Estudo de A Sentinela, Você está preparado para a grande tribulação?, Semana de 11 a 17 de setembro de 2023, Comentários e respostas práticas.

Estudo da Sentinela, Você está preparado para a Grande Tribulação?, 11 a 17 de setembro de 2023, Comentários e respostas.

“Esteja pronto” (MAT. 24:44).

1. Por que é bom preparar-se antes de ocorrer um desastre?

É bom porque quem está preparado tem mais chances de sobreviver e ajudar os outros. E isso pode fazer uma grande diferença.

Sabemos que a preparação salva vidas e, por exemplo, quando ocorrem desastres, as pessoas bem preparadas são as que têm mais hipóteses de sobreviver e também de ajudar os outros.

Sim, aqui está um comentário que nos faz pensar, diz que uma organização humanitária na Europa diz que uma boa preparação pode fazer uma grande diferença, mostra-nos a importância de estarmos sempre preparados.

2. Por que devemos preparar-nos para a grande tribulação? (Mateus 24:44).

Devemos nos preparar para a grande tribulação porque ela começará repentinamente e não queremos que nos pegue de surpresa. Pelo contrário, queremos seguir o conselho de Jesus para estarmos preparados para sobreviver e para podermos ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.

Em Mateus 24:44 Jesus nos alerta que devemos estar sempre prontos e preparados para que a grande tribulação não nos pegue de surpresa, pois não sabemos o dia nem a hora, mas sabemos que chegará de repente. Daí a advertência de Jesus para que não nos deixemos absorver nas atividades diárias da vida e nos distrairmos.

Pois bem, como a grande tribulação vai começar repentinamente, já fomos avisados ​​por Jesus, por isso temos que seguir este conselho para sobrevivermos.

E essa preparação não só terá o efeito de que será mais fácil para nós sobreviver, mas também estaremos mais bem preparados para ajudar outras pessoas a alcançá-lo.

3. Por que precisamos de perseverança, compaixão e amor para estarmos preparados para a grande tribulação?

Quando chegar a nossa vez de transmitir a dura mensagem de condenação e outras pessoas se voltarem contra nós, precisaremos de perseverança para obedecer a Jeová e confiar que ele nos protegerá. Também precisaremos de compaixão para ajudar os nossos irmãos e satisfazer as suas necessidades se perderem os seus bens ou se ficarem sem nada. E, claro, precisaremos de amor se durante o ataque de Gogue de Magogue tivermos que viver num espaço muito pequeno com os nossos irmãos. Conseqüentemente, somente se tivermos perseverança, com paixão e amor poderemos sobreviver à grande tribulação. Daí a importância de estarmos preparados a partir de agora com tudo que precisamos.

Se naquele momento nos pedem para pregar, mas o conteúdo da nossa mensagem é uma mensagem de condenação porque não vai ser fácil, então precisaremos da primeira qualidade que é perseverança porque queremos sempre obedecer a Jeová e confiar que ele nos protegerá naquele momento difícil.

Outra qualidade que também vamos precisar é a compaixão porque estamos vivendo tempos muito difíceis e eles vão ficar ainda mais difíceis, por isso temos que ter compaixão com nossos irmãos quando eles passam por necessidades para dar-lhes o que precisam.

Sim, também vamos precisar de amor porque podemos nos encontrar na situação de ter que morar por um tempo em um espaço muito pequeno com nossos irmãos e se não tivermos um amor profundo será muito difícil.

No parágrafo ele menciona Ezequiel 38:12 e vimos que no livro da adoração pura ele nos mencionou que essas nações estão tentando saquear nossas riquezas, e a maior riqueza que temos no amor, no amor aos nossos irmãos e fazendo mal Bem, todos nós vamos sofrer, mas agora é a hora de demonstrar esse amor e estamos nos preparando para quando ele chegar.

4. O que indica que devemos nos esforçar para ter mais perseverança, compaixão e amor?

Lucas 21:19 nos incentiva a ter mais perseverança. Colossenses 3:12 nos encoraja a ter mais compaixão, e 1 Tessalonicenses 49:10 nos encoraja a ter mais amor. Portanto, todas estas palavras nos dizem que devemos continuar a cultivar as qualidades de resistência, compaixão e amor, mesmo que já as estejamos demonstrando.

Sim, no parágrafo estão refletidos três textos, o de Lucas Colossenses e os primeiros Tessalonicenses, que se dirigem a pessoas que já possuíam essas qualidades. Este é um ponto de reflexão também para nós porque se isto foi dirigido aos irmãos da antiguidade que já Eles têm essas qualidades, isso nos faz pensar que, além de tê-los e cultivá-los, também temos que lutar para conservá-los e também fazer um esforço para que isso não diminua.

Precisamente porque veremos exemplos de como cultivaram estas qualidades dos primeiros cristãos e como hoje podemos imitá-las.

Sim, em Lucas 21:19 Jeová nos encoraja e nos diz que com a sua perseverança eles salvarão suas vidas para que possamos perseverar, pois tem que ser uma ação contínua, já que este mundo em que vivemos está ficando cada vez pior, então nós nunca deve parar de aguentar a qualquer momento.

CULTIVAR RESISTÊNCIA

5. O que os primeiros cristãos fizeram para perseverar?

Para perseverar, esses primeiros cristãos meditavam em exemplos de perseverança encontrados nas escrituras hebraicas, como Jó. Também recorreram a Jeová para pedir força, e nunca perderam de vista o fato de que Jeová o recompensaria pela sua perseverança.

Bem, uma das maneiras pelas quais eles foram fortalecidos foi meditando nos exemplos de perseverança das escrituras hebraicas. Na carta a Tiago, o exemplo de Jó é refletido. Ele foi um modelo de perseverança com sua paciência e fidelidade, mas nós veja como isso foi recompensado grandemente por Jeová, então para esses cristãos meditarem sobre como Jó e outros profetas alcançaram isso, porque isso certamente os ajudou a perseverar e ver que Jeová sempre estaria com eles.

Outra forma foi os cristãos orarem a Jeová pedindo-lhes coragem para aguentarem e vemos como as dificuldades que enfrentaram não foram poucas porque além das dificuldades da vida eles também tiveram que enfrentar dificuldades pela sua fé, foram perseguidos pelos líderes romanos também teve dificuldades através dos líderes judeus, depois também na própria congregação houve apostasia, a família são dificuldades que nós também enfrentamos e desta forma é importante que peçamos ajuda a Jeová para poder suportar estes situações.

Atos 4:29 a 31 nos mostra como eles pediram forças a Jeová para continuar proclamando e diz que eles fizeram uma oração sincera e depois diz que Jeová imediatamente os ajudou e eles começaram a proclamar.

E temos também o exemplo de Pedro e João quando enfrentaram o Sinédrio que os proibiu de falar de Jesus e no final os aceitaram, mas saíram felizes porque foram considerados dignos de sofrer por causa de Cristo.

Algo que Hebreus 10:36 nos diz é que todos nós temos a necessidade de suportar porque, se o fizermos, sabemos que, assim como aqueles primeiros cristãos, também teremos uma recompensa por termos sido capazes de suportar.

6. O que podemos aprender do que Merita fez para resistir à oposição?

Merita sofreu oposição violenta de sua família. Assim, para perseverar, ela meditou nos exemplos de perseverança que aparecem na Bíblia e em nossas publicações. Ela estudou a história de perseverança de Jó e isso a levou a refletir que os problemas dele eram muito menores e que ela sabia qual era a origem desses problemas. Portanto, assim como Jó, ela também não abriria mão da sua integridade. Com isso podemos aprender que se tivermos o hábito de meditar nos exemplos de fé da Bíblia, como Jó e Merita, também estaremos cultivando a perseverança necessária para enfrentar nossas provações pessoais.

E que parte da Bíblia ele estudou? Bom, o exemplo de Jó, que muitas coisas aconteceram com ele, uma coisa que eu gosto muito é que se a gente passasse por dificuldades, pois merece que aquela posição familiar não fosse uma vez, Eu não meditei nenhuma vez, mas sim ele tinha o hábito, ter esse hábito nos ajudará a suportar quando tivermos essas dificuldades.

E foi um estudo sincero e profundo deste livro porque ela mesma disse que pensou na causa dos seus problemas e isso nos lembra que também pode nos ajudar que quando estudamos uma história bíblica possamos tentar ver como aplicar o que estamos lendo em nossas vidas e assim aprenderemos as lições que nos ajudarão a suportar o que aconteceu com esta irmã.

E por que nos ajuda meditar sobre exemplos antigos e atuais de resistência, porque, como aconteceu com esta irmã, realmente nos ajuda a relativizar os nossos problemas, a perceber que não estamos sozinhos, que não somos os primeiros servos de Jeová deve passar Este teste não estamos nem estaremos no futuro e que se virmos como Jeová os ajudou, ele também nos ajudará.

Bem, ela diz que quando pensou em Jó este homem não sabia por que estava sofrendo, mas que ela percebeu claramente e logicamente quando tinha a Bíblia que as obras pelas quais ela estava passando eram menores do que aquelas pelas quais Jó havia passado e que ela sabia quem era o Por causa dos problemas, ele sabia quem estava por trás disso.

7. Mesmo que você não esteja passando por uma prova difícil agora, o que é bom para você aprender agora?

É bom aprendermos agora o hábito ou costume de recorrer a Jeová para enfrentar os problemas do dia a dia, porque isso também nos fará fazer o mesmo no futuro, quando as coisas piorarem. Além disso, estaremos muito mais convencidos de que Jeová sabe exatamente quando e como nos ajudar, e isso nos levará a confiar totalmente nele e, conseqüentemente, a ter mais perseverança.

Pues a buscar siempre la guía de Jehová debemos tener la costumbre de acudir a Jehová en nuestro día a día y así de esa forma cuando las cosas se pongan peor habremos forjado una gran amistad con Jehová y así estaremos convencidos de que él sabe cómo ayudarnos y pode fazer.

Sim, eu gosto muito do primeiro tesouro 5:17 diz para orar continuamente. Então, estamos aprendendo agora com as provações pelas quais os irmãos passaram, se talvez chegarmos a esta situação, podemos orar continuamente, lançar o fardo sobre Jeová constantemente.

Filipenses 4:6 também é mencionado e gosto da parte que diz antes em qualquer situação, faça seus pedidos conhecidos a Jeová, ou seja, diz qualquer situação, não dizem situações difíceis ou nas piores situações mas em qualquer situação, então se nos acostumarmos com o parágrafo em qualquer situação, mesmo que não pareça importante, sempre peça orientação e ore a Jeová para tomar boas decisões porque no momento em que tivermos situações piores estaremos acostumados.

E também temos que saber que não estamos sozinhos, que não importa o que aconteça, Jeová está conosco sempre que pedimos sua ajuda. O Salmo 27:1 é citado no final, onde deixei bem claro que Jeová é a nossa luz e a nossa salvação, e então ele levanta A questão é: de quem vou ter medo? Se estivermos do lado de Jeová, não precisamos ter medo de nada.

8. Como o exemplo de Mira demonstra que perseverar no presente nos ajudará a perseverar no futuro? (Tiago 1:2-4; veja também a imagem).

O exemplo de Mira demonstra que suportar as provações atuais com a ajuda de Jeová fortalece a fé nele. E essa fé é o que permitirá à pessoa enfrentar as provas seguintes com confiança e determinação. A irmã Mira refletiu sobre como Jeová a ajudou no passado e isso a ajudou a permanecer fiel e a não perder a esperança. Isto a ajudou a suportar o presente, mas o mais importante é que a preparou para suportar a grande tribulação. Como diz Tiago 1:2,4, a fé de qualidade comprovada produz perseverança.

Tiago 1:2, 4 nos ajuda a ver que as provações fortalecem nossa fé e que podemos até mesmo suportá-las com alegria ao vermos que elas produzem em nós o fruto da perseverança. Este é um tipo de treinamento ou refinamento que nos ajudará a enfrentar e suportar fielmente as grandes provações que a grande tribulação trará no futuro próximo. Na imagem podemos ver uma irmã meditando em tudo o que Jeová fez para ajudá-la a perseverar. Isto a ajuda a estar determinada a continuar a suportar cada nova provação que surgir, confiando ainda mais em Jeová.

Sim, vemos que esta Irmã diz que às vezes pensava que ninguém tinha tantos problemas como ela, mas que ela começa a pensar, a meditar nos anos em que serve a Jeová. Ela diz que serve a Jeová há 20 anos. anos e que ela pensa que não vai jogar fora todos eles. Esses anos de serviço e que ela teve muitas batalhas conseguiu suportar com a ajuda de Jeová, então vale a pena pensar que ela também pode continuar fazendo isso para prepará-la para o futuro.

Portanto, é bom meditarmos quando passamos por provações e dificuldades. Como Jeová nos ajuda, porque isso estará fresco em nossas mentes e quando no futuro tivermos que enfrentar dificuldades na grande tribulação, lembraremos como em outras ocasiões Jeová ajudou nós ajudamos e nessa hora faremos o mesmo.

E esse processo é o que lemos em Santiago quando diz que as provas fazem com que a resistência complete o seu trabalho e é como quando uma espada é submetida ao fogo, talvez no momento possa ser mais macia e moldável, mas uma vez que é. esfria fica muito mais forte, pois é isso que acontece quando enfrentamos provações a nossa fé também se fortalece.

ILUSTRAÇÃO

A imagem que temos na tela é muito inspiradora porque é o que talvez a irmã tenha feito. Ela leu a Bíblia e talvez tenha lido as promessas de Jeová e agora está meditando sobre sua própria vida. Como ela viu isso em a mão dela. Eu vi a mão dela. Jeová a ajuda em situações complicadas e agora, apesar de talvez estar numa cama de hospital ou confinada por causa de uma doença, ela tem uma visão mais positiva e otimista.

Sim, também podemos meditar nas palavras de Jesus Cristo em Mateus 5 onde ele falou sobre como deveríamos ser felizes e fomos perseguidos por causa do seu nome ou porque as pessoas falavam mal de nós, justamente seguindo-o e talvez tenha sido isso que aconteceu para muitos de nós. De nós passamos a vida inteira carregando o nome de Jeová, servindo a Jeová e às vezes sendo objeto de ridículo por ir contra a corrente, então, como foi dito até agora, tudo o que nos aconteceu nos fez mais fortes e duramos até agora. Agora não vamos desistir.

Uma irmã numa cama de hospital com a Bíblia aberta no colo.

RESISTÊNCIA: A cada prova que enfrentamos ficamos mais fortes para enfrentar a próxima. (Ver parágrafo 8).

MOSTRE COMPAIXÃO

9. Como mostrou compaixão a congregação de Antioquia, na Síria?

Os irmãos da congregação de Antioquia, na Síria, mostraram compaixão pelos cristãos da Judéia numa época de grande fome. Ao saberem da situação, sentiram compaixão pelo que seus irmãos estavam passando e então agiram e decidiram enviar ajuda a cada um de acordo com suas possibilidades, independente da distância.

Pois bem, quando souberam que seus irmãos na Judéia estavam passando por um momento de grande fome, sentiram aquela compaixão, que os fez agir. Diz que cada um enviou ajuda de acordo com suas possibilidades, embora estivessem longe, mas fizeram todo o possível para ajudá-los seguindo o primeiro conselho de João 3:17 e 18, já que tinham os meios para poder ajudar seus irmãos, mostraram essa compaixão porque caso contrário o amor de Deus não se refletiria neles como é diz, eles amaram não com palavras ou lábios, mas com atos e ações.

E eles agiram antes mesmo de acontecer porque em Atos 11:27 a 30 é mencionado como foi um profeta que anunciou que isso iria acontecer que um tempo de grande fome iria chegar e eles imediatamente agiram e decidiram enviar eles ajudaram para que talvez isso os alcançasse antes que começassem a sentir fome, então a atitude deles foi realmente ótima.

Y me gusta mucho las palabras que se registran en primero de Juan 3:17 cuando dice que si alguien tiene las posesiones de este mundo y ve que su hermano está pasando necesidad pero se niega a mostrarle compasión cómo puede el amor de Dios permanecer en él y es que verdad de nada nos vale lamentarnos Y entristecernos por las necesidades que están que vemos que están pasando nuestros hermanos que fuera el caso y no hiciéramos nada por ello entonces desde luego nuestro amor no lo demostraríamos y Jehová tampoco va a estar muy contento con nós.

Atos capítulo 27 versículo 30 diz-se que o fizeram conforme suas possibilidades, às vezes porque pensamos que não temos possibilidade de ajudar nossos irmãos, mas como diz o ditado, também, quem quer, quem pode, Jeová, como disse o discurso, estamos contentes com muito pouco que podemos dar, mas isso mostra a nossa condição de coração.

10. De que maneiras podemos mostrar compaixão quando nossos irmãos se encontram numa situação de emergência? (Veja também a imagem).

Podemos mostrar compaixão pelos nossos irmãos colocando-nos à disposição dos idosos, também fazendo doações ao trabalho mundial e rezando por aqueles que sofrem. Temos exemplos disso no trabalho de socorro durante a pandemia de Covid-19, na ajuda humanitária e no consolo espiritual e na reconstrução de locais de encontro e de casas de irmãos que foram destruídos ou danificados por desastres naturais.

Podemos ponernos a disposición de los ancianos y la nota dice que el que tiene el deseo de participar en labores de Socorro debe llenar la solicitud DC50 o las o la solicitud a19 y luego esperar a que se les invite a participar y esto es algo que ya podemos fazer.

Na verdade, é mencionado que só em 2020 foram formadas mais de 950 comissões de socorro para ajudar os afetados pela pandemia de covid-19 e estamos gratos que muitos irmãos que preencheram estes pedidos porque trouxeram ajuda humanitária tenham dado conforto Os espirituais têm reparado casas e também locais de culto, mas como não podemos todos fazê-lo, podemos contribuir através das nossas doações e também orando por estes irmãos.

Segunda Coríntios 8, de 1 a 4, chamou minha atenção especialmente o versículo 4 porque fala sobre a congregação, como a congregação macedônia era pobre, mas mesmo assim eles deram com alegria, mas o versículo 4 diz porque eles insistiram que lhes concedêssemos a honra de dar com bondade , então é uma honra e um privilégio ajudar a Jeová dentro de sua organização ajudando os irmãos seja com uma pequena doação na caixa ou indo fisicamente caso sejamos chamados a um local de ajuda.

ILUSTRAÇÃO

Como vemos no Iluminismo, quando ocorre uma calamidade ou desastre, podemos demonstrar a nossa compaixão de muitas maneiras e de acordo com as nossas possibilidades.

Um irmão que está trabalhando em um projeto de construção.

COMPAIXÃO: Quando ocorre um desastre, podemos demonstrar nossa compaixão. (Ver parágrafo 10).

11. Como honramos nosso Pai celestial quando demonstramos compaixão?

Quando mostramos compaixão nas nossas ações, honramos a Jeová, porque essas ações dão um testemunho evidente a todos os que nos veem. Um exemplo disso é o empreiteiro que foi solicitado a financiar a obra de reconstrução de um Salão do Reino quando o furacão Dorian atingiu o país. O empreiteiro disse que forneceria o maquinário, a mão de obra e os materiais para a reconstrução, porque ficou muito impressionado com a forma como as Testemunhas de Jeová tratavam os outros. Isto demonstrou que os nossos atos de compaixão honram a Jeová e incentivam aqueles que não são Testemunhas de Jeová a conhecer o nosso amado Pai Celestial.

Porque as pessoas ao nosso redor podem perceber o que fazemos no povo de Jeová e também se sentir motivadas a fazer a sua parte.

Sim, e este empreiteiro, depois de ver como os voluntários construíram um salão do reino depois de um furacão, que resposta positiva ele teve, quero fazer algo por você, dou-lhe máquinas, dou-lhe materiais, para que as pessoas vejam como nos comportamos podemos fazer aquelas pessoas que querem conhecer a Jeová para que possamos fazer muito para dar glória a Jeová com as nossas ações.

12. Por que mostrar compaixão nos prepara agora para a grande tribulação? (Apocalipse 13:16, 17).

A Bíblia prediz que aqueles que não apoiam os governos humanos terão problemas agora e durante a grande tribulação. E visto que as Testemunhas de Jeová permanecem neutras, certamente haverá irmãos que precisarão de ajuda para cobrir as suas necessidades básicas. Portanto, se já demonstramos compaixão neste sentido, estaremos mais bem preparados para continuar a demonstrá-la durante a grande tribulação.

Revelação 3:16-17 lembra-nos que na nossa vida diária, as Testemunhas de Jeová enfrentam constantemente testes de integridade. Portanto, precisamos cada vez mais de coragem e resistência para resistir à pressão de receber a marca dos governos deste mundo. Portanto, mostrar compaixão de agora em diante nos prepara para a grande tribulação.

Porque no apocalipse está claramente explicado que a nossa lealdade será testada de forma intensa e como os governos nos perseguirão quando nos recusarmos a apoiá-los, então será hora de mostrar compaixão pelos nossos irmãos que talvez chegue o momento em que precisamos e ajudá-los a cobrir todas as suas necessidades mais básicas.

Sim, é por isso que o texto de Mateus 25:34 a 40 no final da parte está nos contando quando fizemos essas coisas e depois diz que quando um destes menores dos meus irmãos fez isso comigo, eles fizeram isso comigo , ou seja, temos que nos esforçar por aquilo que Jeová está nos indicando e que estamos demonstrando compaixão justamente pela nossa organização pelos outros irmãos.

SINTA MAIS AMOR PELOS SEUS IRMÃOS

13. O que os primeiros cristãos fizeram para amar ainda mais uns aos outros? (Romanos 15:7).

A Bíblia dá-nos o exemplo da congregação de Roma, composta por cristãos muito diferentes e com origens culturais, religiosas e sociais diferentes. Então, para ainda demonstrar amor um pelo outro, o que eles fizeram foi se receber com prazer. Ou seja, demonstrar a gentileza e a hospitalidade de quem recebe um amigo em sua casa e o inclui em seu círculo de amizades.

Temos um exemplo disso no apóstolo Paulo, que pede a Filêmon que receba gentilmente o escravo Onésimo, que havia fugido de casa. Há também o exemplo de Priscila e Áquila, que acolheram Polos com alegria e os levaram consigo. Estes exemplos ensinam-nos que, tal como os cristãos do primeiro século, não devemos permitir que as diferenças nos dividam. Pelo contrário, devemos demonstrar ainda mais amor uns aos outros.

As palavras que Paulo escreveu aos romanos ajudam-nos a cultivar a atitude correta para com os nossos irmãos cristãos. Nos tempos bíblicos, o costume era que quando uma pessoa convidasse seus amigos para casa, eles lhes diriam o quanto estavam felizes por tê-los ali, e essa é a mesma atitude com a qual Cristo nos acolheu na congregação. Portanto, deve ser a mesma atitude que demonstramos para com os outros.

Embora fosse uma congregação formada por cristãos muito diferentes, eles seguiram o conselho que o apóstolo Paulo lhes havia dado de receber uns aos outros com prazer, ou seja, com gentileza ou hospitalidade, para não deixarem que as diferenças que tinham os dividissem, mas pelo contrário.

Um desses exemplos são os de Áquila e Priscila que, apesar de terem muito mais conhecimento das escrituras do que Apolo, deixaram para trás preconceitos e orgulho para recebê-lo com prazer e levá-lo consigo.

E também gosto do exemplo mencionado de que quando Filemom, o apóstolo Paulo, recomenda que o recebam, porque em Filemom 17 ele diz se você me considera seu amigo, receba-o gentilmente como me receberia, sabemos que Onésimo havia escapado, mas mesmo assim Ele exorta você a recebê-lo de maneira amigável quando ele retornar, por isso é uma maneira maravilhosa de fazermos o mesmo quando às vezes não sabemos como fazê-lo.

Aqui o exemplo de Priscila e Áquila, eles eram um casal muito próximo, se davam muito bem e com certeza tinham muito conhecimento, porém aqui apareceu Apolo e ele, porém, tem outras qualidades, era corajoso e era eloqüente, então quando o ouviram na sinagoga, bem. Eles o chamaram de lado e o instruíram, então todos se beneficiaram.

ILUSTRAÇÃO

Um casal e um jovem visitam um irmão mais velho e todos passam momentos muito agradáveis ​​juntos.

AMOR: Precisamos do amor de todos os irmãos. (Ver parágrafo 15).

14. Como Anna e seu marido expressaram seu amor?

Ana e o marido eram missionários na África Ocidental, mas após serem enviados para outro país da região, a pandemia da Covid-19 eclodiu e eles não puderam mais se encontrar pessoalmente com os irmãos da congregação. Então, para expressar seu amor aos irmãos, Ana e seu marido os contataram por meio de videochamadas para dizer que queriam muito conhecê-los. Por sua vez, os irmãos da congregação começaram a telefonar para Ana e a enviar-lhe mensagens. Ana conta que o amor que demonstraram por ela nos momentos bons e ruins tocou seus corações e a incentivou a continuar demonstrando seu amor.

Bem, logo quando a pandemia de Covid-19 começou, esse casal havia recebido uma nova designação em outra congregação, então não puderam mais se reunir com a nova congregação. O que eles fizeram? Entraram em contato por videoconferência para contar a cada um como muito que os amavam, então esse é um exemplo muito bom para evitarmos de qualquer forma se sentirmos aquela vontade de transmitir aos nossos irmãos que os amamos muito.

E para colocar de alguma forma Ana explica que ela carregava em seu coração todo o amor que os irmãos demonstraram ao longo de sua vida por ela e sua família nos momentos bons e ruins, é como se o amor tivesse carregado suas baterias e então Agora ela estava com as baterias carregadas e o suficiente para poder mostrá-la aos outros irmãos. Isso me ensina que é importante que eu faça um esforço ao lidar com os irmãos para mostrar-lhes o meu amor porque sem dúvida isso os ajudará muito. para eles e talvez possam encorajar outros irmãos em outras congregações.

15. O que o exemplo de Vanessa lhe ensina sobre o amor pelos irmãos? (Veja também a imagem).

Vanessa tinha dificuldade em se dar bem com alguns irmãos de sua congregação, e porque a personalidade deles a irritava, mas em vez de deixá-los de lado, ela decidiu passar mais tempo com eles. Com isso, ele descobriu as coisas que Jeová gosta nessas pessoas. Agora que seu marido foi nomeado superintendente de circuito e eles precisam conviver com muitos outros irmãos, Vanessa acha mais fácil conviver com outras pessoas e até gosta da diversidade. Este exemplo me ensina que, para mostrar amor aos nossos irmãos, preciso me esforçar para vê-los assim como Jeová os vê.

Pois bem, não é necessário que todos os nossos amigos sejam cópias idênticas de nós mesmos, não precisam ter a nossa idade ou os mesmos gostos.

E a verdade é que todas as congregações são formadas por irmãos com origens ou personalidades diferentes, mas sem preconceitos, às vezes podemos formar opiniões antecipadamente sobre os irmãos, então o que o parágrafo recomenda é que fortaleçamos nossos laços com os irmãos, porque com certeza temos certeza de que eles têm qualidades muito melhores do que algo que pode nos irritar.

16. Por que o amor será essencial durante a grande tribulação? (Veja também a imagem).

Durante a grande tribulação talvez tenhamos de seguir instruções como as de Isaías 26:20. Por isso, será fundamental que permaneçamos Unidos, não perseveremos e demonstremos amor verdadeiro. Se fizermos isso, Jeová nos protegerá e, se não o fizermos, talvez não consigamos sobreviver.

Pois bem, porque Jeová vai nos salvaguardar justamente por causa da congregação para os irmãos que temos ao nosso redor e por isso devemos sentir amor por eles, porque são eles que estarão conosco nesses momentos difíceis.

O parágrafo final diz que não basta aturar os nossos irmãos, é preciso amá-los de verdade e se vemos na imagem aqueles irmãos que estão naquela salinha, então os vemos todos com rostos sorridentes porque mostram amor um com o outro, eles não estão ali com brigas ou problemas entre si porque se as situações já estão complicadas, se agora temos problemas com algum desses irmãos, mais ainda, devemos demonstrar esse amor por todos os nossos irmãos.

E alguns dos irmãos que vemos na foto e que vivem juntos durante a grande tribulação porque já se convidaram para comer e estabeleceram laços estreitos apesar de serem mais velhos, outros mais jovens, e foi isso que os fez forjar isso vínculo de amizade e amor e que quando chegarem momentos difíceis eles possam ajudar uns aos outros.

E temos todos os irmãos das fotos anteriores que na época mostraram resistência ou se mostraram com paixão ou demonstraram amor e carinho e foi isso que lhes permitiu suportar a grande tribulação e entrar no novo mundo que Deus nos promete.

ILUSTRAÇÃO

Na Ilustração vemos que os irmãos permaneceram juntos durante a grande tribulação e graças ao amor que demonstraram, Jeová os protegeu e eles conseguiram sobreviver ao Armagedom e seguir para o Novo Mundo. É possível que tenhamos que ficar nos quartos internos com irmãos com quem não nos damos bem agora. Daí a importância de cultivarmos a unidade e o amor entre todos agora, pois isso nos prepara para estarmos unidos e demonstrarmos amor uns pelos outros durante a grande tribulação.

Série de imagens: 1. Os irmãos nas três fotografias anteriores encontram-se com mais Testemunhas de Jeová num porão durante a grande tribulação. 2. Mais tarde, os irmãos que estavam no porão saem da grande tribulação. Se permanecermos unidos aos nossos irmãos durante a grande tribulação, Jeová nos protegerá, assim como prometeu. (Ver parágrafo 16).

PREPARE-SE AGORA

17. O que podemos fazer durante a grande tribulação se nos prepararmos agora?

Se nos prepararmos agora, poderemos manter a calma e ajudar outros durante a grande tribulação. Com perseverança enfrentaremos os desafios que surgirem e com compaixão estaremos dispostos a fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar nossos irmãos e atender às suas necessidades. Com o amor que já sentimos por eles conseguiremos nos manter unidos. E como recompensa, Jeová nos abençoará com a vida eterna no Novo Mundo.

Pois bem, se estivermos bem preparados, conseguiremos aguentar melhor para enfrentar qualquer desafio, estaremos dispostos a ajudar nossos irmãos e através do amor ficaremos mais unidos.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que você pode fazer para ter mais resistência?

Para termos mais perseverança, devemos meditar nos exemplos de perseverança que encontramos na Bíblia e nas nossas publicações, e também podemos desabafar frequentemente com Jeová por meio da oração.

Bem, vimos personagens como Jó meditar sobre orações frequentes e de qualidade e lembrar que cada vez que demonstramos perseverança, por menor que seja, estamos colocando um tijolo que constrói o muro da nossa fé, então, teste após teste, esse muro será construído. .mais alto e nos protegerá no futuro.

E outra coisa que também nos ajudará a ter perseverança é meditar na recompensa contida na promessa que Jeová tem para todos nós que mostrarmos ser fiéis a ele.

De que maneiras você pode mostrar compaixão pelos outros?

Podemos mostrar nossa compaixão quando soubermos que irmãos estão passando por uma situação de emergência. Poderíamos agir rapidamente das seguintes maneiras: colocando-nos à disposição dos idosos, doando para o trabalho mundial e orando por aqueles que sofrem.

Pois bem, colocando-nos à disposição dos nossos irmãos, por exemplo quando ocorre um desastre, se preenchermos o DC50 ou A19, podemos colaborar nos esforços de socorro ou, na sua falta, com doações e as nossas orações. 

O que você pode fazer para amar mais seus irmãos?

O que podemos fazer é recebê-los com prazer, incluindo-os no nosso círculo de amizades. Normalmente, isso fará com que eles também nos tratem com gentileza.

O que podemos fazer é seguir o conselho de Paulo como os irmãos seguiram no passado de receber nossos irmãos com alegria, o que significa recebê-los com hospitalidade e bondade, e outra coisa muito importante é ver nossos irmãos apesar da diferença que possamos ter como Jeová os vê. .

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário