Estudo de A Sentinela, Semana de 18 a 24 de setembro de 2023, Que nosso amor continue a crescer, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 18 a 24 de setembro de 2023, Que nosso amor continue a crescer, Respostas sublinhadas.

“Cresçamos pelo amor em todas as coisas” (ÉFÉS 4:15).

1. O que você aprendeu em seu curso bíblico?

 VOCÊ SE LEMBRA do quanto aprendeu em seu curso bíblico? Você provavelmente ficou surpreso ao saber que Deus tem um nome. E talvez o tenha tranquilizado saber que não existe inferno onde Deus atormenta as pessoas. Além disso, você provavelmente ficou animado ao saber que os entes queridos que você perdeu voltarão à vida e você poderá estar com eles no Paraíso.

2. Além de aprender as verdades bíblicas, de que outras maneiras você mostrou que estava fazendo progresso? (Efésios 5:1, 2).

2 Ao estudar a Palavra de Deus, seu amor por Jeová aumentou. E esse amor o motivou a colocar em prática o que aprendeu. Ele começou a tomar decisões melhores graças aos princípios bíblicos. Ele também corrigiu seu modo de pensar e agir porque queria agradar a Deus. Assim como uma criança imita o pai, você começou a imitar o seu amoroso Pai celestial (leia Efésios 5:1, 2).

3. Que perguntas poderíamos fazer a nós mesmos?

3 Poderíamos nos perguntar: “Amo a Jeová mais agora do que quando fui batizado?” Será que meu modo de pensar e de agir é mais parecido com o de Jeová, especialmente quando mostro amor aos irmãos na congregação?” Se o nosso amor esfriou um pouco, não desanimemos. Isso já aconteceu com os cristãos do primeiro século. Mas Jesus não achava que eles eram um caso perdido, e ele também não pensará isso de nós (Ap 2:4, 7). Saiba que podemos reacender o amor que sentimos quando aprendemos a verdade.

4. O que veremos neste artigo?

4 Neste artigo, veremos primeiro como podemos aumentar nosso amor por Jeová e pelo próximo. E então falaremos sobre como nós e outras pessoas nos beneficiamos quando fazemos isso.

VAMOS ESFORÇAR-NOS PARA AUMENTAR O NOSSO AMOR POR JEOVÁ

5, 6. a) Que desafios o apóstolo Paulo enfrentou no seu ministério? b) O que motivou você a continuar servindo a Jeová?

5 O apóstolo Paulo teve muitas alegrias no seu ministério, mas também enfrentou muitos desafios. a). Muitas vezes ele viajava longas distâncias, embora as viagens não fossem fáceis. Ao viajar, ele às vezes se encontrava “em perigo por causa dos rios” e “em perigo por causa de ladrões”. Às vezes, seus inimigos o maltratavam (2Co 11:23-27). Para piorar a situação, os seus companheiros cristãos nem sempre apreciavam os seus esforços para ajudá-los (2 Coríntios 10:10; Filipenses 4:15).

6 O que motivou Paulo a continuar servindo a Deus? Ele havia aprendido muito sobre a personalidade de Jeová por meio das Escrituras e de suas próprias experiências. Ele estava convencido de que Jeová o amava (Romanos 8:38, 39; Efésios 2:4, 5). b). Por sua vez, Pablo passou a amá-lo muito. Ele demonstrou esse amor servindo “aos santos e continuando a servi-los” (Hb 6:10).

7. O que ajudará a aumentar o nosso amor por Jeová?

7 Para que o nosso amor a Deus cresça, temos de estudar a sua Palavra com interesse. Ao ler a Bíblia, devemos tentar descobrir o que cada passagem nos ensina sobre Jeová. Temos de nos perguntar: “Como esses versículos mostram que Jeová me ama? E que motivos você me dá para amar a Jeová?”

8. Como a oração ajuda a desenvolver o amor que sentimos por Deus?

^ parágrafo 8 Abrir o coração a ele nas orações diárias também ajuda a desenvolver nosso amor por Jeová . — Sal. 25:4, 5. Jeová, por sua vez, responderá a essas orações (1 João 3:21, 22). Khanh, uma irmã que mora na Ásia, comentou: “No início, eu amava a Jeová apenas por causa do que sabia sobre ele. Mas esse amor cresceu à medida que vi como ele respondia às minhas orações, e isso despertou em mim o desejo de fazer as coisas que lhe agradavam.”

VAMOS NOS ESFORÇAR PARA CRESCER NOSSO AMOR PELO NOSSO PRÓXIMO

9. Que exemplo de amor pelos irmãos deu Timóteo?

9 Alguns anos depois de se tornar cristão, Paulo conheceu um jovem exemplar chamado Timóteo. Ele amava a Jeová e também amava as pessoas. Mais tarde, Paulo comentou aos Filipenses sobre Timóteo: “Não tenho mais ninguém com atitude como a dele, alguém que se preocupe sinceramente com vocês” (Filipenses 2:20). Paulo não destacou a capacidade de Timóteo de organizar as coisas ou de fazer discursos. É óbvio que o que mais a impressionou nele foi o quanto ele amava os irmãos. As congregações certamente não podiam esperar que Timóteo as visitasse (1Co 4:17).

10. Como Anna e seu marido demonstraram amor pelos irmãos?

10 Também procuramos maneiras de ajudar nossos irmãos (Hb 13:16). Você se lembra da Anna, de quem falamos no artigo anterior? Depois de uma terrível tempestade, ela foi com o marido visitar uma família de Testemunhas de Jeová. Eles viram que o telhado de sua casa havia caído. É por isso que a família não tinha roupas limpas para vestir. Anna explica o que fizeram: “Pegamos as roupas, lavamos e devolvemos passadas e dobradas. O que fizemos não foi nada de extraordinário, mas, graças a este gesto, hoje desfrutamos de uma bela amizade.” Foi o amor que motivou Ana e seu marido a dar ajuda prática aos irmãos (1 João 3:17, 18).

11. a) Que efeito costumam ter as nossas demonstrações de amor? b) De acordo com Provérbios 19:17, como Jeová reage quando demonstramos amor ao próximo?

11 Quando tratamos outros com amor e bondade, imitamos o modo de pensar e de agir de Jeová. E nossos esforços geralmente não passam despercebidos. Talvez nunca saibamos o quanto os outros apreciam nossos atos de bondade. a). Khanh, a irmã de quem falamos no parágrafo 8, lembra-se com carinho de todas as pessoas que a ajudaram: “Sou muito grata a todas as irmãs que me levaram para pregar. Eles eram um amor. Eles vinham me procurar, me presenteavam com algo simples ou até com um almoço, e depois me deixavam em segurança em casa. “Agora entendo que foi um grande sacrifício, mas eles fizeram isso com muito amor”. É claro que nem todos vão nos agradecer pelos favores que lhes prestamos. Falando daqueles que a ajudaram, Khanh acrescenta: “Gostaria de poder retribuir os favores a todos eles, mas em alguns casos não sei onde vivem agora. No entanto, Jeová sabe e peço-lhe que os recompense por mim.” Isso mesmo, b). Jeová percebe até os menores atos de bondade. Ele os vê como um sacrifício valioso e como uma dívida que deseja pagar (leia Provérbios 19:17).

12. Como podem os homens batizados mostrar amor à congregação? (Veja também imagens).

12 Se você é irmão, como pode mostrar seu amor na congregação? Fornecendo sua ajuda. Um jovem chamado Jordan perguntou a um ancião o que ele poderia fazer para ajudar ainda mais os irmãos. O velho parabenizou-o por todos os progressos que já havia feito e deu-lhe algumas sugestões de melhorias. Por exemplo, ele recomendou que chegasse cedo ao Salão do Reino e cumprimentasse outros, fizesse comentários nas reuniões, saísse para pregar regularmente com seu grupo e procurasse maneiras práticas de ajudar os irmãos. Ao aplicar essas dicas, Jordan não apenas se preparou para aceitar mais responsabilidades, mas também desenvolveu amor pelos irmãos. Ele também aprendeu que quando um irmão é designado servo ministerial, ele não começa a ajudar outros; em vez disso, continue a fazê-lo (1 Timóteo 3:8-10, 13).

ILUSTRAÇÃO

Imagens que mostram o progresso espiritual de um irmão. 1. O irmão cumprimenta os que chegam ao Salão do Reino. 2. Comente em uma reunião. 3. Pregue com o carrinho ao lado de uma irmã que está numa cadeira de rodas. 4. Visite um irmão mais velho que está doente. Quando progredimos espiritualmente, procuramos maneiras de ajudar os outros. (Ver parágrafo 12).

13. O que ajudou Christian a tornar-se velho novamente?

13 Você já foi ancião ou servo ministerial? Jeová não se esquece do trabalho que fez nem do amor com que o fez (1 Coríntios 15:58). E ele está muito ciente do amor que você continua demonstrando. Um irmão chamado Christian sentiu-se muito mal por ter sido dispensado como ancião. Mas ele não desistiu, como ele mesmo explica: “Decidi que, mesmo não sendo mais velho, continuaria fazendo tudo ao meu alcance, pelo amor de Jeová.” Com o tempo ele recebeu sua nomeação novamente. “Eu não tinha certeza se deveria aceitar”, admite Christian. Mas pensei que, se Jeová estivesse mostrando misericórdia de mim, permitindo-me servir novamente a congregação, eu diria sim por amor a ele e aos meus irmãos.”

14. O que aprendemos do que disse uma irmã da Geórgia?

^ parágrafo 14 Os servos de Jeová também mostram amor pelos que não são Testemunhas de Jeová (Mat. 22:37-39). Por exemplo, Elena, uma irmã da República da Geórgia, diz: “No início, a única razão pela qual saí para pregar foi por amor a Jeová. Mas, à medida que meu amor por meu Pai celestial crescia, também crescia meu amor pelas pessoas. Tentei imaginar quais problemas eles teriam e em quais tópicos poderiam estar interessados. Com esta mudança de foco, meu desejo de ajudá-los cresceu” (Romanos 10:13-15).

OS BENEFÍCIOS DE DEMONSTRAR AMOR AOS OUTROS

15, 16. Conforme retratado nas imagens, que benefícios advém de mostrar amor aos outros?

15 Quando demonstramos amor aos nossos irmãos, outras pessoas também são beneficiadas. Durante a pandemia da COVID-19, Paolo e sua esposa ajudaram muitas irmãs mais velhas a usar seus dispositivos eletrônicos para pregar. Uma delas teve dificuldade para usar o aparelho, mas finalmente aprendeu e conseguiu convidar seus familiares para o Memorial. No total, 60 compareceram por videoconferência. Assim, tanto a irmã como seus parentes se beneficiaram dos esforços de Paolo e de sua esposa. “Obrigada por nos ensinar, pessoas idosas”, escreveu a irmã a Paolo. “Nunca esquecerei o interesse que Jeová demonstrou e a sua paciência.”

16 Graças a experiências como esta, Paolo aprendeu uma lição muito valiosa. Ele foi capaz de provar que o amor é mais importante que o conhecimento ou os talentos naturais. E foi isso que ele reconheceu: “Durante algum tempo fui superintendente de circuito. Os irmãos certamente não se lembram mais dos meus discursos, mas lembram-se da ajuda prática que lhes dei.”

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Durante a pandemia de COVID-19, um casal ensina uma irmã mais velha a usar seu tablet. Eles estão ao ar livre e usam luvas e máscaras. 2. À direita estão diversas imagens menores que mostram muitos parentes da irmã conectados por videoconferência ao Memorial. Um único sinal de amor pode beneficiar muitas pessoas. (Ver parágrafos 15 e 16). 

17. Quem mais se beneficia quando demonstramos amor?

17 Quando demonstramos amor, beneficiamos-nos de maneiras inesperadas. Isto é confirmado por uma experiência da Nova Zelândia. Certo sábado, Jonathan viu um pioneiro pregando sozinho no intenso calor do meio-dia. Resolveu acompanhá-lo nas tardes de sábado. Naquela época, ele não sabia que ele próprio se beneficiaria muito com aquele ato de bondade. “Naquela época”, confessa Jonathan, “eu não gostava de pregar. Mas, ao ver como o pioneiro ensinava bem e como era bem-sucedido, meu amor pelo ministério começou a aumentar. Além disso, ganhei um amigo maravilhoso que me ajudou muito a amadurecer espiritualmente, a gostar do nosso trabalho e a fortalecer minha amizade com Jeová.”

18. O que Jeová quer que façamos?

18 Jeová quer que todos nós cultivemos amor por ele e pelo próximo. Como vimos, para desenvolvermos amor a Jeová temos de ler a sua Palavra, meditar nela e orar a ele diariamente. E, para melhor expressarmos amor pelos nossos irmãos, temos de ajudá-los de maneira prática. À medida que nosso amor aumentar, fortaleceremos nossos laços com Jeová e com nossa família espiritual. Poderemos desfrutar de sua amizade por toda a eternidade!

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como podemos aumentar nosso amor por Jeová?

Para que o nosso amor por Deus cresça, temos que estudar a sua palavra com interesse. E ao ler a Bíblia, devemos tentar descobrir o que cada passagem nos ensina sobre Jeová. Também é importante abrir nossos corações para Ele em nossas orações diárias. 

De que maneiras demonstramos nosso amor pelos nossos irmãos?

Podemos demonstrar amor pelos nossos irmãos de várias maneiras, ajudando-os no que precisarem, seja quando sofrem uma calamidade, se forem mais velhos podemos ajudá-los com a tecnologia, pois às vezes é difícil para eles, e também ajudamos com nossos orações.

Que benefícios são obtidos ao demonstrar amor?

Quando demonstramos amor, nós mesmos nos beneficiamos de maneiras inesperadas. À medida que o nosso amor aumenta, fortalecemos os laços com Jeová e com a nossa família espiritual. Poderemos desfrutar de sua amizade por toda a eternidade.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Um comentário:

  1. Quer dizer entao que podem aparecer anuncios de artigos ou serviços contra os principios de jeova que voces nao se responsabilizam nem se importam que os irmaos vejam? Como fica a consciencia perante jeov isto esta muito errado

    ResponderExcluir