TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 25 de setembro a 1º de outubro de 2023, “Ele usou sua autoridade pensando nos outros”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 25 de setembro a 1º de outubro de 2023, “Ele usou sua autoridade pensando nos outros”, Discurso Preparado. 

“Ele usou sua autoridade pensando nos outros” (10 min.)

Imaginemos um funcionário de uma importante empresa, que recebe uma notícia, sendo informado de que a partir de agora não será mais funcionário, mas sim gestor dessa empresa. Não é uma volta de 180 graus? Como podemos ver, é uma mudança muito radical. No entanto, se esse funcionário não tomar medidas para melhor lidar com esta importante responsabilidade, ele poderá reagir como muitas pessoas que têm autoridade neste mundo. E se você tomar as respectivas medidas, poderá usar sua autoridade pensando nos interesses dos outros. 

Precisamente neste discurso de Tesouros da Bíblia intitulado “Ele usou sua autoridade pensando nos outros?” Vamos falar sobre Mordecai, que deixou de ser uma pessoa comum para ter grande autoridade sobre os outros e como usou essa autoridade pensando nos outros e não em si mesmo. O que você acha se analisarmos à luz da Bíblia, o que ela diz sobre a autoridade que Mardoqueu tinha, no texto de Ester 9:4. Por favor, acompanhe-me com a leitura e não feche sua Bíblia ou seu aparelho eletrônico, pois continuaremos analisando este capítulo. Ele diz assim:

VAMOS LER ESTHER 9:4.

Ele havia recebido muita autoridade na casa do rei. A fama de Mordecai continuou a crescer em todas as províncias, à medida que sua autoridade aumentava.

E por que dizemos que Mordecai recebeu tanta autoridade? Lembremos que Mordecai, ao substituir Hamã como Primeiro Ministro, recebeu o anel de sinete do Rei para selar os documentos do Estado. Imagine o grau de autoridade que Mordecai tinha: é como se o presidente de um país dissesse a uma pessoa que a partir de agora ele tem o direito de mudar as leis desse país. 

Assim podemos perceber que Mordecai tinha muita autoridade sobre os demais, pois como já sabemos Ester colocou Mordecai sobre a casa de Hamã que o rei havia dado a ela. Depois disso, Mordecai usou a autorização do rei para emitir o decreto dando aos judeus o direito de se defenderem, contrariando assim o decreto anterior.

Imaginem como os judeus devem ter se sentido, já que este decreto foi um sinal de libertação e alegria, para eles e para muitas pessoas que eram contra o decreto anterior. Tanto é assim que muitos do império persa se aliaram aos judeus e quando chegou o dia 13 de Adar, naquele dia suas leis entraram em vigor e os judeus estavam preparados. E como já era um decreto e porque Mordecai ocupava uma posição elevada, as autoridades ficaram do lado deles.

A felicidade dos judeus foi muito grande, pois com a aprovação de Ester, Mardoqueu ordenou que a festa dos dias 14 e 15 de Adar “Os dias de chorume” fosse celebrada anualmente, com o objetivo de se alegrar, fazendo um grande banquete e dar presentes uns aos outros, incluindo os pobres. E como segundo governante do império, Mordecai tinha o respeito do povo dedicado de Deus e dos judeus, o que o encorajou a continuar trabalhando para o bem deles. 

Embora seja verdade que Mordecai tinha muita autoridade e tinha o poder de fazer muitos decretos para o bem do seu povo, essa autoridade que ele tinha não vinha dele, nem de Ester, nem de Hamã, mas de Jeová. É por isso que Mordecai organiza uma festa. E qual foi a razão pela qual Mordecai estabeleceu uma festa anual? Vamos por favor ver agora, o mesmo capítulo 9 do livro de Ester, mas desta vez os versículos 20 ao 22, e 26-28, e se você não encontrou, por favor me acompanhe com a leitura, diz assim.. ....

VAMOS LER ESTHER 9:20-22,26-28.

Mordecai registrou esses acontecimentos e enviou cartas oficiais a todos os judeus em todas as províncias do rei Assuero, tanto próximas como distantes. 21 Ele ordenou que celebrassem todos os anos os dias 14 e 15 de Adar, 22 pois esses eram os dias em que os judeus descansavam de seus inimigos. Naquele mês, sua dor tornou-se alegria e seu luto tornou-se um dia de celebração. Eles tinham que celebrar esses dias com festa e alegria, e tinham que enviar comida uns aos outros e dar presentes aos pobres.

Por isso eles chamaram esses dias de Purim, da palavra pur. Em vista do que Mardoqueu havia escrito na carta, do que tinham visto e do que lhes havia acontecido, 27 os judeus prometeram que eles, seus descendentes e todos aqueles que se unissem a eles celebrariam sem falta aqueles dois dias e fariam o que fosse necessário. escrito sobre esses dias todos os anos nas datas estabelecidas. 28 Todas as famílias de cada geração tiveram que lembrar e celebrar esses dias em todas as províncias e em todas as cidades. Os judeus nunca deixariam de celebrar aqueles dias de Purim, e os seus descendentes nunca deixariam de lembrá-los e celebrá-los.

Hoje em dia, a festa de Purim ainda é celebrada, mas como dizem alguns comentadores, é agora uma festa mais profana do que religiosa. E às vezes esta festa é caracterizada por excessos, Mas esta festa instituída na primeira era por Mordecai e Ester não era assim, pois eles serviam ao verdadeiro Deus Jeová, E o propósito pelo qual Mordecai e Ester estabeleceram esta festa foi unicamente para honrar o único Deus verdadeiro, Jeová. 

E tanto Ester como Mordecai e o povo em geral foram muito claros sobre isso. Visto que a libertação dos judeus naquela época só foi atribuída a Jeová Deus, e por que temos tanta certeza disso? Por que a questão foi favorável devido à integridade de Mordecai na sua adoração exclusiva a Jeová. Lembremo-nos de que Hamã provavelmente era amalequita e, como bem sabemos, Jeová amaldiçoou e condenou Amaleque à destruição. E pelas suas ações Mordecai mostrou que respeitava o decreto de Deus por não se curvar diante de Hamã.

Outra razão é porque as palavras de Mordecai e Ester indicam que eles confiaram não na sua própria força, mas numa força superior para a salvação dos judeus. Além disso, o jejum de Ester antes de comparecer perante o rei para fazer seu primeiro pedido mostra que ela estava se voltando para Deus em busca de ajuda.

Como podemos ver que Mordecai decretou este feriado unicamente com o objetivo de honrar a Deus. Tanto Ester como Mordecai eram pessoas espirituais, que nos seus piores momentos confiaram completamente em Jeová, e como bem sabemos, Jeová os recompensou grandemente. E de que outra forma Mordecai usou a sua autoridade pensando nos outros? Vamos, por favor, ler o livro de Ester, mas agora capítulo 10 e versículo 3. Diz o seguinte:

VAMOS LER ESTHER 10:3.

Porque Mordecai, o judeu, era o homem mais importante do reino depois do rei Assuero. Ele era grande* entre os judeus e muito respeitado por todo o seu povo. Ele trabalhou para o bem do seu povo e buscou o bem-estar de todos os seus descendentes.

Mardoqueo tranquilamente podría mandar a alguien a hacer el trabajo, pero como podemos ver, según el texto leído a pesar de ser el hombre más importante del reino, dice el texto, que trabajaba por su pueblo y no solo eso, sino buscaba el bienestar de cada um deles. Que grande exemplo para cada um de nós.

E que lição podem aprender os irmãos que têm certa autoridade na congregação? Como podemos ver no nosso guia de atividades desta semana, os irmãos que têm certa autoridade dentro da congregação se esforçam para imitar Mordecai. E como fazem isso? A imagem nos ajuda a responder essa pergunta, pois ali podemos ver como um irmão que tem certa autoridade na congregação está ajudando uma irmã idosa na pregação. E vemos no rosto do irmão um interesse genuíno em ajudar a nossa irmã que já não tem a mesma força física de antes. 

E analisando um pouco a imagem podemos ver que o irmão, tendo autoridade, poderia enviar um editor para fazer esta obra, mas vemos que ele, imitando Mordecai, está usando sua autoridade pensando pessoalmente nos outros. Podemos dar um exemplo: imaginemos que um bom amigo nos peça para cuidar de um objeto que ele valoriza muito e que lhe custou muito dinheiro. Não teríamos muito cuidado? Da mesma forma, Deus pede ao idoso que cuide de algo que ele valoriza muito. A quem nos referimos? às ovelhas ou aos membros da congregação. Para Jeová são de grande valor.

Jeová os ama tanto que pagou um preço muito alto por eles: o precioso sangue de seu Filho unigênito, Jesus Cristo. Não há como haver um preço mais alto! Os anciãos lembram-se disso com humildade e cuidam das ovelhas de Jeová com carinho. 

Então meus queridos irmãos, os irmãos que têm certa autoridade na congregação devem se esforçar para seguir o exemplo de Mordecai, visto que ele nos deu o exemplo confiando em Jeová e demonstrando devoção exclusiva, ele transmitiu isso aos judeus e aproveitou Sua autoridade para trabalhar pelo bem do povo de Deus, assim como os presbíteros e superintendentes fazem hoje.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário