TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira, 18 de setembro de 2023, Quem entre os deuses é como tu, ó Jeová? Quem é como você, que prova ser supremo em santidade? (Êxodo 15:11).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  segunda-feira, 18 de setembro de 2023,  Quem entre os deuses é como tu, ó Jeová? Quem é como você, que prova ser supremo em santidade? (Êxodo 15:11).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Segunda-feira, 18 de setembro

Quem entre os deuses é semelhante a ti, ó Jeová? Quem é como você, que prova ser supremo em santidade? (Êxodo 15:11).

Jeová nunca nos pede para fazer algo que nos desanime. Ele é totalmente santo. Isto ficou claro pelas palavras inscritas numa placa de ouro que o sumo sacerdote usava no turbante. Eles disseram: “A santidade pertence a Jeová” (Êxodo 28:36-38). O que aquela placa dizia deixou claro para quem a viu que Jeová é santo no mais alto grau. Mas e se um israelita não visse a placa porque não podia aproximar-se do sumo sacerdote? Haveria alguma maneira de saber que Jeová é santo? Claro que sim. Todos os israelitas puderam ouvir quando a Lei foi lida diante de homens, mulheres e crianças (Dt 31:9-12). Se estivéssemos lá, teríamos ouvido estas palavras: “Eu sou Jeová, vosso Deus, […] e vós deveis ser santos porque eu sou santo” e “deveis ser santos porque eu, Jeová, sou santo” (Lev. 11: 44, 45; 20:7, 26). w21.12 3 par. 6, 7.

O que as palavras de Levítico 19:2 e 1 Pedro 1:14-16 nos ensinam?

Vamos nos concentrar em algumas palavras que foram lidas para toda a nação de Israel e que encontramos em Levítico 19:2. Jeová disse a Moisés: “Fale a todo o povo de Israel e diga-lhes: 'Vocês têm de ser santos porque eu, Jeová, seu Deus, sou santo.'” O apóstolo Pedro pode ter citado estas palavras quando disse aos seus companheiros cristãos: “Sede santos” (leia 1 Pedro 1:14-16). É verdade que não estamos agora sob a Lei de Moisés, mas o que Pedro escreveu confirma o que aprendemos em Levítico 19:2: que Jeová é santo e que aqueles que o amam devem esforçar-se para o ser. Isto se aplica a todos nós, quer esperemos viver no céu ou num paraíso na Terra (1 Pedro 1:4; 2 Pedro 3:13).

Por que é bom analisarmos o capítulo 19 de Levítico?

Visto que queremos agradar ao nosso Deus, queremos saber como podemos ser santos como ele. Para que possamos conseguir isso, Jeová nos dá bons conselhos. Encontramos alguns deles no capítulo 19 de Levítico. O erudito hebreu Marcus Kalisch escreveu: “Este capítulo extraordinário é talvez o mais completo, o mais variado e, em alguns aspectos, a seção mais importante de Levítico ou mesmo do Pentateuco.” Vejamos alguns versículos deste capítulo que contêm lições valiosas sobre vários assuntos da vida diária. Ao revisá-los, lembremo-nos de que, antes de nos dar essas lições, o capítulo 19 começa dizendo “Você deve ser santo”.

Que aspecto da conduta piedosa é destacado em Levítico 19:3, e como devemos encarar esta ordem?

Depois de dizer aos israelitas que eles tinham de ser santos, Jeová acrescentou: “Cada um de vocês tem de respeitar a sua mãe e o seu pai […]. Eu sou o Senhor teu Deus” (Lev. 19:2, 3).

É claro que devemos obedecer à ordem divina de honrar os nossos pais. Lembremo-nos de que, certa ocasião, um homem perguntou a Jesus: “Que coisas boas devo fazer para obter a vida eterna?” E parte da resposta de Jesus foi que o homem deveria honrar seu pai e sua mãe (Mateus 19:16-19). Jesus chegou a denunciar os fariseus e os escribas porque eles conseguiram não cumprir essa ordem divina. Portanto, ele lhes disse que assim eles “anulavam a palavra de Deus” (Mateus 15:3-6). A “palavra de Deus” incluía o quinto dos Dez Mandamentos e o que lemos em Levítico 19:3 (Êxodo 20:12). Novamente, lembre-se de que a ordem de Levítico 19:3 de respeitar os pais vem logo após as palavras “Vocês devem ser santos porque eu, Jeová, seu Deus, sou santo”.

O que podemos nos perguntar, de acordo com a ordem de Levítico 19:3?

Todo cristão poderia perguntar-se: “Estou cumprindo bem a ordem divina de honrar meus pais?” Se percebermos que não fizemos tudo o que deveríamos no passado, vamos estabelecer uma meta para melhorar. É verdade que não é possível mudar o passado, mas a partir de agora podemos esforçar-nos por fazer mais coisas com e para os nossos pais. Talvez possamos dedicar mais tempo a eles. Podemos oferecer-lhes mais apoio material, espiritual ou emocional? Se o fizermos, estaremos obedecendo à ordem de Levítico 19:3.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário