TEXTO DIÁRIO, Hoje sexta-feira, 22 de setembro de 2023, Você viu como Acabe se humilhou por mim? (1 Reis 21:29).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  sexta-feira, 22 de setembro de 2023,  Você viu como Acabe se humilhou por mim? (1 Reis 21:29).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sexta-feira, 22 de setembro

Você viu como Acabe se humilhou por mim? (1 Reis 21:29).

Embora Acabe se humilhasse perante Jeová, o que fez a seguir mostrou que não estava verdadeiramente arrependido. Ele não tentou acabar com a adoração de Baal em Israel nem encorajou o povo a adorar a Jeová. Depois da sua morte, Jeová deixou claro o que pensava dele. Jeú, um profeta de Deus, disse que Acabe tinha sido um dos “maus” (2 Crônicas 19:1, 2). Pensemos no seguinte: se Acabe tivesse realmente se arrependido, certamente o profeta não o teria incluído entre “os maus” e “aqueles que odeiam a Jeová”. Portanto, fica claro que, embora Acabe se arrependesse até certo ponto do que tinha feito, ele nunca se arrependeu totalmente. O que aprendemos com seu exemplo? Quando Elias anunciou o castigo que sua família sofreria, Acabe inicialmente ficou humilhado. Esse foi um bom primeiro passo. Mas os passos que tomou depois mostraram que ele não estava arrependido de coração. Isso nos ensina que o verdadeiro arrependimento envolve mais do que simplesmente dizer que nos sentimos mal pelo que fizemos. w21.10 3 par. 4, 5, 7, 8.

Que tipo de rei foi Manassés?

Cerca de 200 anos depois, Manassés tornou-se rei de Judá. Seus pecados podem ter sido piores que os de Acabe. A Bíblia diz que “ele fez em grande escala o que era mau aos olhos do Senhor, para provocá-lo” (2 Crônicas 33:1-9). Ele construiu altares a deuses falsos e até mesmo colocou no templo sagrado de Jeová uma imagem esculpida de um poste sagrado, provavelmente um símbolo de adoração sexual. Ele usava adivinhação e praticava magia e feitiçaria. Ele também “derramou muito sangue inocente”. Ele assassinou muitas pessoas e até “queimou seus próprios filhos no fogo” como sacrifícios a falsos deuses (2 Reis 21:6, 7, 10, 11, 16).

Como Jeová disciplinou Manassés e como reagiu o rei?

Assim como Acabe, Manassés recusou-se a acatar os avisos que Jeová lhe deu por meio dos seus profetas. Por fim, “Jeová fez com que os comandantes do exército do rei da Assíria viessem contra eles”, isto é, contra Judá. “Eles capturaram Manassés com ganchos, amarraram-no com duas algemas de cobre e o levaram para a Babilônia.” Parece que enquanto estava cativo ali ele refletiu sobre o que havia feito. “Ele se humilhou profundamente diante do Deus de seus antepassados.” Mas ele fez outra coisa: “Rogou a Jeová, seu Deus”, e “continuou a orar a ele”. Aquele homem mau estava mudando. Ele começou a ver Jeová como “seu Deus” e orou a ele repetidas vezes (2 Crônicas 33:10-13).

Como Manassés mostrou que seu arrependimento era sincero? (2 Crônicas 33:15, 16).

Com o tempo, Jeová respondeu às orações de Manassés. Ele viu que seu coração havia mudado e isso se refletiu em suas orações. Jeová ficou comovido com o seu pedido e restaurou-o ao seu reinado. Manassés fez o melhor que pôde para mostrar que seu arrependimento era sincero. Ele fez o que Acabe nunca fez: mudou de atitude, lutou contra a adoração falsa e incentivou o povo a adorar a Jeová. — Leia 2 Crônicas 33:15, 16. Certamente foi preciso fé e coragem para fazer isso, já que durante décadas ele foi uma má influência para sua família, seus nobres e seu povo. Mas agora, na sua velhice, ele tentou reparar alguns dos danos que havia causado. Ele provavelmente foi uma boa influência para seu neto Josias, que mais tarde se tornou um rei muito bom (2 Reis 22:1, 2).

O que o exemplo de Manassés nos ensina sobre o arrependimento?

O que aprendemos com Manassés? Ele não apenas se humilhou, mas também orou, implorou a misericórdia de Jeová e mudou de atitude. Além disso, ele fez tudo o que pôde para reparar os danos que havia causado e se esforçou para adorar a Jeová e ajudar outros a fazer o mesmo. Seu exemplo dá esperança até mesmo ao pior dos pecadores. É uma prova clara de que Deus é bom e “disposto a perdoar” (Salmo 86:5). Aqueles que realmente se arrependem podem obter o perdão de Jeová.

Que exemplo nos ajuda a compreender uma lição muito importante sobre o arrependimento?

Como vimos, Manassés fez mais do que simplesmente lamentar os seus pecados. Isso nos ensina uma lição muito importante. Para entender isso, vamos pensar no seguinte exemplo. Vamos imaginar que vamos a uma padaria e pedimos um bolo. Mas em vez de um bolo nos dão um ovo. Nós nos contentaríamos com isso? Claro que não. E se o padeiro se justificasse dizendo que o ovo é um ingrediente importante do bolo? Ainda assim, não seria suficiente para nós. Da mesma forma, Jeová pede a qualquer pessoa que cometa um pecado que se arrependa verdadeiramente. Se a pessoa se sente mal pelo seu pecado, é bom, porque essa é uma parte importante do arrependimento. Mas isso não é suficiente. Para ver o que mais é necessário, vejamos uma comovente parábola que Jesus contou.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário