ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 23 a 29 de outubro de 2023, Jó 8 a 10, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
Jó 9:32. Se ao ler a Bíblia nos deparamos com algo que não entendemos, o que devemos fazer? (w10 15/10 6, 7 par. 19, 20).
Quando achamos uma passagem bíblica difícil de entender, devemos investigar e estudar, mas também lembrar que algumas coisas estão além do nosso entendimento e usar essa experiência quando passarmos por algo assim, e ver isso como uma oportunidade para fortalecer nossa fé e confiança em Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ao nos depararmos com passagens bíblicas que não entendemos ou que parecem desafiadoras do ponto de vista humano, é muito importante não descartá-las, mas pelo contrário, investigar mais a fundo e assim poderemos encontrar uma compreensão mais profunda.
Devemos reconhecer que nem sempre entendemos completamente a mente de Deus e seus caminhos, por isso é muito importante cultivar uma qualidade muito valiosa que é a humildade, dessa forma podemos confiar na sabedoria e perfeição de Deus, mesmo quando não entendemos completamente suas ações ou decisões.
A fé envolve confiar em Deus quando não entendemos completamente Seus motivos ou ações. Estas passagens encorajam-nos a manter uma forte fé em Jeová e a não julgar as suas ações pelos nossos padrões humanos limitados, e reconhecer as nossas limitações permitir-nos-á aceitar que nem sempre teremos todas as respostas. Em vez de nos sentirmos frustrados, podemos aceitar que há aspectos da divindade que estão além da nossa compreensão, como disse o apóstolo Paulo: Quão insondáveis são os seus julgamentos e quão insondáveis são os seus caminhos!
Além disso, depois de termos pesquisado e estudado, e ainda não está claro para nós, devemos ver isso como um teste de nossa fé e reconhecer humildemente que não podemos compreender tudo o que Deus faz. portanto, devemos confiar nas qualidades que o caracterizam.
Outra coisa que podemos fazer quando encontramos algo que não entendemos na Bíblia: é importante ter em mente que compreender plenamente os propósitos de Deus pode estar além da nossa capacidade humana. Em vez de nos sentirmos frustrados ou desanimados por isso, é valioso ver isso como uma oportunidade para fortalecer a nossa fé e confiança nas qualidades de Deus. Portanto, em vez de simplesmente descartar ou ignorar o que não entendemos, somos incentivados a investigar e aprofundar o tema, e para isso podemos utilizar as ferramentas que temos hoje.
Mesmo que não entendamos a passagem bíblica, continuaremos a confiar em Jeová, continuaremos a mostrar fé naquilo que ele compartilhou conosco e nos deixou nas escrituras.
Além disso, devemos ter em mente que não somos os únicos, já que o Apóstolo Paulo em Romanos 11:33-36 falou da profundidade da sabedoria divina, de quão inescrutáveis são os julgamentos de Jeová, e que não há mente humana que Conheça sua mente. Portanto, em vez de nos sentirmos mal, deveríamos fazer um esforço e continuar a cavar mais fundo.
É importante lembrar que a fé não se baseia apenas na nossa compreensão intelectual, mas também na nossa confiança em Jeová. Embora não possamos compreender plenamente todos os aspectos da Bíblia, podemos confiar que Deus é fiel, amoroso e sábio em todas as suas ações. Portanto, enfrentar dificuldades de entendimento são oportunidades para fortalecer nosso relacionamento com Jeová, nossa fé e confiança nele.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Jó 8:9. Jó estava passando por um período de intenso sofrimento, e as palavras de Bildade podem ser interpretadas como um lembrete de que todos enfrentamos limitações e dificuldades na vida. Esta lição nos incentiva a mostrar empatia e compreensão para com aqueles que estão enfrentando desafios, em vez de julgá-los.
Jó 8:1-4. Esses textos mostram a importância de ouvir com atenção e sem preconceitos, pois a humildade interrompe Jó e usa palavras duras para questionar suas palavras.
Jó 8:5:6. Esses textos mostram a importância de recorrer a Deus em momentos de dificuldade e pedir seu favor. Aqui é destacada a ideia de que Deus está disposto a ouvir nossas súplicas, se nos aproximarmos dele com sinceridade.
Jó 8:1-4. Nesta passagem também podemos ver que palavras vazias e sem substância são como um vento forte, que se dispersa e não tem impacto duradouro. Embora estas palavras tenham sido ditas simplesmente para questionar Jó, elas podem ser muito úteis para nós se refletirmos sobre o nosso modo de falar e o que dizemos.
Jó 8:5:6. Nessas passagens bíblicas também mostram a noção de pureza e justiça como condições para receber a atenção e o favor de Deus. Sugere-se que até mesmo o pecador pode ser restaurado ao seu devido lugar se se aproximar de Jeová, implorar o seu perdão e concordar em viver segundo os seus padrões justos.
Jó 8:1-4. Outra coisa que podemos aprender desta mesma passagem é que ela levanta a questão: se Deus perverterá a justiça ou distorcerá a justiça, o que abre a possibilidade de um debate sobre a justiça de Jeová. Situações como essa podem surgir em nosso ministério, por isso devemos ter cuidado para não entrar em debates bíblicos, pois nosso objetivo é ajudar as pessoas a entenderem o que a Bíblia realmente ensina e não impor a nossa posição.
Jó 8:5:6. Nestes textos também podemos perceber que se levanta a ideia de que a intervenção Divina está condicionada à nossa atitude e comportamento, o que pode nos levar a refletir sobre a responsabilidade que temos individualmente no nosso relacionamento com Jeová.
Jó 8:7-12. Esses textos mostram a ideia de que mesmo que o nosso início seja humilde ou insignificante, o nosso futuro pode ser grande. A possibilidade de crescimento e desenvolvimento espiritual é destacada apesar das circunstâncias iniciais que tivemos.
Jó 8:1-4. Podemos dar outra aplicação a esta mesma passagem, uma vez que estes textos mencionam o fato de que Deus permite que os rebeldes sofram as consequências de suas ações. Embora saibamos a razão pela qual os filhos de Jó morreram, as palavras de Bildade não deixam de conter uma verdade bíblica.
Jó 8:7-12. Nestes textos a necessidade de água para o crescimento das plantas é comparada com as nossas necessidades de instrução e aprendizagem. Enfatiza-se que, assim como as plantas não podem crescer sem água, também precisamos da orientação e do conhecimento de Jeová e até mesmo de outras pessoas espiritualmente maduras, para nos desenvolvermos em conhecimento e sabedoria.
Jó 8:20. Destaca a importância da integridade, pois lemos ali: “Deus certamente não rejeitará os que são retos, nem apoiará os que são maus”. O versículo mostra a importância de que Deus não rejeitará aqueles que são retos. Isso nos deixa com uma grande lição que é a importância de viver uma vida baseada em princípios morais e éticos, sendo honestos e justos em nossas ações.
Jó 8:13-14. Estes textos enfatizam que aqueles que se esquecem de Deus enfrentarão um fim desesperador. Também sugere a importância de ter um relacionamento íntimo com Jeová para encontrar sentido e propósito na vida.
Jó 8:7-12. Este mesmo texto levanta a fragilidade e a transitoriedade da vida humana, comparando-a à breve duração de uma sombra. Isto pode nos convidar a refletir sobre a importância de aproveitar o tempo que nos foi dado e buscar a sabedoria de Jeová enquanto ainda há tempo.
Jó 8:13-14. Nestes textos a segurança e a confiança daqueles que se esquecem de Deus são descritas como frágeis e vãs. Isso nos ensina que confiar em coisas efêmeras ou em nossas próprias forças pode nos levar à ruína espiritual e à decepção.
Jó 8:14-17. Nestes textos reafirma-se a fragilidade da segurança e da confiança daqueles que se esquecem de Deus, comparando-os a uma teia de aranha que não consegue sustentar nem resistir. Isto nos ensina que confiar em coisas temporárias e superficiais, em vez de confiar em Jeová, pode levar ao desapontamento, à instabilidade e, por fim, à destruição.
Jó 9:10. Esses versículos nos convidam a refletir sobre a maravilha da criação e a apreciar a beleza e a complexidade do universo. Isso nos deixa com uma lição: existem coisas no mundo que são realmente incríveis e que muitas vezes negligenciamos em nossas vidas diárias.
Jó 8:14-17. Nestes mesmos textos, aqueles que se esquecem de Deus são descritos como uma planta verde ao sol, cujos ramos se espalham pelo jardim fingindo ser prósperos e bem sucedidos, mas o seu alicerce é fraco e o seu crescimento é limitado. Isto é um lembrete de que a aparência externa nem sempre reflete a verdadeira força e que o nosso apoio deve ser Jeová, visto que ele é o único que pode nos dar verdadeira segurança neste mundo instável.
Jó 9:25. Este versículo destaca a ideia de que a vida é passageira e passa rapidamente, como um corredor que corre rapidamente. Isso nos deixa uma grande lição, pois nos lembra da importância de aproveitarmos o nosso tempo e valorizarmos cada dia que temos da melhor maneira, com Jeová.
Jó 8:20-22. Nestes textos é destacado que aqueles que odeiam Jó ficarão envergonhados, e que Deus eliminará a habitação destes ímpios. Isto sugere que Deus protege seus servos fiéis e que, no final, aqueles que são leais a ele enfrentarão as consequências de suas ações.
Jó 8:14-17. Nessas passagens também é mencionado que as raízes de quem se esquece de Deus se entrelaçam em um monte de pedras, buscando entre elas um lar. Esta imagem representa a busca por segurança e estabilidade nas coisas mundanas e transitórias. Portanto, é um convite a refletir sobre a importância de buscar um alicerce sólido e duradouro em Jeová, em vez de se apegar à natureza temporária e frágil deste sistema que está prestes a desaparecer.
Jó 8:18-19. Nestes textos nos é mostrada a natureza efêmera e temporária das coisas obtidas neste sistema destinado à destruição. Embora uma pessoa possa ter um certo grau de influência e reconhecimento em um determinado momento, quando for destituída de seu cargo, essa fama e poder desaparecerão rapidamente. Isto nos ensina e nos lembra que não devemos basear a nossa felicidade na opinião ou no reconhecimento dos outros, pois podem ser passageiros e voláteis. Em vez disso, devemos esforçar-nos para ter uma boa reputação perante Jeová e um lugar entre o seu povo.
Jó 8:20-22. Esses textos nos ensinam que Deus não rejeita aqueles que são retos e justos. Isto nos mostra a importância de viver uma vida justa e praticar a justiça de Deus em nossas ações. Saber que Jeová está do lado daqueles que agem com integridade é uma fonte de esperança e consolo, especialmente nestes últimos dias em que vivemos.
Jó 8:18-19. Essas passagens também destacam a ideia de que a vida neste mundo é transitória e que mais cedo ou mais tarde desaparecerá. O texto menciona que quando alguém desaparece, outros surgirão do pó, o que significa que a vida continua e novos protagonistas ocupam o seu lugar. Esta lição nos convida a refletir sobre a importância de viver uma vida significativa e transcendente, aproveitando o tempo que temos neste mundo para deixar um legado significativo. E uma maneira de fazermos isso é através do nosso ministério. portanto, devemos nos esforçar para formar editores e professores da Bíblia que a obra do Reino de Deus merece.
Jó 8:20-22. Esses textos mostram que Deus traz felicidade e alegria àqueles que lhe são fiéis. Menciona-se que Jeová encherá a boca de riso e os lábios de gritos de alegria para aqueles que são retos, o que nos incentiva a nos esforçarmos para não perder esta integridade por nada neste mundo.
Jó 9:1-5. Estes textos mostram que Jó reconhece que o homem mortal não pode estar certo num caso contra Deus. Isto nos mostra a humildade e a consciência que restam sobre a grandeza e a soberania de Jeová. Portanto me ensina que existem questões e situações que transcendem o meu entendimento, por isso devo reconhecer a supremacia de Jeová em todas as coisas e me submeter a ele.
Jó 9:2. Neste texto podemos ver que Jó reconhece a magnitude das obras de Deus e a incapacidade do ser humano de compreender plenamente a sua obra. Esta lição nos fala sobre a maravilha e a grandeza da criação divina, quando pensamos na grandeza de Deus e em todo o seu poder podemos meditar sobre a sorte que temos pelo ser supremo Jeová nos oferecer sua amizade, que fala muito sobre ele. .
Jó 9:6-8. Vemos que Deus tem o poder de ordenar ao sol que não brilhe e de manter a luz das estrelas sob seu selo. Isso me mostra a capacidade de Jeová de controlar a luz e as trevas. Me ensina que tem o poder de governar todas as coisas, até mesmo as estrelas e o universo.
Jó 9:1-5. Esses mesmos textos mostram como se destaca a sabedoria e o grande poder de Deus. Ele reconhece que ninguém pode enfrentar Deus e sair ileso. Isto nos mostra que Jeová é infinitamente Superior e que seu poder é incomparável. Ensina-nos que devemos confiar em Sua sabedoria e poder nas circunstâncias difíceis e desafiadoras da vida.
Jó 9:6-8. Nestes textos Jó reconhece que Deus tem o poder de abalar a terra e movê-la do seu lugar. Isto me mostra a autoridade e o controle absoluto que Jeová tem sobre a criação. O que me ensina que Jeová tem o poder de intervir nas circunstâncias da vida e mudá-la de acordo com a sua vontade.
Jó 9:1-5. Nessas passagens é mencionado que Deus tem o poder de mover montanhas e abalar a terra com sua fúria. Isto nos mostra a tremenda autoridade e controle que Jeová tem sobre a criação e sobre as forças da natureza. Ele me ensina que é capaz de intervir em qualquer situação e que seu poder é ilimitado.
Jó 9:9-13. Destaca que Deus faz grandes coisas que ultrapassam todo o entendimento e maravilhas que não podem ser enumeradas. Isto me mostra a infinita sabedoria e capacidade criativa de Jeová e me ensina que ele é capaz de coisas incríveis que vão além da compreensão humana.
Jó 9:6-8. Mostra que Deus estende os céus e caminha sobre as grandes ondas do mar. Isto me mostra a grandeza e o poder de Jeová sobre os elementos naturais. Ensina-me que Jeová tem domínio sobre todo o universo e pode controlar até mesmo as forças mais poderosas da natureza.
Jó 9:9-13. Vemos que Jó reconhece que Deus é invisível para ele. Que você pode passar por ele e não conseguir vê-lo ou distingui-lo. Isto me mostra a transparência e a majestade de Jeová e me ensina que ele está acima da minha capacidade de perceber e compreender, embora isso não diminua o seu poder ou a sua presença na minha vida.
Jó 9:14,15. Esses textos me ensinam a importância de escolher cuidadosamente as palavras ao falar com Jeová, para não questionar suas ações.
Jó 9:9-13. Esses mesmos versículos mencionam que ninguém pode se opor a Deus quando ele assume o controle de alguém, e ninguém pode questionar suas ações. Isto me mostra a soberania e a autoridade de Jeová e me ensina que ele tem controle absoluto sobre todas as coisas, então não há ninguém que possa desafiar a sua vontade.
Jó 9:14,15. Ensina-me que mesmo quando pensamos que estamos certos, é melhor não tentar discutir com Jeová, mas sim implorar pela sua misericórdia.
Jó 9:9-13. Ele menciona que Deus não conterá sua fúria e que até mesmo os ajudantes de Raabe se curvarão diante dele. Isso me mostra o temor e a reverência que Deus inspira. Eles também me ensinam diversas coisas sobre Jeová. Que ele é justo e que agirá sempre de acordo com a sua justiça para não permitir que o mal seja imposto.
Jó 9:14,15. Esses textos nos ensinam que a humildade e a reverência para com Jeová são essenciais quando falamos com ele por meio de orações ou quando o ouvimos por meio da leitura e do estudo da Bíblia.
Jó 9:16,17. Ele menciona que Jó se sente tão desesperado e angustiado que não acredita que Deus lhe responderá ou ouvirá sua voz. Isso me ensina que o desânimo e a depressão podem levar um servo de Jeová a pensar assim em meio à sua aflição. Portanto, não devo julgar ninguém nem acusá-lo de ter perdido a fé. Pelo contrário, esses textos me incentivam a mostrar compaixão e a dar o consolo de Jeová por meio da Bíblia.
Jó 9:18-17. Esses textos mostram como ele se sente oprimido pela adversidade e não encontra descanso e conforto, e como chega a conclusões erradas sobre como Jeová encarava pessoas inocentes. Isso nos ensina que mesmo pessoas muito fiéis podem cometer erros, e isso ocorre porque permanecem imperfeitas. Portanto, Jeová não leva em conta os seus comentários equivocados e este versículo nos encoraja a não fazer o mesmo.
Jó 9:23. Mostra como Jó expressa a ideia de que mesmo que uma tragédia repentina e devastadora acontecesse sobre os inocentes, Deus zombaria do seu desespero. Este texto me ensina que esta afirmação de Jó reflete simplesmente sua profunda angústia e o sentimento de que a vida pode ser injusta e sem sentido.
Jó 9:24. Este texto mostra como Jó observa a injustiça no mundo, onde os ímpios parecem ter o poder e os juízes podem ser cegados para fazer justiça. Aqui é expressa a frustração de Jó ao tentar compreender. Portanto, esta passagem me lembra a luta que muitas pessoas enfrentam para compreender o sofrimento e a injustiça deste mundo. Daí a importância de continuar a pregar e a ensinar a Bíblia, pois ela explica bem as causas do sofrimento e o que Jeová fará para eliminá-lo para sempre.
Jó 9:32. Este texto me ensina que Jeová não é um homem como nós e, portanto, não podemos nos comparar a ele ou entendê-lo plenamente. Portanto, não podemos confrontá-lo ou discutir, ir a tribunal com ele ou negociar as suas leis.
Jó 9:33. Mostra, por um lado, como Jó reconhece a falta de intermediários humanos que possam resolver o conflito entre ele e Deus de forma justa. E por outro lado, destaca a ideia de que somente Deus tem a autoridade e o conhecimento necessários para julgar com equidade. Isso me ensina que dependemos totalmente de Jeová. Somente com a sua sabedoria e poder os problemas da humanidade serão resolvidos.
Jó 9:12. Destaca a ideia de que ninguém pode questionar Deus ou questionar suas decisões e ações. Isso significa que mesmo que nem sempre entendamos as razões por trás das ações de Deus, ou das circunstâncias que enfrentamos. Podemos confiar que a sabedoria e o poder de Jeová nos sustentarão em tempos de dificuldade, e temos de lembrar-nos de que tudo o que ele faz tem um propósito maior.
Jó 9:22. Alerta-nos contra a preocupação excessiva com os nossos problemas pessoais. O que pode nos levar a questionar o valor de servir a Deus. Em vez disso, temos de manter uma perspectiva espiritual, lembrar-nos do propósito mais elevado de servir a Jeová e evitar a autopiedade, permitindo-nos continuar a servir a Deus com devoção e propósito.
Jó 9:34,35. Esses textos mostram como Jó expressa seu desejo de poder se comunicar diretamente com Deus e sem medo. Mostra também o seu anseio por um relacionamento mais próximo com Deus, onde possa se expressar livremente. Felizmente hoje temos a Bíblia completa e sabemos que este é justamente o desejo de Jeová. Que nos tornemos seus amigos e que falemos com ele com o coração sincero e expressemos o que pensamos e sentimos, já que ele não se escuta com atenção.
Jó 9:16,17. Essas mesmas passagens também me mostram como ele percebe Deus como alguém que lhe causa dor e sofrimento, sem motivo aparente. Felizmente hoje sabemos que as provas não vêm de Deus. No entanto, há pessoas que acreditam nisso. Daí a importância de continuar a pregar e a ensinar a compaixão e a misericórdia de Jeová.
Jó 9:4. A lição que podemos tirar deste versículo é uma reflexão importante sobre a sabedoria divina comparada à sabedoria humana. Jó expressa que a sabedoria de Deus é incomparável à sabedoria dos seres humanos. Isto nos leva à ideia de que, quando tomamos decisões na vida, é essencial levar em conta a perspectiva de Jeová e seguir os seus mandamentos.
Jó 9:9. Exorta-nos a refletir sobre a criação divina como testemunho do poder de Deus e a manter uma atitude de admiração, reconhecimento do poder divino, humildade e reverência. Isto pode ajudar-nos a fortalecer a nossa fé e a apreciação da grandeza de Deus no mundo que nos rodeia.
Jó 9:4. Podemos dar outra aplicação a este mesmo texto, pois a principal lição que podemos extrair dele é a importância da humildade e da reverência para com a sabedoria e o conhecimento de Deus. Reconhecer que a nossa compreensão e sabedoria são limitadas em comparação com o conhecimento de Deus pode ajudar-nos a tomar decisões mais sábias e alinhadas com a Sua vontade. Basear-nos nos mandamentos divinos e buscar a orientação de Deus em nossas decisões pode ser uma forma de buscar essa sabedoria superior.
Jó 10:1-3. Esses versículos refletem a angústia e o sofrimento de Jó. E esses versículos podem nos ensinar que é humano expressar nossas emoções e desabafar nossos sentimentos, mesmo quando estamos enfrentando momentos difíceis, já que somos feitos de carne e osso e estamos expostos ao sofrimento assim como Jó, porém, é importante que em tempos como este abramos nossos corações a Jeová.
Jó 10:9. Podemos usar este texto quando falamos com as pessoas sobre a crença na imortalidade da alma. Jó estava convencido de que se morresse não iria para uma região espiritual, mas estaria consciente e não sofreria com seus problemas e que ele retornaríamos ao pó do qual fomos formados.
Jó 10:1-2. Esta passagem reflete a angústia e o sofrimento que Jó estava vivenciando em sua vida e expressa seus sentimentos de forma crua e desafiadora. Essa situação nos dá uma lição importante quando estamos pregando também encontramos pessoas que se expressam mal da vida e até negam a existência de Deus. É por isso que quando pregamos, se quisermos ajudá-los, em vez de criticar ou condenar, devemos oferecer apoio, compaixão e conforto a quem está passando por momentos difíceis.
Jó 10:2. Este texto mostra como Jó diz que dará vazão às suas queixas e desabafará sua amargura com palavras. Isso me ensina que é válido expressar nossas reclamações e sentimentos sinceros de frustração ou descontentamento nos momentos difíceis da vida.
Jó 10:1. Essas passagens me ensinam que é importante nos voltarmos para Deus com nossas preocupações e dúvidas, buscando compreensão e explicação quando nos encontramos lutando em situações difíceis.
Jó 10:8-12. Jó reconhece que Deus lhe deu forma e vida. Esta lição nos ensina que somos verdadeiramente criação de Jeová e a maneira como Deus nos criou é motivo para sermos gratos a ele pela vida e pelo amor que ele nos dá todos os dias.
Jó 10:1 . Este mesmo versículo mostra como Jó, cego pela amargura, não conseguia pensar em outras possíveis razões para o seu sofrimento. Isto não me ensina que não devemos ficar amargos quando estamos sofrendo, especialmente porque temos uma compreensão clara das questões envolvidas.
Jó 10:13-14. Jó reconhece que Deus vê tudo, até mesmo os nossos erros. Isso pode nos lembrar e ao mesmo tempo nos deixar uma lição, é o fato de que nossas ações não passam despercebidas diante de Jeová e que devemos estar atentos às nossas escolhas e ações, pois nada está escondido diante de Jeová, não podemos enganá-lo .
Jó 10:1. Este texto mostra que quando uma pessoa está muito triste e emocionalmente perturbada, nem sempre consegue controlar as ideias que lhe vêm à mente. Isto me ensina que não é bom considerar a morte como um alívio ou como uma saída para os nossos sofrimentos.
Jó 10:1-3. Esses textos mostram como o diabo ficou tão aflito que ficou deprimido e pensou que Deus o havia abandonado. Isto ensina-me que, embora Satanás possa não ser a causa directa das nossas dificuldades hoje, a verdade é que ele sabe o quanto elas nos afectam e, portanto, as explora para alcançar os seus fins malignos. Entre eles, pensamos que Jeová nos abandonou.
Jó 10:9. Este versículo nos convida a refletir sobre a realidade da nossa mortalidade. Jó disse que éramos feitos de barro, mas a lição que ele nos ensina é que Jó não disse que iremos para outro lugar quando morrermos, mas que quando morrermos, na verdade voltaremos ao pó.
Jó 10:1-3. A lição que podemos tirar deste texto é que é natural que mesmo as pessoas tementes a Deus se sintam confusas, zangadas e desesperadas quando sofrem. Portanto, assim como Jó, podemos desabafar e expressar nossas dúvidas e preocupações a Jeová com a certeza de que ele nos dará a sabedoria e a força necessárias para vencermos as nossas circunstâncias.
Jó 10:4. Jó está passando por um período de grande sofrimento e aflição e, em seu desespero, questiona por que está passando por tanto sofrimento, perguntando: Você tem olhos humanos? Isso nos lembra uma realidade, pois como seres humanos temos limitações em ver as coisas, muitas vezes não entendemos o porquê das coisas, porém, isso enfatiza a importância da paciência e da busca pela compreensão quando enfrentamos as adversidades da vida. Jó nos mostra que é válido buscar respostas e, no final, confiar na soberania de Deus.
Jó 10:12. Menciona o amor leal de Deus. Isto refere-se à bondade imerecida e constante de Deus para com a humanidade, pois apesar das dificuldades e provações que enfrentamos, podemos confiar plenamente no amor leal de Deus para nos sustentar e cuidar de nós.
Jó 10:8,9. Esses textos mostram como Jó reconheceu que era obra das mãos de Jeová. Ele sabia que Jeová lhe dera a vida e também poderia devolvê-la. Essa passagem me ensina que Jeová gosta muito daqueles que, como Jó, se colocam nas mãos dele e deixam que ele molde a personalidade deles.
Jó 10:10-11. Podemos usar esses textos no Ministério para mostrar às pessoas que o ser humano é obra criativa e maravilhosa de Jeová.
Jó 10:12. Posso usar este texto no Ministério para ajudar as pessoas a reconhecerem Jeová como o doador da vida, que nos concede existência e sustento contínuos.
Jó 10:10-11. Estas passagens bíblicas encorajam-me a refletir sobre a delicadeza e a fragilidade da vida humana. Portanto, devo valorizar mais cuidado e atenção com minha saúde espiritual, física e emocional.
Jó 10:12. Este mesmo texto incentiva-me a refletir sobre o profundo amor de Jeová por nós, dando-nos a sua lealdade e o seu cuidado constante.
Jó 10:10-11. Posso usar estes mesmos textos no Ministério para encorajar as pessoas a reconhecerem a nossa dependência de Jeová como origem e sustentador da vida.
Jó 10:12. Este texto me incentiva a valorizar a importância do cuidado de Jeová e a mostrar-lhe gratidão, visto que tudo o que temos vem da sua bondade imerecida.
Jó 10:13 . Este texto me ensina que devo reconhecer que Jeová tem um propósito para que nem sempre eu entenda muitas coisas ou as veja claramente. Daí a importância de continuar a aprofundar meu estudo da Bíblia e pedir compreensão a Jeová em oração.
Jó 10:14. Este texto mostra como Jó reconhece que se ele pecasse, Deus veria isso e não o absolveria do seu erro. Isto nos ensina que devemos estar conscientes tanto das nossas ações pecaminosas como da santidade e da justiça de Jeová.
Jó 10:13. A lição que podemos encontrar nesta passagem é que existem coisas escondidas ou secretas para nós, como a data do fim deste mundo dominado por Satanás, mas Jeová tem pleno conhecimento, compreensão e controle sobre elas.
Jó 10:14. Ele destaca a importância da responsabilidade pessoal e da prestação de contas a Deus. Jó reconhece que suas ações têm consequências e que Deus é quem determina a justiça.
Jó 10:13. Este texto também me incentiva a confiar na soberania e na sabedoria de Jeová, sabendo que todas as coisas vêm dele, inclusive aquelas que são difíceis de entender.
Jó 10:15. Ensina-me como o sofrimento pode fazer com que uma pessoa justa se sinta indigna. Você também me ensina sobre a necessidade de ter compaixão e empatia por quem está passando por momentos difíceis.
Jó 10:14. Nessas passagens apreciamos a honestidade e a sinceridade deixadas ao reconhecer que ele não pode esconder de Deus seus pecados e erros. Isto me ensina que devo mostrar a mesma honestidade ao confessar minhas falhas a Jeová, visto que ele está ciente de todas elas.
Jó 10:15. Mostra como Jó expressa um profundo sentimento de desonra e sofrimento, mesmo sendo inocente. Esta declaração me ensina quão grande pode ser para um servo de Jeová o peso emocional e psicológico que alguém sente ao passar por circunstâncias difíceis ou de sofrimento. E que ninguém está isento de se sentir assim, nem mesmo as pessoas mais tementes a Deus.
Jó 10:16-17. Vemos uma metáfora que ilustra o sentimento de Jó de estar constantemente sob pressão e ameaça, sem trégua nas suas dificuldades. Isso me ensina que problemas e doenças podem, a qualquer momento, fazer com que nos sintamos encurralados e sem esperança. Mas é precisamente nesse momento que devemos estar mais apegados a Jeová para enfrentar estas adversidades.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário