O Estudo da Sentinela, «Artigo 31», Semana 25 de setembro a 1 de outubro de 2023, “Permaneçam firmes, imóveis”, Respostas.

A Sentinela de Estudo, «Artigo 31», 25 de setembro-1-outubro-2023, “Permaneça firme, imóvel”, Respostas. 

“Meus queridos irmãos, permaneçam firmes e inabaláveis” (1 Coríntios 15:58).

1, 2. Em que sentido os cristãos são semelhantes a certo arranha-céu em Tóquio? (1 Coríntios 15:58).

No sentido de que, nós que servimos a Deus devemos manter o equilíbrio entre firmeza e flexibilidade, o arranha-céu foi feito com o propósito de ser Sólido e ao mesmo tempo flexível, devemos estar preparados para obedecer a Deus e nunca violar seus princípios.

Pues este rascacielos que se menciona fue diseñado para aguantar terremotos y para eso los ingenieros hicieron que fuera sólido pero a la vez para que fuera flexible para aguantar, en los cristianos debemos tener estas dos cualidades firmeza y flexibilidad en nuestra forma de pensar y en nuestra forma de atuar.

Pois temos de ser firmes em apoiar a adoração de Jeová de todas as maneiras.

EM QUAIS ÁREAS DEVEMOS SER FIRMES?

3. Que leis Jeová nos dá em Atos 15:28, 29?

Jeová, sendo o nosso legislador supremo, tem a autoridade máxima, e é por isso que sempre deu ao seu povo regras claras. Em Atos 15:28,29, vemos que o Corpo Governante do primeiro século apontou três áreas nas quais todo cristão deve permanecer firme. Por exemplo, rejeitando a idolatria e adorando apenas a Jeová, respeitando o sangue como algo sagrado e acatando fielmente os elevados padrões de moralidade sexual encontrados na Bíblia.

Sim, vemos que como juiz de tudo e ele é o nosso melhor legislador, ele sabe melhor o que é bom para nós, por isso estabeleceu, como foi registado no primeiro século, quando o corpo governante determinou que havia três coisas que Jeová rejeitou, o que era idolatria que só tínhamos que adorar a Jeová também no sentido de respeitar o sangue que era sagrado e também no sentido da imoralidade sexual.

Sim, o que estamos falando agora está em Atos 15:28 e 29, todos nós sabemos que diz para se abster de sangue, é por isso que transfusões e não só diz isso lá, também diz em Levítico em Gênesis e em muitos outros textos.

E vemos que o fato é que essas leis permanecem firmes, elas nos darão algo que é a vida ou nos salvarão como diz Isaías 33:22, mas é importante que possamos cumpri-las.

4. O que significa dar devoção exclusiva a Jeová? (Apocalipse 4:11).

Implica rejeitar a idolatria, uma vez que os verdadeiros cristãos não veneram imagens religiosas. Também não idolatramos nenhum ser humano e não os tratamos como se fossem deuses, nem seguimos líderes religiosos, políticos, estrelas do esporte e do entretenimento. Mas tomamos partido de Jeová, o criador de todas as coisas, e adoramos somente a ele.

Temos que viver de acordo com os seus padrões morais porque Jeová é o nosso criador, ele merece a nossa devoção exclusiva, então isso significa que devemos amá-lo e adorá-lo sozinho, sem usar nenhum ídolo, nenhuma imagem ou qualquer símbolo.

Não só as imagens das falsas religiões, mas também cuidar de um ser humano como os jogadores de futebol ou os cantores que hoje são tão adorados, pelo contrário, temos que nos concentrar em adorar a Jeová, que é o único que pode fazer isso. Ele merece, pois é nosso criador.

Apocalipse 4:11 | Bem, Jeová é o nosso criador e, portanto, ele é digno de lhe darmos toda a glória e toda a honra.

E o melhor exemplo que temos disso é Jesus novamente, ele foi tentado por Satanás, deu-lhe tudo o que seu pai iria lhe dar mais tarde e ele poderia ter tido isso antes, ele poderia ter conseguido imediatamente simplesmente amando. fazer com ele um ato de adoração a Satanás mas vemos como ele se manteve firme e não o fez, mas sim esperou o tempo que teve que esperar e tudo o que teve que passar como vimos no discurso para poder ter tudo o que seu pai iria lhe dar.

Quando você lê este texto de Apocalipse 4:11, vem à mente quando os apóstolos se reuniram para orar em Atos 4:24. Lá eles fizeram uma oração muito bonita e começaram dizendo: Senhor soberano, o que você acha do céu, terra, o mar e tudo mais? O que o preenche é porque me faz lembrar disso e daquilo porque me ajuda a poder ajudar as pessoas na pregação a entenderem que aquele a quem os apóstolos davam louvor e adoração é Jeová, comentando que ele era o soberano de toda a Terra.

5. Por que respeitamos a vida e o sangue como algo sagrado?

Porque Jeová diz que o sangue representa a vida, e a vida é uma dádiva preciosa dele. Por esta razão, Jeová nos proíbe de consumir, tanto nos tempos bíblicos como no primeiro século somos proibidos de comer sangue, por isso os verdadeiros cristãos se abstêm de sangue porque para Jeová o sangue é muito valioso.

Sim, porque Jeová diz que o sangue representa a vida e a vida é uma dádiva preciosa dele.

E podemos ver como Jeová ao longo da história tem mostrado Como devemos respeitar o sangue, primeiro ele deu essa ordem a Noé e depois na lei mosaica a ordem também é repetida novamente e após a lei mosaica ser abolida na congregação cristã através do santo espírito novamente, Jeová lhes dá esta ordem de que continuemos a nos abster de sangue.

Sim, justamente por isso, quando queremos tomar uma decisão importante que tem a ver com algo relacionado com a saúde, seguimos firmemente este mandato, por isso investigamos, procuramos informação para podermos continuar a ter em conta estes conselhos a respeitar vida e sangue como algo sagrado.

6. Que medidas nos ajudarão a obedecer aos elevados padrões de moral de Jeová?

O apóstolo Paulo nos deu um conselho sábio, que mortificássemos os membros do nosso corpo. Com esta frase poderosa ele nos encoraja a agir com firmeza para eliminar nossos maus desejos. E para conseguir isso devemos evitar olhar ou fazer qualquer coisa que possa nos levar à imoralidade sexual. Portanto, devemos rejeitar qualquer pensamento ou ação que possa nos prejudicar.

Paulo nos aconselha que devemos eliminar nossos maus desejos e evitar a imoralidade sexual. Quando confrontados com a tentação, devemos rejeitar quaisquer pensamentos ou ações que prejudiquem a nossa amizade com Deus.

Bom, o apóstolo Paulo foi muito claro quando disse sobre matar ou matar os membros do seu corpo, o que ele quis dizer é que temos que evitar olhar ou fazer coisas que possam nos levar à imoralidade sexual ou nos envolver e quando surgir uma tentação, então rejeite-a completamente em qualquer pensamento ou ação, porque isso prejudicará a amizade que temos com Jeová.

Sim, em Jó 31:1 encontramos algumas palavras muito simples, mas muito fáceis de entender. Jó diz que fez um pacto com os olhos para não se interessar indevidamente por uma jovem que não era sua esposa, então o que vai acontecer? ajude-nos a ser firmes para que tanto homens como mulheres evitem ver ou fazer qualquer coisa, seja no celular ou pessoalmente, que desperte em nós maus desejos e nos leve a fazer algo que vá contra Jeová.

Nos noticiários habituámo-nos a ouvir como cada vez mais menores cometem crimes gravíssimos de indolência sexual e os especialistas perguntam porque é que tudo isto está a acontecer e chegaram à conclusão de que é porque as crianças muito jovens com até 8 anos e 9 anos estão acessando pornografia, então vemos a sabedoria de Jeová que durante séculos nos alertou para evitarmos esse tipo de comportamento que pode nos levar à imoralidade sexual.

Hebreus 13:4 está dizendo que todos honram o casamento e que ninguém contamina o leito conjugal porque Deus vai julgar aqueles que são sexualmente imorais e é por isso que somos aconselhados a que qualquer desejo que venha antes de nós aja imediatamente para apagá-lo. que não caiamos nisso.

7. O que devemos estar decididos a fazer, e por quê?

Temos de estar decididos a agradar a Jeová e a ter a mesma atitude do salmista, que disse: “Estou decidido a obedecer às tuas regras todo o tempo, até ao fim.” Porque estamos convencidos de que as suas regras e leis são sempre para o nosso bem.

Bem, devemos estar determinados a tomar a mesma atitude que tomou o salmista que disse que estou determinado a obedecer às suas regras o tempo todo até o fim e a razão é porque sabemos como Isaías 48:17 e 18 diz que as regras e leis de Jeová são sempre para o nosso bem e nos ajudam a tomar decisões muito boas na vida.

Sim, por isso, quando tivermos que tomar uma decisão, devemos primeiro pensar no que Jeová quer que façamos, mas não precisamos parar por aí. Depois, temos que fazer isso. Às vezes pode ser difícil, mas não importa quão difícil é uma decisão, temos que ter claro que as regras e leis de Jeová são para o nosso bem e são realmente inegociáveis ​​e também que Jeová sempre estará lá como nosso pai amoroso para nos ajudar a nos guiar para que possamos continuar obedecendo a sua regras justas dia após dia.

E devemos ter determinação porque, como também diz o parágrafo, há alguém que quer nos enfraquecer, sabemos que Satanás vai tentar nos impedir de permanecer firmes e vai usar táticas como veremos a seguir.

QUE TÁTICAS SATANÁS USA PARA FRAQUECER NOSSA DETERMINAÇÃO?

8. Com que propósito Satanás usa a perseguição?

Com o objetivo de enfraquecer a nossa fé e assim nos devorar, ou seja, destruir a nossa amizade com Jeová.

Assim como fez com os cristãos do primeiro século, hoje Satanás também usa a perseguição para enfraquecer a nossa determinação, atacando-nos física e emocionalmente com o objetivo de destruir a nossa amizade.

Primeira Pedro 5:8 diz que o diabo anda por aí como um leão que ruge tentando devorar alguém e seu objetivo é destruir a nossa amizade com Jeová para que deixemos de servi-lo.

Sim, desde o primeiro século, a perseguição direta utilizou esta tática na história dos acontecimentos, pois é mencionado como eles foram levados perante o Sinédrio e espancados, e ainda mais tarde na história de Atos de 54 a 60, é contado como eles chegou a Estêvão, apedrejá-lo até a morte, mas mesmo assim Estêvão manteve sua integridade então já sabemos o que é Satanás, Satanás quer nos separar de Jeová e temos que estar preparados porque a qualquer momento podemos ser perseguidos.

Na verdade, em nossos tempos, muitos cristãos enfrentam este tipo de perseguição direta, temos relatos em nosso site de nossos irmãos na Rússia, na Eritreia, em outros países onde estão sofrendo até mesmo prisão por muitos anos para manterem sua integridade a Jeová e não é necessário para chegar a este ponto, muitos irmãos enfrentam oposição de familiares, etc. porque Satanás tenta quebrar sua integridade.

Sim, Satanás também nos ataca de forma física e emocional e seu objetivo é nos devorar.

9. Explique com um exemplo por que devemos estar atentos contra pressões mais sutis.

Satanás não apenas nos ataca, mas também usa dúvidas e armadilhas. E temos o exemplo do nosso irmão Bob que ficou internado porque iria fazer uma grande cirurgia. Ele disse aos médicos que em hipótese alguma aceitaria uma transfusão de sangue, o cirurgião prometeu respeitar sua decisão. Porém, na noite anterior à operação, quando sua família já havia partido, o anestesista disse-lhe que provavelmente não lhe dariam sangue, mas que o teria à mão para garantir. Talvez ele tivesse pensado que Bob mudaria de ideia ao ver que sua família não estava com ele. Mas Bob se manteve firme e disse que não aceitaria derramamento de sangue, aconteça o que acontecer.

Um exemplo de por que devemos estar alertas contra as pressões mais úteis é o caso de Bob, que foi hospitalizado para uma grande cirurgia. Ele disse aos médicos que em hipótese alguma aceitaria uma transfusão de sangue, mas um dos médicos, após a partida de sua família, disse-lhe que durante a operação ele sangraria a mão caso fosse necessário, pensando que talvez ele mudasse de posição. mente., mas não, nosso irmão estava determinado a permanecer firme em sua decisão de não transferir sangue para ele, não importa o que acontecesse.

Se, como diz Efésios 6:11, fala das astúcias do diabo e vemos claramente neste caso quando pode acontecer a qualquer pessoa que quando parece que tudo já foi discutido, está tudo bem, o médico parece por não nos terem dado problemas, aproveitam qualquer brecha num momento em que estamos sozinhos estamos nervosos estamos numa situação difícil para tentar minar a nossa integridade por isso temos que ser muito claros com antecedência para que isso não aconteça acontecer conosco.

E o exemplo do Bob também me faz pensar o quanto é importante que a nossa firmeza não dependa, ou seja, seja baseada na assinatura de outros, é importante que o nosso estudo, o nosso amor e a nossa confiança em Jeová seja pessoal e então ele irá ajude-nos a enfrentar qualquer problema.

10. Por que é perigoso o modo de pensar daqueles que não servem a Jeová? (1 Coríntios 3:19, 20).

A maneira de pensar daqueles que não servem a Jeová é perigosa porque podem nos levar a virar as costas e ignorar as suas justas normas. No primeiro século, a congregação de Pérgamo e Tiatira deixou-se influenciar por este espírito e aceitou o maneira de pensar, que o mal é bom e que o conselho da Bíblia estava desatualizado.

A família e os conhecidos incentivam-nos a seguir o nosso coração e a ignorar as regras de Jeová. E argumentam que não há nada de errado em ceder aos nossos desejos e que os padrões da Bíblia estão desatualizados. Se adotarmos esse modo de pensar, talvez abandonemos a Jeová e desconsideremos seus padrões justos.

Porque se começarmos a pensar como as pessoas do mundo, poderemos virar as costas a Jeová e ignorar as suas regras.

Membros da família ou conhecidos podem nos incentivar a seguir o coração e a desconsiderar os padrões de Jeová. Eles podem alegar que não há nada de errado em seguir os nossos desejos ou que os padrões da Bíblia estão desatualizados ou são muito rígidos. É por isso que devemos evitar ter uma conversa próxima. relacionamento com esse tipo de pessoa.

E no texto que lemos, a sabedoria deste mundo é descrita como absurda e os conselhos dos sábios como inúteis e porquê, porque eles só tendem a querer satisfazer os nossos desejos, a pensar em nós próprios e não nos outros, e por isso, como bem se sabe, disse, se aos poucos permitirmos que esta influência do mundo não nos penetre, poderemos acabar virando as costas a Jeová.

E esta forma de pensar humana também pode chegar até nós através de filmes, séries de televisão, músicas, todas essas coisas nos influenciam muito e às vezes de uma forma muito sutil e promovem estilos de vida muito diferentes dos nossos, por isso é importante que aprendemos a identificar essas formas de pensar e tirá-las de nossas mentes o mais rápido possível.

11. O que devemos evitar?

Evitamos pensar que certas instruções que Jeová nos dá devam ser mais detalhadas. Podemos até ser tentados a ir além das coisas que estão escritas. É por isso que não vamos além do que está escrito na Bíblia nem inventamos regras sobre assuntos pessoais para impô-las aos outros. 

Devemos evitar pensar que as leis que Jeová nos dá deveriam ser mais detalhadas. Porque pensaríamos como os líderes religiosos do tempo de Jesus que começaram a acrescentar à lei de Deus mais regras que eles próprios inventaram. E começaram a ser os fardos mais pesados ​​para o povo. Portanto, devemos evitar ir além do que a Bíblia ensina.

Em 1 Coríntios 46 somos instruídos a não ir além das coisas que estão escritas como sabemos. Jeová deixou muito claras as instruções que nos deu para que todos possamos entendê-las e não há necessidade de acrescentarmos nada ou Não vamos inventar nada porque como diz no final de Primeira Coríntios e fazemos isso, isso vai nos deixar orgulhosos e vai nos virar uns contra os outros.

E é por isso que não queremos imitar o exemplo dos líderes religiosos que, como mencionado em Mateus 23:4, dizem que prepararam fardos pesados ​​e os colocaram sobre os ombros do povo, por isso colocaram os seus próprios padrões, os seus próprias tradições sobre os outros e se tornou um fardo assim, por isso queremos evitar colocar fardos desnecessários sobre nossos irmãos, talvez querendo impor nossa opinião ou regras sobre o que a Bíblia não menciona.

12. Como Satanás promove raciocínios falsos?

Satanás usa razões falsas e coisas mundanas para enganar e dividir as pessoas. Utilizar a mídia e as redes sociais para difundir teorias da conspiração e notícias falsas, principalmente durante a pandemia. As Testemunhas de Jeová que seguiram as instruções da organização evitaram problemas e estresse.

No primeiro século, Satanás usou filosofias e outras ideias humanas, ensinamentos judaicos que não se baseavam na Bíblia e a crença de que os cristãos tinham de seguir a lei mosaica. Raciocínios falsos, porque faziam com que as pessoas não prestassem atenção à verdadeira fonte de sabedoria, Jeová. Atualmente, Satanás utiliza a mídia e as redes sociais para difundir teorias conspiratórias e notícias falsas promovidas por líderes políticos.

Pois bem, usa filosofias de ideias humanas que vão contra o que a Bíblia diz e dessa forma tenta nos confundir. Vimos, por exemplo, como o parágrafo menciona durante a pandemia de covid, quantas notícias houve que tentaram confundir nós, não sabíamos se era verdade, se não eram verdade, mas todo esse tipo de notícia faz com que Satanás as use para fazer com que nossa maneira de pensar duvide se alguma delas é verdadeira ou não.

E como nos orientava o parágrafo, o que fizemos foi seguir as instruções da organização porque isso nos fez evitar os problemas que outras pessoas tiveram, o estresse que vivenciaram com o medo que viveram devido a informações falsas e é isso que temos que fazer seguindo as instruções e passos que a organização nos dá.

Sim, fomos avisados ​​muitas vezes que, por exemplo, quando partilhamos informações, mesmo sobre os nossos irmãos, que estamos preocupados com eles quando estão na Rússia, que estão a passar um mau momento, etc., que todos nós get é sempre TJ porque senão podemos estar mostrando vídeos. Passando fotos que não são realmente verdadeiras e como dizem os especialistas, vivemos agora na maior era da desinformação, é uma tática que Satanás está usando e não queremos apoiar isso desinformação quando não temos certeza de onde essa informação vem.

13. Por que não devemos permitir que nada nos distraia?

As distrações roubam-nos tempo e atenção que poderíamos investir em coisas mais lucrativas. As atividades do dia a dia, como comer, beber, divertir-se e trabalhar, podem nos distrair se deixarmos que elas se tornem o centro de nossas vidas. Não devemos perder de vista o que é mais importante.

Temos de estar atentos para que estas coisas que Satanás coloca diante de nós para nos distrair não enfraqueçam a nossa determinação de servir a Jeová.

As distrações roubam nosso tempo valioso e deixam de lado o que é mais importante, que é dedicá-lo a Jeová, portanto, manter o equilíbrio sobre o que precisamos e o que queremos significa ter nossa rotina espiritual e o tempo que sobra para nossos hobbies. de forma saudável e fará com que tudo fique em ordem e nunca nos deixaremos levar por opiniões humanas e nos ajudará a permanecer firmes nos verdadeiros ensinamentos do nosso Deus Jeová.

E estes incluem debates sociais e políticos, às vezes há canais de televisão que ficam ligados o dia todo, isso não me afecta, sou neutro mas por assimilação pode-se acabar de um lado ou de outro, por exemplo se não for um reformado e um partido político diz em aumentar as pensões outro em baixá-las, talvez acabem por apoiar o partido ou é um jovem que fala em ajuda à juventude e outro não no final como diz, até dentro de nós podemos levar lados e esta é uma distração que Satanás poderia usar.

O QUE PODEMOS FAZER PARA PERMANECER FIRMES?

14. O que pode nos ajudar a permanecer firmes ao lado de Jeová?

O que pode nos ajudar é pensar por que nos dedicamos e batizamos. Lembrando que tomamos essas medidas porque queríamos ficar do lado de Jeová. E foi Jeová quem nos ajudou a nos convencer de que isso é verdade.

Saber que estamos na verdade nos ajuda a permanecer firmes, pois quando somos batizados começamos a ter uma amizade maravilhosa com Jeová e isso nos motiva a ir às reuniões e a pregar a outros.

Bem, pense por que nos dedicamos e nos batizamos em Jeová. Se fizermos esse exercício, perceberemos quais passos tivemos que dar, como o conhecemos, como passamos a amá-lo, como o víamos como nosso, realmente como nosso pai celestial. que Isso levará a estabelecer boas bases para podermos permanecer firmes.

ILUSTRAÇÃO

Pela imagem que vemos refletida no artigo podemos perceber que o mais importante para nos mantermos firmes é uma boa base e essa base é o que nos fez convencer nos seus dias de que a verdade está aí, por isso é tão importante como diz a nota: Estude a palavra de Deus, medite nela e reflita, como acabamos de mencionar, sobre as razões pelas quais temos que amar a Jeová.

Série de imagens: 1. Um edifício muito alto está construído sobre uma base firme e sólida. 2. Um irmão preenche seu cartão de recusa de sangue. Ao lado dele está seu tablet com a lição 39 do livro “Aproveite a vida”. Para permanecermos firmes, pensemos por que nos dedicamos e batizamos, estudemos a Palavra de Deus e meditemos nela, tenhamos um coração firme e confiemos em Jeová. (Ver parágrafos 14 a 18).

15. Como nos ajuda estudar a Palavra de Deus e meditar nela?

Quando estudamos e meditamos a nossa fé é fortalecida e ficamos cada vez mais convencidos de que os ensinamentos de Deus são os melhores. Portanto, devemos meditar em como os servos de Jeová no passado se beneficiaram das suas instruções, conselhos e proteção.

Ao estudar a palavra de Deus, tornamo-nos como aquelas árvores com raízes profundas que se agarram firmemente ao solo. Se desenvolvermos uma espiritualidade firme, estaremos mais convencidos de que estes ensinamentos são os melhores.

Aqui ele nos dá o exemplo de uma árvore que quanto mais estudamos, mais fazemos o que Jeová quer, mais fazemos reuniões, saímos para pregar e fazer a vontade de Jeová, porque é claro que vamos crescer como uma frondosa árvore que cresce mais raízes cada vez que cresce e tem mais segurança.

Sí para conseguir esto hay que dedicar tiempo como vemos al hermano en la Ilustración hay que ocupar un tiempo y profundizar como el árbol profundizar sus raíces nosotros tenemos que profundizar en los pensamientos de Jehová las normas las leyes y los beneficios porque está envuelta nuestra propia vida nela.

O exemplo de Ezequiel que teve uma visão em que um anjo tirava medidas do templo de Jeová nos é explicado que Ezequiel prestou muita atenção a esses detalhes porque a adoração a Jeová tem medidas, tem regras que temos que seguir se quisermos adorar Jeová, como ele quiser, portanto, olhar para esses exemplos e nos aprofundar nas questões da Bíblia nos ajudará também a saber como seguir as regras de Jeová.

Colossenses 27 está dizendo que se continuarmos meditando e continuarmos arraigados e seguindo o exemplo de Jesus Cristo estaremos muito mais firmes na fé e mais estabilizados e isso se consegue estudando e meditando e desta forma ficaremos cada vez mais convencidos de que o que Jeová nos ensinou que é o melhor caminho.

Na Ilustração também é vista como uma construção muito alta, talvez a mais alta de todo aquele ambiente e que com certeza está crescendo ou se desenvolvendo porque como vocês podem ver tem alicerces muito bons, está sendo construída sobre alicerces muito fortes e profundos e logo ao lado está a fotografia do irmão que está estudando, ele está construindo esses alicerces para crescer tanto na sua fé como no seu apreço por Jeová e pelos seus padrões.

16. Como ter um coração forte ajudou Bob? (Salmo 112:7).

Quando Bob foi informado de que eles teriam sangue disponível para o caso, ele respondeu que se houvesse a menor chance de eles lhes darem o sangue, seria imediatamente. Ele diz que não hesitou um segundo e não se preocupou com o que poderia acontecer.

Bem, eu o ajudei porque ele não teve dúvidas nem por um momento e também não teve medo porque confiava totalmente em Jeová.

Isso nos ajuda a tomar decisões sem hesitação, como no caso do Bob, quando responderam que havia essa possibilidade, ele disse que existia e que ia sair imediatamente e então ele mesmo mencionou que não duvidava disso por por um segundo e que ele também não estava preocupado com isso, pois isso poderia acontecer porque ele confiava totalmente em Jeová.

Sim, o texto também menciona más notícias e parece que quando ligamos o noticiário a única coisa que recebemos são más notícias que parecem tentar manter toda a população com medo, então se confiarmos em Jeová então provavelmente reduziremos o tempo que passamos assistindo às notícias e é claro que não permitiremos que isso afete nossos corações.

17. O que aprendemos com a experiência de Bob? (Veja também imagens).

Bob decidiu se manter firme muito antes de ser internado. Visto que estava convencido de que seria recompensado se seguisse os padrões de Jeová. Assim como Bob, podemos ter o coração firme diante de qualquer provação.

Desta experiência podemos aprender que nós também podemos ter um coração firme diante de qualquer provação que surja em nosso caminho.

Não espero estar no hospital para se manter firme mas ele já havia tomado a decisão e antes de mais nada queria de todo coração ser feliz para Jeová e em segundo lugar ele diz que estudou tudo o que a Bíblia diz em nossas publicações sobre o tema da vida do sangue e podemos vê-lo perfeitamente na imagem ele tendo construído seu prédio aqui representado com uma base sólida embora ele tenha ido ao médico à noite depois de já estar sozinho e cansado certamente ele tinha uma base sólida manteve-se perfeitamente e ele pôde ter boa fé perante Jeová.

Sim, é muito importante estudar as publicações sobre a santidade do sangue por uma razão e porque veremos a Bíblia e a organização de Jeová deixar claro o que as Testemunhas de Jeová não aceitam em relação ao sangue, mas há muitas outras coisas. são uma decisão pessoal e dependem da nossa própria consciência e é precisamente aí que temos que investigar mais porque temos que tomar as nossas próprias decisões e outras vezes não é fácil, por isso é tão necessário fazer esta pesquisa prévia.

Sim, é por isso que estes três pontos que vimos não são opcionais, ou seja, não podemos fazer um e deixar outro, mas sim são como vigas de proteção do nosso edifício para que fique firme, ou seja, para que tenhamos uma fé que é forte.

O contraste é visto porque a imagem do edifício não é a mesma do terremoto nas pessoas ao seu redor e claro que isso nos faz pensar que ter decisões claras, uma espiritualidade firme não é casual, é uma decisão pessoal se alguém se dedica a medite e prepare-se para as provações, você pode ser vitorioso.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. O prédio ainda está de pé. Em vez disso, aqueles ao seu redor entraram em colapso devido a um desastre natural. 2. O irmão, que agora está internado, conversa com um médico tarde da noite. Se desenvolvermos uma fé forte, poderemos permanecer firmes diante de qualquer provação que surgir em nosso caminho. (Ver parágrafo 17).

18. O que o exemplo de Baraque nos ensina? (Ver desenho da capa).

Deste exemplo podemos aprender que todos nós temos de confiar em Jeová e seguir as instruções que ele nos dá através da sua organização, e Jeová certamente nos dará a vitória em qualquer problema.

Embora os israelitas não estivessem preparados para entrar em batalha. Jeová disse a Baraque para lutar contra Sísera e seu exército cananeu. Embora no terreno as carruagens não tivessem mais vantagem, Baraque obedeceu.

Bom, Baraque teve que depositar muita confiança em Jeová porque como lemos e como podemos ver na história, eles estavam em inferioridade, o Iluminismo pode ser visto, eles só tinham espadas, não tinham nem escudos nem lanças. , eles não estavam armados e os outros eram mais, tinham 900 carros de guerra, teria sido uma carnificina se Jeová não tivesse intervindo mas Barak ouviu e mesmo naquela situação que eles estavam em desvantagem, ele confiou em Jeová e então foi Jeová quem lhes deu a vitória.

Observamos que o que Baraque era confiar em Jeová mas também seguir as instruções que a profetisa lhe deu porque ela lhe disse o que ele tinha que fazer e ele não duvidou ele não disse mas isso é suicídio ele seguiu as instruções, então hoje nós temos que confiar em Jeová e seguir as instruções que a organização nos dá.

ILUSTRAÇÃO

No meio de uma chuva torrencial, Baraque e seus homens descem rapidamente a montanha. Eles estão determinados a lutar contra o exército de Sísera, cujos carros estão presos na lama. Baraque e seus homens perseguem corajosamente o exército de Sísera. (Ver parágrafo 18).

DEIXEMOS DETERMINAR-NOS A PERMANECER FIRMES

19. Por que você quer permanecer firme?

Quero permanecer firme porque assim estarei mais determinado a amar a Jeová e não permitirei que perseguições, pressões mais sutis, pensamentos humanos, raciocínios falsos e distrações me abalem, mas estou determinado a amar a Jeová, a obedecer ao seu justo regras e, claro, quero permanecer razoável.

Pois bem, porque por nada no mundo deixarei que as perseguições, as pressões mais sutis, a forma humana de pensar, os falsos raciocínios e as distrações, nunca deixarei que essas táticas de Satanás me enfraqueçam em fazer a coisa certa, ele diz que vou permaneceremos sempre firmes e imóveis e estaremos sempre determinados a amar a Jeová e a obedecer às suas regras.

Sim, então a razão é o amor a Jeová, não é porque outros o fazem, não porque seguimos outros homens, mas porque de coração pensamos que estas regras são as melhores e fazemos isso por amor.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Em que áreas devemos obedecer firmemente às leis e aos regulamentos de Jeová?

Rejeitamos a idolatria e adoramos somente a Jeová, respeitamos a vida e o sangue como sagrados e nos esforçamos para defender fielmente os elevados padrões de moralidade sexual de Jeová.

Que táticas Satanás usa para tentar enfraquecer a nossa determinação de permanecer firmes?

A perseguição, as pressões mais sutis, a forma humana de pensar, os falsos raciocínios e as distrações.

Quais são as quatro coisas que nos ajudarão a permanecer fortes?

Pense por que nos dedicamos e batizamos, estudamos a palavra de Deus e meditamos nela e temos um coração firme, finalmente confiamos em Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário