Estudo de A Sentinela, Semana de 25 de setembro a 1º de outubro de 2023, “Permaneçam firmes, imóveis”, Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 25 de setembro a 1º de outubro de 2023, “Permaneçam firmes, imóveis”, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Meus queridos irmãos, permaneçam firmes e inabaláveis” (1 Coríntios 15:58).

1, 2. Em que sentido os cristãos são semelhantes a certo arranha-céu em Tóquio? (1 Coríntios 15:58).

NO FIM da década de 1970, começou a construção de um arranha-céu de 60 andares em Tóquio, Japão. Ao passarem, as pessoas se perguntavam se seria capaz de resistir aos frequentes terremotos. Mas o que os engenheiros fizeram para mantê-lo de pé? Eles o projetaram para ser sólido, mas flexível, permitindo amortecer choques. Os cristãos são como aquele arranha-céu. Em que sentido?

2 Quem serve a Jeová precisa manter um equilíbrio entre firmeza e flexibilidade. Por um lado, você precisa ser firme e inabalável quando se trata de apoiar os padrões e as leis de Jeová (leia 1 Coríntios 15:58). Você tem que estar “pronto para obedecer” a Deus e nunca violar seus princípios. Por outro lado, deve ser “razoável”, isto é, flexível, sempre que possível ou mesmo necessário (Tiago 3:17). Se tivermos este ponto de vista equilibrado, não iremos a extremos; Não seremos demasiado rígidos nem permissivos. Neste artigo veremos em quais campos devemos ser firmes e imóveis. Também falaremos sobre cinco táticas que Satanás tenta tentar enfraquecer nossa determinação e como lidar com isso.

EM QUAIS ÁREAS DEVEMOS SER FIRMES?

3. Que leis Jeová nos dá em Atos 15:28, 29?

3 Jeová é o Legislador supremo, a mais alta autoridade legisladora, e sempre deu ao seu povo regras muito claras (Is 33:22). Por exemplo, o corpo governante do primeiro século apontou três áreas em que os cristãos devem permanecer firmes. Ele indicou que deveríamos 1) rejeitar a idolatria e adorar somente a Jeová, 2) respeitar o sangue como sagrado e 3) aderir fielmente aos elevados padrões de moralidade sexual encontrados na Bíblia (leia Atos 15:28, 29). Como podemos manter hoje uma posição firme nestes três domínios?

4. O que significa dar devoção exclusiva a Jeová? (Apocalipse 4:11).

4 Rejeitamos a idolatria e adoramos somente a Jeová. Ele ordenou aos israelitas que lhe dessem devoção exclusiva (Dt 5:6-10). E, quando Jesus foi tentado pelo Diabo, ele deixou claro que deveríamos adorar somente a Jeová (Mateus 4:8-10). Portanto, não veneramos imagens religiosas. Nem idolatramos nenhum ser humano; Não tratamos líderes religiosos, políticos ou estrelas do desporto e do entretenimento como se fossem deuses. Em vez disso, tomamos partido de Jeová, o Criador de todas as coisas, e adoramos somente a ele (Leia Revelação 4:11).

5. Por que respeitamos a vida e o sangue como algo sagrado?

5 Respeitamos a vida e o sangue como algo sagrado. Porque? Porque Jeová diz que o sangue representa a vida, e a vida é uma dádiva preciosa dele (Lev. 17:14). Quando Jeová permitiu pela primeira vez que os humanos comessem carne de animais, ele os proibiu de comer sangue (Gn 9:4). Ele então repetiu esta proibição quando deu a Lei Mosaica a Israel (Lev. 17:10). E, no primeiro século, ele fez com que o corpo governante desse a todos os cristãos o mandato de se absterem de sangue (Atos 15:28, 29). Seguimos firmemente este mandato quando temos que tomar decisões sobre questões médicas. 

6. Que medidas nos ajudarão a obedecer aos elevados padrões de moral de Jeová?

6 Esforçamo-nos para viver fielmente de acordo com os elevados padrões de moralidade sexual de Jeová (Heb. 13:4). O apóstolo Paulo nos dá este conselho: “Mortifique os membros do seu corpo.” Com esta frase poderosa ele nos encoraja a agir com firmeza para eliminar nossos maus desejos. Por exemplo, evitamos olhar ou fazer qualquer coisa que possa levar à imoralidade sexual (Colossenses 3:5; Jó 31:1). E, quando nos deparamos com a tentação, rejeitamos imediatamente qualquer pensamento ou ação que possa prejudicar a nossa amizade com Deus.

7. O que devemos estar decididos a fazer, e por quê?

7 Jeová quer que sejamos “obedientes de coração” (Romanos 6:17). Suas regras e leis são sempre para o nosso bem e não são negociáveis ​​(Is 48:17, 18; 1Co 6:9, 10). Queremos fazer tudo o que pudermos para agradar a Jeová e ter a mesma atitude do salmista que disse: Estou determinado a obedecer às tuas regras todo o tempo, até o fim ” (Sal. 119:112). É claro que sabemos que Satanás tentará enfraquecer a nossa determinação de permanecer firmes. Que táticas você usa?

QUE TÁTICAS SATANÁS USA PARA FRAQUECER NOSSA DETERMINAÇÃO?

8. Com que propósito Satanás usa a perseguição?

8 A perseguição. Para enfraquecer a nossa determinação , Satanás nos ataca física e emocionalmente. O objetivo deles é nos devorar, isto é, destruir a nossa amizade com Jeová (1 Pedro 5:8). Os cristãos do primeiro século foram ameaçados, espancados e mortos porque estavam determinados a manter a sua posição (Atos 5:27, 28, 40; 7:54-60). Em nossos dias, Satanás também usa a perseguição. Um exemplo disso é o tratamento cruel que nossos irmãos na Rússia e em outros lugares recebem. Além disso, muitos de nossos irmãos enfrentam outros tipos de oposição.

9. Explique com um exemplo por que devemos estar atentos contra pressões mais sutis.

9 As pressões mais sutis. Satanás não apenas nos ataca diretamente, mas também usa “armadilhas astutas” (Efésios 6:11). Vejamos o exemplo de Bob, que foi hospitalizado porque iria passar por uma grande cirurgia. Ele disse aos médicos que em nenhuma circunstância aceitaria uma transfusão de sangue. O cirurgião prometeu respeitar sua decisão. Mas, na noite anterior à operação, logo após a partida da família, o anestesista foi ver Bob. Ele disse a ele que provavelmente não lhe dariam sangue, mas que o teriam em mãos para garantir.Talvez ele tenha pensado que Bob mudaria de ideia já que sua família não estava com ele. Mas Bob se manteve firme e disse que não aceitaria sangue, não importa o que acontecesse.

10. Por que é perigoso o modo de pensar daqueles que não servem a Jeová? (1 Coríntios 3:19, 20).

10 A maneira humana de pensar. Se começarmos a pensar como as pessoas do mundo, poderemos virar as costas a Jeová e ignorar os seus padrões (leia 1 Coríntios 3:19, 20). Normalmente, “a sabedoria deste mundo” nos leva a satisfazer nossos desejos egoístas. Vejamos o que aconteceu nas congregações de Pérgamo e Tiatira. Alguns cristãos foram influenciados pelas pessoas ao seu redor que eram imorais e adoravam ídolos. Jesus aconselhou fortemente estas duas congregações a tolerarem a imoralidade sexual (Ap 2:14, 20). Hoje, as pessoas ao nosso redor podem tentar influenciar-nos a aceitar a sua maneira de pensar. Talvez alguns familiares ou conhecidos nos incentivem a seguir o coração e a ignorar as regras de Jeová.Talvez afirmem que não há nada de errado em ser guiados por desejos e que os padrões da Bíblia estão desatualizados.

11. O que devemos evitar?

11 Às vezes, talvez pensemos que certas instruções que Jeová nos dá deveriam ser mais detalhadas. Podemos até ser tentados a ir “além das coisas que estão escritas” (1 Coríntios 4:6). Nos dias de Jesus, os líderes religiosos caíram nesse pecado. Eles acrescentaram à Lei regras que eles próprios inventaram, e isso foi um fardo pesado para o povo (Mateus 23:4). Mas Jeová nos dá instruções claras por meio de sua Palavra e de sua organização. Não precisamos acrescentar nada (Pv 3:5-7). É por isso que não vamos além do que está escrito na Bíblia nem inventamos regras sobre assuntos pessoais para impô-las aos outros.

12. Como Satanás promove raciocínios falsos?

12 Falso raciocínio. Satanás usa “raciocínios falsos e vazios” e “as coisas elementares do mundo” para enganar e dividir as pessoas (Colossenses 2:8). Por exemplo, no primeiro século ele usou filosofias e outras ideias humanas, ensinamentos judaicos que não se baseavam na Bíblia e a crença de que os cristãos tinham de seguir a Lei mosaica. Eram raciocínios falsos porque faziam com que as pessoas não prestassem atenção à verdadeira fonte de sabedoria, Jeová. Hoje, Satanás usa a mídia e as redes sociais para espalhar teorias conspiratórias e notícias falsas promovidas por líderes políticos.Durante a pandemia de COVID-19, muitas informações falsas circularam. c As Testemunhas de Jeová que seguiram as instruções da organização evitaram os problemas e o stress vividos por aqueles que deram ouvidos a informações deste tipo (Mat. 24:45).

13. Por que não devemos permitir que nada nos distraia?

13 Distrações. Não devemos perder de vista “quais são as coisas mais importantes” (Filipenses 1:9, 10). As distrações roubam-nos tempo e atenção que poderíamos investir em coisas mais lucrativas. As atividades do dia a dia, como comer, beber, divertir-se e trabalhar, podem nos distrair se permitirmos que elas se tornem o centro de nossas vidas (Lucas 21:34, 35). Além disso, os debates sociais e políticos tornaram-se o pão de cada dia. Não devemos permitir que estas questões nos distraiam. Caso contrário, corremos o risco de tomar partido, mesmo que apenas dentro de nós mesmos. Satanás usa estas cinco táticas para enfraquecer a nossa determinação de fazer o que é certo. Vamos ver o que nos ajudará a enfrentar e permanecer firmes.

O QUE PODEMOS FAZER PARA PERMANECER FIRMES?

14. O que pode nos ajudar a permanecer firmes ao lado de Jeová?

14 Pensemos por que nos dedicamos e batizamos. Tomamos essas medidas porque queríamos ficar do lado de Jeová. Lembre-se do que o ajudou a se convencer de que isso é verdade. Ele passou a conhecer a Jeová, a vê-lo como seu Pai celestial e a respeitá-lo e amá-lo. Sua fé cresceu e o motivou a se arrepender de seus pecados. Você parou de fazer as coisas que Jeová odeia e começou a fazer o que ele gosta. Ele ficou muito aliviado ao ver que Deus o perdoou (Sl 32:1, 2). Ele decidiu ir às reuniões e conversar com outras pessoas sobre os maravilhosos ensinamentos que estava aprendendo. Agora que você é um cristão dedicado e batizado, você está trilhando o caminho que leva à vida e está determinado a não abandoná-lo (Mateus 7:13, 14).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um edifício muito alto está construído sobre uma base firme e sólida. 2. Um irmão preenche seu cartão de recusa de sangue. Ao lado dele está seu tablet com a lição 39 do livro “Aproveite a vida”. Para permanecermos firmes, pensemos por que nos dedicamos e batizamos, estudemos a Palavra de Deus e meditemos nela, tenhamos um coração firme e confiemos em Jeová. (Ver parágrafos 14 a 18).

15. Como nos ajuda estudar a Palavra de Deus e meditar nela?

15 Estudemos a Palavra de Deus e meditemos nela. Uma árvore precisa ter raízes profundas para permanecer forte. Da mesma forma, precisamos ter uma fé enraizada na Palavra de Deus para permanecermos firmes. À medida que uma árvore cresce, suas raízes também crescem e elas se prendem com mais força à terra. Quando estudamos e meditamos, nossa fé é fortalecida e ficamos mais convencidos de que os ensinamentos de Deus são os melhores (Colossenses 2:6, 7). Considere como os servos de Jeová no passado se beneficiaram de suas instruções, conselhos e proteção.Por exemplo, Ezequiel observou com muito cuidado o anjo que estava medindo o templo que viu numa visão. Esta visão não só fortaleceu a fé de Ezequiel, mas também nos ensina lições práticas sobre como respeitar os padrões de Jeová para a adoração pura. — Ezequiel 40:1-4; 43:10-12. Também nos ajuda muito reservar um tempo para estudar as coisas profundas da Palavra de Deus e meditar nelas.

16. Como ter um coração forte ajudou Bob? (Salmo 112:7).

16 Tenhamos um coração firme. Num cântico, o Rei Davi disse que nunca deixaria de amar a Jeová. Ele expressou isso desta forma: “Meu coração está firme, ó Deus” (Salmo 57:7). Nós também podemos ter um coração firme, confiando plenamente em Jeová (leia Salmo 112:7). Voltemos ao exemplo de Bob, de quem falamos no parágrafo 9. Como ter um coração forte o ajudou? Quando informado de que eles teriam sangue disponível para o caso, ele respondeu que se houvesse a menor chance de doar sangue, ele iria embora imediatamente. Bob diz: “Não duvidei nem por um segundo e não estava preocupado com o que poderia acontecer”.

17. O que aprendemos com a experiência de Bob? (Veja também imagens).

 17 Bob não esperou até estar no hospital para tomar a decisão de permanecer firme. Eu já tinha tomado há muito tempo. Primeiro, ele queria de todo o coração deixar Jeová feliz. Segundo, ele estudou o que a Bíblia e as nossas publicações dizem sobre a santidade da vida e do sangue. Por fim, ele estava convencido de que Jeová o recompensaria se seguisse as suas regras. Assim como Bob, podemos ter o coração firme diante de qualquer provação que surgir em nosso caminho.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. O prédio ainda está de pé. Em vez disso, aqueles ao seu redor entraram em colapso devido a um desastre natural. 2. O irmão, que agora está internado, conversa com um médico tarde da noite. Se desenvolvermos uma fé forte, poderemos permanecer firmes diante de qualquer provação que surgir em nosso caminho. (Ver parágrafo 17).

18. O que o exemplo de Baraque nos ensina? (Ver desenho da capa).

18 Confiemos em Jeová. Pensemos no juiz Baraque e em como ele se saiu bem por seguir as instruções de Jeová sem hesitação. Naquela época, os israelitas não estavam preparados para entrar em batalha. Eles não tinham escudo nem lança. Apesar de tudo, Jeová disse a Baraque para ir lutar contra Sísera e seu exército cananeu, que estava armado até os dentes (Juízes 5:8). A profetisa Débora disse a Baraque que descesse do monte Tabor até a planície para enfrentar Sísera e seus 900 carros. Embora em terreno plano os carros tivessem vantagem, Baraque obedeceu. Enquanto os soldados desciam do monte, Jeová enviou uma forte chuva. Os carros ficaram presos na lama e Jeová deu a vitória a Baraque (Juízes 4:1-7, 10, 13-16). O mesmo pode ser dito sobre nós:Jeová nos dará a vitória se confiarmos nele e seguirmos as instruções que ele nos dá através de sua organização (Dt 31:6).

ILUSTRAÇÃO

No meio de uma chuva torrencial, Baraque e seus homens descem rapidamente a montanha. Eles estão determinados a lutar contra o exército de Sísera, cujos carros estão presos na lama. Baraque e seus homens perseguem corajosamente o exército de Sísera. (Ver parágrafo 18).

DEIXEMOS DETERMINAR-NOS A PERMANECER FIRMES

19. Por que você quer permanecer firme?

19 Enquanto este sistema durar, teremos que continuar lutando para nos mantermos firmes (1 Timóteo 6:11, 12; 2 Pedro 3:17). Por nada no mundo deveríamos permitir que perseguições, pressões mais sutis, pensamentos humanos, raciocínios falsos e distrações nos abalassem (Efésios 4:14). Permaneçamos firmes e inabaláveis, e estejamos sempre determinados a amar a Jeová e a obedecer às suas regras. Ao mesmo tempo, temos que ser razoáveis. No próximo artigo veremos que Jeová e Jesus são as pessoas mais razoáveis ​​que existem e como imitá-los.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Em que áreas devemos obedecer firmemente às leis e aos regulamentos de Jeová?

Atos 15:28, 29 indica que devemos rejeitar a idolatria e adorar somente a Jeová, respeitar o sangue como sagrado e aderir fielmente aos elevados padrões de moralidade sexual encontrados na Bíblia.

Que táticas Satanás usa para tentar enfraquecer a nossa determinação de permanecer firmes?

A tática que Satanás usa é a perseguição, as pressões mais sutis e o modo de pensar humano.

Outras táticas são: Falsos raciocínios e distrações. 

Quais são as quatro coisas que nos ajudarão a permanecer fortes?

As coisas que nos ajudarão a permanecer firmes são: Pensar por que nos dedicamos e batizamos, estudar a Palavra de Deus e meditar nela, ter um coração firme e confiar em Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário