TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 16 de setembro de 2023, você se beneficiou do trabalho de outros (João 4:38).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje  , sábado, 16 de setembro de 2023,  você se beneficiou do trabalho de outros (João 4:38).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sábado, 16 de setembro

Você se beneficiou do trabalho de outros (João 4:38).

E se você não puder mais pregar e ensinar tanto quanto antes porque sua saúde piorou? Mesmo assim, você pode ficar feliz com o que pode fazer na colheita. Vejamos o que aconteceu quando o rei David e os seus homens derrotaram um bando de invasores amalequitas e recuperaram as suas famílias e tudo o que tinham roubado. Duzentos homens estavam cansados ​​demais para lutar, então ficaram guardando os pertences. Após a batalha, Davi disse que os despojos seriam divididos igualmente entre todos (1Sm 30:21-25). Hoje, algo semelhante acontece com o nosso trabalho mundial de fazer discípulos. Todos nós que damos a Jeová o melhor que temos, inclusive você, podemos igualmente alegrar-nos sempre que alguém é ajudado a entrar no caminho que conduz à vida. Jeová percebe nosso trabalho árduo e o amor que dedicamos a ele, e nos recompensa por isso. Também nos ensina a ficar felizes com o que podemos fazer na grande colheita (João 14:12). Não duvidemos: Deus nos dará a sua aprovação se não desistirmos. w21.10 28 par. 15-17.

De que depende a reação das pessoas à nossa mensagem?

A reação das pessoas depende principalmente do que está em seus corações. Jesus explicou esta verdade na parábola do semeador. Nesta história, um homem semeou sementes em diferentes tipos de solo, mas somente aquelas que caíram em solo bom deram frutos (Lucas 8:5-8). Jesus disse que diferentes tipos de solo representam o coração das pessoas, que respondem de diferentes maneiras à “palavra de Deus” (Lucas 8:11-15). Assim como o semeador, não temos controle sobre o fruto do nosso trabalho, pois depende do coração das pessoas que nos ouvem. Nosso dever é continuar a semear a mensagem do Reino. Como disse o apóstolo Paulo, “cada um receberá a sua recompensa de acordo com o seu trabalho”, e não de acordo com os resultados do seu trabalho (1 Coríntios 3:8).

Por que podemos dizer que Noé foi bem-sucedido como “pregador da justiça”? (Ver desenho da capa).

Ao longo da história, muitos servos de Jeová pregaram a pessoas que não ouviram a sua mensagem. Por exemplo, Noé foi um “pregador da justiça”, provavelmente por várias décadas (2Pe 2:5). Sem dúvida, ele esperava que as pessoas o escutassem, mas Jeová não o deixou saber que isso aconteceria. Pelo contrário, quando lhe deu instruções para fazer a arca, ordenou-lhe: “Entrarás na arca com os teus filhos, a tua mulher e as tuas noras” (Gn 6:18). E quando ele lhe disse quão grande seria a arca, Noé pode ter percebido que muito poucos o ouviriam (Gn 6:15). E assim foi. Nem uma única pessoa naquele mundo violento deu ouvidos à sua mensagem (Gn 7:7). Será que Jeová achava que Noé era um fracasso? Não, em absoluto. Para ele, Noé teve muito sucesso porque fez fielmente o que lhe havia ordenado (Gn 6:22).

O que Jeremias fez para gostar de pregar apesar da indiferença e da oposição do povo?

O profeta Jeremias também pregou durante décadas, apesar da indiferença e da oposição do povo. Os insultos e as zombarias o desanimaram tanto que ele até pensou em desistir de sua designação. — Jeremias 20:8, 9. Mas ele não desistiu. O que o ajudou a combater seus pensamentos negativos e a gostar de pregar? Concentre-se em duas questões importantes. Primeiro, porque a mensagem divina que ele trouxe às pessoas poderia dar-lhes “um futuro e uma esperança” (Jeremias 29:11). E, segundo, que Jeová o escolheu para levar o seu nome (Jr 15:16). Também levamos uma mensagem de esperança num mundo que está em trevas e levamos o nome de Jeová porque somos suas Testemunhas. Quando nos concentramos nessas duas questões importantes, gostamos de pregar, independentemente de como as pessoas reagem.

O que a parábola de Jesus que lemos em Marcos 4:26-29 nos ensina?

O crescimento espiritual leva tempo. Jesus ensinou esta verdade na parábola do semeador adormecido (leia Marcos 4:26-29). O semeador viu aos poucos o fruto do seu esforço e nada pôde fazer para que as sementes crescessem mais rápido. Da mesma forma, pode levar algum tempo para vermos um estudante aplicar o que aprende, à medida que o progresso ocorre pouco a pouco. Assim como um plantador não pode fazer com que as suas colheitas cresçam à velocidade que deseja, não podemos forçar os estudantes a progredir à velocidade que desejamos. Portanto, não vamos desanimar nem desistir se o seu progresso estiver demorando mais do que esperávamos. Tanto cultivar quanto fazer discípulos exigem paciência (Tiago 5:7, 8).

Que exemplo mostra que pode demorar um pouco até que as pessoas comecem a nos ouvir?

Em alguns territórios, os anos passam e ninguém responde à nossa mensagem. Vejamos a experiência de Gladys e Ruby Allen, duas irmãs do Canadá. Em 1959, foram enviados como pioneiros regulares para uma cidade na província de Quebec.c As pessoas tinham medo dos sacerdotes da Igreja Católica e das opiniões do povo, por isso não os ouviam. Gladys lembra: “Pregamos de porta em porta oito horas por dia durante dois anos sem que ninguém respondesse. As pessoas simplesmente nos viam pela janela da porta e fechavam as persianas. Mas não desistimos." Com o tempo, a atitude do povo suavizou-se e o território tornou-se mais produtivo. Hoje, existem três congregações lá (Is. 60:22).

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário