A Sentinela de Estudo, “Artigo 35”, Semana de 23 a 29 de outubro de 2023, Sejamos sempre pacientes, Respostas.
A Sentinela de Estudo, «Artigo 35», 23-29 de outubro de 2023, Sejamos sempre pacientes, Respostas.
“Revesti-vos de […] paciência” (Col. 3:12).
1. Por que você gosta de lidar com pessoas pacientes?
Ao longo da nossa vida certamente nos lembramos de situações em que agradecemos a alguém que foi paciente conosco. Certamente, quando um irmão ou irmã nos deu nosso curso bíblico, tivemos dificuldades em entender ou aplicar alguns dos ensinamentos que eles nos explicaram, mas ficamos muito gratos por seu irmão ter sido paciente conosco.
Por outro lado, quanto apreciamos a paciência que Jeová tem conosco, visto que, como diz Romanos 2:9, Jeová está tentando nos levar ao arrependimento, por meio da bondade, da tolerância e da paciência.
2. Em que situações poderemos achar difícil ser pacientes?
Provavelmente em algum momento tivemos uma ocasião em que perdemos a paciência, e como o parágrafo menciona, talvez num engarrafamento na estrada, com um colega de trabalho ou talvez perdemos a paciência ao pensar que o novo mundo demora muito para chegar. .
Devemos trabalhar esta questão e aprender a ter paciência, porque certamente queremos ser mais pacientes e poder manter a calma nas ocasiões em que sabemos que não estamos agindo como deveríamos.
O QUE SIGNIFICA SER PACIENTE
3. Como o paciente reage quando se sente provocado?
Como sempre, as pessoas no mundo tendem a se vingar. Acham que têm que pagar com a mesma moeda quem os magoa ou ofende. Mas nós, Testemunhas de Jeová, temos de ser pacientes e não nos irritar facilmente.
Jeová, por meio da sua palavra, a Bíblia, deixou-nos os passos que devemos seguir ou imitar. Êxodo 34:6. Diz que Jeová é um Deus misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade. Portanto devemos cultivar esta grande virtude que é a paciência.
4. Como reage um paciente quando tem que esperar?
Por exemplo: Quando alguém nos explica algo, devemos ter calma e deixá-lo falar sem interrompê-lo. Ou se alguém tem uma dívida conosco. Devemos ser pacientes, aplicando assim o que aprendemos em Mateus 18:27. Onde vemos que o senhor foi comovido por um de seus escravos que lhe devia uma dívida e não podia pagá-la, vemos como o senhor lhe perdoou a dívida.
Também precisaremos de paciência quando tivermos que ajudar nosso aluno a compreender um ensinamento bíblico ou talvez seja um mau hábito que ele tenha que abandonar.
Embora seja verdade, ninguém gosta de esperar, muito menos quando essa espera se torna mais longa do que gostaríamos. Porém, saber esperar com calma diz muito sobre nós. Por isso devemos estar conscientes de que há muitos momentos em que devemos demonstrar calma.
5. De que outra forma podemos mostrar que somos pacientes?
A melhor forma de demonstrar paciência é não sermos impulsivos, pois o paciente dedica o tempo necessário para planejar a tarefa que lhe foi atribuída, garantindo assim que poderá concluí-la bem.
O paciente não tem pressa para começar algo, nem pressa para terminar, mas dedica o tempo necessário para fazê-lo bem.
6. Como um paciente reage às provações ou dificuldades?
Em Colossenses 1:11, vemos que graças ao poder de Jeová podemos ser fortalecidos para sermos capazes de perseverar com paciência e felicidade. A pessoa que é paciente se esforçará para manter uma atitude positiva e, desta forma, continuará servindo a Jeová com alegria. Portanto, nós, cristãos, nestes dias complicados, poderemos suportar qualquer situação difícil que possamos estar passando em nossas vidas.
POR QUE A PACIÊNCIA É TÃO IMPORTANTE
7. De acordo com Tiago 5:7, 8, por que a paciência é tão importante? (Veja também imagens).
A paciência tem um papel muito importante em nossas vidas, pois é a única forma de obtermos a salvação, pois como os servos fiéis do passado temos que esperar pacientemente que Deus cumpra suas promessas.
Nestes dias em que vivemos, é muito necessário que tenhamos paciência, especialmente porque esperamos ver o fim deste sistema de coisas. Em Mateus 24:13 ele nos diz claramente que aquele que perseverar até o fim será salvo, e para isso precisamos ter paciência aplicando o que lemos em Mateus 24:42 onde somos avisados que devemos estar vigilantes, por que não não sabemos o dia em que nosso Senhor virá.
Em Hebreus 6:11 ele nos encoraja a não sermos preguiçosos ou impacientes, mas pelo contrário devemos aplicar o que vemos em Miquéias 77, Estar atentos a Jeová, esperando pacientemente pelo Deus da nossa salvação, pois se formos pacientes, perseveraremos até o fim e seremos salvos.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Um agricultor semeia muitas sementes num campo. 2. O agricultor tenta ver se alguma semente germinou. 3. O agricultor parece feliz e está parado no meio da colheita enquanto chove. Assim como o agricultor espera pacientemente, confiante de que colherá frutos quando chegar a hora, nós também esperamos pacientemente, confiantes de que Jeová cumprirá tudo o que prometeu no devido tempo. (Ver parágrafo 7).
8. Como a paciência nos ajuda a conviver bem com os outros? (Colossenses 3:12, 13).
A paciência nos ajudará a não reagir impulsivamente ou dizer algo que magoe quando estivermos sob pressão.
Para nos darmos bem com os outros devemos nos esforçar para ser pacientes, é por isso que, em Colossenses 3:12,13, somos encorajados a revestir-nos de terna compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência, que suportamos uns com os outros, e também que Perdoemos a nós mesmos assim como Jeová nos perdoa. Portanto, não devemos ser impulsivos diante de uma provocação, muito pelo contrário, devemos tentar não nos irritar facilmente, nem retribuir o dano que nos possa ser causado.
9. Como a paciência nos ajuda ao tomar decisões? (Provérbios 21:5).
A paciência nos salvará de muitos problemas e nos ajudará a tomar boas decisões, pois se tivermos paciência poderemos ver as oportunidades que valem a pena e que melhor se adaptam à nossa vida.
Como lemos em Provérbios 21:5, se formos pacientes teremos bons resultados em tudo o que fazemos, porque a pessoa paciente planeja as coisas, não é tentada por ganhos aparentes e medita nas diferentes opções que tem.
Isto nos ensina que, por sermos pacientes e aplicarmos estes conselhos de Provérbios, conseguiremos conciliar da melhor maneira a nossa vida e o nosso serviço a Jeová.
O QUE NOS AJUDARÁ A SER MAIS PACIENTES
10. O que podemos fazer para continuar a cultivar a paciência?
A melhor maneira de continuar a cultivar a paciência é orar a Jeová. Nos dias que vivemos é muito difícil ter paciência e manter a calma. Porém, quando nos sentimos assim, podemos lembrar das palavras de Gálatas 5:22 23, que menciona que a paciência faz parte do fruto do espírito, e que todo cristão deve cultivar.
Se tivermos dificuldade em cultivar a paciência, devemos orar a Jeová para que nos dê seu Espírito Santo, porque se fizermos isso todos os dias, veremos como aos poucos nos tornaremos mais pacientes.
11, 12. Como Jeová mostrou que é paciente?
Jeová é a pessoa mais paciente que existe. E dizemos isso porque desde o início dos tempos ele demonstrou muita paciência com todas aquelas pessoas que mancharam seu nome. Porém, ele tem consciência de que a única forma de provar que é um Deus amoroso é com o tempo.
E como vemos no parágrafo, graças à paciência de Jeová, muitas coisas boas foram alcançadas. Muitos de nós tivemos a oportunidade de conhecê-lo e conhecer sua promessa. Como vemos em 2 Pedro 3:9 que Jeová não demora a cumprir as suas promessas, como algumas pessoas acreditam. Pelo contrário, ele é paciente com cada um de nós, porque não quer que nenhum de nós seja destruído.
Por esta razão, devemos ser gratos a Jeová pela sua paciência conosco e por todo o bem que ele conseguiu graças à sua paciência, pois se o fizermos será mais fácil para nós esperar o momento em que Jeová trará o fim.
13. Como Jesus imitou perfeitamente a paciência de seu Pai quando esteve na Terra? (Veja também a imagem).
Como sabemos, Jesus imitou a Jeová em muitas ocasiões e no caso da paciência não foi exceção. Em 1 Pedro 2:23, vemos que quando o insultavam, ele não retribuía os insultos e quando estava sofrendo, ele o fazia. não os ameaçar, senão pelo contrário, foi colocado nas mãos daquele que julga com justiça.
Por isso devemos ter em mente que se Jesus teve essa paciência infinita, devemos imitá-lo também quando nos sentimos irritados ou com raiva, lembre-se do que nos é dito em Hebreus 12:3. Ali ele nos exorta a pensar cuidadosamente naquele que suportou tantas palavras úteis de pecadores. Isso nos mostra que Jesus foi muito paciente quando esteve na terra.
ILUSTRAÇÃO
Um casal está pregando de casa em casa e fala calmamente com um homem que está zangado. A paciência nos ajudará a não ficar com raiva facilmente quando nos sentirmos provocados. (Ver parágrafo 13).
14. O que aprendemos da paciência de Abraão? (Hebreus 6:15; veja também imagens).
Aprendemos que, embora não vejamos o fim dos nossos dias com os nossos próprios olhos, ter sido pacientes e fiéis a Jeová nos dará muitas bênçãos agora, e muitas mais no novo mundo.
Abraão mostrou muita paciência e muita fé para com Jeová. e sabemos disso porque em Hebreus vemos que Abraão recebeu sua promessa. Embora seja verdade que ele morreu antes de poder vê-la em sua totalidade, em Tiago 2:3, vemos que Abraão depositou fé em Jeová e foi considerado justo. E ele foi chamado de amigo do Senhor. Hoje sabemos que graças à fé e à paciência de Abraão, todas as nações alcançaram uma bênção.
Desta forma se cumpriu o que vemos em Gênesis 22 18, que todas as nações da terra obterão uma bênção para si, através dos descendentes de Abraão, e tudo isso foi possível graças a ele ouvir a voz de Jeová.
Gênesis 12:1, vemos como Jeová pediu a Abraão que deixasse seu país, deixasse seus parentes e fosse para o país que Jeová lhe mostraria. Uma vez lá, ele faria dela uma grande nação. E o versículo 3 continua dizendo que eu abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei quem o amaldiçoar, e sem dúvida todas as famílias da Terra serão abençoadas através dele.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão mais velho medita na história de quando Abraão observou o céu estrelado. Se formos pacientes como Abraão, podemos ter certeza de que Jeová nos abençoará agora e ainda mais no novo mundo. (Ver parágrafo 14).
15. O que poderíamos analisar no nosso estudo pessoal?
Em nosso estudo pessoal, podemos analisar muitas histórias de pessoas que foram pacientes. Em Tiago 5:10, somos incentivados a tomar como exemplo: Suportar o sofrimento e ser paciente com os profetas que falaram em nome de Jeová.
Podemos aproveitar nosso estudo pessoal e aprender muito com todas essas experiências em que foi demonstrada paciência. Por exemplo, casos como o de David ou Simeon e Anna nos encorajarão a ser pacientes.
Você também pode aprender muitas coisas com aqueles que estavam impacientes.
16. Mencione alguns benefícios de ser paciente.
Em primeiro lugar, tenha boa saúde. Porque se tivermos paciência seremos mais felizes e tranquilos, portanto a paciência faz bem à nossa saúde física e mental.
Também nos ajuda a nos dar bem com outras pessoas e a manter a congregação funcionando e mais unida. Em Salmos 37:8 somos encorajados a deixar de lado a raiva, a não nos irritarmos e a não fazer mal a ninguém.
17. O que devemos estar decididos a fazer?
Salmos 33:18 exorta-nos a olhar para os olhos de Jeová sobre aqueles que o temem e a esperar pelo seu amor leal. Portanto, temos de deixar Jeová orgulhoso de nós por implorar-lhe todos os dias que nos ajude a cultivar a qualidade da paciência.
Assim esperaremos que chegue o novo mundo que Jeová nos prometeu e que, graças à nossa paciência, poderemos desfrutá-lo.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que significa ser paciente?
Ser paciente significa não ficar zangado facilmente, e para conseguir isso temos de imitar a Jeová, que é um Deus misericordioso, compassivo e paciente, cheio de amor leal e de verdade.
Implica também saber esperar com calma, sem ser impulsivo, pois o paciente dedica o tempo necessário para planejar a tarefa que lhe foi atribuída e assim garante que conseguirá concluí-la com sucesso.
Por que a paciência é tão importante?
Em Mateus 24:13 nos diz claramente que aquele que perseverar até o fim será salvo. E em Hebreus 6:11 menciona que cada um de nós demonstra essa mesma diligência para ter a completa certeza da esperança até o fim. Portanto, ter paciência nos permitirá ver o cumprimento da promessa que Jeová nos fez.
O que nos ajudará a ser mais pacientes?
Acima de tudo, nos ajudará a orar a Jeová, e deste modo Jeová nos concederá a ajuda necessária. Também nos ajudaria muito estudar experiências em que se demonstrou paciência. Por exemplo, casos como o de Davi, ou o de Simeão e Ana. Assim cultivaremos a paciência e imitaremos a Jeová, que é a pessoa mais paciente que existe.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário