NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 2 a 8 de outubro de 2023, Achei que estava fazendo tudo certo, Vídeo: Mitchell Birdwell: Achei que estava fazendo tudo certo, Análise e Respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 2 a 8 de outubro de 2023, Achei que estava fazendo tudo certo, Vídeo: Mitchell Birdwell: Achei que estava fazendo tudo certo, Análise e Respostas.

Achei que estava fazendo tudo certo (10 min.): Análise com o público. Reproduza o vídeo. Então pergunte: 

Por que o irmão Birdwell achava que estava “fazendo tudo certo”?

Porque tinha o seu emprego estável, tinha a sua família, sentia que tinha o que precisava, e para ele o que mais sonhava, como a sua casa. Além de servir como ancião na congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como vimos no vídeo ele comenta que servia como ancião, sua esposa como pioneira, além disso trabalhava e se dava muito bem em sua construtora e sustentava financeiramente e também espiritualmente sua família. Ele achava que estava indo bem e que estava fazendo o que deveria fazer e que os outros estavam fazendo demais.

O irmão Birdwell pensava que estava fazendo tudo certo, pois não achava que estava fazendo pouco, mas que os outros estavam fazendo demais, e dessa forma ele estava se justificando. No entanto, sua perseverança mudou quando ele viajou para o Japão como voluntário na construção e percebeu que os pioneiros regulares que trabalhavam no projeto também poderiam cuidar de suas famílias. Então ele começou a questionar se realmente confiava nas promessas de Jeová.

Que efeito tiveram sobre ele as palavras de Mateus 6:33?

Ao ler o texto de Mateus ele entendeu que deveria buscar primeiro o reino e confiar que Jeová iria sustentar e cuidar de outras coisas mas tudo dependeria da sua decisão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isto é surpreendente, visto que, como ancião congregacional, ele conhecia perfeitamente estas palavras. Os Irmãos da comissão pediram-lhe que lesse essas palavras em voz alta pelo menos duas vezes, e ele diz que estava passando por um momento de dúvida e indecisão, vendo que os irmãos que eram pioneiros e que apesar de tudo faziam voluntariado sem receber salário, eles estavam lá como pioneiros e ainda por cima cuidando da família, não entendia como eles conseguiam fazer isso.

Antes de ouvir e meditar neste versículo, ele estava focado em seus próprios objetivos e conquistas materiais, e achava que o que fazia na congregação era suficiente. Na verdade, ele achava que, por ter uma família feliz, uma bela casa e cumprir suas responsabilidades na congregação, estava fazendo tudo certo.

Então essas palavras o atingiram profundamente, ele sentiu que não era muito inteligente. Ele até teve insônia naquela noite, já que sua cabeça girava em torno desse assunto, e ele continuou confiando naquela promessa, mas pensando em como eles poderiam confiar naquela promessa. Lembrou-se da brincadeira de se deixar cair de costas e confiar que o outro iria receber, e entendeu que servir a Jeová é assim, deixar-se cair e confiar que iria receber.

Ao meditar neste texto, foi um momento de reflexão em que o irmão questionou se ele realmente confiava nas promessas de Jeová e se estava disposto a fazer mudanças para colocar Jeová e seu serviço a ele em primeiro lugar.

Meditar neste texto o levou a se perguntar: Em que áreas ele poderia mudar, para que sua família servisse a Jeová em tempo integral, e isso foi possível porque ele entendeu que eles tinham que dar o melhor a Deus.

As palavras de Mateus 6:33 impactaram profundamente o irmão Birdwell e o fizeram refletir sobre sua confiança nas promessas de Jeová. Pois ele percebeu que se buscasse primeiro o Reino de Deus, receberia também as demais coisas necessárias em sua vida. Isto o levou a questionar sua abordagem anterior e a fazer mudanças para servir plenamente a Jeová.

O que você mais gostou na experiência da família Birdwell?

Gostei do fato de que, como família, eles estavam dispostos a resistir às mudanças, deixaram coisas que acreditavam serem importantes para servir melhor a Jeová e trabalharam como pioneiros regulares, e essa foi a melhor decisão. Porque todos confiaram em Jeová e isso lhes permitiu, graças a essa confiança, desfrutar de uma vida emocionante e por isso foi a melhor coisa que poderiam ter feito. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, vemos que eles se uniram e se apoiaram, o irmão contou-lhes sobre a mudança que iriam fazer como família e eles o apoiaram, e vemos também o bom coração do irmão que, apesar das circunstâncias, fez um esforço para dar ainda mais a Jeová. É claro que eles estavam dando o suficiente, mas queriam dar muito mais do que estavam fazendo para buscar o Reino e a justiça de Deus, e agora estão realmente felizes servindo a Jeová.

que mais gostei foi ver como a família Birdwell começou rapidamente a fazer mudanças. Embora isso significasse abrir mão de muitas coisas que antes acreditavam serem importantes, isso lhes permitiu ser pioneiros regulares.

Gosto muito desta experiência, que graças a uma boa decisão e mudanças, a filha do irmão casou-se com o marido e começaram a trabalhar como serventes de construção na Ldc. Seu filho também se casou, tornou-se pioneiro regular e começou a trabalhar em Betel como servo remoto. Ele e sua esposa começaram a colaborar como empregados de construção da Ldc.

O que mais gosto é que o irmão Birdwell agora confia na promessa de Mateus 6:33. Ele entendeu que sempre podemos fazer mais por Jeová no nosso serviço quando decidimos colocar Jeová em primeiro lugar na nossa vida. Também me parece que, embora os Birdwell tenham tido de renunciar a muitas coisas que anteriormente acreditavam serem importantes, não se arrependeram de o ter feito. Tanto seus filhos como seu irmão e sua própria esposa gostam muito de seu novo papel no serviço a Jeová. Além disso, o irmão e a esposa agora têm mais tempo para ficarem juntos.

É interessante que, como família, todos os Birdwell concordam que abrir mão de coisas materiais para servir a Jeová por tempo integral era a melhor coisa que podiam fazer. Eles acham que a decisão deles foi acertada e que foi o fato de meditar no texto de Mateus 6:33 naquele exato momento de suas vidas que os motivou a fazer todas essas mudanças.

O que mais gostei foi que a família Birdwell se dedicava ao serviço de tempo integral, embora para isso tivessem de abrir mão de coisas materiais. Essa decisão deu propósito e satisfação às suas vidas. E com isso aprendo que quando tomamos decisões corajosas em relação ao nosso serviço, Jeová nos abençoa grandemente. 

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO

Meu nome é Mitchell Birdwell. Sinceramente, pensei que estava fazendo tudo certo. Eu tinha uma família maravilhosa. Tinha um filho e uma filha. Minha esposa era pioneira regular e eu servia como ancião. Trabalhei construindo casas e tinha acabado de construir a casa dos meus sonhos para minha família, tinha tudo que eu sempre quis.

Fui designado para viajar ao Japão como voluntário na construção de um projeto. E aquela viagem mudou a minha vida, quando cheguei lá percebi que todos aqueles que estavam trabalhando no projeto eram pioneiros regulares, a verdade é que isso me fez pensar, tentei me justificar dizendo: Você está fazendo bem, você estão fazendo a coisa certa. O que você deveria fazer, eles fazem demais. 

Um dia eu disse ao irmão que atuava como intérprete: Por que não vamos conversar com a comissão de construção? Eu tinha uma pergunta que não parava de passar pela minha cabeça: Como vocês podem ser pioneiros regulares e ao mesmo tempo cuidar de sua família? O irmão fez a pergunta, e eles me pediram para ler Mateus 6:33, comecei a ler para mim mesmo, mas eles disseram em voz alta por favor e quando eu li, me disseram para ler novamente, então eu li novamente. Aí o irmão me disse que a Bíblia é muito clara. Se você realmente buscar primeiro o Reino, receberá também as outras coisas, isso me tocou profundamente, fiquei ali com a Bíblia aberta, e pensando no texto me senti um pouco bobo.

Naquela noite não consegui dormir, fiquei pensando no que havia acontecido e fiquei me perguntando: Por que não confio nessa promessa? Quando eu era pequeno, brincávamos de cair de costas e a pessoa atrás de nós nos segurava. Nunca gostei desse jogo, mas servir a Jeová é assim. Você tem que se deixar cair. Você sabe que ele vai te pegar, mas você não sei como e você não sabe quando.

No dia seguinte o presidente da comissão quis falar comigo em particular, disse-me para parar de escrever como é um dia típico para você, e começou a descrever minha vida nos mínimos detalhes, acertou tudo. A partir do momento que você acorda o telefone está tocando, você fica o dia todo ocupado com as coisas da congregação, colaborando com a comissão de construção e cuidando dos seus negócios, você chega do trabalho seus filhos querem conversar com você, mas você está muito ocupado, você termina tudo e já é tarde talvez 10 da noite, agora você quer ficar com sua esposa, mas adormece.

Quando o irmão terminou sua descrição, ele me fez uma pergunta: Por que você só fica com sua esposa e seus filhos quando está cansado? Então a partir daquele momento comecei a me perguntar: Que mudanças posso fazer? Preciso fazer ajustes, temos que encontrar uma maneira de servir em tempo integral como família, sei que em nossa organização há muitos irmãos e irmãs que não podem ser pioneiros, mas dão a Jeová tudo o que têm. Na realidade é isso que Ele nos pede: “Dê-me o melhor de si”. 

Assim que voltamos começamos a fazer mudanças, não foi fácil porque tivemos que abrir mão de muitas coisas que achávamos importantes. Ser pioneira regular abriu muitas portas para servirmos a Jeová; minha filha e seu marido servem como servos de construção no departamento local de projeto e construção. Meu filho também se casou, é pioneiro regular e trabalha em Betel como servo remoto.

Agora eu e minha esposa colaboramos com a Ldc, como servos da construção gostamos muito de participar como casal nesta faceta do serviço a Jeová, nunca teríamos imaginado que teríamos uma vida tão emocionante, embora muito tempo tenha passado, ainda comentamos em família a decisão que tomamos, todos concordamos que abrir mão de coisas materiais para servir a Jeová em tempo integral foi a melhor coisa que poderíamos fazer quando. Olho para trás, sei que foi essa decisão, foi aquele texto naquele preciso momento da nossa vida que mudou tudo. 

Use a página inicial do jw.org para pregar

Na página inicial do jw.org há artigos e vídeos especialmente elaborados para atrair a atenção de pessoas que têm a atitude certa (Atos 13:48). Geralmente há assuntos que aparecem nas notícias ou que preocupam as pessoas.

Como você pode usar a página inicial do jw.org para pregar?

A organização de Jeová incentiva-nos a manter-nos atualizados com o nosso site, a ler os artigos recomendados e a pensar em como podemos usar esses artigos na nossa obra de pregação. e para ver mais artigos que foram recomendados recentemente na página inicial podemos clicar em ver mais e lá encontraremos ideias muito boas que darão vida ao nosso ministério.

Também podemos usar os artigos e vídeos da página inicial para iniciar conversas. Isso nos dará uma ideia do que importa às pessoas.

Outra forma de utilizar nossa página é mostrar a página inicial e destacar alguns tópicos, para depois mostrar como buscar as informações.

E por último podemos compartilhar um link, e podemos fazer isso com pessoas que não gostam de falar conosco pessoalmente, pois não terão problemas em visitar nosso site. Por esta razão não devemos hesitar em partilhar com as pessoas que demonstrem interesse um link para a página inicial, ou para um determinado artigo ou vídeo.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário