TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 11 a 17 de setembro de 2023, “Ajude os outros a serem a melhor versão de si mesmos”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 11 a 17 de setembro de 2023, “Ajude os outros a serem a melhor versão de si mesmos”, Discurso Preparado. 

“Ajude os outros a serem a melhor versão de si mesmos” (10 min.)

Vamos pensar nessa situação, um pai “dá” uma bicicleta para o filho. Mas o filho decide usar a bicicleta sem cautela e atropela alguém e o machuca. Não é verdade que você não daria uma bicicleta ao seu filho para fazer isso, mas para usá-la de uma forma benéfica e positiva. Da mesma forma, Jeová é quem nos dá “todas as boas “dádivas” e todas as dádivas perfeitas”, para usarmos de modo edificante e positivo, conforme mencionado em Tiago 1:17. 

Um desses “dons” é a nossa capacidade de falar e raciocinar, o que nos permite expressar os nossos pensamentos, sentimentos e ações de uma forma positiva. Embora seja verdade, neste discurso não vamos falar de presentes ou de bicicletas. Falaremos sobre como nossas palavras e ações podem ter um efeito muito positivo sobre os outros. 

Podemos dizer e fazer coisas que ajudam outras pessoas e as fazem sentir-se motivadas a serem a melhor versão de si mesmas. No entanto, o que dizemos e fazemos também pode prejudicar outros, pois pode desencorajá-los espiritualmente, e Jeová nos ensina a usar bem a nossa capacidade de falar e raciocinar, visto que podemos usar esta dádiva de Jeová de maneira positiva para agradá-lo. e para encorajar e motivar os outros. 

E foi isso que Mordecai fez, com suas palavras e ações ajudou outras pessoas, principalmente Ester, a serem a melhor versão de si mesma. E por que dizemos isso? Vejamos, por favor, o registro bíblico de Ester, capítulo 3, versículos 2 a 4. Por favor, acompanhe-me com a leitura e vamos nos concentrar nas qualidades que Mordecai demonstrou, quando uma situação urgente lhe foi apresentada.

VAMOS LER ESTHER 3:2-4.

Todos os servos da corte que estavam à porta do palácio real curvaram-se e prostraram-se diante de Hamã, como o rei tinha ordenado. Mas Mordecai recusou-se a curvar-se e a prostrar-se. 3 Portanto, os servos da corte que estavam à porta do palácio real disseram a Mardoqueu: “Por que você desobedece à ordem do rei?” 4 Todos os dias lhe diziam a mesma coisa, mas ele não os ouvia. Então eles disseram a Hamã para ver se o comportamento de Mordecai ainda seria tolerado. Mordecai lhes dissera que era judeu.

Como podemos ver, Mordecai deu um bom exemplo ao ser "Corajoso e Leal." Ele demonstrou integridade a Deus ao recusar-se a curvar-se a Hamã. um caráter iminente, tal como já havia sido feito pelos israelitas no passado, simplesmente em reconhecimento da posição superior daquela pessoa como governante. Neste caso, Mordecai tinha bons motivos para não se curvar. 

Para entender melhor, vejamos o contexto, Hamã provavelmente era um amalequita e Jeová havia indicado que ele estava em guerra com Amaleque De geração em geração como a Bíblia menciona em Êxodo 17 16 quando disse: “Por ter levantado a mão contra trono de Jah, Jeová estará em guerra com os amalequitas geração após geração. 

Assim, vemos que era uma questão de integridade para com Deus por parte de Mordecai. Dessa forma, ele deu um bom exemplo por ser corajoso e leal. Além disso, Mordecai ajudou Ester a perceber que ela poderia fazer muito pelo seu povo. É por isso que ele conscientizou Ester de sua séria responsabilidade e disse-lhe que implorasse o favor e a ajuda do Rei. Embora isso colocasse sua própria vida em perigo, vimos que Ester concordou em assumir sua responsabilidade. Vamos agora ler Ester 4:7-8. Diz assim:

VAMOS LER ESTHER 4:7-8.

Mordecai explicou tudo o que lhe tinha acontecido. Ele também lhe disse a quantia exata de dinheiro que Hamã havia prometido pagar ao tesouro do rei para que os judeus fossem exterminados. 8 Além disso, deu-lhe uma cópia da lei publicada em Susã, que ordenava o extermínio dos judeus. Hathach teve que mostrar e explicar para Ester. Ele também teve que ordenar que ele comparecesse perante o rei para implorar seu favor e interceder pessoalmente por seu povo. 

Mesmo tendo sido decretado a aniquilação de todos os judeus do império, Mordecai demonstrou sua fé de que Ester havia ascendido à sua posição de dignidade real justamente naquela época com o objetivo de libertar os judeus. Mordecai alertou Ester sobre sua séria responsabilidade e disse-lhe que implorasse o favor e a ajuda do rei. Embora isso colocasse a sua própria vida em perigo, Ester concordou em assumir a sua responsabilidade. E o que mais Mardoqueu fez para ajudar Ester? O que você acha se lermos agora o registro bíblico de Ester, capítulo 4, mas agora versículos 12 e 14. Se você encontrou, por favor me acompanhe com a leitura. Diz o seguinte: 

VAMOS LER ESTHER 4:12-14.

Quando Mardoqueu ouviu o que Ester tinha dito, 13 ele lhe respondeu: “Não pense que por estar no palácio real você terá mais chances de escapar com vida do que os outros judeus. 14 Pois se você permanecer calado neste momento, os judeus receberão ajuda e libertação de algum outro lugar; mas você e a família de seu pai morrerão. Além disso, quem sabe se você não se tornou rainha para ajudar num momento como este?

Quando a rainha recebeu a mensagem, seu coração disparou. Ele estava enfrentando o maior teste de fé de toda a sua vida e, em sua resposta a Mordecai, admitiu abertamente que estava com medo. Sobre o que eram os medos? Como ele lembrou ao primo, a lei persa ordenava a execução de qualquer pessoa que comparecesse perante o rei sem ser convocada. Quando alguém não seguia esta regra, a única esperança era que o monarca estendesse seu cetro de ouro para perdoá-lo. Mas será que Ester poderia esperar que Assuero mostrasse misericórdia para com ela? Afinal, ele não demonstrou piedade para com Vashti quando ela se recusou a atender seu chamado. Para piorar a situação, já se passaram trinta dias desde que ele convidou Ester para vê-lo, o que talvez significasse que o caprichoso monarca havia perdido o interesse por ela. 

Mordecai respondeu com firmeza, porque queria fortalecer a fé do primo. Ele assegurou-lhe que Jeová livraria os judeus do ataque, quer por meio dela, quer por qualquer outro meio. E deixou-lhe claro que, se se recusasse a agir, dificilmente conseguiria salvar-se quando a perseguição se tornasse mais intensa. Desta forma, Mordecai demonstrou que confiava plenamente em Jeová, um Deus que sempre cumpre as suas promessas e que nunca permitirá que o seu povo seja aniquilado. Por fim, ele perguntou a Ester: “Quem sabe se você alcançou a dignidade real num momento como este?” . Quanta fé e confiança em Deus Mordecai demonstrou! O mesmo poderia ser dito de nós?

No nosso guia de atividades desta semana podemos ver uma série de imagens: Na primeira vemos um velho encorajando um jovem enquanto eles pregam, e no rosto do irmão mais novo vemos que ele se sente motivado pelas palavras do nosso irmão mais velho ...experiência. e na segunda, o mesmo jovem preenche a inscrição on-line para a Escola para Evangelizadores do Reino, possivelmente ouvindo as palavras e ações motivadoras do irmão. E finalmente vemos que algum tempo depois o jovem se forma na Escola de Evangelizadores do Reino. O que mostra que nossas palavras e ações podem influenciar muito os outros, pois o que dissermos ou fizermos será decisivo para que eles estejam dispostos a trazer à tona a melhor versão de si mesmos.

Mordecai ajudou Ester a perceber que ela poderia fazer muito pelo seu povo e também a ajudou a ser corajosa e a confiar em Jeová. Que lição podemos tirar desta bela história? Nosotros podemos ser como Mardoqueo en cuanto animar a nuestros hermanos y no solo hacerlo de palabras, sino también con acciones para ayudarnos a que ellos sean la mejor versión de sí mismos, como Ester, que con la ayuda de Mardoqueo fue también la mejor versión de A si mesma. 

Queridos Irmãos, perguntemo-nos: Será que as minhas palavras e ações fazem dos outros a melhor versão de si mesmos? Certamente sim. Concluindo, com o nosso bom exemplo ajudaremos nossos irmãos a serem corajosos e leais e a perceberem que podem fazer muito por Jeová, pois com as nossas palavras e ações os encorajaremos a serem corajosos, a confiar em Jeová, a crescer espiritualmente e se tornarem a melhor versão de si mesmos, assim como Mordecai fez com Ester.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site destinam-se exclusivamente a cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário