TEXTO DIÁRIO, Hoje quarta-feira, 27 de setembro de 2023, Aquele que esconde os seus pecados não irá bem, mas será mostrada misericórdia àquele que os confessa e abandona (Provérbios 28:13).

TEXTO DIÁRIO, Hoje  quarta-feira, 27 de setembro de 2023,  Aquele que esconde os seus pecados não irá bem, mas será mostrada misericórdia àquele que os confessa e abandona (Provérbios 28:13).

Examinemos as Escrituras todos os dias 2023

Miércoles 27 de setembro

Ao que esconde seus pecados não será bem, mas ao que os confessarem e abandonarem, mostrará misericórdia (Provérbios 28:13).

O pecador que está arrependido de verdade não só tem que dizer que se sente muito mal por aquilo que fez. Você também precisa mudar sua maneira de pensar e sentir. Você deve abandonar sua má conduta e voltar a obedecer às normas de Jeová (Ez 33:14-16). Para isso, o mais importante é recuperar seu bom relacionamento com Jeová. O que devemos fazer se nos enterramos de que um amigo nosso cometeu um pecado grave? Se tratamos de ocultar seu pecado, o único que lograremos fazer daño a nosso amigo. De todos os modos, isso não vai servir de nada, pues Jehová lo ve todo (Provérbios 5:21, 22). Podemos ajudar nosso amigo a dizer que os antigos querem ajudá-lo. E, se não quiseres confesá-lo, devemos falar-nos com eles. Então demonstraremos que de verdade queremos ajudá-lo. w21.10 7 párrs. 19-21.

Como você começou a demonstrar o filho perdido da parábola de Jesus que estava arrependido?

Jesus contou uma história comovedora sobre um filho perdido, que podemos ler em Lucas 15:11-32. Um jovem se rebelou contra seu pai, saiu de sua casa e “viajou para um país estrangeiro”. Tudo isso levou uma vida desenfreada. Mas, quando os problemas foram levados, comecei a refletir sobre o que havia feito e a contar sobre o bem que estava na casa de seu pai. Como disse Jesus, o jovem “recobrou o suco”. Decidiu voltar e pedir ao seu pai que o perdoasse. Foi importante compreender que ele havia tomado muitas decisões difíceis, mas isso não foi suficiente. Você tinha que fazer mudanças.

Como você demonstrou o filho perdido da parábola de Jesus que estava arrependido de verdade?

Como mostrei o filho perdido que estava realmente arrependido? Fez a longa viagem de retorno à sua casa. Quando ele foi encontrado e encontrado com seu pai, ele disse: “Ele pecou contra o céu e contra você. Ya no merezco ser chamado tu hijo” (Lucas 15:21). Com esta confissão sincera, demonstrei que gostaria de recuperar seu relacionamento com Jeová. Ele também percebeu que com seus atos ele havia sofrido danos ao seu pai. E ele estava disposto a se esforçar para voltar a ganhar sua aprovação, mesmo que você o tratasse como um de seus trabalhadores (Luc. 15:19). Esta parábola é mais do que uma história movimentada. Ensine alguns princípios que podem ajudar os antigos a determinar se alguém que cometeu um pecado grave está arrependido de verdade.

Por que não é fácil para os idosos determinarem se alguém está arrependido de verdade?

Não é fácil para os antigos determinarem se alguém que cometeu um pecado grave está agora arrependido de verdade. Porque nao? Porque eles não podem ler o coração, então você tem que tentar encontrar testes que indiquem que o irmão mudou por completo e agora odia o que ele fez. Em alguns casos, a pessoa pode ter pecado com tanto medo de que os antigos que se reuniram com ela não sejam feitos de que seu arrependimento seja verdadeiro.

O que exemplo mostra que um pecador tal vez não está arrependido da verdade, mesmo que diga que se sente muito mal? e o que deveria fazer a pessoa que está realmente arrependida? (2 Coríntios 7:11).

Vejamos um exemplo. Um irmão comete adultério durante muitos anos. Em vez de pedir ajuda, eles escondem sua conduta imoral com sua esposa, seus amigos e seus antigos. Mas um dia os ancianos entraram no que havia feito. Quando esses dados dizem que você tem suspeitas de que tenha cometido adultério, ele admite e até parece sentir-se muito mal por ele. Você quer dizer que está arrependido? Não. Sem dúvida, os ancianos precisam ver algo mais. Esta pessoa não cometeu um único pecado em uma ocasião isolada, mas pecó gravemente muitas vezes ao longo de muitos anos. Além disso, não confessei voluntariamente, mas alguém se enterrou e o disse aos antigos. Então eles precisam verificar se o pecador realmente mudou sua maneira de pensar, sentir e agir (leia 2 Coríntios 7:11). Você pode ter levado bastante tempo para fazer as mudanças necessárias para demonstrar que está arrependido de verdade. Então é muito provável que seja expulso da congregação (1Co 5:11-13; 6:9, 10).

Como você demonstrará uma expulsão que está arrependida de verdade, e qual será o resultado?

Como você demonstra uma expulsão que está arrependida de verdade? Você deve assistir às reuniões com regularidade e seguir o conselho dos antigos de ter bons hábitos de oração e estudo da Bíblia. Você também deve fazer todo o possível para evitar as coisas que poderiam levar-lo de novo a pecar. Se você se esforçar para reparar seu relacionamento com Jeová, você pode ter certeza de que ele o perdoará por completo e que os antigos o ajudarão a voltar à congregação. Claro, os antigos sabem que cada caso é único, então analisem com cuidado cada situação e procurem não julgar com severidade.

Todos los Derechos Reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste site são apenas para custear os gastos implicados que exigem a manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por «Os conteúdos das publicidades que aparecem», pois os anunciantes publicitários não são Testes de Jeová. Portanto, sugiro que você não preste atenção e confie em seus anúncios. Atentamente AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário