FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: Semana de 18 a 24 de setembro de 2023, Discurso: Sejamos bons professores como Santiago. Vamos ensinar de forma simples, Lição 17, Tarefa.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: 18 a 24 de setembro de 2023, Discurso, Lição 17, Tarefa Preparada. 

Discurso (5 min.): w22.01 10, 11 pars. 8-10. Título: Sejamos bons professores como Santiago. Vamos ensinar de forma simples (lec. 17).

Hoje quero falar com vocês sobre a importância de sermos bons professores, tomando como exemplo a humildade e a simplicidade de Tiago, um dos Apóstolos de Jesus. Apesar da sua formação académica limitada, Santiago tornou-se um professor excepcional, e podemos aprender várias lições da sua abordagem no nosso próprio ensino.

No livro de Atos dos Apóstolos, somos informados que os líderes religiosos de seu tempo consideravam Tiago, como Pedro e João, como diz Atos 4:13, como homens comuns, com pouca instrução, mas isso não impediu, Tiago entendeu , então, que a verdadeira sabedoria não reside na erudição acadêmica, mas na compreensão e aplicação da palavra de Deus.

Uma das lições mais notáveis de Santiago é a sua capacidade de ensinar de forma simples e acessível, sem usar palavras complicadas ou raciocínios difíceis. Em vez disso, concentrou-se em transmitir os princípios fundamentais da fé de uma forma clara e compreensível para todos. 

Um excelente exemplo disso é, por exemplo, quando ele nos ensinou a importância de sofrer injustiças sem guardar rancor. E também nos ensinou as palavras registradas em Tiago 5:11 que vamos ler, por favor me acompanhe com a leitura, diz assim:

VAMOS LER TIAGO 5:11

Olha, consideramos felizes aqueles que suportaram. Você já ouviu falar da perseverança de Jó e viu o que Jeová* fez por ele, então sabe que Jeová é muito amoroso e misericordioso.

Aqui vemos que Tiago usou a palavra de Deus como a autoridade primária para o ensino. Ele queria que as pessoas entendessem que Jeová sempre recompensa quem lhe é leal, assim como fez com Jó, fez isso de forma simples e descomplicada, e seu foco não era se destacar, mas sim destacar Jeová.

Então, qual é a lição que podemos extrair dos ensinamentos de Tiago? Devemos aprender a ensinar de forma simples e baseada na palavra de Deus. Nosso objetivo como professores não deve ser mostrar o quanto sabemos, mas mostrar o quanto Jeová sabe e se importa com cada um de nós. Como nos é dito em Romanos 11:33 que vamos ler, diz:

VAMOS LER ROMANOS 11:33.

Oh, quão profundas são as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus julgamentos e os seus caminhos inexploráveis!

Para atingir este objetivo, em vez de impormos as nossas opiniões ou experiências pessoais, temos de ajudar os nossos alunos a raciocinar à base de exemplos bíblicos e a compreender como Jeová pensa e sente. Dessa forma, motivaremos eles a aplicar o que aprenderam não para nos agradar, mas por causa do seu desejo sincero de agradar a Jeová.

Em resumo, sigamos o exemplo de Tiago, sendo professores humildes e simples, baseados na palavra de Deus, para guiar outros no seu caminho para a fé. Lembremo-nos de que o nosso objetivo é aproximar as pessoas de Jeová e ajudá-las a compreender o seu amor e a sua misericórdia. Assim como bons professores, honraremos a Deus e fortaleceremos a nossa congregação.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário