Estudo de A Sentinela, Daniel, um exemplo a seguir, Semana de 9 a 15 de outubro de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, Daniel, um exemplo a seguir, 9-15 de outubro de 2023, Comentários e Respostas.


“Você é muito valioso” (Daniel 9:23).

1. Por que o jovem Daniel atraiu tanta atenção dos babilônios?

O jovem Daniel chamou a atenção dos babilônios por causa de sua aparência física impecável e boa aparência. Ele também veio de uma família importante, o que lhe conferiu um certo status social. Estas qualidades fizeram com que os babilônios considerassem Daniel um candidato adequado para treinamento e membro da alta sociedade babilônica.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, porque Daniel era um jovem que não tinha nenhum defeito físico e era bonito, e também vinha de uma família importante, por isso mesmo sendo muito jovem não passou despercebido.

O relato de Daniel capítulo 1 diz que quando lhes foi pedido que trouxessem aqueles jovens, menciona que deveriam ser da realeza e da nobreza, então quando os viram, viram que eram jovens sábios com conhecimento com discernimento que foram ensinados em na escrita e na língua. Dos caldeus então tudo isso chamava a atenção deles, mas mais do que tudo porque ele tinha sabedoria espiritual e isso chamava mais a atenção deles. 

2. Que opinião Jeová tinha sobre Daniel? (Ezequiel 14:14).

Jeová amava Daniel e dizemos isso porque ele é mencionado ao lado de homens tão fiéis como Noé e Jó. Jeová apreciava Daniel não pela sua aparência física ou pela sua posição social, mas pelo tipo de pessoa que ele decidiu ser. Jeová nunca deixou de amar Daniel e concedeu-lhe uma vida longa e extraordinária.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Segundo o texto bíblico de Ezequiel 14:14, Jeová tinha uma opinião muito favorável sobre Daniel. Aqui ele é mencionado junto com outros dois homens justos, Noé e Jó, destacando que por sua justiça eles poderiam se salvar. Isso sugere que Danie foi reconhecido por sua justiça e seu relacionamento próximo com Deus.

Bom, ele tinha uma opinião bastante grande ou via isso como muito importante a ponto de colocá-lo no nível de homens notáveis ​​como Noé e Jó, homens de muita fé, homens essas escrituras são vistos como um grande exemplo apesar de Daniel ter sido ainda era um jovem de cerca de 20 anos e Jeová o via como um desses dois grandes e importantes homens.

E o livro de Daniel 10:19 ali menciona que mesmo na sua velhice, Jeová continuou a amá-lo.Na verdade, ele lhe diz que ele era um homem muito valioso, então desde a sua juventude ele teve essa mesma atitude.

Sim, 1 Samuel 16:7 mencionado no parágrafo anterior menciona como Jeová não presta atenção à aparência se não presta atenção à atitude do coração e à determinação de servi-lo, embora Daniel tivesse uma bela aparência sem defeito conforme mencionado porque Ele Eles selecionaram por esse motivo, à vista de homens que Jeová havia selecionado precisamente por sua determinação de serem fiéis em fazer o que não importava se sua vida estivesse em perigo para honrar a Jeová. 

3. O que veremos neste artigo?

Primeiro definiremos essas qualidades e revisaremos algumas situações em que Daniel as demonstrou.

RESPOSTA OPCIONAL

Vamos analisar exatamente como ele desenvolveu essas qualidades e no nosso caso também vamos analisar neste artigo como podemos seguir o exemplo de Daniel.

No artigo analisaremos as duas qualidades de Daniel que fizeram dele uma pessoa valiosa para Jeová. Também analisaremos situações em que Daniel lhe mostrou essas qualidades e o que ele teve que fazer para desenvolvê-las. Por fim, falaremos sobre como podemos seguir o exemplo de Daniel e como todos podemos aprender muito com ele, embora o artigo seja direcionado aos jovens.

SEJA CORAJOSO COMO DANIEL

4. Em que ocasião Daniel mostrou-se corajoso?

Daniel demonstrou sua bravura em duas ocasiões. A primeira ocasião foi quando o Rei Nabucodonosor ordenou que todos os sábios de Babilônia, inclusive Daniel, lhe revelassem seu sonho e sua interpretação. Daniel pediu tempo ao rei, o que exigiu fé e coragem, visto que a Bíblia não menciona que Daniel já tivesse interpretado um sonho antes. Ele também pediu a seus amigos Sadraque, Mesaque e Abednego que orassem a Deus por misericórdia em relação a esse segredo. Com a ajuda de Jeová, Daniel conseguiu interpretar o sonho do rei e assim ele e seus amigos escaparam da morte.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Lembrando que Daniel era muito jovem, acontece que o rei conta sobre o sonho que ele teve e diz que foi um sonho muito perturbador, mas o que preocupou muito Daniel é que havia muitas vidas envolvidas já que o rei comentou que se ele não foi Ele decifrou o referido sonho porque ele iria morrer. Quando Daniel descobriu, ele nunca havia decifrado um sonho, mas mesmo assim acredito que sua fé foi muito grande porque ele invocou a Jeová e pediu a seus companheiros que o fizessem e ele recebeu a ajuda de Jeová porque ele conseguiu fazer o que queria: salvar o povo.

O Rei pediu-lhe que revelasse o sonho; ele próprio não o compreendeu. Mas aqui o importante é que ninguém entendeu, ele tinha muitos sábios em sua corte e ninguém sabia decifrar aquele sonho. Daniel, em Daniel 2:16 diz que pediu ao rei que lhe desse tempo para decifrar aquele sonho. sonho, onde entra a coragem de Daniel porque Ele não era conhecido como um revelador de sonhos. Ele nunca havia decifrado um sonho antes, mas confiava que Jeová iria ajudá-lo naquele momento. Como já mencionado, vidas estavam em jogo, e Daniel se importava com isso. Ele confiou em Jeová. Ele foi corajoso. Ele pediu tempo. Ao rei e o rei concedeu, então foi aí que Jeová agiu.

Se ele pedisse aos seus amigos que também eram hebreus que orassem por ele, eles implorariam misericórdia a Deus e ele diz especificamente porque isso era um segredo e como já vimos ele nunca havia interpretado isso. Além disso, quando vemos essa história vemos que ele não era apenas um rei, ele estava inquieto, poderíamos dizer que estava furioso, estava ansioso, mas ver um rei assim é imponente.. A bravura de Daniel. 

5. Em que outra ocasião Daniel mostrou-se corajoso?

Em outra ocasião, Daniel demonstrou coragem ao explicar ao rei Nabucodonosor o significado de outro sonho arrepiante em que viu uma árvore gigantesca. Apesar das possíveis consequências, Daniel não escondeu nenhum detalhe e falou com ousadia sobre o significado do sonho, mencionando até que o rei enlouqueceria e não seria rei por algum tempo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim Daniel 4:25 aí isso dá uma breve explicação de como ele disse a Nabucodonosor ele disse techaran dentre os homens você viverá com os animais do campo e comerá grama como os touros o orvalho do céu te molhará e sete vezes irá passar por você até saber que o Todo Poderoso é o governante do reino da humanidade e que ele o dará a quem ele quiser e dizer-lhe que ele estava louco não foi nada fácil.

Sim, nesta ocasião Daniel estava dando ao rei Nabucodonosor não uma mensagem boa, mas uma mensagem ruim para ele, então Daniel teve que ter muita coragem para poder dizer ao rei algo assim, basicamente ele estava dizendo a ele que iria para deixar de ser rei que ele iria embora. Ele iria enlouquecer então sem dúvida Daniel teve que ter muita coragem e muita confiança em Jeová para poder contar ao rei todos os detalhes sem esconder nada de ele. 

6. O que ajudou Daniel a ser corajoso?

Quando jovem, ele aprendeu muito com o bom exemplo de seus pais; eles obedeceram às instruções que Jeová havia dado aos pais israelitas e lhe ensinaram a lei de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que talvez tenha ajudado Daniel a ser corajoso foi o bom exemplo de seus pais, que lhe ensinaram a lei de Deus e a obedecer às instruções de Jeová não apenas com relação aos mandamentos, mas também sobre quais alimentos os israelitas podiam comer e o que podiam comer. Além disso, Daniel conhecia a história do povo de Deus e sabia o que acontecia quando eles desobedeciam. Por outro lado, tudo o que aconteceu ao longo da sua vida o convenceu de que Jeová e seus anjos poderosos sempre estariam presentes para apoiá-lo.

Quando menino, Daniel demonstrou mais tarde muitas qualidades que obviamente indicam que seus pais eram disciplinados, eles lhe ensinaram sobre Jeová e ele também tinha hábitos de estudo muito bons. Se observarmos outras coisas, como é que ele já viu as consequências de não ter uma boa rotina espiritual, mesmo Ele sabia o que acontecia quando as regras de Jeová não eram obedecidas.

Sim, isso me surpreende como diz em Deuteronômio 6:6, certamente o que o ajudou foi que o que aprenderam com seus pais estava em seus corações. Não é apenas aprender com Jeová, mas quando permitimos que as coisas de Jeová se reduzam a nossos corações, Jeová nos incita a agir de forma que em sua vida ele tenha coragem de enfrentar situações tão fortes.

Ele diz que há três razões possíveis pelas quais Daniel rejeitou a comida que foi oferecida aos babilônios: primeiro, era a carne de animais que a lei proibia comer, e segundo, talvez a carne não fosse sangrada adequadamente, e terceiro, talvez consumir esses alimentos. Era considerado parte de um ritual de adoração a Deus. É falso, então eles preferiam comer legumes para serem saudáveis. Então o rei viu que eles eram saudáveis ​​comendo legumes. Então eles deram a carne para outros. Então eles viram que estavam muito bem e com muita saúde

Sim, então tudo o que aconteceu ao longo da vida de Daniel o convenceu de que Jeová e seus anjos poderosos estão sempre lá para apoiá-los. 

7. O que mais ajudou Daniel a ser corajoso? (Veja também a imagem).

Ele estudou, a oração e a confiança em Jeová ajudaram Daniel a ser corajoso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Além de estudar as escrituras, por exemplo o rolo de Jeremias, ele chegou à conclusão de que o exílio estava prestes a terminar. Confiar em Jeová ajudou muito Daniel a ser corajoso. Da mesma forma, orar constantemente a Jeová, confessar os seus pecados, dizer-lhe o que sentia e pedir ajuda, ajudou-o a desenvolver e a fortalecer a sua coragem. Graças a isso ele conseguiu enfrentar os desafios como vemos na imagem, onde está diante do rei Nabucodonosor para interpretar seu sonho arrepiante.

O que ajudou muito Daniel foi estudar as profecias dos profetas passados, por exemplo Jeremias Isaías, e isso fortaleceu sua fé a tal ponto que ele chegou à conclusão de seu cativeiro.

Sem dúvida, em Daniel se cumpre que quando uma pessoa confia plenamente em Jeová, não é por acaso que a confiança em Jeová é cultivada quando o conhecemos mais e vemos como Jeová age com os outros servos e consigo mesmo e é por isso que foi perfeitamente cumprido em Daniel. O que o apóstolo Paulo mencionou em Romanos, nada pode nos separar do amor de Jeová ou do amor de Jesus quando temos essa confiança total e absoluta e que Jeová nunca nos falhará, por isso é importante que nós cultivar esse tipo de fé como a que ele teve com Daniel.

Sim, achei muito interessante que o parágrafo anterior disse que pessoa corajosa não é aquela que não tem medo mas sim quem faz a coisa certa apesar de ter medo, ele agarra essa coragem como no caso de Daniel porque confiou em Jeová, o parágrafo diz que Daniel Como qualquer ser humano, ele não nasceu corajoso, cultivou essa qualidade e por isso o bom relacionamento que lhe teve lhe serviu muito.

ILUSTRAÇÃO

Você pode ver a coragem de Daniel e a firmeza que ele também tem para falar diante do rei, por que contar a ele e não menosprezar o que Deus havia dito a ele porque essa coragem é necessária.

Daniel falando com o rei Nabucodonosor, que está sentado em seu trono. Outros funcionários da corte do rei ouvem boquiabertos. O estudo, a oração e a confiança em Jeová ajudaram Daniel a ser corajoso. (Ver parágrafo 7).

8. O que nos ajudará a ser corajosos?

E a primeira coisa que queremos dizer é que a bravura não é herdada, nossos pais poderiam ser muito corajosos, mas isso não indica que vamos fazê-lo, mas sim uma habilidade que se aprende com a observação e com certas técnicas ou certas maneiras pelas quais as pessoas podem conseguir fazer isso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Coragem é uma qualidade que não é herdada, mas sim aprendida e desenvolvida. É como uma habilidade que devemos cultivar. Pois para sermos corajosos, devemos observar e aprender com aqueles que já não estão ou, por assim dizer, imitar suas ações. No caso de Daniel, aprendemos que a coragem é o resultado de estudar a Bíblia a fundo, de cultivar um relacionamento íntimo com Jeová por meio de oração sincera e de confiar que ele sempre nos apoiará. Estas ações nos ajudarão a ser corajosos quando a nossa fé for testada.

Também nos ensina que temos que estudar a fundo a Bíblia, nos tornar amigos de Jeová, orar muito a ele e do fundo do coração e confiar nele ele sempre nos dará seu apoio e se fizermos tudo isso seremos corajosos quando somos postos à prova.

9. Quais são os bons resultados da coragem?

Ser corajoso pode trazer bons resultados, conquistando o respeito dos outros e despertando a curiosidade deles para aprender mais sobre Jeová. No caso de Ben, ao compartilhar corajosamente suas crenças na escola, seu professor prestou atenção e seus colegas demonstraram admiração. Além disso, deram-lhe a oportunidade de fornecer informações para apoiar seus argumentos sobre o tema da evolução. O exemplo de Come mostra que a bravura vale o esforço, pois pode abrir portas para partilhar a nossa fé e deixar uma impressão positiva nos outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No caso deste irmão mais novo, ele teve que falar sozinho na frente dos colegas na aula e explicar, convencido, porque acreditava em Deus e porque acredita que Deus criou todas as coisas e o bom resultado que teve é ​​que, por exemplo , muitos começaram. Para assistir, eles o ouviram com a mente aberta e ele também conquistou o respeito dos colegas e do professor porque conseguia explicar com clareza porque estava convencido do que acreditava.

Bem, agradeça a Jeová pela coragem. Isso nos ajuda a ter calma e a dar respostas corretas. Por exemplo, na ocasião em que nosso irmão, Ven, teve que falar sobre como a vida foi criada por Deus, ele conseguiu responder bem porque ele estava preparado, até mesmo sua experiência nos diz que ele tinha que dar uma cópia a cada um de seus companheiros, mas isso era porque ele conhecia e confiava em Jeová, isso deixou outras pessoas curiosas e querendo saber mais sobre Jeová.

E com isso então podemos chegar aos nossos tempos, já vimos Daniel e sua bravura e o que ele enfrentou hoje nossos jovens enfrentam situações semelhantes e ao mesmo tempo muito diferentes, mas o exemplo que já foi citado nos faz ver que é uma das questões É mais comum os jovens defenderem suas crenças em muitas áreas. Aqui falamos sobre evolução. Este jovem fez bem e temos que destacar que se seguirmos esses bons exemplos sempre haverá bons resultados porque Jeová está conosco.

Sim, nesta experiência aprendemos que pessoas corajosas muitas vezes conquistam o respeito dos outros e também podem deixar outras pessoas curiosas e com vontade de aprender mais sobre Jeová. 

SEJA LEAL COMO DANIEL

10. O que é lealdade?

O que significa lealdade ou amor leal transmite a ideia de afeto e apego profundo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A lealdade, conforme o parágrafo anterior, é um sentimento profundo de carinho e apego. Na Bíblia, é usado para descobrir o amor que Deus tem pelos seus servos e o amor que os servos de Deus têm uns pelos outros. Jeová espera que sejamos leais a ele, e essa lealdade pode fortalecer-se com o tempo, conforme visto no exemplo do profeta Daniel.

Pois bem, ele faz isso de uma forma extraordinária, lembre-se que Jeová havia ordenado que Davi eliminasse todos os descendentes de Saul, mas ele perdoou Mefibosete porque ele era filho de seu amigo a quem havia jurado lealdade e carinho, por isso o apreço que Davi sentia pois Jônatas o levou a demonstrar esse mesmo amor leal também ao seu próprio filho, de tal forma que agora era bem-vindo à casa do rei para viver constantemente com ele e, além disso, devolveu as terras de seu avô Saúl, provavelmente na convulsão do momento que ele perdeu, mas agora ele os dá a ela novamente e diz que iria expressar esse carinho por apego a seu pai Jonathan.

E como vimos no início, tínhamos que definir as duas qualidades. O que é lealdade está sendo definido aqui neste parágrafo, mas fica ainda melhor definido com este exemplo, um exemplo onde podemos mostrar essa lealdade um ao outro e lealdade a Jeová e que deve permanecer bem fundo no coração dos jovens. 

11. Que teste de lealdade enfrentou Daniel quando tinha mais de 90 anos? (Veja o desenho da capa).

Quando Daniel tinha mais de 90 anos, ele enfrentou o teste de ter que escolher entre ser Leal a Deus ou ao Rei Dario. Algumas autoridades arquitetaram um plano para se livrar de Daniel, fazendo com que o rei assinasse uma lei proibindo Daniel de orar a Jeová por 30 dias. Apesar do perigo, Daniel permaneceu firme na sua lealdade a Deus e continuou a orar, o que o levou a ser jogado na cova dos leões. Contudo, Jeová não os resgatou como recompensa pela sua lealdade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele já tinha essa idade e realmente enfrentou uma prova extremamente difícil, em essência foi que ele parou de orar por 30 dias a Jeová, isso por causa dos oficiais que o odiavam e que estavam contra ele, então conseguiram que o rei assinasse um decreto no qual qualquer um que orasse a alguém que não fosse seus deuses seria punido com a morte. Portanto, foi um teste muito forte para Daniel, mas ele confiou em Jeová como sempre e permaneceu leal. Ele não parou de orar como sempre e Jeová o salvou.

Isso nos ajuda a entender que o amor leal a Jeová não é apenas falado, mas praticado e é feito pela fé. Obviamente, Daniel deixa o rei depois que o decreto é assinado e imediatamente vai para seu quarto particular, abre a janela, indo para o templo e faz a oração e os sátrapas sabiam de antemão que ele iria fazer exatamente isso depois de ter assinado e queriam prendê-lo, ele sabia de antemão que possivelmente iriam prendê-lo mas ele não se importou, a bravura que ele demonstrou é o que Ele vinha praticando desde sua juventude até aquele momento. 

ILUSTRAÇÃO

Na ilustração deste parágrafo, vemos como Jeová recompensou a lealdade de Daniel enviando um anjo para fechar a boca dos leões. 

O profeta Daniel cercado por leões numa cova; está olhando para o céu. Atrás dele, um anjo suspenso no ar o protege. Jeová recompensou a lealdade de Daniel enviando um anjo para fechar a boca dos leões. (Ver parágrafo 11).

12. O que Daniel fez para fortalecer a sua lealdade a Jeová?

Para fortalecer a sua lealdade a Jeová, Daniel concentrou-se nas qualidades de Jeová e em como ele as demonstrava, e o seu amor por ele aumentou muito. Além disso, Daniel meditou com o coração grato em todas as coisas boas que Jeová havia feito por ele e por seu povo. O exemplo de Daniel mostra que, tanto mais amarmos a Jeová, tanto mais será a nossa lealdade a ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se lá em Daniel 9:4 vemos como ele mesmo meditou nas qualidades de Jeová, por exemplo, ali ele o chama de Deus verdadeiro, o chama de grande e imponente, mas também menciona que demonstra amor leal a quem o ama , então vemos como Daniel Meditando sobre esse amor, ele pensou nas qualidades de Jeová e como as demonstrou, de modo que a meditação que ele fez o ajudou a permanecer forte, ser corajoso e leal, apesar das circunstâncias ou provações que enfrentou. mas ele confiou em Jeová e não permitiu que esse medo o enfraquecesse.

Se no início do parágrafo diz como para tornar Jeová leal é necessário amá-lo profundamente, Danie amava profundamente a Jeová porque ela passou um tempo meditando sobre como Jeová havia ajudado seu povo, por exemplo Daniel 9:15 menciona oh Jeová nosso Deus que tirou seu povo da terra do Egito, ele estava ciente de como Jeová havia ajudado seu povo, mas também de como ele mesmo os havia ajudado, e meditar constantemente sobre isso fez com que seu amor se aprofundasse e, por sua vez, seu desejo de ser leal. Eu estava crescendo .  

13. a) Que testes de lealdade enfrentam os jovens cristãos? Dê um exemplo. (Veja também a foto). 

Como vemos na imagem, os jovens cristãos enfrentam testes de lealdade quando estão rodeados de pessoas que não respeitam a Jeová ou as suas regras, podendo até pressioná-los a abandonar a sua lealdade. Um exemplo disso é Gabriel, que foi insultado e ridicularizado pelos colegas e pelo professor por permanecer leal a Jeová. A professora disse aos alunos que apoiavam o comportamento de um amigo homossexual que ficassem de um lado e aos que não apoiavam, do outro. Gabriel conta que todos ficaram do lado dos que eram a favor, menos outra testemunha e ele. Embora tivesse de suportar zombarias e pressões, ele se sentia feliz porque era leal a Jeová e defendia sua fé.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos que os nossos jovens estão rodeados de pessoas que não respeitam nem amam a Jeová ou às suas regras e essas pessoas dizem que às vezes desprezam aqueles que dizem que amam a Deus e alguns podem até pressionar os nossos jovens a deixarem de ser leais a Jeová.

Nos parágrafos anteriores falei sobre a bravura neste caso deste irmãozinho ao defender sua fé foi muito positiva, mas neste caso não foi o mesmo resultado deste irmãozinho porque neste caso eles não o ouviram mas apesar tudo, como já vinha comentando embora não gostasse mas como se sentia feliz porque conseguiu defender sua fé e conseguiu ser leal a Jeová. 

13. b) O que poderíamos dizer a alguém que nos perguntasse se as Testemunhas de Jeová apoiam o comportamento homossexual? (Assista ao vídeo “O resultado da verdadeira justiça será a paz” no jw.org.)

Poderíamos responder que, de acordo com os ensinamentos bíblicos, as Testemunhas de Jeová seguem os princípios e normas estabelecidos na Bíblia, que promovem relacionamentos e comportamentos no âmbito do casamento entre um homem e uma mulher. No entanto, respeitamos o direito de todos de escolher como viver as suas vidas e também não obrigamos ninguém a aceitar as nossas crenças ou a pensar como nós. No entanto, esperamos o mesmo respeito dos outros por nós e pela nossa posição sobre a homossexualidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Poderíamos também dizer-lhe que, assim como Jeová não é parcial, os seus servos também não o são. Em vez disso, tentamos respeitar todos igualmente. Mas devemos deixar claro que todos são aceitos, mas não qualquer comportamento como o manifestado por quem consome drogas, é violento ou homossexual. Pelo contrário, ordena-nos que obedeçamos aos princípios e regras que regem o casamento e o sexo entre um homem e uma mulher.

Bom, é muito bom como respondem os irmãos que estão no vídeo que foi preparado para esse fim, um deles, por exemplo, disse que respeitamos profundamente as pessoas que decidem viver suas próprias regras, mas que também pedimos respeito pelas nossas ideias, ou seja, colocamos as nossas ideias na Bíblia e assim também merecemos ter as nossas ideias respeitadas.

Y en ese video también se razonaba que no apoyamos la conducta homosexual pero tampoco apoyamos otras conductas no apoyamos por ejemplo el uso del tabaco, el emborracharse con alcohol con lo cual hay distintas pautas que no apoyamos no condenamos a la persona pero no seguimos esa forma de vida.

ILUSTRAÇÃO

Dois adolescentes Testemunhas de Jeová defendem calmamente suas crenças diante de colegas e professores furiosos. Assim como Daniel, você sempre poderá ser leal a Jeová se o amar de todo o coração. (Ver parágrafo 13).

14. O que podemos fazer para sermos sempre leais a Jeová?

Podemos sempre ser leais a Jeová por nos esforçarmos a amá-lo de todo o coração. Portanto, para fortalecer esse amor, é importante conhecer bem a personalidade de Jeová, e uma maneira de fazer isso é estudar as coisas que a criam, como menciona Romanos 1:20.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para passar a amar a Jeová de todo o coração e mostrar lealdade a ele, encontramos ajuda na seção: “Foi Alguém quem planejou isso?” Ali podemos encontrar vídeos e artigos curtos que podem nos ajudar a aumentar nosso amor e respeito por Jeová.

O parágrafo menciona os panfletos “A vida é obra de um criador?” e “A Origem da Vida”, que têm sido de grande ajuda para os jovens fortalecerem a fé e a compreensão da criação. Visto que o estudo destas informações nos permite chegar às nossas próprias conclusões e reconhecer que Jeová merece toda a glória, honra e poder. Foi o caso de uma jovem irmã chamada Ester, que ficou encantada com o raciocínio contido nesses panfletos.

Este também foi o caso do irmão Ben. Ele diz que esses artigos e panfletos fortaleceram grandemente sua fé e lhe mostraram que Deus criou a vida. E também é o meu caso depois de estudar o livro Vamos nos aproximar de Deus e analisar a fundo as qualidades e a personalidade de Jeová, concordo com Apocalipse 4:11, somente Jeová merece receber toda a glória, honra e poder, por toda a sua criação . 

15. O que mais podemos fazer para fortalecer a nossa amizade com Jeová?

Uma maneira de fortalecer nossa amizade com Jeová é estudar a vida de seu filho, Jesus. Pois conhecendo melhor Jesus, entenderemos melhor a Jeová, e isso ocorre porque Jesus imita perfeitamente seu pai. Estudando a vida de Jesus, podemos fortalecer nosso amor a Jeová e nossa lealdade a ele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra maneira de fortalecer a nossa amizade com Jeová é seguir o exemplo da irmã Samira. Ela conheceu melhor a Jeová por meio de Jesus e percebeu que Jesus imita perfeitamente seu pai. À medida que Samira passou a conhecer mais Jesus, sua amizade com Jeová ficou mais forte. Ele entendeu que uma das razões de Jeová para enviar Jesus à Terra foi para que a humanidade o conhecesse melhor. Portanto, se quisermos fortalecer a nossa amizade com Jeová e que o nosso amor e lealdade para com ele se tornem cada dia mais fortes, podemos nos propor a conhecer bem Jesus, aprender e seus ensinamentos.

Aqui, o que o parágrafo nos diz é que outra maneira de poder amar a Jeová é conhecer a vida do Senhor Jesus Cristo. Ele nos fala sobre uma irmã da Alemanha que diz que conheceu melhor a Jeová por meio do Senhor Jesus porque ela menciona que quando ela era criança, era difícil para ela entender que Jeová tinha sentimentos, mas depois que conheceu Jesus, ela passou a amar ainda mais a Jeová.

O objetivo de conhecer mais Jesus porque é a forma como vamos conhecer a Jeová queremos saber os sentimentos de Jeová como ele se sente então temos que conhecer seu filho e quanto mais fazemos esse relacionamento com Jeová Será mais forte.

16. Por que é bom ser leal? (Salmos 18:25; Miquéias 6:8).

É bom ser leal a Jeová porque isso nos dá tranquilidade e paz interior. Isto acontece porque Jeová promete ser leal aos seus amigos leais. O Salmo 18:25 nos diz que Jeová mostra lealdade àqueles que são leais, e em Miquéias 6:8 somos ensinados que Jeová nos pede para sermos justos, amarmos a lealdade e andarmos humildemente com ele. Portanto, ser leais permite-nos ter uma amizade forte e duradoura com Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Continuando com a amizade vamos ter uma amizade com Jeová para sempre porque ele quer isso e aí temos Romanos 8:38 e 39 que fala das diversas coisas que podemos passar e que nem isso pode nos separar do amor de Jeová, então podemos nos esforçar para ser leais e embora sejamos imperfeitos podemos deixar de ser assim, mas como os Salmos mostraram, se formos, Jeová fará isso conosco e ele é perfeito para que dure, teremos um amizade com ele sem dúvida para sempre.

Romanos 8:38 e 39 nos diz que nenhum teste ou inimigo pode quebrar essa amizade, nem mesmo a morte. 

CONTINUE APRENDENDO COM DANIEL

17, 18. O que mais podemos aprender de Daniel?

Podemos aprender com as profecias que podem ajudar-nos a ser mais corajosos e leais para estarmos preparados para enfrentar os problemas que surgirão no futuro.

Além das qualidades mencionadas acima, podemos aprender com a vida de Daniel que Jeová fez com que ele tivesse sonhos e visões e a capacidade de interpretar mensagens proféticas. Como muitas dessas profecias foram cumpridas e outras nos dão informações sobre coisas que acontecerão no futuro e afetarão os habitantes da Terra, elas podem nos ajudar a tomar boas decisões, ser corajosos e leais, e também nos preparar para enfrentar as provações. que temos pela frente podem surgir. Portanto, no próximo artigo continuaremos falando sobre as profecias do livro bíblico de Daniel.

O QUE VOCÊ DIRIA?

Por que Jeová amava Daniel?

Jeová amava Daniel porque ele era um jovem muito leal e tinha grande apreço por ele.

Se aprendemos que foi por causa do tipo de pessoa que Daniel decidiu ser, vimos que ele era corajoso, leal e fiel a Jeová, na verdade em Daniel 10:11 Jeová o chamou de homem muito valioso e Jeová o considerou assim. assim porque ele sempre decidiu ter essa coragem e porque Daniel sempre confiou em Jeová, por isso Jeová o considerou um homem valioso. 

Em que ocasiões Daniel mostrou que era corajoso?

Repetidamente. Primeiro, quando teve de contar o sonho de Nabucodonosor, sua vida corria perigo se não o fizesse, e outras vezes, quando teve de demonstrar lealdade a Jeová e foi lançado na cova dos leões.

Bem, ele demonstrou isso em diversas ocasiões, primeiro quando teve de contar a Nabucodonosor o sonho de que, se não o tivesse feito, sua vida estaria em perigo, e em outras ocasiões também teve de demonstrar lealdade a Jeová quando foi atirado na cova dos leões.

O que podemos fazer para ser mais leais a Jeová?

Em Romanos 1:20 ele nos convidou a ver a criação e dessa forma conhecer bem a pessoa e personalidade de Jeová e outra forma foi estudar a vida de Jesus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Temos de ser sempre leais a Jeová, não só quando tudo está bem, mas em circunstâncias extremas temos de demonstrar a nossa lealdade, como fez Daniel.

Também nos ajudará a determinar que, quando observamos as profecias, isso nos faz ver o futuro que Jeová deseja que observemos e analisemos. Na verdade, se observarmos essas coisas, não aderiremos ao que o sistema de coisas deseja que façamos, como aceitando coisas que vão contra a criação, é por isso que Romanos 1:20 diz para observar a criação Jeová criou todas as coisas até os nossos dias, mas o mundo de Satanás criou outras que eles querem que aceitemos, mas vamos demonstrar a coragem que Jeová quer que demonstremos. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário