TEXTO DIÁRIO, Hoje terça-feira, 26 de setembro de 2023, Preste atenção e ouça as palavras dos sábios (Pv 22:17).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  terça-feira, 26 de setembro de 2023,  Preste atenção e ouça as palavras dos sábios (Pv 22:17).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Terça-feira, 26 de setembro

Preste atenção e ouça as palavras dos sábios (Pv 22:17).

Todos nós precisamos de conselhos de vez em quando. Às vezes somos nós que pedimos conselhos a alguém que respeitamos. Em outros casos, um irmão pode ficar preocupado conosco e nos informar que estamos prestes a dar um “passo em falso”, isto é, prestes a fazer algo de que nos arrependeríamos mais tarde (Gl 6:1). Ou talvez nos cheguem conselhos quando somos corrigidos depois de termos cometido um erro grave. Seja qual for o caso, devemos ouvir conselhos, porque são para o nosso bem e podem salvar nossas vidas (Pv 6:23). O texto de hoje nos encoraja a ouvir “as palavras dos sábios”. Ninguém sabe tudo nesta vida; Sempre há alguém que tem mais conhecimento ou experiência do que nós (Provérbios 12:15). Então, quando ouvimos conselhos, mostramos que somos humildes, que tenhamos consciência das nossas limitações e que percebamos que precisamos de ajuda para alcançar os nossos objetivos. O Rei Salomão escreveu estas palavras: “Com muitos conselheiros alcançam-se bons resultados” (Provérbios 15:22). w22.02 7:1, 2. 

De que forma o conselho pode chegar até nós?

Os conselhos podem chegar até nós direta ou indiretamente. O que queremos dizer com aconselhamento indireto? Aquela que recebemos quando lemos algo na Bíblia ou em uma de nossas publicações que nos faz refletir sobre como estamos fazendo as coisas e nos motiva a fazer as mudanças necessárias (Hb 4:12). E o que é conselho direto? Pode ser o que um ancião ou qualquer outro irmão maduro nos dá quando percebe que precisamos melhorar em alguma coisa. Se alguém nos dá conselhos baseados na Bíblia, isso mostra que nos ama muito. Portanto, vamos mostrar nossa gratidão ouvindo essa pessoa e levando a sério seus conselhos.

De acordo com Eclesiastes 7:9, que reação devemos evitar quando somos aconselhados?

Realisticamente, o conselho que nos é mais difícil aceitar é o direto e pode até nos ofender. Porque? Não temos problema em reconhecer que somos imperfeitos. Mas quando alguém aponta uma falha ou erro específico, podemos achar difícil aceitá-lo (leia Eclesiastes 7:9). Podemos dar desculpas, questionar a motivação da pessoa que nos deu o conselho ou ficar ofendidos com a forma como ela falou conosco. Ou podemos até pensar: “Que direito ele tem de me aconselhar? “Ele também está errado!” Além do mais, se não gostarmos do conselho, podemos ignorá-lo ou falar com outra pessoa na esperança de que ela nos diga o que queremos ouvir.

O que o exemplo de Roboão nos ensina?

Vejamos o exemplo de Roboão. Quando ele se tornou rei de Israel, o povo pediu-lhe que os aliviasse dos fardos que seu pai, Salomão, havia colocado sobre eles. Roboão fez uma coisa boa: consultou os anciãos de Israel. Disseram-lhe que se fizesse o que o povo pedia, sempre teria o apoio deles (1 Reis 12:3-7). Aparentemente, Roboão não gostou desse conselho, então foi consultar os homens que cresceram com ele. Aqueles homens provavelmente tinham mais de 40 anos, então teriam alguma experiência de vida (2 Crônicas 12:13). Mas, naquela ocasião, deram um mau conselho a Roboão: disseram-lhe para ser mais duro com o povo (1 Reis 12:8-11). Roboão recebeu dois conselhos diferentes. Ele poderia ter orado para perguntar a Jeová qual dos dois deveria seguir, mas não fez isso. Ele aceitou o conselho que mais gostou: a dos homens mais jovens. E as consequências foram desastrosas tanto para o rei como para o povo. No nosso caso, os conselhos que recebemos nem sempre são os que queremos ouvir. Mas, se forem baseadas no que a Bíblia diz, devemos aceitá-las.

O que aprendemos com o que aconteceu com Uzias?

O rei Uzias também rejeitou o conselho. Com a intenção de oferecer incenso, ele entrou numa parte do templo onde só os sacerdotes podiam entrar. Eles lhe disseram: “Uzias, não é sua função queimar incenso a Jeová! Somente os sacerdotes podem queimar incenso.” Como Uzias reagiu? A Bíblia diz que “ele ficou furioso”. E por que ele rejeitou o conselho? É provável que, por ser rei, ele acreditasse que poderia fazer o que quisesse. Mas Jeová não via as coisas dessa forma. Se Uzias tivesse sido humilde, aceitado o conselho e saído imediatamente do templo, Jeová poderia tê-lo perdoado. Mas por causa da sua ousadia, Jeová o feriu com lepra, e ele teve essa doença “até o dia da sua morte” (2 Crônicas 26:16-21). O que aprendemos com o que aconteceu com Uzias? Que se rejeitarmos o conselho da Bíblia, perderemos a aprovação de Jeová,

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário