TEXTO DIÁRIO, Hoje domingo, 10 de setembro de 2023, A sabedoria do alto é primeiro pura, depois é pacífica e razoável, (Tiago 3:17).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  domingo, 10 de setembro de 2023,  A sabedoria do alto é primeiro pura, depois é pacífica e razoável, está pronta para obedecer e cheia de misericórdia e de bons frutos, é imparcial e não é hipócrita (Tiago 3 : 17).

Vamos examinar as Escrituras todos os dias de 2023

Domingo, 10 de setembro

A sabedoria do alto é primeiro pura, depois pacífica e razoável, pronta para obedecer e cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e não hipócrita (Tiago 3:17).

Temos de evitar o orgulho e deixar que Jeová nos ensine. Assim como uma doença pode endurecer as artérias do coração e fazer com que ele pare de funcionar bem, o orgulho pode endurecer o nosso coração figurativo e dificultar a obediência a Jeová. Os fariseus permitiram que os seus corações se tornassem tão endurecidos que se recusaram a reconhecer a evidência clara de que Jesus era o Filho de Deus e tinha o seu espírito (João 12:37-40). Essa má atitude fez com que perdessem a oportunidade de viver para sempre (Mateus 23:13, 33). Quão importante é que continuemos a permitir que a Palavra de Deus e o seu espírito moldem a nossa personalidade e influenciem os nossos pensamentos e decisões. Visto que Tiago era humilde, ele deixou que Jeová o ensinasse. E foi graças à sua humildade que se tornou um bom professor. w22.01 10 par. 7.

VAMOS SER BONS PROFESSORES COMO SANTIAGO

O que nos ajudará a ser bons professores?

Santiago não teve uma grande formação acadêmica. Para os líderes religiosos de sua época, ele era, como Pedro e João, um homem comum “e de pouca instrução” (Atos 4:13). Mas ele se tornou um bom professor, como vemos ao ler o livro que leva seu nome. Tal como Santiago, podemos ter pouca formação académica. Mesmo assim, com a ajuda do espírito de Jeová e do treinamento que sua organização nos dá, nós também podemos nos tornar bons instrutores. Vamos analisar o exemplo de Tiago e ver que lições podemos aprender.

Como você descreveria a maneira de ensinar de Santiago?

Santiago não usou palavras difíceis nem raciocínios complicados. Como resultado, as pessoas sabiam o que tinham que fazer e como fazê-lo. Vejamos, por exemplo, a maneira simples como ele ensinou que os cristãos devem estar dispostos a sofrer injustiças sem guardar rancor. Ele escreveu: “Consideramos felizes aqueles que perseveraram. “Vocês ouviram falar da perseverança de Jó e viram o que Jeová fez por ele, então vocês sabem que Jeová é muito amoroso e misericordioso” (Tiago 5:11). Notemos que Tiago usou a Palavra de Deus como autoridade para ensinar. Ele usou isso para ajudar as pessoas a ver que Jeová sempre recompensa aqueles que são leais a ele, como Jó. James ensinou essa lição usando palavras e argumentos simples. Desta forma, ele concentrou a atenção não em si mesmo, mas em Jeová.

Qual é uma maneira de imitar Santiago quando ensinamos?

Lição: Ensinemos de forma simples e nos baseemos na Palavra de Deus. Nosso objetivo não deve ser mostrar às pessoas o quanto sabemos, mas mostrar-lhes o quanto Jeová as conhece e se importa com elas. — Rom. 11:33. Podemos alcançar esse objetivo se sempre confiarmos na Bíblia. Por exemplo, em vez de dizer aos nossos alunos o que faríamos se estivéssemos no lugar deles, deveríamos ajudá-los a raciocinar com base em exemplos bíblicos e a perceber como Jeová pensa e sente. Então, o que os motivará a aplicar o que aprenderam será o desejo de agradar a Jeová e não a nós.

Que problemas tiveram alguns cristãos e que conselho Tiago lhes deu? (Tiago 5:13-15).

Santiago era realista. Na sua carta notamos que ele estava ciente dos problemas que seus irmãos estavam enfrentando e deu-lhes instruções claras sobre o que deveriam fazer. Por exemplo, alguns cristãos demoraram a colocar os conselhos em prática (Tiago 1:22). Outros mostraram favoritismo aos ricos (Tiago 2:1-3). E outros acharam muito difícil controlar a língua (Tiago 3:8-10). Esses cristãos tinham sérios problemas, mas Santiago não os considerava perdidos. Ele os aconselhou de maneira gentil, mas franca, e encorajou aqueles que eram espiritualmente fracos a procurar ajuda dos mais velhos (leia Tiago 5:13-15).

Como podemos ser positivos ao ajudar um aluno?

Lição: Vamos ver os outros de forma realista, mas sejamos positivos. Muitos estudantes têm dificuldade em colocar em prática os conselhos da Bíblia (Tiago 4:1-4). Pode levar algum tempo para eliminar os aspectos negativos da sua personalidade e substituí-los por qualidades cristãs. Assim como Santiago, devemos ter a coragem de dizer ao aluno o que ele precisa melhorar. Mas ao mesmo tempo sejamos positivos; Confiemos que Jeová atrairá os humildes e lhes dará forças para fazer mudanças em suas vidas (Tiago 4:10).

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário