que se preocupa conosco, ele se preocupa com você. 

As escrituras enfatizam a confiança em Deus e a comunicação com ele. Por este motivo, Provérbios 3:5 e 6 nos diz: Confie em Jeová de todo o coração e não se apoie no seu próprio entendimento. Em todos os seus caminhos leve-o em consideração e acerte os seus caminhos. Portanto, se você se sente sobrecarregado, não hesite em abrir o seu coração diante de Deus através da oração, ele ouve você, ele nos ouve e nos ajuda em todos os momentos de necessidade.

No meio da angústia também pode ser útil procurar ajuda profissional; alguns encontraram apoio ligando para um centro de prevenção de suicídio ou centros de saúde mental. Portanto, não há vergonha de procurar ajuda quando enfrentamos desafios enormes. Jeová forneceu recursos e treinou pessoas para nos ajudar em tempos de crise.

Finalmente, devemos lembrar também que não estamos sozinhos nesta luta. A Bíblia nos diz em Romanos 8:22 que toda a criação continua a gemer e a sofrer. E todos enfrentamos dificuldades na vida e embora num determinado momento possamos sentir que não há solução para os nossos problemas, lembremo-nos que as coisas tendem a melhorar com o tempo, mas devemos manter a esperança na fé, ter fé em Jeová, confiar que ele nos fortalecerá, que nos guiará em todas as provações.

Portanto, a história de Jó nos ensina que é natural nos sentirmos sobrecarregados em momentos de sofrimento, mas também nos mostra a importância de expressarmos nossos sentimentos, orarmos a Jeová, buscarmos apoio profissional se necessário e mantermos a esperança em meio às provações. . Então, se em algum momento você sentir que não aguenta mais. Lembre-se de que Jeová está lá para ouvi-lo e ajudá-lo e você não está sozinho em sua luta; outros enfrentaram desafios semelhantes e encontraram força e fé em Jeová. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário