TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 13 de setembro, Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não mereço mais ser chamado de seu filho (Lucas 15:21).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  quarta-feira, 13 de setembro de 2023,  Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não mereço mais ser chamado de seu filho (Lucas 15:21).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Quarta-feira, 13 de setembro

Pai, pequei contra o céu e contra você. Não mereço mais ser chamado de seu filho (Lucas 15:21).

Jesus contou uma história comovente sobre um filho perdido, que podemos ler em Lucas 15:11-32. Um jovem rebelou-se contra o pai, saiu de casa e “viajou para um país distante”. Lá ele levou uma vida turbulenta. Mas quando surgiram problemas, ele começou a refletir sobre o que havia feito e percebeu como era bom estar na casa de seu pai. Como Jesus disse, o jovem “caiu em si”. Ele decidiu voltar e pedir perdão ao pai. Foi importante para mim entender que tomei muitas decisões erradas, mas tive que fazer mudanças. O filho perdido mostrou que estava realmente arrependido. Esta parábola é mais do que uma história comovente. Ele ensina alguns princípios que podem ajudar os élderes a determinar se alguém que cometeu um pecado grave está realmente arrependido. w21.10 5 par. 14, 15.

Por que não é fácil para os anciãos determinarem se alguém realmente se arrependeu?

Não é fácil para os anciãos determinar se alguém que cometeu um pecado grave está realmente arrependido. Porque não? Como eles não conseguem ler corações, eles precisam tentar encontrar evidências de que o irmão mudou completamente e agora odeia o que fez. Em alguns casos, a pessoa pode ter pecado tão flagrantemente que os anciãos que se reúnem com ela não ficam convencidos de que seu arrependimento é verdadeiro.

Que exemplo mostra que um pecador pode não estar realmente arrependido, embora diga que se sente muito mal? E o que deve fazer a pessoa que realmente está arrependida? (2 Coríntios 7:11).

Vejamos um exemplo. Um irmão comete adultério por muitos anos. Em vez de pedir ajuda, ele esconde seu comportamento imoral da esposa, dos amigos e dos mais velhos. Mas um dia os mais velhos descobrem o que ele fez. Quando lhe dizem que têm provas de que ele cometeu adultério, ele admite e até parece se sentir muito mal com isso. Isso mostra que ele está arrependido? Não. Sem dúvida, os idosos precisam ver outra coisa. Essa pessoa não cometeu um único pecado em uma ocasião isolada, mas pecou gravemente muitas vezes ao longo de muitos anos. Além disso, ele não confessou voluntariamente, mas alguém descobriu e contou aos mais velhos. Portanto, eles precisam ver evidências de que o pecador realmente mudou a maneira como pensa, sente e age (leia 2 Coríntios 7:11). Pode levar muito tempo para você fazer as alterações necessárias e mostrar que realmente sente muito. Portanto, é muito provável que ele seja expulso da congregação (1Co 5:11-13; 6:9, 10).

Como demonstra um expulso que está realmente arrependido, e qual será o resultado?

Como uma pessoa expulsa mostra que está realmente arrependida? Você deve assistir às reuniões regularmente e seguir os conselhos dos presbíteros para ter bons hábitos de oração e estudo da Bíblia. Você também deve fazer tudo o que puder para evitar coisas que possam levá-lo de volta ao pecado. Se você se esforçar para melhorar seu relacionamento com Jeová, pode ter certeza de que ele o perdoará completamente e que os anciãos o ajudarão a voltar para a congregação. É claro que os mais velhos sabem que cada caso é único, por isso analisam cuidadosamente cada situação e tentam não julgar com severidade.

O que um pecador verdadeiramente arrependido deve fazer? (Ezequiel 33:14-16).

Como vimos, o pecador verdadeiramente arrependido não precisa apenas dizer que se sente muito mal pelo que fez. Você também tem que mudar sua forma de pensar e sentir, e demonstrar isso com fatos. Ele precisa abandonar seu mau comportamento e voltar a obedecer aos padrões de Jeová. — Leia Ezequiel 33:14-16. Para ele, o mais importante deve ser recuperar o bom relacionamento com Jeová.

Todos los Derechos Reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste site são apenas para custear os gastos implicados que exigem a manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por «Os conteúdos das publicidades que aparecem», pois os anunciantes publicitários não são Testes de Jeová. Portanto, sugiro que você não preste atenção e confie em seus anúncios. Atentamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário