Estudo de A Sentinela, Semana de 9 a 15 de outubro de 2023, Daniel, um exemplo a seguir, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 9 a 15 de outubro de 2023, Daniel, um exemplo a seguir, Respostas sublinhadas.



Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Você é muito valioso” (Daniel 9:23).

1. Por que o jovem Daniel atraiu tanta atenção dos babilônios?

QUANDO Daniel era jovem, os babilônios o fizeram prisioneiro de guerra e o levaram para longe de sua terra e de seu lar. Mas apesar da juventude, ele não passou despercebido. Os babilônios ficaram impressionados com o que viram “diante de seus olhos”: um jovem “sem qualquer defeito físico e de boa aparência” que vinha de uma família importante (1 Sam. 16:7). Então eles decidiram treiná-lo para fazer parte da alta sociedade da Babilônia (Dn 1:3, 4, 6).

2. Que opinião Jeová tinha sobre Daniel? (Ezequiel 14:14).

2 Jeová amava Daniel, mas não por causa de sua aparência física ou de sua posição social, mas por causa do tipo de pessoa que ele decidiu ser. Sabemos disso porque, quando Daniel tinha cerca de 20 anos ou até menos, Jeová o mencionou junto com homens fiéis como Noé e Jó, que o serviram por muito tempo (Gên. 5:32; 6:9, 10; Jó 42:16, 17; leia Ezequiel 14:14). E Jeová nunca deixou de amar Daniel, que viveu uma vida longa e extraordinária (Dan. 10:11, 19).

3. O que veremos neste artigo?

3 Neste artigo falaremos sobre duas qualidades de Daniel que o tornaram uma pessoa muito valiosa para Jeová. Primeiro definiremos essas qualidades e revisaremos algumas situações em que Daniel as demonstrou. Mais tarde veremos o que Daniel fez para desenvolver essas qualidades. E finalmente falaremos sobre o que podemos fazer para seguir o exemplo deles. Embora este artigo tenha sido escrito pensando nos jovens, todos podemos aprender muito com Daniel.

SEJA CORAJOSO COMO DANIEL

4. Em que ocasião Daniel mostrou-se corajoso?

4 Pessoas corajosas podem sentir medo, mas não permitem que isso as impeça de fazer a coisa certa. Daniel era um jovem muito corajoso. Vejamos duas ocasiões em que ele demonstrou essa qualidade. A primeira provavelmente ocorreu cerca de dois anos depois que os babilônios destruíram Jerusalém. Acontece que o rei Nabucodonosor teve um sonho muito perturbador no qual viu uma enorme estátua. Mais tarde, ele ordenou que todos os sábios da Babilônia, inclusive Daniel, lhe contassem o que ele havia sonhado e o que isso significava. Se não o fizessem, ele mataria todos eles (Dan. 2:3-5). Daniel não tinha tempo a perder; havia muitas vidas em jogo. Então “pediu ao rei que lhe desse tempo para que lhe revelasse a interpretação” (Dan. 2:16). Fazer isso exigia fé e coragem.Porque? Porque a Bíblia não diz que ele já havia interpretado sonhos antes. Daniel falou com três de seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego, e “pediu-lhes que suplicassem misericórdia ao Deus do céu em relação a este segredo” (Dan. 2:18). Jeová respondeu às suas orações e, com a sua ajuda, Daniel conseguiu interpretar o sonho do rei. Ele e seus amigos escaparam da morte!

5. Em que outra ocasião Daniel mostrou-se corajoso?

5 Algum tempo depois de interpretar o sonho da enorme estátua, Daniel enfrentou outra situação que exigiu coragem. Nabucodonosor teve outro sonho arrepiante; Desta vez ele viu uma árvore gigantesca. Daniel foi corajoso e explicou a Nabucodonosor o significado do sonho. Entre outras coisas, ele lhe disse que ficaria louco e que não seria mais rei por um tempo (Dn 4:25). Nabucodonosor poderia ter pensado que Daniel estava se voltando contra ele e ordenado que fosse executado. Mas Daniel reuniu coragem e não escondeu dela nenhum detalhe.

6. O que ajudou Daniel a ser corajoso?

6 O que é possível que tenha ajudado Daniel a ser corajoso durante toda a sua vida? Quando jovem, certamente aprendeu muito com o bom exemplo de seus pais. Eles obedeceram às instruções que Jeová havia dado aos pais israelitas e ensinaram-lhe a Lei de Deus (Dt 6:6-9). Daniel não apenas conhecia os Dez Mandamentos, mas também estava bem ciente dos alimentos que os israelitas podiam ou não comer (Lev. 11:4-8; Dan. 1:8, 11-13). c Além disso, ele conhecia a história do povo de Deus e sabia o que acontecia com eles quando não obedeciam às regras de Jeová (Dan. 9:10, 11) Tudo o que lhe aconteceu durante a sua vida o convenceu de que Jeová e seus anjos poderosos sempre estiveram presentes para apoiá-lo. — Dan. 2:19-24; 10:12, 18, 19.

7. O que mais ajudou Daniel a ser corajoso? (Veja também a imagem).

7 Daniel tinha o hábito de estudar o que os profetas de Deus, como Jeremias, haviam escrito. Graças a isso, ele finalmente chegou à conclusão de que o exílio dos judeus na Babilônia estava prestes a terminar (Dn 9:2). Certamente, ao ver como as profecias se cumpriam, sua confiança em Jeová ficou mais forte. E quando uma pessoa confia muito em Jeová, ela tem uma coragem incrível (compare esta ideia com Romanos 8:31, 32, 37-39). O que mais ajudou Daniel foi que ele orou muito ao seu Pai celestial (Dn 6:10). Ele confessou seus pecados, contou-lhe tudo o que sentia e pediu ajuda (Dn 9:4, 5, 19). Como qualquer ser humano, Daniel não nasceu corajoso. Ele teve de desenvolver essa qualidade, e fez isso por estudar, orar e confiar em Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Daniel falando com o rei Nabucodonosor, que está sentado em seu trono. Outros funcionários da corte do rei ouvem boquiabertos. O estudo, a oração e a confiança em Jeová ajudaram Daniel a ser corajoso. (Ver parágrafo 7).

8. O que nos ajudará a ser corajosos?

8 Embora os nossos pais sejam corajosos e nos encorajem a ser corajosos, a coragem não é herdada; Devemos fazer a nossa parte. A coragem é como uma habilidade; você tem que aprender. Para dominar uma habilidade é preciso prestar muita atenção ao professor e copiar o que ele faz. Pois bem, para ser corajoso é preciso olhar atentamente para quem é assim e fazer o mesmo que eles. O que Daniel nos ensinou? Que temos que estudar a fundo a Bíblia, tornar-nos amigos de Jeová orando muito a ele e de coração, e confiar que ele sempre nos dará seu apoio. Se fizermos tudo isso, seremos corajosos quando a nossa fé for testada.

9. Quais são os bons resultados da coragem?

9 Ser corajoso dá bons resultados. Vamos pensar no que aconteceu com Ben da Alemanha. Na sua escola, todos acreditavam na evolução e pensavam que o que a Bíblia diz sobre a criação nada mais é do que um mito. Um dia, ele teve a oportunidade de explicar para toda a turma por que estava convencido de que a vida foi criada por Deus e falou sobre suas crenças com grande coragem. Com que resultado? Ele diz: “Meu professor me ouviu com atenção e deu a todos os meus colegas uma cópia das informações que eu havia preparado para apoiar meus argumentos.” Como reagiram os seus colegas? Ben diz: “Muitos me ouviram com a mente aberta e disseram que me admiravam”.A sua experiência mostra que pessoas corajosas muitas vezes conquistam o respeito dos outros e podem deixar outros curiosos e quererem aprender mais sobre Jeová. É claro que vale a pena ser corajoso.

SEJA LEAL COMO DANIEL

10. O que é lealdade?

10 Na Bíblia, a palavra hebraica traduzida como “lealdade” ou “amor leal” transmite a ideia de profundo afeto e apego. Muitas vezes é usado para falar sobre o amor que Deus sente por seus servos. Essa mesma palavra também é usada para se referir ao amor que os servos de Deus têm uns pelos outros (2Sm 9:6, 7). Jeová espera que também sejamos leais a ele. E essa lealdade pode ficar mais forte com o tempo. Isto é claramente visto no caso do profeta Daniel.

11. Que teste de lealdade enfrentou Daniel quando tinha mais de 90 anos? (Veja o desenho da capa).

11 Ao longo da sua vida, Daniel demonstrou muitas vezes a sua lealdade a Jeová. Mas, aos 90 anos, passou por uma prova extremamente difícil. Naquela época, a Babilônia estava sob o controle dos medos e dos persas, e o rei era Dario. Alguns oficiais da corte odiavam Daniel e não tinham respeito por Jeová. Então eles traçaram um plano para se livrar de Daniel. Eles fizeram Dario assinar uma lei que colocava Daniel entre a espada e a espada: ele tinha que ser leal a Deus ou ao rei. Para demonstrar sua lealdade ao rei e não atrair atenção, tudo o que ele precisou fazer foi parar de orar a Jeová por 30 dias. Daniel manteve sua posição e acabou na cova dos leões. Mas Jeová o resgatou e assim recompensou sua lealdade (Dan. 6:12-15, 20-22).O que nos ajudará a ser tão leais quanto Daniel?

ILUSTRAÇÃO

O profeta Daniel cercado por leões numa cova; está olhando para o céu. Atrás dele, um anjo suspenso no ar o protege. Jeová recompensou a lealdade de Daniel enviando um anjo para fechar a boca dos leões. (Ver parágrafo 11).

12. O que Daniel fez para fortalecer a sua lealdade a Jeová?

12 Para ser leal a Jeová é necessário amá-lo profundamente. Daniel permaneceu leal ao seu Pai celestial porque o amava muito. É muito provável que ele tenha alimentado esse amor pensando nas qualidades de Jeová e em como ele as demonstrou. Além disso, Daniel meditou com o coração grato em todas as coisas boas que Jeová havia feito por ele e por seu povo. — Dan. 2:20-23; 9:15, 16.

13. a) Que testes de lealdade enfrentam os jovens cristãos? Dê um exemplo. (Veja também a foto). b) O que poderíamos dizer a alguém que nos perguntasse se as Testemunhas de Jeová apoiam o comportamento homossexual? (Assista ao vídeo “O resultado da verdadeira justiça será a paz” no jw.org.)

13 a  ). Assim como Daniel, nossos jovens estão rodeados de pessoas que não respeitam a Jeová nem às suas regras. Essas pessoas talvez desprezem aqueles que dizem amar a Deus, e algumas talvez até pressionem nossos jovens a deixarem de ser leais a Jeová. Foi o que aconteceu com Gabriel, que mora na Austrália. Quando ele era adolescente, ele fez um teste muito complicado em sala de aula. A professora perguntou aos alunos o que fariam se um amigo lhes contasse que era gay. Ele lhes disse para colocarem aqueles que apoiariam o comportamento de seus amigos de um lado, e aqueles que não apoiariam, do outro lado. Gabriel diz: “Todos ficaram do lado dos que eram a favor, exceto outra Testemunha e eu.” O que aconteceu a seguir foi um verdadeiro teste de lealdade para Gabriel. Ele lembra: “Ainda havia um longo caminho a percorrer antes da aula terminar, e nossos colegas e até mesmo a professora passaram todo esse tempo nos insultando e zombando de nós.“Fiz tudo o que pude para manter a calma e explicar bem as minhas crenças, mas eles não me ouviram.” Como Gabriel se sentiu? Ele explica desta forma: “É claro que não gostei de ser insultado, mas fiquei muito feliz porque fui leal a Jeová e defendi minha fé.”

ILUSTRAÇÃO

Dois adolescentes Testemunhas de Jeová defendem calmamente suas crenças diante de colegas e professores furiosos. Assim como Daniel, você sempre poderá ser leal a Jeová se o amar de todo o coração. (Ver parágrafo 13).

14. O que podemos fazer para sermos sempre leais a Jeová?

14 Assim como Daniel, sempre poderemos ser leais a Jeová se nos esforçarmos para amá-lo de todo o coração. Para que esse amor cresça cada vez mais, temos que conhecer bem a sua personalidade, e uma forma de fazer isso é estudando as coisas que ele criou (Rm 1:20).Jovem, que ajuda você tem para aumentar ainda mais o amor e o respeito que sente por Jeová? Na seção “Alguém o projetou?” Existem vídeos e artigos curtos que você pode assistir. Você também pode ler os folhetos A Vida é a Obra de um Criador? e A Origem da Vida. Veja o que uma jovem irmã da Dinamarca chamada Esther disse sobre essas publicações: “Adoro o raciocínio contido nesses folhetos. "Eles não dizem em que você deve acreditar, mas apresentam os fatos para que você possa tirar suas próprias conclusões."Ben, mencionado no parágrafo 9, diz: “Esses artigos e panfletos fortaleceram muito minha fé. “Eles me mostraram que Deus criou a vida.” Depois de estudar essas informações, você provavelmente concordará com o que diz Apocalipse 4:11: “Jeová, nosso Deus, mereces receber glória, honra e poder, porque criaste todas as coisas.”

15. O que mais podemos fazer para fortalecer a nossa amizade com Jeová?

15 Outra coisa que nos ajudará a amar mais a Jeová é estudar a vida de seu Filho, Jesus. Foi isso que uma jovem irmã chamada Samira, que mora na Alemanha, fez. Ela diz: “Conheci melhor a Jeová por meio de Jesus”. Quando criança, Samira teve dificuldade em entender que Jeová tinha sentimentos, mas esse não foi o caso de Jesus. Ela diz: “Eu gostava de Jesus porque ele amava as crianças e era fácil ser amigo dele”. Quanto mais ele o conhecia, mais forte se tornava sua amizade com Jeová. Porque? Samira explica: “Aos poucos fui entendendo que Jesus é muito parecido com seu Pai; Ele imita perfeitamente. E percebi que uma das razões pelas quais Jeová enviou seu Filho à Terra é para que a humanidade o conhecesse melhor” (João 14:9).Jovem, se você quer fortalecer sua amizade com Jeová, por que não decide conhecer bem Jesus? Se fizer isso, seu amor a Jeová e sua lealdade a ele ficarão mais fortes.

16. Por que é bom ser leal? (Salmos 18:25; Miquéias 6:8).

16 Pessoas leais geralmente têm amizades mais fortes e duradouras (Rute 1:14-17). Além disso, se formos leais a Jeová, teremos paz interior. Porque? Porque nos dá paz de espírito saber que ele promete ser leal aos seus amigos leais (leia Salmos 18:25; Miquéias 6:8). O todo-poderoso Criador quer ser nosso amigo para sempre, embora sejamos muito pequenos comparados a ele. Não é maravilhoso? Nenhum teste ou inimigo pode quebrar essa amizade, nem mesmo a morte (Dan. 12:13; Lucas 20:37, 38; Rom. 8:38, 39). Certamente vale a pena seguir o exemplo de Daniel e ser leal a Jeová.

CONTINUE APRENDENDO COM DANIEL

17, 18. O que mais podemos aprender de Daniel?

17 Neste artigo falamos sobre duas qualidades de Daniel. Mas podemos aprender muito mais coisas com sua vida. Por exemplo, Jeová fez com que Daniel tivesse sonhos e visões e deu-lhe a capacidade de interpretar mensagens proféticas. Muitas destas profecias já se cumpriram e outras nos dão informações sobre coisas que acontecerão no futuro e que afetarão todos os habitantes da Terra.

18 O artigo a seguir falará sobre duas profecias do livro de Daniel. Compreendê-los bem ajuda a todos nós, jovens e idosos, a tomar boas decisões agora. Essas profecias também nos ajudarão a ser mais corajosos e leais, e assim estaremos preparados para enfrentar as provações que virão em breve.

O QUE VOCÊ DIRIA?

Por que Jeová amava Daniel?

Jeová amava Daniel porque ele era um jovem muito leal e tinha grande apreço por ele.

Em que ocasiões Daniel mostrou que era corajoso?

Repetidamente. Primeiro, quando ela teve que contar o sonho a Nabucodonosor, se não o fizesse, sua vida estaria em perigo. Outra ocasião em que ele teve de demonstrar lealdade a Jeová foi quando foi lançado na cova dos leões. 

O que podemos fazer para ser mais leais a Jeová?

Temos de ser leais a Jeová em todos os momentos, não só quando tudo está bem, mas também em circunstâncias extremas temos de demonstrar a nossa lealdade, como fez Daniel.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário