Estudo de A Sentinela, Semana de 11 a 17 de setembro de 2023, Você está preparado para a grande tribulação?, Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 11 a 17 de setembro de 2023, Você está preparado para a Grande Tribulação?, Respostas sublinhadas.


Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Esteja pronto” (MAT. 24:44).

1. Por que é bom preparar-se antes de ocorrer um desastre?

A PREPARAÇÃO salva vidas . Por exemplo, quando ocorre uma catástrofe, as pessoas que estão bem preparadas têm maior probabilidade de sobreviver e ajudar outras pessoas. Como disse uma organização humanitária na Europa, “uma boa preparação pode fazer uma grande diferença”.

2. Por que devemos preparar-nos para a grande tribulação? (Mateus 24:44).

2 A “grande tribulação” começará repentinamente (Mateus 24:21). Mas, ao contrário de muitos outros desastres, não apanhará toda a gente de surpresa. Cerca de 2.000 anos atrás, Jesus disse aos seus seguidores para estarem preparados para esse dia (leia Mateus 24:44). Se seguirmos este conselho, será mais fácil sobrevivermos a este período difícil e ajudar outras pessoas a fazê-lo (Lucas 21:36).

3. Por que precisamos de perseverança, compaixão e amor para estarmos preparados para a grande tribulação?

3 Para estarmos preparados para a grande tribulação precisamos cultivar três qualidades. Qual será a nossa reação se formos solicitados a transmitir uma dura mensagem de condenação e outras pessoas se voltarem contra nós? (Apocalipse 16:21). Ali precisaremos de perseverança para obedecer a Jeová e confiar que ele nos protegerá. O que faremos se nossos irmãos perderem parte de seus bens ou ficarem sem nada? (Hab. 3:17, 18). Lá precisaremos de compaixão para ajudá-los e atender às suas necessidades. E como agiremos quando formos atacados por uma coligação de nações e talvez tenhamos que viver num pequeno espaço com os nossos irmãos durante algum tempo? (Ezequiel 38:10-12). Lá precisaremos de um amor muito profundo pela nossa família espiritual.

4. O que indica que devemos nos esforçar para ter mais perseverança, compaixão e amor?

 4 A Palavra de Deus nos encoraja a ter mais perseverança, compaixão e amor. Lucas 21:19 declara: “Pela perseverança salvarão a vida”. Colossenses 3:12 aconselha: “Revesti-vos de terna compaixão.” E 1 Tessalonicenses 4:9, 10 diz: “O próprio Deus os está ensinando a amar uns aos outros. […] Mas encorajamos vocês, irmãos, a continuarem fazendo isso ainda mais.” Todas essas palavras foram dirigidas a pessoas que já demonstravam resistência, compaixão e amor. Mas eles tiveram que continuar cultivando essas qualidades. E temos que fazer o mesmo. O que nos ajudará a alcançá-lo? Neste artigo veremos como os primeiros cristãos cultivaram essas qualidades e como podemos imitá-las, e assim estar preparados para a grande tribulação.

CULTIVAR RESISTÊNCIA

5. O que os primeiros cristãos fizeram para perseverar?

5 Os primeiros cristãos precisavam perseverar (Hb 10:36). Além dos problemas normais da vida, enfrentaram outras dificuldades por causa da fé. Muitos sofreram perseguição por parte de líderes religiosos judeus e autoridades romanas, bem como oposição das suas próprias famílias (Mateus 10:21). Às vezes, tiveram de lutar contra a influência de apóstatas, que tentavam dividir a congregação com os seus ensinos falsos. — Atos 20:29, 30. Apesar de tudo, aqueles cristãos resistiram (Ap 2:3). Como eles conseguiram isso? Meditar em exemplos de perseverança encontrados nas Escrituras Hebraicas, como Jó (Tiago 5:10, 11). Orar a Jeová pedindo forças (Atos 4:29-31). E tendo em mente que ele os recompensaria pela sua perseverança (Atos 5:41).

6. O que podemos aprender do que Merita fez para resistir à oposição?

6 Nós também podemos perseverar se tivermos o hábito de meditar nos exemplos de perseverança que encontramos na Bíblia e nas nossas publicações. Foi isso que ajudou uma irmã da Albânia chamada Merita a prosseguir apesar da oposição violenta da sua família. Ela diz: “Quando estudei a história de Jó na Bíblia, isso tocou meu coração. Este homem sofreu muito..., e não sabia quem era a causa dos seus problemas. Apesar de tudo, como diz Jó 27:5, ele declarou 'Até que eu morra, não abandonarei a minha integridade!' Isso me fez pensar que minhas evidências são muito menores que as deles e que eu sei quem está por trás delas.”

7. Mesmo que você não esteja passando por uma prova difícil agora, o que é bom para você aprender agora?

7 Outra coisa que nos dará mais perseverança é desabafar com Jeová com frequência (Filipenses 4:6; 1 Tes. 5:17). Você pode não estar passando por uma provação difícil agora. Mas o que você faz quando se sente chateado, confuso ou sobrecarregado? Você busca orientação de Jeová ? Se você adquirir o hábito de recorrer a Jeová para resolver os problemas do dia a dia, também fará isso no futuro, quando as coisas piorarem. Você ficará convencido de que Ele sabe exatamente quando e como ajudá-lo (Sl 27:1, 3).

8. Como o exemplo de Mira demonstra que perseverar no presente nos ajudará a perseverar no futuro? (Tiago 1:2-4; veja também a imagem).

8 É mais provável que suportemos a grande tribulação se suportarmos as provações que temos agora (Romanos 5:3). Por que podemos dizer isso? Muitos irmãos acham que, a cada provação que enfrentam, ficam mais fortes para enfrentar a próxima. Quando suportam uma provação com a ajuda de Jeová, aumenta a sua fé em que ele deseja ajudá-los. E, graças a essa fé, eles são capazes de suportar a próxima prova (leia Tiago 1:2-4). É assim que pensa uma pioneira da Albânia chamada Mira . Esta irmã confessa que às vezes lhe parece que ninguém tem tantos problemas como ela. Nessas ocasiões, ela pensa no quanto Jeová a apoiou nos últimos 20 anos e diz a si mesma: “Seja fiel. “Não jogue fora todos esses anos de serviço e todas as batalhas vencidas com a ajuda de Jeová.” Você também pode parar e pensar em tudo o que Jeová fez para ajudá-lo a perseverar. Tenha total confiança de que toda vez que você enfrentar uma provação, Ele a verá e o recompensará por isso (Mateus 5:10-12). Então, quando a grande tribulação estourar, você já saberá como aguentar e estará determinado a continuar aguentando.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã numa cama de hospital com a Bíblia aberta no colo.

RESISTÊNCIA: A cada prova que enfrentamos ficamos mais fortes para enfrentar a próxima. (Ver parágrafo 8).

MOSTRE COMPAIXÃO

9. Como mostrou compaixão a congregação de Antioquia, na Síria?

9 Pensemos no que aconteceu quando os cristãos da Judéia passaram por um período de grande fome. Quando os irmãos em Antioquia, na Síria, souberam disso, sentiram compaixão deles. E mostraram o que sentiam com suas ações: “Decidiram enviar ajuda, cada um segundo sua capacidade, aos irmãos que viviam na Judéia” (Atos 11:27-30). Embora os irmãos necessitados morassem longe, os cristãos de Antioquia estavam determinados a ajudá-los (1 João 3:17, 18).

10. De que maneiras podemos mostrar compaixão quando nossos irmãos se encontram numa situação de emergência? (Veja também a imagem).

10 Nós também podemos mostrar compaixão quando ficamos sabendo que irmãos estão passando por uma situação de emergência. Poderíamos agir rapidamente das seguintes maneiras: colocando-nos à disposição dos idosos, doando para o trabalho mundial e orando pelos que estão sofrendo (Pv 17:17).  Em 2020, por exemplo, mais de 950 Comités de Socorro foram formados em todo o mundo para ajudar as pessoas afectadas pela pandemia da COVID-19. Agradecemos imensamente o trabalho de todos que participam dos esforços de socorro. A sua compaixão pelos seus irmãos e irmãs motivou-os a levar-lhes ajuda humanitária, dar-lhes conforto espiritual e, em alguns casos, reparar ou reconstruir casas e locais de reunião (compare 2 Coríntios 8:1-4).

ILUSTRAÇÃO

Um irmão que está trabalhando em um projeto de construção.

COMPAIXÃO: Quando ocorre um desastre, podemos demonstrar nossa compaixão. (Ver parágrafo 10).

11. Como honramos nosso Pai celestial quando demonstramos compaixão?

11 Tudo o que fazemos para demonstrar compaixão após um desastre chama a atenção de outras pessoas. Vejamos um caso. Em 2019, o furacão Dorian destruiu um Salão do Reino nas Bahamas. Quando o salão estava sendo reconstruído, os irmãos pediram a um empreiteiro que lhes desse um orçamento para algumas obras que precisavam ser feitas. Ele lhes disse: “Quero fazer algo pela sua organização. Eu gostaria de fornecer o maquinário, mão de obra e materiais. “Estou muito impressionado em ver como você trata seus amigos.” A maioria das pessoas não conhece a Jeová, mas muitos prestam atenção ao que as suas Testemunhas fazem. É uma grande honra saber que nossos atos de compaixão podem encorajar outros a conhecer “Deus, que é rico em misericórdia” (Efésios 2:4).

12. Por que mostrar compaixão nos prepara agora para a grande tribulação? (Apocalipse 13:16, 17).

 12 Por que precisaremos ser compassivos durante a grande tribulação? Porque a Bíblia indica que aqueles que não apoiam os governos terão problemas, tanto agora como durante a Grande Tribulação (leia Apocalipse 13:16, 17). Talvez nossos irmãos precisem de ajuda para suprir suas necessidades básicas. Não esperamos que quando nosso Rei, Jesus Cristo, vier julgar as pessoas, ele nos encontre demonstrando compaixão e nos diga: “Herda o Reino”? (Mateus 25:34-40).

SINTA MAIS AMOR PELOS SEUS IRMÃOS

13. O que os primeiros cristãos fizeram para amarem-se ainda mais? (Romanos 15:7).

13 No primeiro século, todos sabiam que os cristãos se amavam. Mas foi fácil para eles demonstrarem esse amor um ao outro? Pensemos na congregação de Roma, composta por cristãos muito diferentes. Alguns eram judeus, que foram criados seguindo a Lei de Moisés. Mas também havia irmãos de outras nações, com origens culturais muito diferentes. Alguns provavelmente eram escravos e outros eram homens livres, e alguns podem ter possuído escravos. O que os ajudaria a superar essas diferenças e a se amarem cada vez mais? O apóstolo Paulo deu-lhes este conselho: “Acolham-se uns aos outros com alegria” (leia Romanos 15:7). Que quiz dizer?A palavra aqui traduzida como “receber com prazer” transmite a ideia de receber alguém com gentileza ou hospitalidade, como quando uma pessoa recebe alguém em sua casa ou a inclui em seu círculo de amizades. Por exemplo, Paulo contou a Filêmon como ele teve que receber um escravo chamado Onésimo, que havia fugido de casa. Ele lhe disse: “Recebe-o com bondade” (Filem. 17). Priscila e Áquila sabiam muito mais sobre o cristianismo do que Apolo, mas acolheram-no e levaram-no consigo (Atos 18:26). Embora todos estes cristãos fossem muito diferentes, eles não deixaram que essas diferenças os dividissem. Pelo contrário, superaram-nos e foram recebidos com prazer.

ILUSTRAÇÃO

Um casal e um jovem visitam um irmão mais velho e todos passam momentos muito agradáveis ​​juntos.

AMOR: Precisamos do amor de todos os irmãos. (Ver parágrafo 15).

14. Como Anna e seu marido expressaram seu amor?

14 Também podemos expressar o nosso amor pelos nossos irmãos acolhendo-os, incluindo-os no nosso círculo de amizades. Isso geralmente fará com que eles também nos tratem com bondade (2Co 6:11-13). Vejamos o que aconteceu com Anna e seu marido, que eram missionários na África Ocidental. Pouco depois de serem enviados para outro país da região, eclodiu a pandemia da COVID-19 e eles não puderam mais se encontrar pessoalmente com os irmãos da congregação. O que esse casal fez para expressar seu amor por eles?Eles os contataram por videoconferência para dizer que estavam ansiosos para conhecê-los melhor. Esse gesto tocou o coração dos irmãos, e eles começaram a ligar para Anna e seu marido e enviar-lhes mensagens. Por que esses missionários se esforçaram para integrar-se à congregação? Anna explica assim: “Carrego no coração todo o amor que os irmãos demonstraram por minha família e por mim nos momentos bons e ruins. Pensar nisso me leva a mostrar meu amor.”

15. O que o exemplo de Vanessa lhe ensina sobre o amor pelos irmãos? (Veja também a imagem).

15 Muitas congregações são formadas por irmãos e irmãs com personalidades e formações muito diferentes. O que nos ajudará a amá-los mais? Concentre-se em suas boas qualidades. Uma irmã chamada Vanessa, que mora na Nova Zelândia, tinha dificuldade em se dar bem com alguns irmãos de sua congregação porque a personalidade deles a irritava. Em vez de deixá-los de lado, ele decidiu passar mais tempo com eles. Com isso, ele descobriu as coisas que Jeová gosta nessas pessoas. Ela diz: “Desde que meu marido foi designado superintendente de circuito, nos reunimos com muitos outros irmãos, e cada um tem sua própria personalidade. Mas agora é mais fácil para mim conviver com os outros. Eu amo a variedade.E é claro que Jeová também adora isso, porque ele mesmo traz pessoas muito diferentes ao seu povo.” Então, como podemos mostrar que amamos nossos irmãos? Fazendo um esforço para vê-los como Jeová os vê (2 Coríntios 8:24).

16. Por que o amor será essencial durante a grande tribulação? (Veja também a imagem).

16 Durante a grande tribulação, será essencial que amemos nossos irmãos. Como Jeová nos protegerá quando a grande tribulação começar? Pensemos nas instruções que Jeová deu ao seu povo para sobreviver ao ataque que a antiga Babilônia sofreria: “Vá, povo meu, entre nos seus quartos interiores e feche as portas atrás de você. Esconda-se por um breve momento, até que a fúria passe” (Isaías 26:20). Talvez também tenhamos que seguir estas instruções durante a grande tribulação. A expressão “salas internas” pode referir-se a congregações. Se durante esse período permanecermos unidos aos nossos irmãos, Jeová nos protegerá, assim como prometeu.Portanto, não basta suportar os nossos irmãos; Devemos amá-los verdadeiramente. É provável que sem esse amor não possamos sobreviver.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Os irmãos nas três fotografias anteriores encontram-se com mais Testemunhas de Jeová num porão durante a grande tribulação. 2. Mais tarde, os irmãos que estavam no porão saem da grande tribulação. Se permanecermos unidos aos nossos irmãos durante a grande tribulação, Jeová nos protegerá, assim como prometeu. (Ver parágrafo 16).

PREPARE-SE AGORA

17. O que podemos fazer durante a grande tribulação se nos prepararmos agora?

17 “O grande dia do Senhor” será um período muito angustiante para toda a humanidade (Sof. 1:14, 15). Os servos de Jeová também terão dificuldades. Mas se nos prepararmos agora, poderemos manter a calma e ajudar os outros. Com perseverança enfrentaremos qualquer desafio que surgir. Com compaixão, estaremos dispostos a fazer tudo ao nosso alcance para ajudar nossos irmãos e atender às suas necessidades. E, com o amor que já sentiremos por eles, conseguiremos nos manter unidos. Jeová nos recompensará com a vida eterna num mundo onde os desastres e as tribulações serão esquecidos (Is 65:17).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que você pode fazer para ter mais resistência?

Para termos perseverança temos que cultivá-la, estudando e meditando em exemplos específicos como o de Jó, vendo detalhes que fortalecem a nossa fé.

É importante recorrer a Jeová para resolver os problemas do dia a dia, mesmo que não estejamos passando por um grande problema, pois Jeová nos ajudará no futuro, quando as coisas piorarem.

De que maneiras você pode mostrar compaixão pelos outros?

Como diz 1 João 13:17, 18, Amar com ações em vez de apenas palavras bonitas, ou seja, compartilhar nossas bênçãos materiais com nossos irmãos, em vez de pensar que de acordo com o livro organizado não é nossa responsabilidade ajudá-los, mas sim , da família imediata, ou de um idoso ou de outra pessoa. Se aprendermos a ter empatia com os outros, em vez de sermos insensíveis, certamente seremos bens valiosos durante a grande tribulação.

O que você pode fazer para amar mais seus irmãos?

Aceite-os como são, não tente mudá-los, pois cada um é diferente, e tem uma personalidade diferente, talvez tenhamos mais afinidade com os outros, mas isso não significa que incluímos os outros, mas sim que queremos nos ver como Jeová nos vê, e se estiver em nossa possibilidade de ajudá-los, mesmo que sejam de outra congregação, teremos prazer em fazê-lo.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário