NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 16 a 22 de outubro de 2023, “Jeová salva os que estão afundados no desânimo”, Vídeo: Nossos irmãos têm paz apesar da depressão, Análise e Respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 16 a 22 de outubro de 2023, “Jeová salva aqueles que estão afundados no desânimo”, Vídeo: Nossos irmãos têm paz apesar da depressão, Análise e Respostas.

“Jeová salva os que estão mergulhados no desânimo” (15 min.): Análise com o público e vídeo.

O que Nikki fez para lidar com a depressão?

Para sobrellevar su depresión Nikki hizo cambios en su alimentación, Empezó a realizar ejercicio físico regularmente, creó un cuaderno dividido en secciones según los diferentes aspectos de la depresión que debía tratar, incluyendo en él textos Bíblicos, artículos e imágenes de jw.org relacionados con o tema. Ele também buscou o apoio de Jeová por meio da oração e dos anciãos da congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A primeira coisa que Nikki fez foi entender o que estava acontecendo com ela lendo um artigo de 2009 do jw.org que falava sobre depressão. Então ela entendeu que Jeová estava praticamente lhe contando o que ela sofria e que ela precisava aprender a lidar com sua condição.

Nikky também fez um caderno que dividiu em seções de acordo com os aspectos da depressão que precisava abordar, e complementou essas seções com textos bíblicos, artigos e imagens do jw.org, o que a ajudou por muito tempo. 

Quando a depressão de Nikki começou a ficar fora de controle e a angústia e a tristeza a dominaram a ponto de chorar Quando a depressão de Nicky começou a ficar fora de controle e a angústia e a tristeza a dominaram a ponto de chorar o tempo todo, pare de frequentar as reuniões e começando a ter pensamentos alarmantes, ela procurou a ajuda dos anciãos, solicitando uma visita de pastoreio. Baixar para eles e ouvir suas sugestões o ajudou muito.

Outra coisa que Nikki fez para lidar com a depressão foi aceitar que ela era responsável por procurar ajuda profissional para lidar com sua condição e melhorar sua qualidade de vida. Fazer isso lhe fez muito bem e agora ela se sente feliz.

Nikki buscou apoio e consolo de Jeová em oração, pedindo-lhe que a compreendesse e lhe desse paz e consolo.

Como Nikki percebeu que precisava ir ao médico? (Mateus 9:12).

Nikki, depois de conversar com um dos anciãos da congregação, percebeu que precisava ir ao médico. A anciã que também sofria de depressão sugeriu que ela considerasse procurar ajuda médica. E embora Nikki inicialmente tenha resistido à ideia, ela finalmente entendeu que precisava procurar ajuda profissional antes que algo pior acontecesse, e também para que pudesse continuar servindo bem a Jeová.

Depois de chorar todos os dias antes de ir para o trabalho e de se sentir sobrecarregada por ser nova no trabalho, de ver as mudanças que havia feito na dieta, na atividade física e de ouvir a experiência e sugestão de um ancião da congregação, Nikky entendeu e aceitou que o momento veio procurar ajuda médica.

O que Nikki fez para confiar em Jeová?

Depois da pandemia vendo quantas vidas foram perdidas, e vendo que não consegui ajudar ninguém. Naqueles momentos, ele orava a Jeová explicando como se sentia, pedindo-lhe que o ajudasse e lhe desse paz. E ajudar outros que estão passando pela mesma coisa faz com que ela se sinta útil, e assim ela poderá sentir-se feliz novamente e desfrutar a criação de Jeová e sentir-se feliz por estar viva.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando ela leu um artigo do jw.org de 2009 sobre depressão, para confiar em Jeová, a primeira coisa que Nikky fez foi entender que Jeová estava praticamente dizendo a ela o que ela tinha e o que deveria fazer para lidar com sua condição. 

Nicky apoiou-se em Jeová quando lhe abriu o coração através da oração para desabafar com ele e implorar-lhe paz, compreensão e conforto. Da mesma forma, ele confiou em Jeová quando buscou a ajuda dos anciãos da congregação por meio de uma visita de pastoreio para desabafar com eles e ouvir Seu conselho baseado na Bíblia.

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO

Segundo minha mãe, sempre fui cuidadora, mesmo quando era muito pequena faz parte da minha personalidade, não gosto de ver as pessoas sofrerem, isso me afeta muito. Lembro que quando comecei a trabalhar como enfermeira eu sempre chorava, chorava literalmente todos os dias que tinha que ir trabalhar. Por um lado fiquei impressionado porque eu era novo e por outro lado estava lutando contra a depressão, estava muito triste e precisava da ajuda de Jeová para entender o que estava acontecendo comigo.

Lembro que em 2009 saiu um artigo que falava sobre depressão e pensei bem, Jeová, você está me dizendo que é isso que eu tenho. Então eu sei o que há de errado comigo, o que tenho que fazer é aprender a lidar com isso, então mudei minha alimentação, comecei a me exercitar mais e percebi que tanto uma alimentação saudável quanto a prática de exercícios são muito, muito importantes.

Também em um caderno dividi em diferentes seções com aspectos da depressão que tive que lidar, em cada seção escrevi textos bíblicos, coloquei artigos e colei desenhos, imagens que dizem muito sem usar uma palavra. Jeová nos ouve, ele se preocupa conosco. Exercício, alimentação saudável, publicações e caderno me ajudaram muito por muito tempo, foi como um salva-vidas.

Mas chegou um ponto que tudo isso não funcionou mais tanto, lembro que estava me preparando para ir para a reunião e estava bem, mas quando ia sair pela porta não consegui, um uma angústia me invadiu, uma tristeza me invadiu, me senti sobrecarregada, era demais e eu estava desabando, comecei a chorar e não consegui controlar, era impossível, eu estava péssima, tive uma depressão muito grande , foi muito difícil para mim dizer aos idosos que precisava de ajuda, mas naquele momento percebi que se não fizesse isso poderia acontecer algo pior. 

Então pensei, sabe, vou pedir aos anciãos uma visita de pastoreio, porque eu não tinha ideia da minha depressão, não sabia de nada. Essa foi a primeira vez que conversei com eles e descobri que um dos irmãos, um dos mais velhos, também sofria de depressão, e ele me sugeriu: Você já pensou em contar para um médico? ir ao médico de jeito nenhum., eu achava que não precisava, mas às vezes você chega num ponto que precisa de ajuda, porque você não consegue mais fazer isso sozinho.

Muita gente acha que é ruim que seja constrangedor dizer que se tem depressão, e que não há necessidade de ir ao médico, então não é necessário, mas percebi que se quisesse continuar servindo bem a Jeová , tive que procurar ajuda de um profissional, essa era minha responsabilidade, nem todo mundo tem que dar esse passo, mas eu tive que fazer e posso dizer que estou muito feliz por ter feito isso, porque não senti isso é bom em toda a minha vida.

No começo colocaram os pacientes de Covid em uma área, depois em outra, e no final todo o hospital ficou cheio de pacientes de Covid, isso foi uma das piores coisas que experimentei como enfermeira em todos os anos que venho exercendo a profissão . E muitos dos meus companheiros morreram, estavam na linha de frente da batalha, assim como eu trabalharam muito, perdemos muita gente boa. É verdade, fiz meu tratamento para depressão, te ajuda, mas não tira completamente, e você fala, mas o que é isso, não posso salvar ninguém, não posso, não posso ajudar qualquer um, foi horrível, foi seriamente devastador. 

E em momentos como esse, eu oro a Jeová, explico como me sinto e imploro que ele me ajude e me dê paz, quando posso ajudar alguém que também tem depressão, sinto que Jeová está me usando de alguma forma. E a verdade é que fico muito feliz em saber que sou útil para Jeová, adoro aquela sensação de me sentir bem de novo, de ser feliz de novo, de voltar a sorrir e de poder desfrutar das pequenas coisas da criação de Jeová. Quer dizer, estou muito feliz por estar vivo, então sim, é isso que sinto. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário