TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, quinta-feira, 7 de setembro de 2023, Cada um examine as suas próprias ações, e então terá motivos para se alegrar com o que ele mesmo fez (Gálatas 6:4).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje,  quinta-feira, 7 de setembro de 2023,  cada um examine as suas próprias ações, e então terá motivos para se alegrar com o que ele mesmo fez (Gálatas 6:4).

Vamos examinar as Escrituras todos os dias de 2023

Quinta-feira, 7 de setembro

Deixe cada um examinar suas próprias ações, e então terá motivos para se alegrar com o que ele mesmo fez (Gálatas 6:4).

É uma boa ideia nos analisarmos de vez em quando. Podemos nos perguntar: “Preciso me comparar com os outros para me sentir bem comigo mesmo? O que me leva a trabalhar na congregação? É um desejo de ser melhor que os outros, ou pelo menos melhor que certo irmão ou irmã? Ou é apenas o meu desejo de dar o meu melhor a Jeová?” A Bíblia nos diz para não nos compararmos com os outros. Porque? Porque se nos sentirmos superiores ao nos compararmos com os outros, podemos ficar orgulhosos. E, se nos sentirmos inferiores, podemos ficar desanimados (Romanos 12:3). Lembremo-nos de que Jeová não nos trouxe a ele por causa da nossa beleza, facilidade de falar ou popularidade, mas porque estamos dispostos a amá-lo e a ouvir o seu Filho (João 6:44; 1 Coríntios 1:26-31). . w21.07 14, 15 pars. 3. 4.

O que você aprendeu com o que aconteceu com um irmão chamado Hyun?

Também podemos nos perguntar: “Os outros me veem como alguém que está sempre em busca da paz ou entro em conflito com os outros de vez em quando?” Vejamos o caso de um irmão chamado Hyun, que mora na Coreia do Sul. Houve um tempo em que ele via como rivais aqueles que tinham privilégios na congregação. Ele conta: “Eu os criticava e quase nunca concordava com o que diziam”. Qual foi o resultado? Ele admite: “Minha atitude causou divisões na congregação.” Vários de seus amigos o ajudaram a ver que ele tinha um problema. Hyun fez as mudanças necessárias e hoje é um velhinho muito bom. O que aprendemos? Que devemos agir se percebermos que temos tendência a promover a concorrência em vez de procurar a paz.

De acordo com Gálatas 5:26, que defeitos podem nos levar a manifestar espírito de competição?

(Leia Gálatas 5:26.) Que defeitos podem nos levar a manifestar espírito de competição? Um deles é o egocentrismo. A pessoa egocêntrica é orgulhosa e egoísta. Outro defeito é a inveja. A pessoa invejosa não só quer o que outra pessoa tem, mas também quer que essa pessoa não o tenha. Portanto, ter inveja de alguém implica odiá-lo. Sem dúvida, queremos evitar esses defeitos como uma praga.

Que exemplo nos ajuda a compreender os danos causados ​​pelo egocentrismo e pela inveja?

O egocentrismo e a inveja são semelhantes às impurezas que sujam o combustível de um avião. O avião pode decolar; Mas se detritos obstruírem as tubulações de combustível, os motores poderão perder potência pouco antes do pouso e o avião cair. Da mesma forma, alguém talvez já sirva a Jeová há algum tempo; mas, se dentro de si houver egocentrismo e inveja, ele acabará desmoronando (Pv 16:18). Ele deixará de servir a Jeová, prejudicará a si mesmo e prejudicará outros. Como podemos evitar tornar-nos egocêntricos e invejosos?

Como podemos lutar contra o egocentrismo?

Podemos lutar contra o egocentrismo se seguirmos o conselho que o apóstolo Paulo deu aos Filipenses: “Não façam nada por espírito contencioso ou egocêntrico, mas pensem humildemente que os outros são superiores a vocês” (Filipenses 2). :3). Se pensarmos que os outros são superiores, não competiremos com aqueles que têm mais talentos ou habilidades que nós, mas ficaremos felizes por eles. Isto é especialmente verdade se eles usam suas habilidades para louvar a Jeová. Por sua vez, se os irmãos que têm talentos também seguirem o conselho de Paulo, concentrar-se-ão nas boas qualidades que vêem em nós. O resultado será que todos promoveremos a paz e a unidade na congregação.

O que nos ajudará a controlar a tendência à inveja?

O que nos ajudará a controlar a tendência à inveja? Ser modesto, isto é, reconhecer que temos limitações. Se formos modestos, não tentaremos mostrar que temos mais talento e capacidade do que outras pessoas. Em vez disso, procuraremos maneiras de aprender com aqueles que fazem certas coisas melhor do que nós. Por exemplo, se um irmão na congregação proferir excelentes discursos públicos, podemos perguntar-lhe como os prepara. Se uma irmã cozinha muito bem, podemos pedir-lhe alguns conselhos para melhorar. E se um jovem não tem uma maneira fácil de fazer amigos, talvez ele possa pedir sugestões a alguém que tenha. Tudo isso nos ajudará a evitar a inveja e a melhorar nossas próprias habilidades.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário