TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 8 de setembro de 2023, você deve continuar a renovar sua maneira de pensar (Efésios 4:23).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje,  sexta-feira, 8 de setembro de 2023,  você deve continuar a renovar sua maneira de pensar (Efésios 4:23).

Vamos examinar as Escrituras todos os dias de 2023

Sexta-feira, 8 de setembro

Eles devem continuar renovando a sua maneira de pensar (Efésios 4:23).

É claro que, para renovar a nossa forma de pensar, temos que orar, estudar a Palavra de Deus e meditar nela. Não vamos parar de fazer essas coisas e pedir a Jeová que nos dê forças. Seu espírito santo nos ajudará a corrigir a tendência de nos compararmos com outros. Jeová também nos ajudará a ver se ficamos orgulhosos ou invejosos e a agir imediatamente para nos libertar desses defeitos (2 Crô. 6:29, 30). Jeová conhece nosso coração. Ele também sabe que estamos lutando contra o espírito do mundo e contra as nossas próprias imperfeições. Quando ele vê todo o esforço que fazemos nessa luta, o amor que ele sente por nós fica cada vez mais profundo. Para expressar o que sente por nós, Jeová usa o exemplo do amor de uma mãe por seu bebê (Is. 49:15). Quando Jeová nos vê lutar com todas as nossas forças para lhe dar o melhor, ele sente um profundo amor por nós. Não é verdade que saber disso nos conforta muito? w21.07 24, 25 pars. 17-19.

Como podemos ajudar “os esmagados” mencionados em Isaías 57:15

(Leia Isaías 57:15.) Jeová se preocupa muito com “os esmagados”. Todos nós, não apenas os idosos, podemos encorajar os nossos queridos irmãos e irmãs que se sentem assim. Uma maneira de fazer isso é interessar-se sinceramente por eles. Jeová quer que lhes mostremos o quanto ele ama as suas ovelhas (Pv 19:17). Outra maneira de ajudá-los é ser humilde e modesto. Não chamamos atenção para nós mesmos porque não queremos despertar inveja. Preferimos usar nossas habilidades e conhecimentos para encorajar uns aos outros (1Pe 4:10, 11).

Por que as pessoas humildes gostavam de estar com Jesus? (Veja o desenho da capa.)

Podemos aprender muito sobre como tratar os outros observando como Jesus tratou seus discípulos. Embora fosse o homem mais importante da história, ele era “manso e humilde de coração” (Mateus 11:28-30). Ele não estava se gabando de sua incrível inteligência e imenso conhecimento. Quando ensinava, usava uma linguagem simples e exemplos atraentes que tocavam o coração das pessoas humildes (Lucas 10:21). Ao contrário dos líderes religiosos arrogantes, Jesus fez as pessoas sentirem que eram valiosas para Deus (João 6:37). Ele sempre tratou as pessoas comuns com respeito.

Por que dizemos que Jesus tratou seus discípulos com bondade e amor?

Jesus tratou seus discípulos com bondade e amor. Ele sabia que eles tinham habilidades e circunstâncias diferentes, por isso nem todos poderiam assumir as mesmas responsabilidades ou fazer as mesmas coisas no ministério. Mas Jesus valorizava os esforços de coração que cada um fazia. Podemos ver claramente a sua atitude simpática na parábola dos talentos. Nesse relato, ele falou de um senhor que confiava a cada escravo o trabalho “de acordo com a sua capacidade”. É verdade que, dos dois escravos que cumpriram a sua tarefa, houve um que ganhou mais que o outro. Mas o mestre parabenizou os dois com estas mesmas palavras: "Muito bem, escravo bom e fiel!" (Mateus 25:14-23).

Como podemos seguir o exemplo de Jesus no tratamento dos outros?

Jesus também nos trata com bondade e amor. Ele sabe que temos habilidades e circunstâncias diferentes e fica feliz quando todos fazem tudo o que podem. Como podemos seguir seu exemplo? Não queremos que nenhum irmão se sinta inferior ou envergonhado por não poder fazer tanto quanto os outros. Pelo contrário, procuremos sempre oportunidades de parabenizar os nossos irmãos por darem a Jeová o melhor de si.

Como você ajudou uma irmã a estabelecer metas razoáveis?

Estabelecer alvos no nosso serviço a Jeová ajuda-nos a permanecer no caminho certo e a ter propósito na vida. Mas estes objectivos devem ser ajustados às nossas capacidades e circunstâncias, e não às dos outros. Caso contrário, acabaremos frustrados e desanimados (Lucas 14:28). Vejamos o exemplo de um precursor chamado Midori.

Quando Midori era criança, seu pai, que não era Testemunha de Jeová, humilhou-a comparando-a com seus irmãos e colegas de classe. Ela diz: “Eu senti que não valia nada”. Mas com o passar dos anos sua auto-estima melhorou. Midori diz: “Eu lia a Bíblia todos os dias porque ela me dava paz interior e me fazia sentir o amor de Jeová.” Além disso, ela estabeleceu metas razoáveis ​​para si mesma e pediu a Jeová que a ajudasse a alcançá-las. Assim, ele se sentiu alegre com o que poderia fazer no seu serviço a Jeová.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário