TEXTO DIÁRIO, Hoje sexta-feira, 15 de setembro de 2023, nunca te deixarei e nunca te abandonarei (Heb. 13:5).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  sexta-feira, 15 de setembro de 2023,  nunca te deixarei e nunca te abandonarei (Heb. 13:5).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Sexta-feira, 15 de setembro

Eu nunca te deixarei e nunca te abandonarei (Hb 13:5).

Anciãos, vocês têm especialmente a responsabilidade de consolar os irmãos com entes queridos que abandonaram a Jeová (1 Tes. 5:14). Tome a iniciativa e incentive-os antes e depois das reuniões. Visite-os e ore por eles. Você também pode pregar com eles ou ocasionalmente convidá-los para o culto familiar. Os pastores espirituais precisam mostrar às ovelhinhas sofredoras de Jeová a compaixão, o amor e a atenção de que necessitam. — 1 Tes. 2:7, 8. Jeová “não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Mesmo que uma pessoa cometa um pecado grave, sua vida ainda é muito valiosa para Deus. Lembre-se de que Jeová pagou um preço muito alto por cada um de nós: a vida do seu Filho amado. Com amor, Deus tenta ajudar aqueles que o deixaram a voltar para ele. E espero que eles decidam fazer isso, como podemos aprender com a parábola de Jesus sobre o filho perdido (Lucas 15:11-32). w21.09 30, 31 pars. 17-19.

Como alguns se beneficiaram de apoiar a disciplina de Jeová?

Se você apoiar a decisão dos anciãos de expulsar seu familiar, poderá ajudá-lo a voltar para Jeová. Elizabeth, mencionada no parágrafo 4, reconhece: “Foi muito difícil romper completamente o relacionamento com nosso filho, que já era adulto. Mas, quando voltou para Jeová, admitiu que merecia ser expulso. E algum tempo depois ele disse que havia aprendido muitas lições valiosas. “Isso me fez apreciar a disciplina de Jeová.” Seu marido, Mark, acrescenta: “Anos depois, nosso filho me disse que parte de sua decisão de voltar foi porque havíamos feito exatamente o que deveríamos fazer. “Sou muito grato por Jeová ter nos ajudado a ser obedientes.”

O que pode ajudá-lo a lidar com a dor?

Converse com amigos compreensivos. Passe tempo com cristãos maduros que possam ajudá-lo a permanecer positivo (Pv 12:25; 17:17). Joanna, mencionada no parágrafo 9, comenta: “A verdade é que me senti muito sozinha. Mas me ajudou muito conversar com amigos de confiança.” Agora, o que você pode fazer se um irmão lhe disser algo que o faça se sentir pior?

Por que deveríamos continuar a suportar uns aos outros e a perdoar uns aos outros generosamente?

Seja paciente com os irmãos. Realisticamente, não podemos esperar que todos nos digam sempre as palavras ideais (Tiago 3:2). Somos todos imperfeitos, então não se surpreenda se alguns não souberem o que dizer ou mesmo se acidentalmente disserem algo que magoa você. Lembre-se do conselho do apóstolo Paulo: “Continuem a suportar uns aos outros e a perdoar uns aos outros generosamente, mesmo que alguém tenha motivos para reclamar de outro” (Colossenses 3:13). Uma irmã que tem um membro da família que foi expulso explica: “Jeová me ajudou a perdoar irmãos que tentavam fazer o que era certo, mas não conseguiam por causa da imperfeição.” Vejamos agora o que a congregação pode fazer para ajudar os membros fiéis da família.

Como podemos ajudar os familiares de alguém que foi recentemente expulso?

Tratemos os familiares fiéis com bondade e carinho. Uma irmã chamada Miriam admite que ficou com um pouco de medo de ir às reuniões depois que seu irmão foi expulso. Ele confessa: “Tinha medo do que os outros diriam. Mas havia amigos muito bons que também estavam tristes e não falavam nada de negativo sobre meu irmão. Graças a eles, não me senti sozinho.” Outra irmã lembra: “Quando nosso filho foi expulso, queridos irmãos vieram nos consolar. Alguns admitiram que não sabiam o que dizer. Eles choraram comigo ou me escreveram algumas palavras. O que eles fizeram me ajudou muito.”

Como a congregação pode continuar a apoiar os familiares fiéis?

Vamos continuar apoiando os familiares fiéis. Eles precisam do nosso amor e encorajamento agora mais do que nunca (Hb 10:24, 25). Às vezes, alguns familiares dos expulsos notaram que certos irmãos pararam de falar com eles, como se também tivessem sido expulsos. Nunca vamos fazer isso! Os jovens que expulsaram os pais precisam especialmente de incentivo e parabéns. Uma irmã chamada María conta o que aconteceu com ela quando seu marido foi expulso e abandonou a família: “Alguns amigos meus vieram à minha casa, cozinharam alguma coisa e me ajudaram a estudar com meus filhos. Eles sentiram minha dor e choraram comigo. E também me defenderam quando algumas pessoas espalharam boatos falsos sobre mim. Eles me encorajaram muito” (Romanos 12:13, 15).

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário