FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: Semana de 16 a 22 de outubro de 2023, Discurso: Sejamos bons professores como Santiago. Vamos usar exemplos eficazes, Lição 8, Tarefa.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: 16 a 22 de outubro de 2023, Discurso, Lição 8, Tarefa Preparada. 

Discurso (5 min.): w22.01 12, 13 pars. 15-18. Título: Sejamos bons professores como Santiago. Vamos usar exemplos eficazes (lição 8).

Ser bons professores é uma arte. Mas ninguém nasce aprendendo, então se quisermos ser bons professores devemos aprender com outras pessoas que cultivaram a arte de ensinar. Nas semanas anteriores falamos sobre a maneira de ensinar de Santiago e hoje neste discurso vamos continuar estudando uma das coisas que fez de Santiago um bom professor,Use bons exemplos.

Este excelente professor, guiado pelo Espírito Santo, deu-nos um exemplo claro de como usar exemplos eficazes para alcançar o coração daqueles que ouvem. Em seus ensinamentos, Tiago usou exemplos simples, mas poderosos, exemplos que tinham clara aplicação na vida cotidiana. Por exemplo Vejamos Tiago 3:10-12, um desses exemplos eficazes que Tiago usou para tocar o coração das pessoas. Você achou isso? Por favor me acompanhe com a leitura, diz assim...

VAMOS LER TIAGO 3:10-12.

Da mesma boca vêm bênção e maldição. Meus irmãos, não é certo que isso aconteça. 11 Água doce e água amarga não saem da mesma boca de uma fonte, não é mesmo? Meus irmãos, a figueira não pode dar azeitonas nem a videira figos, certo? Nem a água salgada pode dar água doce.

Como podemos ver através das suas palavras, Tiago mostrou-nos como podemos melhorar as nossas capacidades como professores e ajudar outros a compreender e lembrar as verdades fundamentais da Bíblia. Jesus, o irmão mais velho de Santiago, foi um mestre supremo. Santiago sem dúvida aprendeu muito observando as lições do irmão. Jesus tinha o dom de usar exemplos de uma forma que tocasse o coração e a mente das pessoas.

Seguindo esse legado, James nos incentiva a usar exemplos eficazes em nosso ensino. Mas por que é tão importante fazer isso? Quando usamos exemplos apropriados, ajudamos as pessoas a visualizar o que estão ouvindo. Criamos imagens em suas mentes que lhes permitem compreender e lembrar mais profundamente as verdades da Bíblia.

Jesus foi um professor magistral no uso de exemplos e Tiago seguiu seus passos, como vemos na carta de Tiago, capítulo 1 e versículos 22 a 25, Acompanhe-me na leitura, por favor, diz assim...

VAMOS LER TIAGO 1:22-25.

Porém, coloquem a palavra em prática e não apenas a escutem, enganando-se com falsos raciocínios. 23 Pois se alguém ouve a palavra, mas não a põe em prática, é como um homem que se olha no espelho: 24 olha para si mesmo e, ao sair, esquece imediatamente que tipo de pessoa ele é. 25 Mas quem olha atentamente para a lei perfeita que pertence à liberdade e persiste nela, não a ouve e a esquece, mas faz a obra; e ele ficará feliz com o que faz.

Este exemplo de espelho é especialmente eficaz por vários motivos. Em primeiro lugar, Tiago tinha uma lição clara que queria transmitir para beneficiar da palavra de Deus, pois não basta lê-la, é preciso colocá-la em prática na nossa vida quotidiana. Em segundo lugar, ele escolheu um exemplo com o qual todos podem facilmente se identificar, o de um homem que se olha no espelho.

Que lição ele estava procurando ensinar? Assim como seria tolice alguém se olhar no espelho, ver algo que precisa corrigir e não fazer nada a respeito, também seria tolice lermos a Bíblia, identificar áreas onde precisamos mudar e não tomar Ação. Então, como podemos seguir o exemplo de Tiago e usar exemplos eficazes em nosso ensino? Temos três etapas principais que nos guiarão: 

Primeiro, vamos ter certeza de que o exemplo se enquadra no tópico do qual estamos falando. Isso garante que nossos exemplos sejam relevantes e úteis para nossos ouvintes. 

Em segundo lugar, vamos usar exemplos com os quais as pessoas possam se identificar facilmente. Ao fazer isso, tornaremos nosso ensino mais acessível e mais próximo de suas vidas. 

Terceiro, vamos tornar a lição clara e fácil de entender. A clareza dos nossos exemplos é essencial para que as verdades bíblicas sejam assimiladas com sucesso.

Se alguma vez tivermos dificuldade em pensar em exemplos adequados, podemos recorrer ao Índice de Publicações da Torre de Vigia ou à Biblioteca On-line, onde encontraremos inúmeras comparações que podemos usar. Porém, lembremos que os exemplos são como um microfone: servem para destacar uma ideia central. Então vamos usar o exemplo apenas para os pontos principais que queremos ensinar.

Em última análise, lembremo-nos de que a nossa principal motivação para melhorar como professores não é atrair a atenção para nós mesmos, mas ajudar o maior número possível de pessoas a tornarem-se parte da família feliz de Jeová. 

Usando exemplos eficazes, podemos guiar outras pessoas no seu caminho espiritual e aproximar-nos da palavra de Deus. Sigamos o exemplo de Tiago e do nosso amado Senhor Jesus, tornando-nos professores que tocam os corações e as mentes daqueles que ouvem, trazendo a luz da verdade a todos os que a buscam. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário