Estudo de A Sentinela, Sejamos razoáveis ​​como Jeová, Semana de 2 a 8 de outubro de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo de A Sentinela, Sejamos razoáveis ​​como Jeová, 2 a 8 de outubro de 2023, Comentários e Respostas.

“Que todos saibam que vocês são pessoas razoáveis” (FILIP. 4:5).

1. Em que sentido devem os cristãos ser como algumas árvores? (Veja também a imagem).

Em sentido espiritual, nós também temos que estar em disputa a doblarnos, é dito que devemos ser flexíveis e racionais.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos ser flexíveis quando as circunstâncias mudam e respeitar também as mudanças ou os comentários dos demais. 

Os cristãos devem ser como aquelas árvores que, quando sopram o vento com força, podem perder um dinheiro, mas por sua grande flexibilidade, siguen en pie. Exemplo de ello, la palmera. Nesse sentido, o Cristiano que é flexível e razoável deve estar disposto a se dobrar em seguir florescendo no sentido espiritual, mas isso significa se esforçar para se adaptar às mudanças em suas circunstâncias e respeitar as opiniões ajenas.

ILUSTRAÇÃO

Pues en la Ilustración mostra comodo cómodo quando mais grande e rígido é uma árvore mais fácil de amarrar. Sem embargar as árvores que são flexíveis mais quando há tempestade.

Na ilustração vemos o contraste entre as árvores. A árvore do tronco foi forte, mas rígida se parte e seguramente morta. El del tronco flexível se adapta e resiste. Afinal, Jeová quer que sejamos adaptáveis, racionais e flexíveis. Assim como uma palmeira, antes das circunstâncias cambiantes deste sistema, podemos resistir e seguir dando fruto em sentido espiritual.

Há duas árvores no meio de uma tempestade de vento. Um é flexível e segue em torta, enquanto o outro se parte pela metade por ser muito rígido. Qual classe de árvore prefere ser usada? (Veja o párrafo 1).

2. O que quais características nos ajudarão a nos adaptar às mudanças e o que veremos neste artigo?

Tenemos que ser racionais como Jeová deseja e também queremos ser humildes e compassivos.

As qualidades que nos ajudam a adaptar-nos às mudanças são a humildade e a compaixão. Além disso, neste artigo veremos como alguns cristãos enfrentaram com sucesso as mudanças graças a essas qualidades, e como nós também podemos fazer o mesmo. Também analisaremos o exemplo de Jehová e Jesus, as pessoas mais razoáveis ​​que existem.

JEOVÁ E JESÚS FILHO RAZONÁVEIS

3. Como sabemos que Jeová é razoável?

Embora Jehová seja a rocha firme e inamovível, também é a pessoa mais razoável que existe. Eu sei porque ele se adaptou às mudanças que se produzem no mundo, para ter certeza de que seu propósito se cumprirá.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Podemos ver ao longo da história como Jeová se adaptou às mudanças que foram produzidas, garantindo sempre que se cumprisse seu propósito, mantendo-se firme, mas ao mesmo tempo sendo razoável.

E como todos sabemos que nós criamos a sua imagem, assim como nós também podemos ser capazes de nos adaptar às mudanças, quizás, uns nos apoiarão mais ou outros menos, mas fazer com que seja o reflexo da sua imagem e sejamos capazes de fazê-lo também.

4. Mencione um exemplo que mostre que Jehová é razoável (Levítico 5:7, 11).

A lei mosaica exigia que os israelitas fizessem sacrifícios. Mas em Levítico 5:7,11 menciona ofertas distintas que eram aceitáveis ​​dependendo das circunstâncias da pessoa. Este exemplo mostra claramente o razoável que é Jeová, pois não exige que ricos e pobres apresentem os mesmos sacrifícios. A pessoa que não poderia oferecer uma oveja, poderia levar a Jehová dos Tórtolas ou dos pichones de Paloma como oferenda. Uma para a expiação do pecado e outra como oferenda quemar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além disso, com o que lemos se mostra que Jeová cumpriu o que falamos antes, era humilde e compassivo, era compassivo com as pessoas, porque não mirava o que deveria oferecer, sino de acordo com suas circunstâncias.

E podemos ver no 5:1 que não deve ser oferecido qualquer tipo de harina, mas você tem que ser harina fina e uma informação que diz que é o lugar que você usa para preparar uma comida um convite importante, assim mesmo não pode dar tanto como os demais o pouco que deu a Jeová tiveram que ser o melhor que tiveram.

5. Mencione um exemplo da humildade de Jeová e outro de sua compaixão.

O exemplo de humildade de Jeová é visto claramente quando estava a ponto de destruir Sodoma, e que enviou alguns anjos para anunciar a outros que deviam morar na região montanhosa. Mas, como Lot, ele deu tudo de si, pediu a Jeová que lhe permitiu ir para a cidade de Zoar, uma cidade que também foi destruída. Sem embargo, Jeová permitiu que isso significasse não destruí-la. Com isso Jeová demonstrou sua humildade. Em vez de exigir que o loto obedeça ao texto da letra suas instruções, aceite sua petição.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O exemplo de compaixão de Jeová também foi visto quando ele enviou o profeta Jonas para avisar ao povo de Nínive que tanto eles como sua cidade seria destruída devido ao seu maldade. E novamente ele foi demonstrado quando foi perdoado pela cidade por causa do arrependimento deles.

E também mostrou compaixão com os habitantes de Nínive ao enviar a Jonás para avisar que a iba está sendo destruída, mas quando os habitantes de Nínive se arrepintieron de quem havia hecho e disse no texto que Jehová reconsiderou sua decisão e então decidiu não mandarles esa calamidad así que senti lástima e compaixão por eles e os perdoou.

E em ambos os casos conhecemos um pouco a história, Jehová se ofendeu pelo comportamento desses habitantes e você sabe como quando um está em uma situação, pode ficar nervoso às vezes que menos façamos ser razoável, então vemos que Jehová é um bom exemplo, porque em uma situação até agora foi necessário transmitir justiça tanto quanto flexível, razoável e compassivo. 

6. Quais exemplos demonstram que Jesus é razoável como Jeová?

Mesmo Jesus foi enviado à terra para predicar-los às vistas perdidas da nação de Israel, em uma ocasião ajudou uma mulher que não era israelense. Jesus foi razoável porque em vez de fijarse em que a mulher não era israelita, se centrou em que ela tinha um problema e ela poderia ajudá-la. Por ello, compassivamente sanó a la hija de la mujer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E ahí Jesus se contou que era uma circunstância excepcional nesse caso, você disse que a filha estava cruelmente posada era um amigo muito grande e Jesus se contou que não era o momento de agora de ceñirse a uma instrução específica, uma regra específica sino de agora aplicar princípios muito mais elevados e isso foi como o hizo no solo curándola sino em seu trato a ella al inclusive hablar de que não era correto dar a comida que era para os filhos a los perritos no lo hizo de uma maneira como de insulto sino mostrando que obviamente tinha prioridade para os israelitas frente a outras nações, mas mesmo assim ele viu a necessidade de ajudá-los igualmente por sua compaixão.

Outro exemplo do razoável que foi Jesus o tenemos no princípio do seu ministério, quando ele disse que se alguém me rechazara, ele também o rechazaré. Mas depois, não rechazó a Pedro quando em três ocasiões diferentes por temor negociá-lo. Jesus sabia que Pedro estava arrependido e que era um homem fiel. De tudo o que depois de ressuscitar Jesus apareceu e muito provavelmente ele confirmou seu perdão e seu amor.

Se também em outra ocasião, Jesus disse que ele o rechazava, que ele também o rechazaria e sabe que Pedro o rechazó em três ocasiões negou a conhecê-lo, mas é o vio que Pedro estava arrependido e que era um homem fiel e depois de ressuscitar Jesus se ele apareceu ele confirmou seu amor e disse que o perdoou e dessa maneira ele aceitou e confirmou seu amor. 

7. De acordo com Filipenses 4:5, que reputação queremos ganhar?

Porque somos pessoas racionais em nenhum caso queremos ser estritos ou tercos porque quanto mais racionais somos mais imitando a Jeová e Jesus e por isso estaremos mais perto deles.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Segundo Filipenses 4:5 queremos que todos leguen a saber que somos pessoas racionais. Assim como Jeová e Jesus, nós também queremos gozar desta reputação. Por ello faríamos bem em fazer mudanças, se notamos que sempre queremos que as coisas se façam de nossa maneira, se não ouvirmos as opiniões dos demás e se nos cuesta ceder.

E o párrafo de umas indicações de como podemos saber se realmente somos razoáveis, porque claro todos os décimos de boas a primeiras que claro que são razoáveis, mas eles pensam nos demais que eu sou de ceder ou tenho a fama de ser muito restrito, suele insistir em que las cosas se hagan como yo creo ya veces tal vez decimos ya mas mi manera es la mejor por eso insisto, mas tal vez podíamos pensar em como podemos trabalhar mais nesta qualidade da tolerância, da humildade e da razão.

Que todos devemos demonstrar esta qualidade porque contribuímos desta forma para que haja paz e unidade na congregação.

Uma informação de que a pessoa razoável sabe que há ocasiões em que algo pode ser completo e legalmente justificado e sem embargo será absolutamente errôneo desde o ponto de vista moral, assim como isso é o que hicieron Jehová e Jesus sempre entenderam que a veces não é o momento de aplicar regras gerais, mas ser flexível em resposta a alguns princípios mais elevados.

Aqui não se trata de como nos vemos nosotros, mas como nos ven los demás.

E também temos que ser razoáveis ​​quando nossa opinião não coincide com outras pessoas, porque podemos ser equivocados ou como decía la hermana, podemos levar a razão, mas não sermos razoáveis ​​em nossas decisões.

SEAMOS RAZONABLES CUANDO NUESTRAS CIRCUNSTANCIAS CAMBIAN

8. O que podemos ajudar a ser razoável quando mudamos nossas circunstâncias? (Vea también la nota).

Pues estas quatro recomendações a primeira aceita para a realidade e a segunda mira para o futuro e a terceira concentrada no positivo e a quarta para fazer coisas para os demás.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando mudam nossas circunstâncias de saúde, econômicas, de designações dentro da congregação de Jeová ou em algum outro sentido, o que pode nos ajudar a ser razoáveis ​​​​e flexíveis é aceitar a realidade, mirar no futuro, concentrar-nos no positivo, e fazer coisas por os demais. A este respeito, também podemos encontrar bons conselhos no artigo «Como adaptar-se às mudanças», da revista Despertad número 4 do ano 2016.

E antes ou depois vamos ter mudanças em Corintios, pois a cena deste mundo está mudando, e Eclesiastes que tem sucessos imprevistos às vezes serão ruins, mas nem sempre será assim, às vezes, são bons, às vezes, poderia ser até uma mudança de atribuição por parte de Jehová, mas em todos esses casos devemos saber adaptá-los.

A mim eu já experimentei o que dice no ponto mira o futuro, é dirigido aos jovens, mas no final nos é aplicável para todos quando dice que pensar no passado é como conduzir em uma autopista sem deixar de olhar para o retrovisor está bem mirar echar um panorama atrás, mas o importante está concentrado na estrada que temos à frente, porque se não os pensamentos negativos nos puderem acontecer.

O artigo citado Eclesiastes 7:10 onde dice no digas por que os tempos passados ​​eram melhores que os de agora perguntamos isso no es de sabios e es que si estamos comparando todo o tempo lo que tenemos agora lo que perdemos entonces no vamos a ser felices Nunca teremos que não nos concentrarmos no que estamos perdidos, mas também no que estamos ganhando.

Assim como diz a nota também e que as mudanças são inevitáveis, por isso temos que ser realistas e mirar a possibilidade de nos adaptarmos às novas mudanças que temos agora.

Concentramo-nos no positivo e temos que ver com a atitude a resiliência e então buscar o lado bom da situação sempre teremos um lado bom que há que aprovar.

Também dice o artigo feito por los demás sem vigiar nossas próprias nesecidades, mas o de los demás como mostra Filipenses 2:4. 

9. O que aconteceu com um casamento de missionários para enfrentar dificuldades que não esperam?

Lo que Hicieron Emmanuel e Francesca oraram juntos e pediram a Jeová que eles morressem sabiduria para enfrentar um dia por vez. Ele respondeu dando-lhe por meio de sua organização exatamente o que era necessário no momento preciso. Por exemplo, o animó muito através de um vídeo onde um irmão diz que quando mais rápido aceitamos nossas circunstâncias, mais rápido nos tornamos felizes e mais fácil se nos fizermos aprovar as novas circunstâncias.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra coisa que Hicieron Emmanuel e Francesca foi proponente ser mais hábil predicando e dando cursos bíblicos por telefone. Também aceite o ânimo e o apoio para que ele morra os irmãos e agradeça seu filho, especialmente o de um irmão que diariamente manda uma mensagem de ânimo durante todo um ano. Uma coisa mais que isso foi aceitar suas novas circunstâncias e ficar contente com o que você poderia fazer durante esse período da pandemia de Covid-19, em vez de se concentrar no que você não poderia fazer.

Pues en resumen aceitar as novas circunstâncias que foram difíceis porque foram designados para um novo país e se empenharam em aprender o idioma, mas viram o Covid e então falharam em sua mãe, então tiveram dificuldade, mas disseram que primeiro o que hicieron fue orar a Jehová depois se propôs a ser mais hábil na predicação e aceitou o ânimo que os levou a morrer e isso foi a razão pela qual ele pôde se adaptar.

Também menciona que o vinho é muito bom para uma irmã que mostra muita empatia com eles, os invejosos todos os dias, um breve comentário sobre o texto bíblico, assim como você tuvieron o privilégio de durante um ano, tem o texto do diário que temos todos e mais um texto que les di a hermana.

E também como vemos Jehová lhe provou no momento apenas graças à organização o que precisava ouvir por exemplo como dice o párrafo um irmão o mandó um vídeo que decía quando mais rápido aceitamos a nova circunstância mais rápido volveremos a ser felizes e mais fáceis se nos fizemos aprovar uma nova circunstância e isso foi exatamente o que era necessário.

Pues fue un hermano que de la noche a la mañana le cambiaron las circunstancias full of trabajo fue a la cárcel aunque luego fue lo dropon inesperadamente porque ele o contaba com os dados que cuanto mais se concentrava em tudo o que havia perdido mais infelices e mais angustiados estaban e se dio conta que tenían que mirar no futuro e aprovachar o que nesse momento tenían e diz que nesse momento empezaron a disfrutar ya ser mais feliz.

A lição é que se aceitarmos as novas circunstâncias estaremos satisfeitos com o que podemos fazer.

10. O que é uma irmã para se adaptar a circunstâncias totalmente novas?

A irmã Christina foi enganada muito quando no Japão a congregação da Inglaterra se dissolveu. Mas em vez de cair no passado, ele se adaptou às suas novas circunstâncias, se concentrou no positivo e olhou para o futuro. Também foi decidido fazer tudo o que é possível em uma congregação de fala japonesa e seguir predicando com entusiasmo nesse idioma.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra coisa que fez a irmã Cristina para se adaptar às suas novas circunstâncias, foi pedir a uma ex-companheira de trabalho que a ajudasse a melhorar seu japonês usando a Bíblia e o folheto «Desfrute da vida» nas aulas. Com isso, ela aprendeu a se comunicar melhor em japonês e sua ex-companheira de trabalho queria aprender mais da Bíblia.

Pues o primeiro que aqui foi mirar no futuro é dizer que não se foi anclada no que aconteceu de que a congregação inglesa se desueltou assim como o futuro era que as reuniões iban a fazer no japonês e se puso a estudar japonês.

Mesmo assim, disse que ao passar isso ela se levou a um grande engano nas mudanças, não implica que aceitarmos imediatamente às vezes nos pode gerar um pequeno trauma, mas o que nos vai ajudar realmente é como aquele que fez ela mirar no futuro assim nos ayudará a que não nos partamos sino que si aguantamos e luego podamos desfrutar das muitas bênçãos que nos temos preparados.

O que aprender é que miramos no futuro e não nos anunciemos no passado porque as mudanças que podemos sofrer também podem trazer bênçãos inesperadas.

11. O que é um casamento para enfrentar seus problemas econômicos?

Como este casamento vive em um país onde nossas atividades são proibidas e além da economia se o vinho for inferior, eles perderão sua fonte habitual de ingressos. Então, o que ele fez foi se esforçar para levar uma vida mais sensata e se concentrar em ajudar os demais, dedicando todo o tempo possível à situação. Desta forma, você teve menos tempo para dar voltas aos pensamentos negativos e mais tempo para fazer a vontade de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Podemos aprender primeiro a se esforçar para levar uma vida sencil e também em vez de se concentrar em seus problemas, se centrar em ajudar aos demais como dados hechos 20:35 de que há mais felicidade em dar que em receber, assim como eles se dedicam todo o tempo para ajudar os demais não só também está na predicação.

O interessante é que eles tinham uma circunstância muito adversária porque vivían em um país onde nossa obra é proibida e encima agora, suas circunstâncias mudaram para peor claro, era o cóctel perfeito para centrar-se em pensamentos negativos e para deprimir, mas que interessante quando se dedicava mais O tempo do ministério não teve tempo para se concentrar nesses pensamentos negativos e foi o que eles fizeram para seguir adiante.

E além do benefício que relata aos demais que é óbvio, o irmão Dimitri em sua entrevista disse que a previsão é um meio que Jeová utiliza para nos ajudar a nos ajudar a ser felizes quando passamos por testes.

Se pues este matrimônio nos enseña pues que se nossas circunstâncias cambiais tengamos apresentar que é muito importante podemos seguir ajudando a los demás não porque estamos passando por dificuldades pues tenemos apenas que nosotros receber ajuda sino que também podemos oferecer ajuda a los demás e especialmente pues apoyando a predicação porque sabemos que assim como Jehová também nos vai abençoar.

12. Como podemos ajudar o exemplo de Pablo a ser flexível na predicação?

O exemplo de Pablo pode nos ajudar a ser flexíveis e adaptáveis ​​na previsão. E os décimos porque Pablo para poder cumprir seu encargo de predicar a juízes, gregos, intelectuais, camponeses, altos funcionários e reis, e também llegarles al corazón. Pedro tuvo que se esforça por ser de todo com gente de todo tipo. Por isso, na hora de transmitir sua mensagem sobre sua cultura e suas crenças. Então queremos imitar o exemplo de Pablo, seremos engenhosos e adaptaremos nossa maneira de apresentar a mensagem da Bíblia de acordo com as necessidades de cada pessoa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pues sí Pablo previu todo tipo de pessoas judíos griegos campesinos Reyes e como ele mesmo disse pues se hizo de tudo com gente de todo tipo para conseguir levar o coração de todas essas pessoas nosotros como também predicamos a pessoas de muitas culturas diferentes etnias atitudes orígenes podemos ter que fazer o mesmo que Pablo adaptar nossa apresentação conforme o que vemos em cada pessoa e as circunstâncias que podemos ver naquele momento.

O Apóstolo Pablo era flexível e maestro nesse aspecto, registraremos com segurança a ocasião em que ele se estabeleceu no areópago griego e ver que essas pessoas tinham muitas inquietações se dio conta de uma imagem específica no que era para um Deus desconhecido e ele dice Pues agora voy falar deste Deus que eles desconheciam como um homem que se adaptou a qualquer território e nos aplicamos se falamos com uma pessoa e temos em nossa mente uma apresentação e muito ensayada, mas a pessoa está claramente preocupada com outro aspecto aqui onde devemos demonstrar essa flexibilidade.

RESPETEMOS AS OPINIÕES DE LOS DEMÁS

13. O que é perigoso evitamos e respeitamos as opiniões dos demais? (1 Coríntios 8:9).

Não queremos fazer tropezar aos demais porque queremos que nossa opinião seja a melhor e tampoco causar divisões porque queremos estar convenciendo aos demais que fazemos o que nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se formos razoáveis, será mais fácil respeitar as opiniões dos demais e, com isso, evitaremos o perigo de acreditar que nossa opinião é sempre a melhor. Também evitaremos convencer os demais de que fazemos o mesmo que nós. Com esta maneira de atuar preservaremos a unidade da Congregação. Poner em princípios práticos como o de 1 Coríntios 8:9 nos levará a ter cuidado para que nosso direito de escolha não se faça pedra de tropiezo para aqueles que são mais débeis no sentido espiritual.

Por exemplo, em situações onde alguns irmãos gostam de maquiar, mas outros não, em que alguns irmãos parecem bem tomar álcool com moderação, mas outros preferem não beber, ou por exemplo, quando alguns irmãos com problemas de saúde elijan diferentes maneiras de cuidar, haremos bem se optarmos por respeitar suas decisões em vez de tratar de impor nossos pontos de vista. Desta forma, evitaremos o risco de causar divisões na congregação ou fazer tropeçar alguns. 

ILUSTRAÇÃO

Pues vemos cómo hay un hermano bebendo cerveza y el outro refresco de cola y el del refresco de cola pues le mira con una cara de sorpresa pues vamos como si estuviera cometiendo un crimen una pena.

Na congregação, vários cristãos podem ter opiniões diferentes e sem embargo, por isso devem causar divisões, como vemos aqui se respeitarmos a opinião de um de outro, não há problema porque isso seja um problema.

E al hilo de lo que se está comentando pues por exemplo tenemos primera de Corintios capítulo 10 versículo 23 y 24 que viene muy viene a lo que se está hablando para evitar as divisões que dizem que todo é permitido mas não tudo é benéfico todo é permitido mas não tudo edifica e siga dizendo o 24 que nadie busque seu próprio benefício, pois o de los demás aqui está a chave para todos nós.

A mesma árvore flexível se dobra antes da tempestade do vento. Em um círculo aparece um irmão que mira com cara de desacuerdo a outro irmão que está sustentando um vaso de cerveja. Se formos razoáveis, respeitaremos as opiniões dos demais. (Vea el párrafo 13).

14. O que os princípios bíblicos devem influenciar em nossa forma de vestir e de arrumar?

Em nossa forma de vestir e arrumar deveríamos influenciar nossos princípios bíblicos como o de 1 Timóteo 29:10, que aconselhar vestir-nos com roupa apropriada e arrumar-nos com modéstia e bom suculento como é propício para quem afirma ter devoção a Deus. Também deveríamos influenciar em nós o princípio de 1 Pedro 3:33 que nos diz que nosso adorno é nossa pessoa interior e não os adornos de ouro nem a roupa luxuosa que usamos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O Cristiano realmente não busca sua roupa e forma de arregalar e adornar o centro de atenção. Ao contrário, busca que sua forma de vestir honra a Deus e le demonstre às demais pessoas que os servos de Jeová são pessoas racionais, modestas e com bom senso.

Neste sentido, os antigos da congregação têm uma grande responsabilidade. Por um lado deve-se ajudar os irmãos a aplicar os princípios bíblicos, mas por outro lado deve-se ter cuidado para não impor suas opiniões pessoais e muito menos poner suas próprias regras. Por isso, ele foi um superintendente de circuito nesse sentido, uma excelente lição para todos. Ele disse a um irmão «Se você subir à plataforma e os presentes ficarem mais em sua aparência do que no que você disse, você terá algum problema com sua forma de vestir ou se atrasar?. Assim, em vez de decidir como se vestir e se arrumar, com estas palavras o superintendente o motivou a refletir para tomar uma boa decisão a respeito de sua roupa e seu vestuário pessoal.

Se quisermos mais informações sobre a roupa e o acessório pessoal, podemos repetir a lição 52 do livro «Desfrutar da vida».

La de segunda Timóteo 9:2 del 9 a 10 onde dice que debe de ser modesta y con buen juicio claro está que cada para isso están los colores no todos pueden ser vestidos iguais ni todos podem ir arreglados iguais mas com modéstia y buen juicio todos podemos ir bem arreglados.

E tanto o conselho de Pablo como o de Pedro que viene posterior é que mar com modéstia não diz que não vamos ficar bem arrumados limpios e nítidos porque dice que se recomenda vestido bem arrumado o que você fala, as menções da vanidade e da ostentação do meio de vida de um que é o que são princípios, que tem que registrar em nossa vida e também em nossa aparência.

Sim e o párrafo também nos leva ao livro, disfrute da vida e viene também um princípio de Romanos 15:1 e 2 porque os cristãos tenemos que tener presente que não debemos de fazer tropezar a nossos irmãos e aunque creamos que tenemos derecho a vestirnos de alguma maneira esse texto é o que diz que cada um de nós deve agradar a seu prójimo para benefício deste e para edificar-lo. 

ILUSTRAÇÃO

Na ilustração deste parágrafo, podemos ver irmãos de diferentes razões e culturas arregladas de formas muito diferentes. No entanto, dentro de seus estilos todos estão vestidos e arrumados com modéstia e bom suco. Por outro lado, se les ve felices y eso és porque se respetan los unos a los otros e porque ninguno trata de impor a los demás sus reglas ou sus puntos de vista personales en cuanto al arreglo personal. Isso demonstra que os irmãos são fortes no sentido espiritual, racionais e flexíveis. É por isso que você pode comparar com a palmeira.

A mesma árvore flexível se dobra antes da tempestade do vento. Em um círculo aparecem irmãos de muitas culturas posando juntos para uma foto em uma reunião. Leve estilos de roupas muito diferentes, mas todos são apropriados para um cristão. Se formos razoáveis, respeitaremos as opiniões dos demais. (Vea el párrafo 14).

15. Quais leis e princípios bíblicos nos guiam na hora de tomar decisões relacionadas à saúde? (Romanos 14:5).

No parágrafo se menciona os mandatos bíblicos a considerar o momento de tomar decisões relacionadas à saúde: Abstenerse de sangue e de animais estrangulados conforme mencionado em Hechos 15:20 e evitar o espiritismo e outras formas de ocultismo segundo Gálatas 5:19, 20. Também é destacado em Isaías 33:24 que o Reino de Deus é o único remédio completo e permanente para as enfermidades da humanidade. Enquanto Gálatas 6:5 diz que cada um levará sua própria carga de responsabilidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por outra parte do texto de Romanos 14:5, destaca que cada cristão deve decidir individualmente como cuidará de sua saúde. O que implica que há espaço para a diversidade de opiniões. Além disso, alguns irmãos preferem a medicina alternativa, enquanto outros preferem a medicina convencional. Por isso, além de nossa firme opinião e postura, devemos respeitar o direito dos demais de tomar suas próprias decisões no que você tem que ver com sua saúde. Se tivermos presente este princípio, contribuiremos para a paz e para a unidade da congregação e não seremos pedra de tropeço para ninguém.

Cada cristão deve decidir cada um pessoalmente como cuidar de sua saúde, o que é dos princípios orientadores, como por exemplo, aqui, abster-se de sangue, evitar o espiritismo e outras formas de ocultismo, então todo o resto é aparte de sua preferência pessoal.

E o párrafo também aporta idéias de como nos ajudar a ser flexíveis, neste caso, por exemplo, entendo que o reino de Deus será o único remédio completo e permanente e, por isso, não vamos impor critérios pessoais.

Cada cristiano deve ser confirmado completamente de que a decisão que tomou é a melhor.

Se alguém tomar uma decisão diferente da que tomaríamos em nossas circunstâncias, não deveríamos julgá-los, é o terceiro ponto que nos recomenda.

E vemos aqui na imagem na palma da mão dos tratamentos diferentes um tradicional e outros hierbas medicinais ambos respeitáveis ​​porque é uma decisão pessoal como estamos vendo e si somos assim que respeitamos essas decisões serão como a palmeira que se vê a la izquierda es flexível que se pode dobrar ante qualquer vento intempestado de hecho las palmeiras pode doblarse casi até o solo ante ventos furados de 300 km/h, assim como queremos ser nossas pessoas que sejam racionais e respeitem a opinião dos demais.

Menciona que nunca devemos perder de vista o pensamento de que o amor e a unidade dentro da congregação estão por mais de qualquer tratamento que nós queremos defender.

Podemos até pensar que é o ventajoso para outros respeitarem as opiniões dos demais e desta maneira contribuiremos para a paz da congregação que é a base de tudo.

ILUSTRAÇÃO

A mesma árvore flexível se dobra antes da tempestade do vento. Em um círculo aparece uma palma de mão com medicamentos tradicionais e outra palma com ervas medicinais e uma garrafa homeopática. Se formos razoáveis, respeitaremos as opiniões dos demais. (Veja o párrafo 15).

16. Como os antigos podem ser razoáveis ​​com seus companheiros? (Veja também as imagens).

Los ancianos razonables apoyan con gusto la decisión de la mayoría aunque vean las cosas de other manera.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os antigos podem ser razoáveis ​​se não esperarem que sempre seus companheiros aceitem o que opinam sozinhos por aquele filho dos maiores que os demais. Por outro lado, também são razoáveis ​​com seus companheiros que aceitam que o espírito de Jeová pode impulsionar qualquer membro do corpo de antigos para decidir algo que leve a uma boa decisão. Assim como sempre não se viola nenhum princípio, o antigo razoável pode apoiar com gosto a decisão de que a prefeitura tome mesmo o mesmo e as coisas de outra maneira. O antigo que tem essa forma de atuar também será comparável a um Palmera por ser flexível. E por suposto, adaptável e razoável.

Se formos ver a imagem, poderíamos pensar que os irmãos maiores podem ter mais experiência, porque sua opinião é a que prevalece, mas o que está falando é o mais jovem e isso chama a atenção porque é como está dizendo que o párrafo é razoável e penso que o espírito santo pode operar através de qualquer coisa como ocorre aqui na congregação.

ILUSTRAÇÃO

A mesma árvore flexível se dobra antes da tempestade do vento. Num círculo aparecem vários antigos reunidos. Um antigo jovem habla enquanto os outros ouvem. Se formos razoáveis, respeitaremos as opiniões dos demais. (Vea el párrafo 16).

LAS VENTAJAS DE SER RAZONABLES

17. Que bênçãos recebemos se somos razoáveis?

Se formos racionais, vamos melhorar com nossos irmãos e tenderemos a paz na congregação. Além disso, veremos como uma fonte de enriquecimento a variedade de personalidades e costumes que existem dentro do povo Ungido de Jehová. Também seremos felizes porque saberemos que estamos imitando a Jeová, o único Deus verdadeiro e razoável que existe.

O QUE CONTESTARÍA?

O que nos ensinou Jehová e Jesus sobre o que significa ser razoável?

Nós sabemos que tanto Jehová e Jesus esperam que sejamos razoáveis. Inclusive quem tem certeza de autoridade deve ser razoável, compassivo, em vez de insistir em sua opinião ou em seguir todo o pedaço da letra.

Pues no caso de Jeová que é o que tudo sabe, o que mais poder tem e o que mais derecho tem a impor normas, ele está disposto a ser flexível, adaptar suas normas para complacar os seres humanos, porque entendi seus sentimentos podem nós também podemos fazer o mesmo. 

Por que é importante ser razoável quando as circunstâncias mudam?

É importante que sejamos razoáveis ​​quando as circunstâncias mudam, porque da noite para a manhã podemos nos enfrentar um problema grave de saúde ou uma crise econômica ou política, porque se não somos razoáveis ​​essas circunstâncias nos quebram. É por isso que se aceitarmos rapidamente essas novas circunstâncias, assim como menciona o parágrafo, mais rápido nos tornaremos felizes e mais fácil se nos tornarmos capazes de aprovar essas novas circunstâncias que temos agora.

Porque assim não ficaremos paralisados ​​e romperemos como a árvore, se quisermos ser como a palmeira que se dobla e continuar caindo, podemos então aceitar a realidade, podemos mirar no futuro e fazer as mudanças necessárias para nos adaptarmos a essa situação. 

Como você contribuiu com uma pessoa razoável para a paz da congregação?

Ser razoável contribuir de grande maneira porque nos levamos melhor com os irmãos e temos paz na congregação. Também sentimos que a variedade de personalidades e costumes que existem no povoado Unido de Jeová nos enriquece. O mais importante é que sejamos felizes porque sabemos que estamos imitando a Jeová, que é um Deus razoável.

Pues respeitando as opiniões dos demais, já que temos em conta o princípio de primeiro aos Coríntios 8:9 de que queremos ter cuidado para que nosso direito a elegir não haga tropezar a nadie e também o de primeira aos Coríntios 10:23 y 24 que mesmo tudo é permitido, não, tudo é benéfico, e tudo que é permitido, não, tudo edifica, assim como queremos buscar o benefício dos demais, não só em nosso próprio. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário