TEXTO DIÁRIO, Hoje domingo, 17 de setembro de 2023, A glória dos jovens está na sua força (Pv 20:29).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  domingo, 17 de setembro de 2023,  A glória dos jovens está na sua força (Pv 20:29).

Vamos examinar as escrituras todos os dias de 2023

Domingo, 17 de setembro

A glória dos jovens está na sua força (Pv 20:29).

À medida que envelhecemos, talvez fiquemos assustados com a ideia de que não seremos mais tão úteis para Jeová como antes. É verdade que talvez não tenhamos mais tanta força, mas podemos usar a sabedoria e a experiência que adquirimos ao longo dos anos para ajudar os jovens a se tornarem mais úteis na organização de Jeová e a assumirem novas responsabilidades. Se os mais velhos querem ajudar os mais novos, devem ser humildes. A pessoa que é humilde pensa que os outros são superiores a ela (Fp 2:3, 4). Os presbíteros que demonstram esta qualidade deixam claro que muitas vezes existem muitas maneiras bíblicas e eficazes de fazer as coisas. Portanto, eles não esperam que todos façam o que fizeram antes (Ecl. 7:10). Embora tenham muita experiência para compartilhar, Eles sabem que “a cena deste mundo está mudando” e que podem precisar se adaptar às novas circunstâncias (1 Coríntios 7:31). w21.09 8 pars. 1, 3.

Como os superintendentes de circuito demonstram uma atitude semelhante à dos levitas?

Os irmãos mais velhos que são humildes entendem que, à medida que envelhecem, não podem mais fazer tanto quanto faziam no passado. Por exemplo, considere o caso dos superintendentes de circuito. Quando completam 70 anos, recebem uma nova missão. Isso pode ser muito difícil para eles, porque adoravam servir assim os seus irmãos. Eles carregavam essa designação no fundo do coração e, de fato, continuam a cumpri-la. Mas eles entendem que agora é melhor que os irmãos mais novos cuidem dela. A atitude deles é semelhante à dos levitas do antigo Israel que, quando completaram 50 anos, tiveram de parar de servir no tabernáculo. A sua alegria não dependia de nenhuma responsabilidade particular. Eles fizeram tudo o que podiam com entusiasmo e ajudaram os mais jovens (Nm 8:25, 26). Hoje dia,

O que o exemplo de Dan e Katie lhe ensina?

Vejamos o exemplo de Dan, que esteve no serviço de circuito por 23 anos. Quando completou 70 anos, ele e sua esposa, Katie, foram nomeados pioneiros especiais. Como você está se saindo em sua nova tarefa? Dan diz que está mais ocupado do que nunca cuidando de responsabilidades congregacionais, ajudando irmãos a se tornarem servos ministeriais e treinando outros para pregar em áreas metropolitanas e em prisões. Os irmãos mais idosos, quer estejam no serviço de tempo integral, quer não, podem fazer muito para ajudar outros. Como? Adaptando-se às novas circunstâncias, estabelecendo metas e concentrando-se no que podem fazer.

Por que é sábio ser modesto? Dê um exemplo.

A pessoa modesta reconhece as suas limitações (Pv 11:2). Ela não exige de si mesma mais do que pode dar e, como resultado, é feliz e produtiva. Alguém que é modesto pode ser comparado a alguém que está dirigindo um carro em uma subida e, para continuar subindo, deve mudar para uma velocidade menor, mesmo que isso signifique ir mais devagar. Da mesma forma, a pessoa modesta sabe quando precisa ‘desacelerar a marcha’ para continuar servindo a Jeová e ajudando outros (Filipenses 4:5).

Como Barzilai mostrou que era modesto?

Vejamos o exemplo de Barzilai, que tinha 80 anos quando recebeu o convite do rei Davi para ingressar na corte real. Este homem era modesto e rejeitou a oferta do rei. Ele reconheceu que na sua idade já tinha certas limitações e por isso recomendou que Kimham, um homem mais jovem, fosse em seu lugar (2 Sam. 19:35-37). Assim como Barzilái, os irmãos mais velhos ficam felizes em dar aos mais novos a oportunidade de cumprir certas responsabilidades.

Como o Rei Davi mostrou modéstia quando quis construir o templo?

O Rei Davi também deu um excelente exemplo de modéstia. Ele desejava de todo o coração construir uma casa para Jeová. Mas quando Jeová lhe disse que havia decidido que o jovem Salomão iria construí-la, Davi aceitou e deu total apoio à obra (1 Crônicas 17:4; 22:5). Ele não se achava o melhor para fazer esse trabalho porque Salomão era jovem e inexperiente (1 Crônicas 29:1). David sabia que o sucesso dependia da bênção de Jeová, e não da idade ou da experiência dos que dirigiam as obras. Assim como Davi, os cristãos mais idosos hoje permanecem ativos mesmo quando as suas responsabilidades mudam. E sabem que Jeová abençoará os jovens que agora realizam as tarefas que faziam antes.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário