TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 11 de setembro de 2023, Continue perguntando (Mateus 7:7).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje  , segunda-feira, 11 de setembro de 2023,  Continue perguntando (Mateus 7:7).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Segunda-feira, 11 de setembro

Continue perguntando (Mateus 7:7).

Se perseverarmos em oração, podemos ter certeza de que nosso Pai celestial nos ouvirá (Colossenses 4:2). A resposta pode parecer lenta, mas Jeová promete que responderá “bem na hora” (Heb. 4:16). Portanto, nunca devemos pensar que Jeová está cometendo um erro se ele não nos responde quando nos parece certo. Por exemplo, muitos têm pedido a Ele há anos que lhes permita ver como o Seu Reino acaba com este sistema. Jesus até disse para pedirmos que o Reino de Deus viesse (Mateus 6:10). Mas quão tolo seria perdermos a fé em Deus porque o fim não chegou quando esperávamos (Hab. 2:3; Mat. 24:44). O sábio é continuar esperando que Jeová aja e orar com fé. O fim chegará bem a tempo, porque Jeová já marcou “o dia e a hora”. E será o melhor momento para todos (Mateus 24:36; 2 Pedro 3:15). w21.08 10 par. 10, 11.

Quando pode ser especialmente difícil ser paciente?

Quando sofremos injustiças. Hoje, as pessoas maltratam quem é diferente por causa do seu género, raça, etnia, cultura, nacionalidade ou por causa de alguma deficiência física ou mental. Muitos servos de Deus foram tratados injustamente por causa das suas crenças baseadas na Bíblia. Se estivermos em um desses casos, lembremo-nos destas palavras de Jesus: “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13). Mas e se descobrirmos que alguém na congregação cometeu um pecado grave? Se os anciãos já sabem, seremos pacientes e confiaremos neles para resolver o assunto seguindo a orientação de Jeová? Que farão?

Como Jeová deseja que os casos de pecados graves sejam tratados?

Quando os anciãos ficam sabendo que alguém na congregação cometeu um pecado grave, eles pedem a Jeová que lhes dê “sabedoria de cima”, para que possam ver a situação como ele a vê. — Tia. 3:17. Seu objetivo é ajudar a pessoa que pecou a retornar “do seu mau caminho”, se possível (Tiago 5:19, 20). Eles também querem fazer tudo o que puderem para proteger a congregação e confortar aqueles que estão sofrendo (2Co 1:3, 4). Ao lidar com pecados graves, a primeira coisa que os presbíteros devem fazer é obter todos os fatos. Isso leva tempo. Depois, devem orar, aconselhar cuidadosamente a pessoa que usa a Bíblia e dar correção “na medida devida” (Jeremias 30:11). Claro, eles não atrasarão sua decisão desnecessariamente, mas também não a tomarão precipitadamente. Quando os anciãos seguem a orientação de Jeová, o maior benefício é alcançado para todos na congregação. Mesmo assim, pode haver alguma vítima inocente que ainda se sinta magoada. Se for esse o nosso caso, o que podemos fazer para aliviar a dor que sentimos?

Que exemplo bíblico pode nos ajudar se um irmão nos magoou muito?

Já fomos realmente magoados por alguém, talvez até mesmo dentro da congregação? Nesse caso, podemos encontrar na Palavra de Deus exemplos que nos ajudam a esperar que Jeová resolva as coisas. Por exemplo, José não se deixou amargurar pelas injustiças e pecados que os seus irmãos cometeram contra ele. Em vez disso, ele permaneceu concentrado em servir a Jeová e o abençoou pela sua paciência e perseverança (Gên. 39:21). Com o tempo, José conseguiu perdoar seus irmãos e ver como Jeová o havia abençoado (Gên. 45:5). Assim como José, encontramos consolo quando nos achegamos a Jeová e deixamos que ele faça justiça (Sal. 7:17; 73:28)

O que ajudou uma irmã a suportar a injustiça com paciência?

Claro, podemos não sofrer injustiças tão graves como José, mas dói a todos nós sermos maltratados. De qualquer forma, se tivermos um problema com alguém, mesmo que não seja Testemunha de Jeová, nos fará bem seguir os princípios bíblicos (Filipenses 2:3, 4). Vejamos o que uma irmã fez quando descobriu que um colega de trabalho estava dizendo coisas ruins sobre ela que não eram verdade. Embora estivesse muito magoada, ela não cedeu à raiva, mas começou a pensar no exemplo de Jesus, que não retribuía os insultos quando era insultado (1Pe 2:21, 23). Então a irmã decidiu não dar importância ao ocorrido. Mais tarde, ele descobriu que seu colega sofria de um grave problema de saúde e estava nervoso. A irmã concluiu que seu companheiro provavelmente não tinha más intenções.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário